quinta-feira, 25 de junho de 2009

Violência: Bullying "arruina a vida" de cerca de 40 mil crianças portuguesas - Especialista holandês

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9824901.html
Lisboa, 23 Jun (Lusa) - O "bullying" é uma guerra silenciosa que atinge muitos lares portugueses e "arruína a vida" de cerca de 40 mil crianças, com elevados custos para o Estado, segundo o director de uma associação de pais cristãos holandesa.
A estudar este tipo de violência física ou psicológica desde 1994, Werner Katwijk, director da Ouders & Coo, afirmou hoje no seminário " Bullying - Prevenção da violência na escola, no trabalho e na sociedade", promovido pela Fundação Pró Dignitate, que dois milhões de crianças são severamente vítimas deste fenómeno na Europa.
Katwijk citou um estudo realizado em 2000 na Holanda com crianças que frequentavam a escola, segundo o qual, dos 2,4 milhões de crianças holandesas, 385 000 eram vítimas de bullying por outras crianças e entre elas 75 000 foram de tal forma vítimas de violência física e psicológica que a vida escolar se tornou um inferno.
Comentário na Lusa,
relativo a comentário menos correcto aí colocado:
O bullying é bem mais que isso.E grande parte das vezes resulta do facto dos pais não darem educação aos filhos, e estes andarem por aí como reis e senhores de tudo e de todos, não respeitando os colegas, nem os idosos, nem o património.
Se as famílias conseguissem que os seus filhos tivessem a persepção da gravidade dos actos que praticam e das atitudes que tomam, estes números seriam de facto inferiores.
Esquecem-se muitas vezes os pais que as liberdades excessivas com que criam os filhos, são o adubo da falta de respeito que os seus próprios filhos lhes vão ter.
E depois a culpa é da falta de vigilância... dos professores, etc...

Sem comentários: