sexta-feira, 1 de julho de 2011

SIC Notícias - António Costa propõe criação da "Bandeira Azul" das cidades

20110630 Lusa - SIC-N

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2011/06/30/antonio-costa-propoe-criacao-da-bandeira-azul-das-cidades
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, defendeu hoje no Comité das Regiões que os planos de mobilidade urbana devem condicionar o acesso a fundos comunitários e propôs a criação de uma "bandeira azul" das cidades.
A proposta consta do parecer do Comité das Regiões ao livro branco dos transportes da Comissão Europeia, elaborado por António Costa, que foi hoje aprovado na reunião plenária daquele órgão consultivo que representa os eleitos locais e regionais europeus.
O autarca de Lisboa defendeu na reunião plenária que "os planos de mobilidade urbana devem condicionar acesso aos fundos, que visem obtenção de certificados de auditoria".
No mesmo sentido, propôs a criação de uma "Bandeira Azul" das cidades, ou seja, um instrumento de certificação para uma mobilidade sustentável à semelhança do que existe para reconhecer as melhores praias da União Europeia.
Em matéria de segurança, em relação à qual o livro branco estabelece uma meta de "segurança rodoviária total", que o Comité das Regiões considerou de "elevada ambição", António Costa defendeu medidas como a "harmonização da inspeção técnica de veículos".
A "criação de um registo comum de infrações, de modo a que as sanções possam ter em conta infrações cometidas em outros estados membros" foi outra das propostas apresentadas, assim como a "introdução da componente de segurança no ensino da condução".
De acordo com o livro branco dos transportes, em 2009 morreram mais de 34 mil pessoas nas estradas da União Europeia.


Lusa

Sem comentários: