quarta-feira, 1 de outubro de 2008

DIREITO E DEVER DE PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

luciano e ana luisa 2008.09.27 matosinhos


Em defesa do DIREITO DE PARTICIPAÇÃO da sociedade civil, esta experiência tem por objectivo colaborar para que todos possam unir esforços e contribuir com a sua ajuda para melhorar a colectividade, ou seja, fazer com que as pessoas não esqueçam o seu dever na construção de uma sociedade melhor.


A motivação individual de cada um está, muitas vezes, apenas dependente da falta de conhecimento dos actos em que pode colaborar, da forma como o deve fazer... ou apenas daquela pequena gota que faz transbordar o copo e nos faz levantar.
São muitas as imposições legislativas no sentido da audição dos interessados... mas muito poucas as participações. Quase sempre com a desculpa do desconhecimento, ou da falta de tempo.
Temos sempre tempo para aquilo que mais gostamos, por vezes coisas pequenas. E não temos tempo para cuidar do futuro dos nossos filhos, dos nossos futuros netos. Para aquilo que eles não vão poder ter porque não atribuimos importância aos actos actuais que efectivamente vão ter grande reflexo no futuro.
São todas as pequenas coisas más a que não damos impotância que estão a destruir o planeta e a acabar connosco e com a sociedade que conheciamos.
Um bom conjunto de pequenas coisas boas que possamos vir a praticar, se se generalizar como deve, poderá ser o motor para ajudar a inverter o processo. E deverá contar com cada um de nós.
Pretende-se assim a colaboração de todos, com propostas capazes de motivar a alteração de todas aquelas situações que explicitamente nos parecem poder ser bem melhor tratadas. Por pequenas que sejam.
O ambiente em que nos integramos e que temos vindo a degradar, não se compadece com a espera que venha a ser a futura geração, os nossos filhos ou netos, a alterar o estado das coisas.
Esses não vão desculpar não termos feito a nossa obrigação de participar, nesta época, nos actos ao nosso alcance, onde efectivamente se pode fazer melhor.
Desde situações técnicas que podemos melhorar, até simples opiniões, ou subscrição de actos válidos com que concordamos, todos podem contribuir para o desleixo não ser o poder com que se permitem acções explicitamente erradas, de consequências gravíssimas para toda a sociedade.
Este BLOG nasce de forma um pouco inexperiente e intempestiva, numa segunda feira negra do mercado financeiro mundial, que é apenas mais uma chama no fogo com que está a ser consumida esta sociedade que permite tal destruição.
Que mais precisamos ver para percebermos que é a atitude individual de cada um de nós que vai fazer inverter as coisas? Se todos colaborarmos, o processo talvez ainda possa ser invertido, e os nossos filhos poderão ter orgulho naquilo que lhes tentamos deixar.


E talvez, daqui a alguns anos, também os nossos filhos poderão ver... os nossos netos, a saltar as ondas do mar.

Sem comentários: