sexta-feira, 29 de abril de 2011

JN - Espanha poupa milhões com limite de velocidade


20110429
Maria João Morais, correspondente em Espanha
A redução do limite máximo de velocidade nas estradas espanholas para 110 quilómetros por hora permitiu uma poupança de 94,2 milhões de euros em importações de petróleo, anunciou o ministro espanhol da Indústria, Energia e Turismo, Miguel Sebastián.
Nas três semanas que decorreram entre o início da aplicação da medida - a 7 de Março -, até final do mesmo mês, o consumo de combustível diminuiu 7,9% comparativamente com o ano anterior. Trata-se do menor consumo registado em Espanha desde Março de 2003.

Em conferência de imprensa, o ministro afirmou ainda que, em Abril, deverá verificar-se uma nova descida. Extrapolando a quebra no consumo de combustíveis até ao final do ano, a poupança poderá alcançar os 1150 milhões de euros, cumprindo-se assim as previsões feitas pelo Governo liderado por José Luis Zapatero, aquando da apresentação do Plano de Poupança Energética.
Mas o efeito positivo derivado da redução do limite de velocidade deve-se sobretudo à consciencialização dos cidadãos, que têm respeitado a nova restrição, apontou o ministro Miguel Sebastián. O governante adiantou que as multas por excesso de velocidade baixaram também cerca de 35% durante o mês de Março.
De carácter provisório (em vigor até 30 de Junho), e dependente dos preços do petróleo, está ainda em aberto se a imposição do limite a 110 km/h será prorrogada. "É prematuro fazer prognósticos sobre se [a medida] será levantada ou não", afirmou o ministro, acrescentando que "oxalá baixem os preços do crude" e possa retirar-se.


Comentário:

Claro que nós somos ricos e não carecemos destas poupanças...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

DE - Uma ideia para Portugal sair da crise. Qual é a sua?

Pela terceira vez em 33 anos Portugal pediu ajuda externa para resolver os seus problemas. Neste momento crítico do País, com o FMI e Bruxelas prestes a impor novas medidas de austeridade, o Económico lança mais uma iniciativa que dá voz aos leitores: "Uma ideia para Portugal sair da crise. Qual é a sua?"
Responda ao desafio para o endereço umaideia@economico.pt com um pequeno texto (máximo 10 linhas ou 500 caracteres), juntamente com o seu nome e localidade. Política, Impostos, Salários, Prestações Sociais, Saúde, Educação, Banca, Cultura, Segurança. Todas as áreas são válidas, mas responda com apenas uma ideia.

...

DE - Catroga "Informação do Governo é escassa, incompleta e está desactualizada"

Políticos e gestores públicos devem prestar contas - Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa

http://economico.sapo.pt/noticias/politicos-e-gestores-devem-prestar-contas_116911.html

http://www.jn.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1839177&opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Finanças - FMI defende o fim das deduções da habitação no IRS

DE - Luís Reis Pires e Margarida Peixoto
27/04/11
Peritos externos acreditam que para promover o arrendamento não basta criar incentivos ao mesmo, vai ser preciso cortar nos apoios à compra.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia querem eliminar as deduções fiscais na compra de casa. A medida que está a ser ponderada pela ‘troika' vai ao encontro do que o Governo já previa na actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). E visa incentivar o mercado de arrendamento, num país onde 76% da população tem casa própria.


...


Funcionário da France Télécom imolou-se em Bordéus

SIC 20110426

Um trabalhador do grupo France Télécom imolou-se hoje em Bordéus (sudeste), o mais recente acto de desespero que volta a questionar os métodos de gestão da empresa marcada por cerca de 60 suicídios entre 2008 e 1010.
...
http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Funcionario+da+France+Telecom+imolou+se+em+Bordeus.htm

terça-feira, 26 de abril de 2011

Reestruturação da dívida seria pior que queda da Lehman

Económico 25/04/11 10:41

Para Stark os efeitos de uma reestruturação nesta altura poderiam provocar uma crise ainda mais grave do que queda da Lehman.

Economista chefe do BCE alerta que efeitos de reestruturação da dívida por um país do euro podem ser piores do que queda da Lehman.
Em declarações à televisão pública alemã ZDF, Jürgen Stark disse que não existe um "caminho indolor" para países que queiram reduzir a sua dívida, mas que uma reestruturação pode afastar os Estados dos mercados de financiamento durante um período de tempo imprevisível.
...
http://economico.sapo.pt/noticias/reestruturacao-da-divida-seria-pior-que-queda-da-lehman_116617.html

DE - Dívida - Portugal é o terceiro país com maior risco de bancarrota do mundo

Eudora Ribeiro 25/04/11

Os indicadores de risco da dívida de Portugal devem continuar a tendência de subida.

Investidores em dívida pública acreditam que é mais arriscado investir em obrigações nacionais do que em dívida do Líbano ou Cazaquistão.
Investir em dívida pública do Líbano ou do Cazaquistão parece um paraíso quando a alternativa é aplicar dinheiro em Portugal, que é hoje, à luz dos mercados, o terceiro país do mundo com maior risco de bancarrota.
...
http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-e-o-terceiro-pais-com-maior-risco-de-bancarrota-do-mundo_116632.html

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DE - Uma ideia para Portugal sair da crise. Qual é a sua?

DE 2011.04.25


Pela terceira vez em 33 anos Portugal pediu ajuda externa para resolver os seus problemas. Neste momento crítico do País, com o FMI e Bruxelas prestes a impor novas medidas de austeridade, o Económico lança mais uma iniciativa que dá voz aos leitores: "Uma ideia para Portugal sair da crise. Qual é a sua?"
Responda ao desafio para o endereço umaideia@economico.pt com um pequeno texto (máximo 10 linhas ou 500 caracteres), juntamente com o seu nome e localidade. Política, Impostos, Salários, Prestações Sociais, Saúde, Educação, Banca, Cultura, Segurança. Todas as áreas são válidas, mas responda com apenas uma ideia.

...

Consultar em:


sábado, 23 de abril de 2011

Duarte Pio elogia Cavaco Silva e condena falta de investimento em "economia produtiva"

LUSA: 23 de Abril de 2011
O pretendente ao trono de Portugal, Duarte Pio, considera que o Presidente da República tem tido um “papel positivo” na crise, apesar da inevitável suspeita de falta de isenção, e condena o pouco investimento numa “economia produtiva”.

Em entrevista à Lusa, Duarte Pio afirmou que a atual crise vem dar-lhe razão quando criticou a entrada do país no euro e pede “respeito” pelo dinheiro dos impostos dos cidadãos dos países europeus que vai ser usado na assistência financeira a Portugal.
No contexto da crise política, económica e financeira, considera que Cavaco Silva, por quem tem “muita admiração pessoal”, tem tido “um papel positivo e útil”.
...
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1146828.html

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ambiente: Valor da primeira tranche do SiNErGIC vai custar 16,7 milhões, abaixo dos 25 milhões previstos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12446729.html

Lisboa, 21 abr (Lusa) -- O valor da primeira tranche de execução do Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral (SiNErGIC), que arranca agora para os próximos dois anos, ficou abaixo dos 25 milhões inicialmente previstos, com um investimento de 16,7 milhões de euros.
O SiNErGIC foi criado em 2006 e, de acordo com informação do Ministério do Ambiente, "tem como principal objetivo viabilizar a existência de cadastro predial em Portugal".
Em declarações à agência Lusa, a ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território explicou que se trata de um instrumento que vai estar disponível numa plataforma acessível por computador, que vai congregar um vasto conjunto de informações.

Responsabilidade social: Fundação Vodafone Portugal apoiou 60 projetos, com 14MEuro, na última década

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12445343.html

Porto, 21 abr (Lusa) -- Em 10 anos de atividade, a Fundação Vodafone Portugal investiu 14 milhões de euros em 60 projetos de responsabilidade social, propondo-se manter no futuro o fluxo de investimento anual de dois milhões de euros, apesar da crise.
"Se a Vodafone algum dia tiver que cortar em alguma área, a responsabilidade social será uma das últimas. As orientações que temos são de manter o fluxo de dois milhões de euros anuais" de investimento, afirmou o presidente da Vodafone Portugal em entrevista à agência Lusa.
Segundo salientou António Carrapatoso, os cerca de 60 projetos em que a Fundação Vodafone esteve envolvida na última década "acrescentaram valor à sociedade", nomeadamente nas áreas da segurança, ambiente, saúde e educação.

Floresta: Conselho de Ministros aprova medidas contra nemátodo e produtores aplaudem

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12450644.html
Coimbra, 21 abr (Lusa) -- O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei que estabelece medidas extraordinárias para o controlo do nemátodo do pinheiro, que os proprietários florestais consideram ser um diploma de grande importância para o controlo da doença.
"Estavamos à espera há uns meses deste decreto-lei e foi uma surpresa agradável ter sido publicado antes do fim da legislatura, porque precisávamos de legislação para controlar esta situação", declarou à agência Lusa o presidente da Federação Nacional das Associações de Produtores Florestais (FNAPF).
As medidas de proteção fitossanitárias hoje aprovadas em Conselho de Ministros visam controlar o inseto vetor do nemátodo, e evitar a dispersão da doença.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Nível de radiação em Fukushima é igual ao de Chernobyl

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=16557
Neste momento, o nível de radiação presente no ar, água, vegetais e água do mar na área em volta de Fukushima está no mesmo nível do máximo que registado em Chernobyl no desastre de 1986. Os reguladores chineses avançam que o nível foi aumentado de 5 para 7, sendo que esse é o mais elevado na escala internacional que é regulada pela Agência Internacional da Energia Atómica. A nova classificação significa que se está perante «um grande desastre» o que inclui efeitos generalizados sobre o ambiente e sobre a saúde. As autoridades japonesas explicam, no entanto, que o calor despoletado pela explosão de Chernobyl terá sido muito mais prejudicial para a saúde humana do que a radiação que está a envenenar Fukushima.

...

Como os mercados tramaram Portugal e o Governo ficou “a ver navios”


Luís Leitão 12/04/11


A ‘yield’ das obrigações do Tesouro não para de subir mas isso não significa que haja investidores a negociar dívida nacional. De acordo com os dados avançados pela comunicação social, a ‘yield' dos títulos de dívida nacional têm estado a bater novos máximos a um ritmo quase diário. Porém, isso não é, por si só, uma garantia de que haja investidores a comprarem e a venderem obrigações e bilhetes do Tesouro. Pelo contrário. A verdade é que o preço das obrigações e a respectiva ‘yield' apresentada nas plataformas de negociação profissional se tratam de valores meramente teóricos colocados por alguém num ecrã da Bloomberg ou da Reuters e para o qual não existe uma verdadeira lógica de mercado.

...

DE - Catroga reúne amanhã com Sócrates - 12/04/11



Eduardo Catroga vai integrar a equipa do PSD que amanhã se encontra com o primeiro-ministro. O antigo ministro de Cavaco vai reunir com Sócrates para discutir o pacote de medidas que será imposto pelas instâncias internacionais de forma a validar um resgate financeiro na ordem dos 80 mil milhões. Eduardo Catroga regressará às negociações com o actual Governo depois de ter criticado violentamente os resultados alcançados pelo actual Governo. Em entrevista recente ao Diário Económico, Catroga criticou a necessidade de financiamento "insustentável" às taxas de juro actuais e um endividamento do sector empresarial do Estado "que ronda os 40 mil milhões de euros", a que se junta "um Estado social que é uma mochila às costas das novas gerações".

DE - Crise - FMI e UE dão terapia de choque a Portugal


Luís Rego em Bruxelas 11/04/11 Portugal vai ser alvo de uma terapia de choque nos próximos três anos, que vai reduzir o peso empresarial do Estado a mínimos. Um "programa ambicioso de privatizações", "flexibilização do mercado laboral" sobretudo facilitando despedimentos, "liberalizar mercado do produto e serviços" sobretudo na energia, aumento de impostos sobre o consumo, congelamento/redução de salários e pensões: estas são algumas das medidas que vão estar em cima da mesa de negociações em Lisboa. "Portugal terá de fazer em três anos, o que não quis fazer nos últimos vinte", disse um responsável europeu membro do Ecofin em Budapeste, este passado fim-de-semana. Depois do levantamento feito a partir de amanhã pela missão técnica da CE/BCE/FMI, as negociações começam na próxima semana. Dado o aumento rápido da dívida, o primeiro enfoque de Bruxelas é o programa de privatizações para, como diz o comissário Olli Rehn, "aliviar o fardo da dívida". Por princípio, a Comissão vai querer colocar "todo o sector público empresarial na mesa para avaliação", o que segundo apurou o Diário Económico inclui todo o universo da Caixa Geral de Depósitos, bem como empresas do sector dos transportes (nomeadamente a REFER, STCP e CP, através de concessões de exploração). O programa será construído em cima do plano de privatizações em curso como a venda parcial da Galp (8%), EDP (10%) REN (percentagem a determinar), TAP, CTT, ANA, Caixa Seguros, Estaleiro Navais de Viana do Castelo, EMFF, e também o BPN (100%), Inapa (32,7%), Edisoft (30%), EID (38,57%), Empordef (100%) e a mineira Sociedade Portuguesa de Empreendimentos (81,1%). Este plano que já tinha sido incluído no Orçamento traria um encaixe de 4,8 mil milhões de euros até 2013.

D - Desemprego vai atingir os 12,4% no próximo ano

Luís Reis Pires 11/04/11

Projecções do FMI são negras: até final deste ano, o desemprego em Portugal atingirá os 11,9%. Para o ano chegará aos 12,4%. Mas pior que o valor em si é a tendência de evolução, sobretudo face ao resto da zona euro. No próximo ano, na moeda única, todos os estados-membros terão já o mercado de trabalho a recuperar, com o desemprego a descer. As excepções à regra são Portugal e Grécia, onde o número de desempregados vai continuar a aumentar. As previsões são do Fundo Monetário Internacional (FMI) e constam do World Economic Outlook. O documento aponta ainda uma taxa de inflação em Portugal nos 2,4% este ano, recuando depois para 1,4% em 2012.

...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SOL - O PS fez 'mais um comício do que um Congresso', diz Soares

Entrevistado por Fátima Campos Ferreira, Soares explicou que assistiu ao Congresso pela televisão, «melhor do que se lá estivesse». O antigo líder do PS considerou ainda que «teria sido melhor falar mais para fora do que só para o partido». Sobre a magna questão de quem é o responsável pela actual crise, disse que, nestes casos, «as culpas são normalmente repartidas» e que seria «bom que pusessem as críticas de lado e olhassem para o interesse nacional». «Se os partidos não se entenderem são responsáveis pela desgraça», concluiu. Acerca dos líderes dos principais partidos portugueses, e que, no limite, serão os responsáveis pela resolução da crise que o país atravessa, deixou algumas considerações. Se ao falar sobre o secretário-geral do PS disse que este «é um homem inteligente», quando questionado pela jornalista acerca de Passos Coelho deixou o elogio: é homem «simpático e com bom senso». E será Passos bom governante? «Isso é como os melões, só depois de abertos é que se percebe». ... http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=16530

domingo, 10 de abril de 2011

Islandeses rejeitam pagar dívida ao Reino Unido e Holanda

Económico com Lusa 10/04/11 O governo britânico afirmou-se hoje desiludido com o resultado no referendo da Islândia e examina a possibilidade de recorrer à justiça para obter o reembolso exigido na sequência da falência do banco Icesave. "Tentámos obter uma resolução negociada com a Islândia e o acordo foi agora rejeitado. É dececionante", disse à BBC o 'número dois' do Ministério do Tesouro, Danny Alexander. "Vamos discutir com os parceiros internacionais, a começar pela Holanda, mas parece que o assunto vai acabar na justiça", adiantou. A Holanda, outro país que se encontra na mesma situação, também manifestou a sua desilusão com o resultado da consulta popular e indicou que a questão será entregue à justiça. ... http://economico.sapo.pt/noticias/islandeses-rejeitam-pagar-divida-ao-reino-unido-e-holanda_115608.html

sábado, 9 de abril de 2011

DE - Lisboa vai ter mais 29 hotéis

Ana Baptista 09/04/11

A capital portuguesa tem em construção ou em projecto 29 novos hotéis, na sua maioria são de cinco estrelas. Até 2012, vão já abrir 17 unidades. A oferta hoteleira de Lisboa - que hoje já conta com 118 hotéis - vai crescer nos próximos cinco anos.

De acordo com dados da consultora imobiliária Aguirre Newman, estão em construção e/ou em projecto 29 novas unidades, dos quais sete devem inaugurar já este ano e 10 abrem em 2012. É o caso do Sana Vasco da Gama, do Hotel Residencial Figueira, que ficam prontos este ano, ou ainda do Memmo Alfama, que deverá abrir já no próximo ano.

Os restantes 12 estão em ‘pipeline' e, apesar de alguns terem datas anunciadas para 2011 e 2012, tudo indica que sejam adiados, disse ao Diário Económico, Paula Sequeira, uma das responsáveis do departamento de Estudos de Mercado da Aguirre Newman.

...

SOL - Educação sexual embaraça pais e professores


9 de Abril, 2011

...

«Qual o quadro de valores pelo qual se rege a educação sexual nas escolas?», afirmou, ao salientar a importância da informação e preconizando que «não é preciso um momento especial para falar disto».

Duarte Vilar sublinhou que, dois anos após a entrada em vigor da lei da educação sexual nas escolas, persistem ainda na sociedade portuguesa diversas «dúvidas e inseguranças nesta matéria». «Como falar, o que dizer, quando e como?» são algumas das interrogações mais frequentes, designadamente entre pais e docentes, disse.

Segundo um estudo da APF, realizado em 2009 e discutido na sessão, «hoje em dia, os pais estão mais envolvidos na educação sexual dos filhos». «O estudo revela que pais e mães estão, de facto, envolvidos na educação sexual dos filhos e sempre com grande grau de informalidade», adiantou o mesmo responsável. Intitulado Ditos e não ditos - Educação sexual e parentalidade , o estudo foi apresentado pela psicóloga Vanda Beja.

O presidente da CONFAP, Albino Almeida, falou dos Mitos, tabus e constrangimentos neste domínio. «Os constrangimentos são aqueles que decorrem do acertar daquilo que os filhos querem saber», declarou Albino Almeida. Um dos actuais desafios consiste em «perceber, à luz do conhecimento científico, como podemos melhorar a nossa atitude», referiu, preconizando uma maior aposta na formação dos pais nesta área. Lusa / SOL

Crise - Número de famílias auxiliadas pela Cáritas aumentou 40%

Económico com Lusa 09/04/11


Cerca de 25 mil famílias estão a receber ajuda social e económica da Caritas Portuguesa, o que significa um aumento de 40% desde Novembro, revelou o presidente da instituição. Em declarações à margem do Conselho Geral da Caritas Portuguesa, que reúne até domingo na Figueira da Foz representantes das 20 Cáritas diocesanas do país, Eugénio Fonseca disse ainda que a "velocidade" com que têm surgido os novos casos de pedidos de ajuda leva à existência de "listas de espera" no atendimento. "Já estamos com pessoas em lista de espera para Maio para poderem ter o primeiro atendimento, a primeira resposta. Isto não pode ser, isto não está no espírito da Caritas, mas já estão esgotados, estão na exaustão os recursos humanos de que a Caritas dispõe", afirmou.

DE - Budapeste - Cavaco rejeita fechar programa de ajuda em Maio

Luís Rego em Budapeste 09/04/11

O Presidente assume ruptura com a decisão do Ecofin de ontem e pede mais “imaginação” à Europa para um programa interino, mas Bruxelas diz que já teve muita imaginação. O Presidente Cavaco Silva não aceita a decisão dos ministros europeus das finanças de fechar um acordo de ajuda em Maio e apela à imaginação dos europeus para encontrar programa interino até às eleições. Bruxelas recusa. "Espero que os nossos parceiros tenham em consideração que vamos para eleições a 05 de Junho, por isso, o que precisamos agora é de um programa interino para que o próximo Governo possa participar nas negociações finais, porque é o próximo Governo que vai implementar o programa", afirmou hoje o chefe de Estado português. "Por isso precisamos de alguma imaginação, digamos assim, das instituições europeias para encontrar um programa interino apropriado", declarou hoje em Budapeste. Oli Rehn responde "Já mostrámos muita imaginação" A resposta do Oli Rehn, o comissário europeu, não podia ser mais clara: "Já mostrámos muita imaginação e, especialmente, responsabilidade sobre a forma como devemos superar as dificuldades económicas de Portugal". E de seguida pediu silêncio aos actores políticos em Portugal. "Preferia não ter um diálogo público, todos os dias com os actores políticos portugueses, por quem tenho grande estima", "incluindo o Presidente da República", acrescentou. Quanto a um programa interino, Rehn insiste que a ajuda "será feita nos moldes dos programas já conhecidos", admitindo apenas "pequenos ajustes" no futuro, depois das eleições.

...

DE - Luís Amado “Ninguém fez tudo para evitar esta crise”

Inês David Bastos 09/04/11

O ministro dos Negócios Estrangeiros criticou a “displicência” com que tem sido encarada a crise. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, defendeu hoje que "ninguém fez tudo para evitar" a crise actual porque esta "é muito mais profunda do que aquilo que as pessoas imaginam". Falando no XVII Congresso do PS, que está a decorrer em Matosinhos, o ministro, que se tem distanciado nos últimos meses de José Sócrates, criticou a "displicência" com que tem sido encarada a crise.

...

Jardim chama "criminoso" ao PS pelo que fez ao país


Sapo.Notícias 09 de Abril de 2011

O presidente do PSD-M, Alberto João Jardim, disse hoje que aquilo que o PS fez a Portugal é “criminoso” e culpabilizou José Sócrates e Teixeira dos Santos pela crise que o país atravessa. Ao intervir no XIII Congresso do PSD-M João Jardim referiu que a Madeira tem um problema, “este criminoso governo do PS, criminoso pelo que fez a Portugal, criminoso neste momento pela mentira que está a difundir atirando para cima do oposição as culpas de uma crise que tem dois nomes que são Sócrates e Teixeira dos Santos”. Para o líder PSD-M, “esses dois homens desgraçaram o país e ainda por cima assiste-se por parte deles e por um setor desonesto da comunicação social a uma tentativa de atentado contra a dignidade e a memória dos portugueses e fazer crer que os culpados são os outros e a vitimizar essa gente que deve responder perante o povo português pelo mal que nos fez”. “Esses dois homens desgraçaram o país", diz Alberto João Jardim Alberto João Jardim acusou ainda de “criminoso” o ministro das Finanças por não apoiar o Centro Internacional de Negócios da Madeira tendo mesmo dito que Teixeira dos Santos devia “levar umas palmadas do Presidente da República”.

...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

DE - Schaeuble Alemanha exige programa de refomas para conceder ajuda


Habitação BCE sobe juros hoje e penaliza famílias com aumento da prestação


http://economico.sapo.pt/noticias/bce-sobe-juros-hoje-e-penaliza-familias-com-aumento-da-prestacao_115366.html



Comentários: S.O.S. CARTA ABERTA ao Sr. P.R. Sr. Presidente Cavaco Silva

Os nossos políticos, tal como a comunicação social corrente, continuam a ver a população portuguesa de “palas nos olhos”, tal como os carroceiros colocavam nos seus burros.


…“Carr sublinha que o país tem um défice orçamental há anos, que a economia tem estado anémica e que a dívida pública é elevada e com tendência para subir.”…


Para um economista recém-licenciado, estas condições do país de “há anos”, obrigavam logo à tomada das posições necessárias à inversão de tal processo económico do país.

Mas para os políticos que temos, não.

Interessaram-lhes apenas os jogos políticos de bastidores e saciar a todos os correligionários a “sede no pote”, pois o povo “burro” não vê, nem queria saber…


Porque é que TODOS OS CONCURSOS, neste país, têm condições “legais” para serem controlados, para colocar sempre boys escolhidos, ou adjudicar às firmas “amigas”, melhor, às que “contribuem”???

Corrupção legislativa, apenas corrupção, que legisla ao nível dos interesses dos bastidores dos partidos e de grupos privados de influência.

Nós, o “POVO BURRO” que os políticos querem de “palas nos olhos”, queremos políticos honestos e competentes, QUE TENHAM PROVAS DADAS NA SUA PROFISSÃO PRIVADA.


Falta honestidade e seriedade na classe política. A luta pelo poder não pode permitir tudo, quando quem paga somos nós e os NOSSOS FILHOS.

A seriedade tem que começar dentro dos partidos. O nível da qualidade interna da contabilidade de cada partido é a escola daquilo que depois fazem ao país.

A contabilidade dos partidos tem que estar diariamente actualizada na net, e tem que ser “real”.

Não vamos admitir candidatos às próximas eleições que tenham no curriculum atitudes económicas desastrosas nas empresas por onde passaram, ou Institutos Públicos, Empresas Municipais, Câmaras Municipais, etc.

Não vamos votar em mais do mesmo. BASTA DE FALCATRUAS COM O NOSSO DINHEIRO.


(S.O.S. e todos os amigos)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

DE - O dia em que Portugal pediu ajuda externa

Económico 06/04/11 21:33

Todas as notícias desde que José Sócrates anunciou que Portugal pediu ajuda externa.


Comentários:

S.O.S. - CARTA ABERTA ao Sr. Presidente da República

Exmº Sr. Presidente Cavaco Silva

Os nossos DESgovernantes mais parece estarem a jogar cartas, entre cervejas e tremoços, que a gerir os destinos do país e da população, constituindo crime o actual desbaratar de bens e dinheiros públicos (em vez de os salvaguardar).

Apenas têm como objectivo da sua DESgovernação conseguir vender dívida pública ???

Para salvaguarda de todos, inclusive a nossa independência nacional, tem Vª Exª a necessidade de providenciar que TODOS OS CANDIDATOS A DEPUTADOS, nas próximas eleições, tenham conhecimentos profissionais mínimos das áreas onde poderão actuar; que saibam fazer contas de somar e não possuam no cadastro ter falido empresas públicas, institutos públicos, câmaras municipais, nem o próprio país.

Com isto vai reduzir significativamente o nº de candidatos possíveis, reduzindo ao mínimo de 180 os deputados na Ass. da Rep.

Ainda melhor, seria providenciar para mandar para a CADEIA todos os que motivaram ou promoveram a utilização, hoje divulgada, dos fundos de GARANTIA do nosso futuro social, apenas para fugirem ao ónus de tomar as medidas económicas drásticas que são imperiosas que uma governação tome (já tinham de ter sido tomadas), apenas com o fito de vaidade e egoísmo puro, de que sejam os outros a tomá-las, pois ISTO É CRIME DE LESA PÁTRIA; contraria criminalmente as obrigações a que está vinculado qualquer governante.

Para a CADEIA, cadeia, CADEIA, com estes DESGOVERNANTES, (após julgamento em praça pública, pois já dominam os juízes, provedor, procurador e sentem-se seguros, ao ponto de pregarem destas nas nossas barbas…).

S.O.S. e todos os colegas

Risco de bancarrota de Portugal já é superior ao da Irlanda

Dívida Mafalda Aguilar 05/04/11


O risco de Portugal não pára de subir nos mercados internacionais. O risco de incumprimento português, medido pelos ‘credit default swaps' (CDS), superou hoje o irlandês, algo que não acontecia desde Agosto do ano passado.O preço dos CDS (produtos financeiros que seguram o seu titular de um eventual incumprimento do emitente da obrigações) sobre a dívida portuguesa é o que regista a maior subida do mundo, estando a avançar 12 pontos base para 590 pontos, segundo os dados da Bloomberg. Quer isto dizer que por cada 10 milhões de euros aplicados em dívida lusitana, os investidores têm de pagar 590 mil euros anuais para se proteger com este seguro.Em sentido contrário, o custo dos CDS da Irlanda desce hoje 15 pontos base para 586 pontos.

...
http://economico.sapo.pt/noticias/risco-de-bancarrota-de-portugal-ja-e-superior-ao-da-irlanda_115167.html

DE - Salgado apela a Governo de unidade nacional


DE - Eudora Ribeiro 05/04/11


O presidente do BES acredita que é “urgentíssimo” um pedido de ajuda imediato de Portugal e apela a um governo de unidade nacional. "É urgente pedir [ajuda] já. É grave se não for feito porque é preciso neutralizar este efeito rapidíssimo da subida das taxas de juro, acalmar os mercados e tranquilizar os portugueses" a pouco tempo de eleições, disse, em entrevista à TVI. Questionado sobre o montante de uma eventual ajuda a Portugal, o CEO do BES disse que "o valor exacto, ninguém sabe" e o "Estado deverá saber melhor do que ninguém". Contudo, acrescentou que a ajuda pode chegar aos 15 mil milhões de euros. "Pensamos que poderá chegar a esse valor, que será suficiente para tranquilizar os mercados e permitir aos portugueses irem votar com tranquilidade", disse. Confrontado com as palavras de José Sócrates, que voltou ontem a dizer que um cenário de ajuda externa é um "último recurso", prometendo tudo fazer para o evitar, Salgado contrapôs que "a sucessão dos acontecimentos é de tal forma rápida que neste momento acredito não haver outra alternativa que não esse apoio intercalar à União Europeia". Ricardo Salgado disse ainda que "era fundamental que houvesse uma unidade política no apoio a esse empréstimo", referindo-se a "um acordo dos partidos da oposição" em relação aos compromissos com a União Europeia. O presidente do BES foi mais longe e disse "que estando todos no sentido do interesse nacional, acabarão por estar de acordo, não só o Governo mas também os outros partidos". "Seria lastimável que esse bom senso não imperasse" em relação a um pedido de ajuda que considerou "urgentíssimo", face às actuais taxas de juro "inusitadas". Admitindo-se "preocupado" com o cenário actual, Ricardo Salgado disse ainda acreditar "no bom senso da classe política". "Se não houver governos maioritários tem de haver uma maioria ampla em termos de unidade nacional", sustentou, explicando que espera que haja "o sentimento da parte da União Europeia de que há uma unidade nacional que se vai responsabilizar pelo cumprimento das metas" de Portugal. "Não lhe chamaria governo de salvação nacional, chamaria um governo de unidade nacional, que poderia incluir os partidos necessários", nomeadamente os de esquerda, disse. Sobre um futuro programa de estabilidade, o presidente do BES diz que não deverá existir outra forma de resolver os problemas do País. "Não posso dizer que o programa de estabilidade seja idêntico aos outros, espero que não, espero que seja melhor", referiu.

terça-feira, 5 de abril de 2011

JN - EUA "aprendem" modelo de pacificação do Rio

JN 20110405 "Mudar os padrões profissionais como a abertura de inquéritos para apurar as reclamações da população e dar uma resposta em não mais do que 30 dias", são exemplos apontados por Hite. O importante, destacou Isenberg, é fazer com que a população se sinta envolvida na mudança e melhoria da realidade. ... http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1823008&page=3

domingo, 3 de abril de 2011

DE - Mira Amaral - “Andamos sempre a tentar esconder as contas”

Luís Reis Pires 03/04/11 08:52 O economista Mira Amaral critica o facto de em Portugal se andar sempre “a tentar esconder” a real situação das contas públicas. O economista e presidente do banco BIC admite que o Governo tenha tentado aproveitar alguma indefinição nas regras europeias para contabilizar um défice mais baixo. Para o ex-ministro da Indústria, a meta do défice de 4,6% para este ano é cada vez mais difícil de alcançar, mas acredita que o objectivo não deve agora ser alterado. O Governo devia ter assumido desde o início o impacto do BPN nas contas públicas? Sim, de facto isso devia ter sido assumido. O problema é que nós temos experiência nesse campo. Andamos sempre a tentar esconder, depois há um dia em que somos descobertos. O Governo até nem tem culpa do que se passou no BPN, tem culpa depois é de não o ter reprivatizado. E portanto está a ver que a situação [do país] não tem nada a ver com crises políticas nem nada disso. Houve outro motivo para a revisão: reclassificação de empresas públicas. Já tinha acontecido em 2002. Desleixo ou manobra contabilística que correu mal? Falta de consciência não é. É tentar fazer o mesmo, tentar enganar da mesma maneira, a ver se passava. É o costume, atirar o barro a parede a ver se pega. E não pegou.

...