quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ambiente: Brasil e EUA trocam dívida por investimento na proteção de três ecossistemas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11393520.html
Brasília, 11 ago (Lusa) -- O Brasil e os Estados Unidos acordaram a conversão de parte da dívida brasileira, no montante de 16 milhões de euros, em programas de proteção do ambiente, indicou hoje o Ministério do Ambiente brasileiro.
Este acordo estipula que o Brasil será dispensado de reembolsar esta dívida durante cinco anos, na condição de investir o dinheiro em projetos de preservação de três ecossistemas.
Estes são a floresta atlântica -- uma floresta tropical húmida que deveria cobrir todo o litoral do Brasil aquando da sua descoberta --, a Caatinga, uma zona semi-árida do Nordeste, e o Cerrado, um tipo de savana no Centro do país.
.
Comentário:
Esta é uma notícia importante, reveladora de uma alteração de mentalidades que os nossos políticos ainda não atingiram. E parece não pretenderem atingir. Salvaguardar os ecossistemas existentes será também uma mais valia económica, desde o turismo à vantagem da autorregulação própria do meio ambiente. Tudo aquilo que alteramos sem imperiosa necessidade, significa encargos agravados de manutenção, num futuro próximo.

Sem comentários: