domingo, 31 de outubro de 2010

JN - Manuel Correia Fernandes - Cidade Segura

http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1699575&opiniao=Manuel%20Correia%20Fernandes
...
"A título de exemplo, e já que estamos a falar - e só - de passadeiras, dar a prioridade às pessoas, significaria, por exemplo, "subir" as passadeiras para o nível dos passeios e não o contrário, ou seja, "descer" os passeios para o nível dos automóveis como ainda é a prática corrente. Isto deixaria mais clara a ideia de que a passadeira, tal como o passeio, é espaço mais das pessoas e menos do automóvel que, por sua vez, ao ter de "subir e descer" em cada passadeira, receberia o sinal de que está a invadir um espaço que não é seu!"
...

A subida das Euribor vai aumentar o encargo do crédito à habitação. Saiba quanto vai pagar a mais.

http://economico.sapo.pt/noticias/prestacao-da-casa-vai-aumentar-no-proximo-mes_103081.html

Nouriel Roubini, economista que previu a última crise financeira, vê Portugal e a Irlanda com o mesmo destino da Grécia.

http://economico.sapo.pt/noticias/roubini-portugal-em-risco-de-recorrer-ao-fundo-de-resgate_103139.html

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CIDADANIA LX: INUNDAÇÕES NO ROSSIO

CIDADANIA LX: INUNDAÇÕES NO ROSSIO

Comentário ao post em título:
.
Se soubessem o que andavam a fazer:
-tinham colocado árvores na Praça do Comércio e humanizavam o espaço...
-tinham cuidado com a drenagem das águas pluviais e restantes situações funcionais, na sequência da base de trabalho do projecto inicial de Eugénio dos Santos...
Ora, trataram só dos novos arabescos e restantes pelintrices...
E quando chover a sério, pois isto nem foi muita água?... Os barcos vão poder atracar no Rossio...
Não foi por falta de aviso!
.
As imagens que hoje passaram na TV sobre a inundação, foram explícitas:
-a chuva não foi assim tanta;
-a inundação foi brutal, quase instantânea e apanhou todos de surpresa; até as próprias instalações da PSP;
-foi um caos, com tudo a boiar, nas ruas e dentro dos estabelecimentos!
Tal como foi referido na TV: isto é muito preocupante.
Foi criado um estrangulamento, ao que tudo indica, em obras recentes:
-as obras da Praça do Comércio não podem deixar de estar sob suspeita! e tudo indica que a displicência daquelas obras e a "pressa eleitoralista" deu os seus frutos - asneira grossa!
Há que intervir de imediato, pois se acontece uma tromba de água a sério... não vão apenas correr lágrimas, como hoje vimos.
E tem que haver responsáveis pelo que está a acontecer:
-por ser demasiado grave intervir num local daqueles sem ter em conta as devida características daquele património.
-por ser um dramático exemplo da leviandade com que se gastam dinheiros públicos neste país - estraga-se mais que aquilo que se aproveita!
.
Ferreira arq.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Portagens - Empresários da Galiza apresentam queixa contra sistema de cobrança nas Scut

http://economico.sapo.pt/noticias/empresarios-da-galiza-apresentam-queixa-contra-sistema-de-cobranca-nas-scut_102650.html
...
Para a confederação, a informação disponibilizada pelas autoridades portuguesas sobre as alterações na circulação nas SCUT foi insuficiente e os dispositivos obrigatórios disponibilizados nos primeiros dias foram escassos.

Na queixa apresentada em Bruxelas, a CEG alerta ainda para o facto de as isenções e descontos atribuídos aos cidadãos e empresas portugueses poder violar as normas comunitárias, já que, ao "evidenciar um tratamento desigual da Galiza", configura um incumprimento do princípio de igualdade e não discriminação e do direito à livre circulação no mercado europeu.

A confederação denuncia também que toda a tramitação necessária para aquisição dos dispositivos electrónicos de pagamento é "um elemento mais que entorpece este último princípio".

Além da queixa agora enviada à Comissão Europeia, a CEG apresentou uma outra junto do Parlamento Europeu.
...

domingo, 24 de outubro de 2010

Espaço: Solo lunar rico em prata, hidrogénio e mercúrio - NASA


http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11670925.html

Washington, 22 out (Lusa) - O solo lunar é mais rico do que pensam os geólogos, pois contém uma variedade de elementos químicos úteis como a prata, o hidrogénio e o mercúrio, revelam as mais recentes conclusões de um projeto da NASA.

A agência espacial norte-americana lançou um engenho de 2,3 toneladas na cratera Cabeus, perto do Pólo Sul da Lua, que foi seguido de perto pela sonda LCROSS.

A sonda analisou os materiais projetados pelo embate do engenho, que causou um buraco de 20 a 30 metros de diâmetro na superfície lunar.

OE2011: Presidente das IPSS alerta para o perigo de encerramento de instituições

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11676075.html

Marco de Canaveses, 23 out (Lusa) - O presidente da Confederação das Instituições Particulares de Solidariedade Social alertou na sexta feira à noite para o perigo do Orçamento de Estado (OE) de 2011 poder levar ao encerramento de várias organizações sociais.

Para o padre Lino Maia, "é uma falta de senso" a proposta de orçamento apresentada pelo Governo prever que estas instituições deixem de poder deduzir o IVA relativo à construção de equipamentos sociais.

Em declarações à agência Lusa, no Marco de Canaveses, no final de uma conferência sobre pobreza e exclusão social promovida pela câmara local, o presidente da confederação lembrou que muitas instituições avançaram com "obras necessárias", comparticipadas por fundos da União Europeia, no pressuposto de poderem, como até agora, deduzir a totalidade do IVA pago às empresas de construção.

OE2011: Deputados do PS querem que nenhum gestor do universo público ganhe mais do que o Presidente da República

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11675692.html

Lisboa, 23 out (Lusa) -- Um grupo de deputados do PS sugere ao Governo que, no âmbito do Orçamento do Estado para 2011, nenhum gestor, dirigente ou administrador do universo público possa ter uma remuneração superior ao vencimento do Presidente da República.

A ideia consta de um requerimento, ao qual a agência Lusa teve acesso, que é assinado pelos deputados socialistas Jorge Seguro Sanches, Marcos Sá, Rui Pereira, Miguel Laranjeiro e Isabel Coutinho.

O documento deu já entrada na mesa da Assembleia da República e será agora enviado ao ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos.

Administração pública: "Há concursos em que só falta pôr a fotografia da pessoa " - Bastonário dos Engenheiros

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11674308.html

Lisboa, 23 out (Lusa) - O bastonário da Ordem dos Engenheiros disse à Lusa que têm sido lançados concursos em que o termo licenciatura surge de forma "indistinta", existindo casos em que "só falta pôr a fotografia da pessoa" a quem o concurso se destina.

Em entrevista à agência Lusa, Carlos Matias Ramos que existem concursos em que "só falta pôr a fotografia da pessoa para a qual o concurso é feito", afirmando que esta situação "vai empobrecer a Administração".

O bastonário afirmou que nos concursos lançados pelas administrações Central e Local que tem analisado o termo licenciatura "aparece de uma forma indistinta", ou seja, sem explicitar se os candidatos devem ter licenciaturas concluídas antes ou depois do Processo de Bolonha.

G20: Países chegam a acordo sobre reforma do sistema bancário - representante sul-coreano

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11676416.html

Gyeongju, Coreia do Sul, 23 out (Lusa) - Os países do G20 chegaram hoje a acordo sobre a reforma do sistema bancário e das grandes instituições financeiras acusadas de terem provocado a crise financeira de 2008-2009, anunciou um representante sul-coreano.

"Foi conseguido um acordo sobre a reforma da regulação financeira", declarou à agência noticiosa francesa AFP aquele delegado, algumas horas antes do final da reunião dos ministros das Finanças e dos responsáveis dos bancos centrais dos países do G20 em Gyeongju, na Coreia do Sul.

"Houve pouca discordância sobre o assunto. O processo de aprovação foi muito simples", adiantou.

Língua: Encontro internacional debate trunfos do português num mundo globalizado

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11674729.html

Lisboa, 23 out (Lusa) -- A utilização e difusão do português nas novas plataformas tecnológicas é um dos desafios da língua portuguesa que estará em debate no encontro internacional da língua portuguesa e cultura lusófonas, segunda e terça-feira, em Lisboa.

O encontro, promovido pela União Latina em cooperação com a Fundação Gulbenkian, reúne dezenas de académicos, políticos, diplomatas, gestores e outras individualidades.

"Hoje estamos num mundo globalizado e nele a língua portuguesa tem um trunfo, por ser uma das cinco mais faladas no mundo e pela presença nos cinco continentes, e com potencialidades culturais muito evidentes", salientou Renée Gomes, representante da União Latina em Portugal.

Hipermercados:Grandes superfícies de portas abertas aos domingos até à meia noite


Lisboa, 24 out (Lusa) - A partir de hoje as grandes superfícies comerciais já podem estar abertas aos domingos até à meia noite, com a entrada em vigor de um novo regime de horários a que as principais cadeias de hipermercados já aderiram.

Os hipermercados e grandes superfícies com mais de dois mil metros quadradas passam a poder alargar o horário de funcionamento aos domingos desde que o comuniquem à câmara municipal da área em que se situa o estabelecimento com um dia útil de antecedência.

Os hipermercados Continente, Jumbo e Pão de Açúcar são cadeias que já anunciaram que vão passar a estar abertas até à meia noite de domingo.

Cultura: "Património não sobrevive só de boas intenções" - presidente da Comissão Portuguesa da Unesco


Coimbra, 24 out (Lusa) -- O presidente da Comissão Nacional Portuguesa (CNP) da Unesco, Fernando Andresen Guimarães, considerou hoje, em Coimbra, que "o património não sobrevive só de boas intenções e ideias gentis".

É necessário, defendeu, criar condições para que "os agentes que intervêm nas áreas patrimoniais possam desempenhar as funções que lhes competem de forma útil e eficaz".

Neste contexto, "é imprescindível criar plataformas de diálogo entre as autoridades nacionais e internacionais, os investigadores, os técnicos e todos os que no terreno lutam diariamente para preservar" os bens patrimoniais, salientou.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As lições que nos chegam do Chile, da “Operação Resgate dos Mineirosde S. José”

Recebido por mail, de autor incógnito:

"Este país vulgarmente dito da “América Latrina” deu várias lições ao mundo que convém não ignorar.
O Chile:
Saído do Pinochet, refez-se. Tem feito contas com a história.
Saído de um tremendo sismo e tsunami, refez-se. Sem choradinhos.
Agora a “Operação Resgate” onde se viu a braços com um salvamentonunca antes feito noutra parte do mundo. Sacar cá para fora 33 homensencurralados a 700 m de profundidade.
Vamos começar pela lição de amor aos seu mineiros, em contraste com osrussos, por exemplo, no caso do submarino onde deixaram morrer mais de100 marinheiros da forma mais vil.
Não esqueço uma mulher a ser injectada em plena demonstração derepulsa, pela forma como o governo desprezou os seus homens, peloestúpido segredo militar.
Não esqueço os mineiros chineses que morrem como toupeiras encurraladas.
Não esqueço os mineiros portugueses que são esquecidos nas suas doenças.
A “Operação Resgate” teve um planeamento exemplar. Não anunciaram umsalvamento para amanhã, para depois ser adiado para o próximo mês epara o próximo ano, como sucederia cá.
Não, foi anunciado para o Natal e antecipado dois meses. Brilhante!
Na “Operação Resgate” não enriqueceu nenhum político. Nem mesmo vaiacontecer nenhuma derrapagem financeira. A empresa mineira viu as suascontas congeladas para não se furtar às responsabilidades comopretendia fazer.
A “Operação Resgate” foi de tal forma planeada que não se viu ninguém,atropelar ninguém. Todos sabiam perfeitamente bem… o que fazer.Engenharia perfeita como dizia a BBC. Todo o mundo irá beber naexperiência e na lição Chilena. Todo o mundo está vergado.
Na “Operação Resgate” os jornalistas estiveram sempre arredados dazona de trabalhos, com a sua bancada construída para o efeito. Mais de2000.
Na “Operação Resgate” não se viram molhadas de polícias ou militarespara conter a turba de familiares, jornalistas, curiosos ealcoviteiros.
Na “Operação Resgate” nenhum chefe de bombeiros, médico, engenheiro,ou penetra… deu entrevistas idiotas para a televisão.
Na “Operação Resgate de S. José” falou-se pouco e trabalhou-se muito e bem.
Na “Operação Resgate” nada foi deixado ao acaso. Tudo foi previsto,tudo foi calculado.
O joelho só serviu para dobrar a perna e não como mesa de trabalho.
O mundo está rendido à eficácia dos Chilenos.
Deixem de dizer “América Latrina” e olhem para o lameiro que está à porta."

OE2011: Autarquias endividadas e regiões autónomas impedidas de contratar pessoal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11648805.html
Lisboa, 16 Out (Lusa) -- As autarquias em situação de desequilíbrio financeiro estrutural ou em endividamento excessivo estão impedidas de contratar pessoal, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2011 hoje divulgada.
O Governo entende que as autarquias "devem estar alinhadas com o esforço" de contenção de despesa da administração central nas admissões de funcionários.
Assim, os municípios em situação de rutura financeira, desequilíbrio ou endividamento excessivo "devem respeitar a regra da impossibilidade de abertura de procedimentos concursais".

Arquitetura: Portugueses vencem concurso internacional na Trienal de Lisboa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11650375.html
Lisboa, 17 out (Lusa) - Um trabalho de cinco arquitetos portugueses venceu o concurso internacional "A House in Luanda", integrado na segunda edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, anunciou a organização da mostra.
Num total de 599 candidatos de vários pontos do mundo, depois limitados a 30 para na reta final do concurso, saiu vencedor o projeto coordenado por Pedro Sousa e idealizado também por Tiago Ferreira, Tiago Coelho, Bárbara Silva e Madalena Madureira.
O concurso, realizado em parceria com a Trienal de Arquitetura de Luanda, visou a criação de uma habitação de cem metros quadrados com capacidade para acolher um agregado familiar utilizando meios escassos e com espaço para uma horta e animais.

OE2011: Juízes estão a pagar fatura por processos como "Face Oculta" - Associação sindical

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11653080.html
Lisboa, 18 out (Lusa) -- O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) disse hoje que a penalização que esta classe vai sofrer com os anunciados cortes orçamentais é a "fatura" pelo seu trabalho em processos como o "Face Oculta" e "outros anteriores".
"Estamos a pagar a fatura de ter incomodado, nas investigações e no trabalho jurisdicional que fazemos, os 'boys' do Partido Socialista. Estamos a pagar a fatura do processo 'Face Oculta' e de outros processos anteriores", disse António Martins em entrevista à Agência Lusa.
O juiz considerou que "existem 450 mil cidadãos, entre os quais os juízes, que são vítimas de um roubo", numa referência aos anunciados cortes de salários.

Tecnologia: Laboratório Sapo abre hoje na Universidade do Porto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11653016.html
Lisboa, 18 out (Lusa) - A Portugal Telecom (PT) e a Faculdade de Engenharia da Univerisade do Porto (FEUP) apresentam hoje, no Porto, o novo Laboratório Tecnológico do Sapo, destinado a aproximar o meio académico do meio empresarial.
A cerimónia, que começa às 11:00, conta com a presença do presidente executivo da PT, Zeinal Bava, do reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, e do director da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo.
Esta é a segunda experiência da PT em parceria com instituições académicas, depois de Aveiro, e o objetivo passa por apoiar a realização de trabalhos académicos que contribuam para potenciar a descoberta de talento português no desenvolvimento de novas ofertas tecnológicas.

OE 2011: "Portugal já não é independente" porque está submetido aos credores externos - Henrique Neto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11654487.html
Lisboa, 18 Out (Lusa) -- O empresário e ex-deputado socialista Henrique Neto afirmou hoje que "Portugal deixou de ser independente" porque faz aquilo que os credores externos pretendem mas considerou um "descalabro" a eventualidade de chumbo do Orçamento de Estado para 2011.
"Com o endividamento (externo) que temos comprometemos além do mais a independência nacional. Nós hoje não somos independentes", sustentou o empresário, que chegou a ser porta-voz para a Economia durante os Estados Gerais de António Guterres.
Ao ter de se fazer "praticamente" o que os credores externos querem, que são "soluções fáceis e rápidas para se reduzirem défice", o Executivo optou pelo "aumento de impostos" e das receitas.

Vinhos: Taylor's lança vinho do Porto com 155 anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11654755.html
Porto, 18 out (Lusa) -- A casa Taylor's vai lançar em Dezembro perto de 1500 garrafas de um vinho do Porto pré-filoxérico com 155 anos, "notável não só pela sua raridade e importância histórica", mas também por "estar em perfeitas condições".
O vinho chama-se Taylor's Scion e "a admirável forma como enfrentou a passagem do tempo fazem da sua descoberta um marco na história do vinho", destaca ainda a Taylor's.
"O Scion é um dos raros sobreviventes do período préfiloxérico, é um monumento a uma era perdida. Vinhos como o Scion nunca mais serão feitos", acrescenta.

TGV: Manuela Ferreira Leite reafirma ser contra, porque Portugal "não tem dinheiro para pagar"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11655685.html
Badajoz, Espanha, 18 out (Lusa) - A antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite reafirmou hoje, em Badajoz (Espanha), ser contra a construção da linha ferroviária de alta velocidade (TGV) entre Lisboa e Madrid, com o argumento de que Portugal "não tem dinheiro para pagar".
"Eu não tenho nada contra o TGV, nem contra Espanha, como é óbvio, mas não posso deixar de defender os interesses de Portugal. O nosso país, neste momento, não tem dinheiro para pagar e, se não tem dinheiro, não tem crédito para o poder fazer e, penso eu, não se deve comprometer com algo que é extremamente prejudicial à política económica, neste momento", afirmou a atual deputada social-democrata.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Autarquias e escolas com a corda na garganta

SOL 20101011
As autarquias podem deixar de fornecer refeições às crianças do pré-escolar e do básico, que beneficiam da Acção Social Escolar. «Desde Janeiro que não recebemos dinheiro do Ministério da Educação», queixa-se António José Ganhão da Associação Nacional de Municípios (ANMP).
...
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1851

domingo, 10 de outubro de 2010

Acidentes: Quatro mortos e 10 feridos em colisão no IP4, junto a Vila Real

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11619596.html
Vila Real, 09 out (Lusa) -- Quatro mortos e 10 feridos ligeiros foi o resultado de uma colisão entre um automóvel e um mini autocarro esta manhã no Itinerário Principal 4 (IP4), em Parada de Cunhos, junto a Vila Real.
O comandante dos Bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, Álvaro Ribeiro, referiu que as vítimas mortais eram passageiros do veículo ligeiro que foi embater frontalmente com o mini autocarro da câmara de Vila Real, que seguia no IP4 em direção a Amarante.
O mini autocarro transportava a equipa de futebol juvenil do Abambres Sport Club, da qual 10 pessoas ficaram com ferimentos ligeiros.

OE2011: "Derrubar Governo neste período é o pior que se podia fazer" - Pacheco Pereira

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11620159.html
Figueira da Foz, Coimbra, 09 out (Lusa) -- O deputado do PSD, Pacheco Pereira, manifesta-se convicto que o Governo se demite se os social democratas não viabilizarem o Orçamento do Estado e defende que derrubar o Governo, nesta altura, é o pior para o país.
"Derrubar um Governo neste período crítico em que não pode haver eleições, nesta altura em que o país não tem nenhuma margem de manobra, é o pior que se podia fazer", disse hoje Pacheco Pereira à Agência Lusa, na Figueira da Foz.
À margem de um congresso sobre os 100 anos da República, o deputado acrescentou que o PSD "tem se ser um partido patriótico, tem de obedecer ao interesse nacional".

Medina Carreira diz que Sócrates foi uma «desgraça» para o país

Medina Carreira acusa o primeiro-ministro de «falta de estratégia». Em entrevista ao programa Gente que Conta, o fiscalista diz ainda que Sócrates foi uma «desgraça» para o país.
...
Ler em:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1682042

sábado, 9 de outubro de 2010

Acidente: Dois navios colidem no Canal Mancha ameaçando derrame químico no mar

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11614719.html
Paris, 08 out (Lusa) -- A colisão de dois barcos no Canal da Mancha pode provocar um grande derrame químico já que se abriu um grande buraco num dos navios onde seguiam 6.000 toneladas de solventes, anunciaram hoje as autoridades marítimas francesas.
O navio YM Uranus, com 120 metros e pavilhão de Malta, encontra-se em graves dificuldades a cerca de 100 Km da costa francesa e foi socorrido por barcos de salvamento locais, segundo avançou um porta-voz da câmara à agência AFP.
A tripulação já evacuou o barco, mas ainda não se sabe se este poderá ser rebocado até ao porto para ser reparado.

Agricultura biológica: Governo recolhe contributos para proposta portuguesa da reforma da PAC

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11615329.html
Lisboa, 8 set (Lusa) -- O Governo está recolher diversos contributos na área da agricultura biológica para preparar a proposta portuguesa que será debatida em Bruxelas no âmbito da reforma da Política Agrícola Comum (PAC), disse hoje o ministro da Agricultura, António Serrano.
"Estamos numa fase da recolha de contributos [no domínio da agricultura biológica] e o Governo está a preparar a proposta portuguesa para contribuir para a nova reforma da PAC", a qual vai no sentido de se preocupar mais com a sustentabilidade ambiental, biológica e social do setor agrícola.
António Serrano falava no seminário "Perspetivas para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica, no âmbito da PAC", que se realizou no Centro de Congressos de Lisboa.

Saúde Mental: Dia Mundial é assinalado no Porto com debates e lançamento de livro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11615699.html
Porto, 08 out (Lusa) -- O Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala segunda feira, é o mote para um conjunto de iniciativas a realizar no Porto, entre as quais o lançamento de um livro do jornalista americano Pete Earley e debates organizados pelo Hospital de S. João.
O Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João e a Associação Nova Aurora iniciam domingo as comemorações com um debate no auditório da Junta de Freguesia de Paranhos, Porto, subordinado ao tema "Saúde Mental e Doença de Longo Curso".
A discussão será moderada pelo presidente do Conselho de Administração do "S. João", António Ferreira, e contará com a participação do diretor do Serviço de Humanização do mesmo hospital, Filipe Almeida, do presidente da Associação Nova Aurora, Jaime Neto, e do diretor do Serviço de Psiquiatria do "S. João", Roma Torres.

Lisboa: Edifícios abandonadoscomeçam hoje a ganhar nova vida com intervenções artísticas urbanas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11615725.html
Lisboa, 07 out (Lusa) -- Alguns edifícios abandonados de Lisboa vão ganhar nova vida, pelo menos na fachada, com uma intervenção visual de vários artistas urbanos que vai decorrer durante as quatro estações do ano.
Três artistas estrangeiros e dois portugueses começam hoje a dar cor às paredes de edifícios lisboetas, marcando assim a segunda fase do projeto Crono, que se iniciou em junho com a intervenção conjunta de OsGemeos (Brasil), Blu (Itália) e Sam3 (Espanha) num prédio da Avenida Fontes Pereira de Melo, e de vários artistas portugueses na zona das Amoreiras.
O artista plástico Alexandre Farto, o curador e mentor do festival italiano FAME Ângelo Milano e o designer urbano Pedro Soares Neves decidiram "colocar Lisboa no roteiro das cidades que acolhem este tipo de manifestações" avançando assim com o Crono.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Magistrados do MP ponderam aderir à greve geral

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1763
...
"O sindicato salienta que o Governo tem de prestar contas dos gastos que fez e de tomar medidas de controlo despesa pública: «Os magistrados do Ministério Público não querem fugir das suas responsabilidades, nem querem ter um regime de excepção relativamente a outros agentes e funcionários do Estado. Mas exigem que esse esforço nacional em que, solidariamente, querem participar, se faça de acordo com critérios de justiça e de equidade, no respeito pela Lei e pela Constituição. Eliminando primeiro gastos voluptuários e entidades e cargos desnecessários, preenchidos de acordo com critérios de cumplicidade pessoal ou politica»."
...
Já há algum tempo que não se viam na comunicação social tamanhas verdades em tão curto texto.
Os Sr.s Magistrados sabem muito bem do que estão a falar e nós também sabemos.
Há já mais de vinte anos, na Alemanha, um primeiro ministro pediu a demissão por confusões bem menores das que por aqui vemos todos os dias...
Há um sentido de oportunismo em alguns dos nossos políticos que, para além de ser evidente, peca pela total falta de utilidade para com as necessidades da população.
Não se está na política para gerir o serviço público para que se foi mandatado, mas apenas para se gerir...
Enquanto estas oportunidades não forem drasticamente impedidas por todos, esses senhores não vão abdicar delas! As carraças não saem por vontade própria: têm que ser removidas.

10/10/2010 - pelo meio ambiente - pelo futuro dos nossos filhos

Sendo já no domingo o dia 10/10/2010, aqui ficam as ligações para algumas das inúmeras actividades em defesa do ambiente.Sendo uma iniciativa do foro civil, o impacto global que atingiu vem demonstrar que não está tudo perdido, e que afinal cada um de nós ainda conta.
Pelo meio ambiente.
Pelo futuro dos nossos filhos.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

JN - Nós devemos muito dinheiro e gastamos mais do que o que geramos.

JN 20101007
...
Para o sucessor de Belmiro de Azevedo, "a curto prazo não há solução económica empreendedora" para uma crise com um tema que é financeiro.
"Nós devemos muito dinheiro e gastamos mais do que o que geramos. Não há solução de curto prazo a não ser rectificar isto", sublinhou.
...
Ler notícia completa em:
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1680014

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

JN - Porto: A rua que atraiu os ricos a morarem na Baixa

Na Rua de Sá da Bandeira há prédios com 70 anos com tipologias T7
JN - 20101005 - Inês Schreck
Foi projectada para ser uma grande avenida, mas acabou, estranhamente, debaixo de um prédio. A Rua de Sá da Bandeira foi morada da mais rica burguesia da década de 40. Foi ali que nasceram os primeiros grandes blocos de habitação do centro do Porto.
...
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1678101

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Clima: "Continuar em ponto morto ou avançar, o tempo de escolher chegou" - ONU

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11596420.html
Tianjin, China, 04 out (Lusa) - A responsável chefe do clima na ONU, Christiana Figueres, dirigiu hoje em Tianjin, China, uma mensagem de emergência aos governos do mundo inteiro, advertindo-os que "podem continuar em ponto morto, ou avançar. O tempo de escolher chegou".
A secretária executiva da Convenção do clima das Nações Unidas (UNFCCC) - fórum mundial de negociações criado em 1994 para travar as alterações climáticas - dirigiu-se aos negociadores de mais de 190 países, reunidos na abertura da última sessão de negociações, antes do grande encontro mexicano em Cancun (de 29 de novembro a 10 de dezembro).
"Podem continuar em ponto morto, ou avançar. O tempo de escolher chegou", declarou Figueres.

Mais Uma Empresa Pública!


Comentário existente na Net:

"Mais uma empresa pública? Isto é que é saber governar, então o BP não tem Quadros Suficientes para auditoriar e acompanhar as Contas do Estado? Isto é mais uma anedota, mas nada espanta. É evidente que se sabe o sentido disto, Mais uma Agência para sustentar Meia Dúzia de Inuteis, nada mais. Mais Despesa Pública? É vergonhoso, sobretudo vindo de quem vem que devia de ser o exemplo da austeridade que nos impõem. mas enfim.. é o que faz estar na política em Portugal."
.
Finanças Públicas: Banco de Portugal propõe agência de acompanhamento independente
.
Lisboa, 04 out (Lusa) -- O governador do Banco de Portugal (BdP) propôs hoje a criação de uma agência independente para acompanhar a evolução das finanças públicas que "poderia ser determinante para a qualidade dos processos de decisão orçamental".
Numa intervenção a propósito de XX encontro de delegações dos bancos centrais dos países de língua portuguesa (PALOP), Carlos Costa considerou que caberia a essa agência independente avaliar o cumprimento dos objetivos e regras orçamentais existentes.
A agência seria ainda capaz de proceder a um julgamento técnico independente dos impactos financeiros de longo prazo, das políticas públicas e dos diferentes compromissos assumidos.

Bombarral: Bispo do Porto apela à solidariedade para fazer face à crise

Bombarral, Leiria, 04 set (Lusa) -- O Bispo do Porto apelou à solidariedade de todos os portugueses para fazer face à crise e destacou o apoio das associações e instituições, católicas ou não, que vão dando respostas aos problemas.
"Estes tempos que estamos a viver, e os que se avizinham, vão ser duros, e temos que viver em solidariedade, todos " afirmou o Bispo do Porto, Manuel Clemente.
À margem de uma conferência, no Bombarral, em que falou sobre as relações entre o Estado e a Igreja, domingo à noite, o Bispo sublinhou o problema do desemprego no norte do país "que continua muito grave" e destacou o papel de "muitas associações e instituições, também católicas, que apoiam e que vão dando alguma resposta".

Legislação publicada desde 1910 vai estar disponível no site do Diário da República

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11597207.html
Lisboa, 04 out (Lusa) - Toda a legislação publicada desde a fundação da República vai estar disponível no site do Diário da República a partir de terça feira como forma de assinalar o centenário do evento, foi hoje anunciado.
As edições da primeira série que serão disponibilizadas a partir de dia 5 no Diário da República Electrónico (DRE) serão as que foram divulgadas desde 1910 até 1959, adiantou o gabinete do secretário de Estado da Presidência de Conselho de Ministros.
Atualmente a Imprensa Nacional -- Casa da Moeda já disponibiliza no DRE todos os diários publicados na primeira série do jornal desde 1960.

Caça: Exposição em Bruxelas mostra contributo da caça sustentável para preservar biodiversidade na Europa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11599106.html
Bruxelas, 04 out (Lusa) -- A importância da caça sustentável e ordenada para a preservação da biodiversidade é o tema da exposição "Caça na Europa -- pessoas e natureza", que está patente, desde hoje, no edifício do Parlamento Europeu em Bruxelas.
A iniciativa decorre até sexta feira e é promovida pelo Intergrupo para a Caça Sustentável, Biodiversidade, Actividades Rurais e Florestas, uma plataforma informal de discussão no Parlamento Europeu.
Este intergrupo integra deputados europeus, dos vários grupos políticos, com interesses naquelas matérias e representantes desses diferentes setores, como é o caso da Federação das Associações de Caça e Conservação da Fauna Silvestre da União Europeia (FACE).

Fundação Champalimaud: Centro de Investigação é inaugurado hoje

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11598247.html
Lisboa, 05 out (Lusa) - O Centro de Investigação Champalimaud é inaugurado hoje em Lisboa e vai dedicar-se ao cancro e à neurociência, podendo receber a partir de janeiro próximo até 300 doentes por dia nas áreas de tratamento e diagnóstico.
O edifício do Centro de Investigação Champalimaud, a inaugurar pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a presença do primeiro ministro, José Sócrates, recebe o programa de neurociências em janeiro, enquanto em abril de 2011 entra em funcionamento a área clínica e a investigação do cancro, sobretudo de metástases.
Segundo disse à agência Lusa a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, previsivelmente em 2014 ou 2015 o complexo vai contar com uma área de internamento.

Governos europeus têm um ano para ajudas excecionais à banca e indústria - Almunia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11600941.html
Londres, 05 out (Lusa) -- O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Joaquim Almunia, defendeu hoje que os governos europeus ainda têm um ano para usarem as ajudas excecionais aos sectores bancários e industriais.
Passado este prazo, a partir do início de 2012, a Comissão restabelecerá o regime "normal" de ajudas estatais, muito mais rigoroso, explicou Almunia numa entrevista ao 'Finantial Times'.
A Comissão Europeia flexibilizou as regras por que se rege a ajuda governamental em finais de 2008, o que permitiu aos governos canalizar milhares de milhões de euros para créditos baixos, garantias estatais e ajudas diretas a empresas e bancos afetados pela crise.

Hungria: Declarado estado de alerta em três distritos - acidente numa fábrica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11601134.html
Lisboa, 05 out (Lusa) - O governo húngaro declarou hoje o estado de alerta em três distritos do país, ameaçados por uma inundação de lama vermelha tóxica em resultado de um acidente numa fábrica de alumínio, anunciou hoje o Ministério do Interior húngaro.

Mobilidade: Especialista lamenta que Portugal não replique boas experiências em todo o país

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11601298.html
Bruxelas, 05 out (Lusa) -- O especialista em mobilidade Robert Stüssi, que pôs em prática projetos comunitários de melhoria das acessibilidades na região de Lisboa, criticou hoje o facto dessas experiências não serem replicadas por outras regiões do país.
"Fizeram-se projetos na região de Lisboa, nos municípios de Loures, Odivelas e Lisboa e o que eu defendo é que esses exemplos não fiquem circunscritos à capital, deviam ser disseminados por outras zonas do país", afirmou à Lusa Robert Stüssi.
O especialista falava em Bruxelas onde se deslocou integrado na comitiva da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) que veio participar na 8ª Semana Europeia das Regiões e Cidades, designada Open Days 2010.

Lisboa: Câmara analisa quarta feira proposta de revisão do Plano Diretor Municipal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11587790.html
Lisboa, 05 out (Lusa) -- A atribuição de créditos de edificabilidade para quem reabilitar edifícios e a criação de quotas para arrendamento a custos acessíveis são algumas das novidades da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Lisboa, em discussão quarta feira.
Numa reunião pública extraordinária que tem como único ponto da ordem de trabalhos a apresentação da proposta de revisão do PDM, o executivo municipal vai analisar as sugestões do novo documento, que pretende ser mais estratégico e menos normativo do que o anterior, reduz o número de classes de espaços e desenha a cidade "à escala do quarteirão".
Esta proposta de PDM sugere é, de acordo com a autarquia, "adaptado à reorganização administrativa da cidade", propondo nove unidades operativas de planeamento e gestão que cobrem todo o território municipal.

sábado, 2 de outubro de 2010

Lula da Silva: "O Brasil está a crescer e já não volta atrás"

JN 2010.10.01
Lula da Silva explicou ao JN que jamais teria conseguido transformar o país se não se tivesse livrado do FMI.
... ...
Os governos anteriores tiveram falta de ousadia para investir?
Não só. Quando eu cheguei ao Governo, percebi que havia uma coisa que tinha de acabar: a nossa dependência do Fundo Monetário Internacional. Aí, eu reuni com o presidente do FMI e disse que queria pagar os 16 mil milhões que o Brasil devia. Já tinha passado tempo suficiente com gente de fora dizendo como nós devíamos investir, quem manda no nosso país somos nós. Podemos errar, bater com a cabeça na parede, mas hoje estamos seguindo o nosso rumo. E a verdade é que o Brasil está a crescer a um ritmo que já não volta atrás.
O Brasil está a investir mais do que pode?
Sou casado há 36 anos e nunca comprei nada que não pudesse pagar a prestação. Quando eu e a minha mulher éramos jovens, morávamos num quarto e cozinha que não tinha sequer pia para lavar a roupa. O aluguer custava cem reais por mês. Lembro-me de que era uma nota meio avermelhada, que já saiu de circulação. Eu tinha um medo terrível de chegar ao fim do mês e não ter a vermelhinha no bolso. Essa experiência eu levei para o Governo. Só gastamos o que podemos.
Mas está a gastar o que pode ou está a poupar?
Nesse ano, nós já guardámos 271 mil milhões de reais na reserva federal. Até ao fim do ano, ficamos com 300 mil milhões de reserva.
... ...
notícia completa em:
.
É uma pena Portugal estar a manter tanto político malandro e oportunista, que não sabe minimamente o que anda a fazer, quando há por aí lições simples de humildade, como esta, que seriam bem fáceis de aprender...
Mas outros valores se levantam!...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ambiente: Países juntam-se no dia 10 para defender redução de gases com efeito de estufa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11587396.html
Lisboa, 01 out (Lusa) - O dia 10 de outubro deste ano foi escolhido por 180 países para a maior ação a favor da redução das emissões de dióxido de carbono, com iniciativas do Kosovo à Islândia, da Rússia a Portugal.
Na Europa são mais de 45 países, incluindo os Estados membros da União Europeia, a participar nas festas programadas, como aquela a ter lugar em Berlim, ou outra nas Filipinas, onde estudantes vão plantar milhares de árvores.
Em Portugal, Lisboa comprometeu-se a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 10 por cento este ano, uma decisão também tomada pela Cidade do México, segundo a organização do movimento.