sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Petição da URBE para alterar o Plano de Pormenor de salvaguarda para a Baixa de Lisboa

Recebido por mail de Jorge Cruz:

"Caros Amigos,
A proposta do Plano de Pormenor de Salvaguarda para a Baixa de Lisboa encontra-se em período de discussão pública até 15 de Setembro.
A Baixa é MONUMENTO NACIONAL, que se pretendia candidatar a PATRIMÓNIO UNIVERSAL DA HUMANIDADE, e corre o risco de ser irremediavelmente descaracterizada pela especulação imobiliária se este Plano for aprovado.
Peço-vos encarecidamente que leiam, subscrevam e divulguem pelos vossos contactos a petição destinada a solicitar a alteração do Plano: "

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2511

Na sequência de todos os comentários que já emiti sobre a forma como decorreram, e ainda decorrem, as obras na Praça do Comércio, plenas de leviandade cultural, aqui a escala é ainda maior.
Fazer, sim. Mas pelo menos não fazer mal!

A base de conhecimentos históricos e de defesa patrimonial que faltaram no trabalho da Praça do Comércio, também não estão subjacentes a esta proposta do Plano, quem tem demasiadas falhas e omissões.
A ser aprovado nos termos actuais constituirá a porta para a descaracterização de um Plano Urbanístico fabuloso, que serviu de referência a muitas outras intervenções posteriores, e foi pioneiro na intervenção urbanística e social.
Há inúmeros estudos sobre esta área, e vários especialistas capazes de acessorar adequadamente um plano destes, sem o deixar cair apenas no conciliar de vontades entre políticos e empreiteiros, que é a evidência de algumas das propostas que contém.

É de louvar a atitude da URBE, que mais uma vez, pela mão do Dr. Rogério Gomes, defende posições tecnicamente adequadas, na defesa de um património que é uma mais valia significativa e é a imagem da nossa cultura.

http://forumsociedadecivil.blogspot.com/2009/09/cidadania-lx-terreiro-do-paco-renovado.html

Etiqueta dos post's sobre as obras da Praça do Comércio: http://forumsociedadecivil.blogspot.com/search/label/a%20pra%C3%A7a%20do%20com%C3%A9rcio

Sem comentários: