quinta-feira, 17 de março de 2011

Lua cheia de sábado é a maior dos últimos 18 anos

Foto 2011 03 18 sexta-feira (21:00h)

JN 2011 03 17
"O Mundo vai poder observar a maior Lua cheia das últimas duas décadas no próximo sábado. Como é véspera de equinócio, quem paga é a Páscoa, que se vê este ano empurrada para mais tarde no calendário.
No dia 19 de Março, a Lua vai parecer invulgarmente maior, porque vai ficar tão próxima da Terra como não acontecia há 18 anos, explicou Rui Jorge Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), citado pela agência Lusa."
...
"Nelma Silva, do núcleo de divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, especificou que este perigeu vai fazer com que a Lua esteja a cerca de 356 mil quilómetros da Terra, enquanto que em média está à volta dos 360 mil quilómetros de distância.
Isto equivale a dizer que a Lua se aproximará da Terra cerca de quatro mil quilómetros, sendo 12% maior, à vista humana, especificou."
...
Ler artigo completo em:
.
Vale a pena confrontar esta notícia com outra de há uns meses atrás, de que deixo a ligação .
Com o que está a acontecer na central de energia nuclear de Fukushima, no Japão, e dados os riscos que a produção deste tipo de energia envolve, de que estamos agora a "provar" os efeitos, foi já determinado por vários governos um significativo retrocesso na sua implementação, estando a ser encerradas as mais velhas centrais núcleares, e a ser repensado o programa de energia nuclear pelas grandes potências, EUA, Rússia, China e Alemanha.
Conforme a notícia de que acima deixei a ligação, é imperioso ..."reduzir a fatura energética do país, classificando este objetivo como um "verdadeiro desígnio nacional".
O ministro falava durante a apresentação dos resultados do Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE), na Universidade de Aveiro.
"A energia é uma peça fundamental que pesa naquilo que é o problema estratégico mais importante do nosso país, que é o nosso défice em relação com o exterior", afirmou o ministro da Economia."
.
Posto isto nestes termos, eu não entendo...
Se temos dias de Lua cheia...
Se para além disso, temos dias de Lua cheia ainda maior... como vamos ter no próximo sábado!
Se quem já viu os dias de Lua cheia sem iluminação artificial, sabe que se vê nessas noites quase como se fosse dia...
Porque é que nos dias de Lua cheia temos a luz artificial ligada?
E queremos mesmo poupar energia?
Claro que há um equilíbrio temporal entre a produção energética e o consumo energético, a ter em conta, sendo a produção constante, havendo um quilíbrio entre o consumo industrial de dia e o consumo da iluminação nocturna.
Mas não será preciso muito para fazer equilibrar essa balança, reduzindo a produção nesses períodos? Querendo, tudo isso se faz.
E porque não tomamos a iniciativa de permitir às pessoas da cidade, que nunca viram a Lua cheia sem a ofuscação da iluminação pública, confirmarem que de facto podem apreciar melhor essa beleza da natureza, que é a paisagem noturna sem a luz artificial, aproveitando estas noites de lua cheia (ainda por cima de dimensões e iluminação memoráveis)?
É que está previsto céu limpo para estes dias que se aproximam.
Quem toma a iniciativa?
Lanço o repto aos pequenos distribuidores, tais como as Cooperativas de Electrificação d' A LORD e d' A CELER.
Ferreira arq.
ps:
Conforme a foto supra, já hoje (sexta-feira) a lua está com tal luminosidade que não seria necessária a iluminação pública.
Um espectáculo a não perder.
Consultar também:

2011 03 19 Lua cheia


Em determinado dia, era eu ainda miudito, o meu avô Luciano disse-me para ir com ele, a pé, já noite dentro, a um seu terreno fora da aldeia, para trazer qualquer coisa que tinha aí deixado.

Ao arrancarmos perguntei-lhe que ìa levar para vermos o caminho. Respondeu:

-És muito tolinho. Não está lua cheia? Vê-se como de dia...

Palavras de quem sabia levar uma vida sustentável, adequada ao meio ambiente em que nos integramos, aproveitando aquilo que a natureza tem para nos dar, sem dar cabo dela...

Ferreira

Sem comentários: