quinta-feira, 21 de julho de 2011

JN - Défice do Estado triplicou em Junho


JN - 20110720
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1920543

"O aumento dos custos com os juros e a regularização de compromissos anteriores explicam em parte a degradação das contas públicas em Junho, fazendo o valor do défice triplicar de 2,1 para 6,1 mil milhões.

A receita efectiva cresceu 4,8% em Junho, desacelerando 2,1% relativamente ao mês precedente, enquanto a despesa efectiva apresentou uma variação homóloga de -3,4%, decréscimo menos acentuado do que o observado no mês de Maio, "por efeito da inversão do comportamento da despesa com juros e outros encargos e da regularização de responsabilidades de anos anteriores", explica o boletim de execução orçamental da Direcção Geral do Orçamento (DGO).
Olhando para os primeiros seis meses, constata-se também que "em comparação com o período homólogo do ano anterior regista-se uma melhoria de 1626 milhões de euros".
De acordo com o boletim relativo ao mês de Maio, divulgado há um mês, "o valor provisório do défice do Estado situou-se em 2106 milhões de euros", o que mostrava "uma melhoria de 2312 milhões de euros face ao mesmo período do mês anterior".
A receita efcetiva tinha crescido 6,9%, o que mostrava uma desaceleração de 10,5% - comparando com o boletim que foi hoje divulgado, mostra um abrandamento na receita do Estado."

Sem comentários: