domingo, 20 de fevereiro de 2011

Idosos em "prisão domiciliária"- Prédios com escadas e sem elevadores "fecham" em casa idosos com dificuldade em andar

JN - 2010-05-23
Inês Schreck
Três escadas na entrada de uma casa são suficientes para roubar a liberdade de quem perdeu capacidades de locomoção. Há muitas centenas de idosos no país impedidos de sair à rua por falta de acessibilidades nos edifícios habitacionais. A nova lei pouco mudou.
Prisioneiros das suas casas, das suas incapacidades, dos seus medos, não saem à rua sozinhos porque, de um dia para o outro, a escadaria do prédio passou a ser instransponível ou a porta demasiado estreita para passar a cadeira de rodas. O JN conheceu alguns idosos que, apesar de se movimentarem em casa, estão há anos cingidos a quatro paredes. Sozinhos, sobrevivem com a ajuda de familiares ou a caridade de vizinhos. Desinteressados da vida no exterior, esperam a morte dentro de casa.
...
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1576250&page=-1
...
O decreto lei 163/2006 de 8 de Agosto que define o regime das acessibilidades aos edifícios públicos e, pela primeira vez, aos habitacionais, pouco ou nada mudou no que respeita aos prédios antigos. Patrícia Lourenço, arquitecta da Companhia de Arquitectura e Design (CAD), entende que a lei actual é mais exigente do que o revogado decreto-lei 123/97, mas "tudo pára na hora da fiscalização". O projectista de um edifício novo está obrigado a entregar um projecto específico de acessibilidades, mas muitas vezes, como não há fiscalização, não é concretizado.
...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Obama discute futuro dos EUA com Apple, Google e Facebook

Económico
20110217
Obama viaja para São Francisco para se encontrar com Steve Jobs, Eric Schmidt e Mark Zuckerberg.
O encontro já foi confirmado por uma fonte oficial da Casa Branca, que revelou que em cima da mesa da reunião estará "a promoção dos EUA como fonte de inovação e o compromisso dos líderes tecnológicos em fazer novos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, educação e energias renováveis".
Na agenda do encontro vai estar também a discussão sobre como fortalecer a economia norte-americana, apoiar o empreendedorismo e criar postos de trabalho no País, disse ainda a Casa Branca.
...
Notícia completa em:

JN - Sexagenário encontrado morto em casa há dois meses

JN 20110217
Telma Roque
Um sexagenário foi encontrado morto em casa, em Linda-a-Velha, esta quarta-feira. O homem, de 62 anos, era divorciado, tinha uma filha e vivia sozinho. Suspeita-se que tivesse morrido há mais de dois meses.
Os vizinhos do sexagenário, que vivia na Rua de Duarte Pacheco Pereira, referem que já não o viam desde antes do Natal e que o seu comportamento era um pouco estranho nos últimos tempos.
Segundo apurámos, o homem havia se afastado da família. No entanto, familiares seus haviam-no procurado, algumas vezes, em casa e ligado para o telemóvel, sem conseguir chegar à fala com ele.
Hoje, a filha contactou os Bombeiros Voluntários do Dafundo que, sob a vigilância de agentes da autoridade, arrombaram a porta do apartamento, situado no rés-do-chão de um prédio de três andares.
No interior, deram com o corpo do sexagenário sentado numa cadeira e debruçado sobre uma mesa.
Os vizinhos afirmam que, por vezes, ao passar junto à porta do apartamento, sentiam um ligeiro mau odor. Contudo, julgavam tratar-se de cheiro oriundo de cães.
Este é o quinto caso numa semana de idosos encontrados mortos em casa. Ontem, em Faro, um homem de 67 anos foi encontrado morto em casa, nos arredores de Faro. O homem teria falecido há um ou dois dias.
.
A versão impressa do JN acrescentava ainda:
"Carlos Jaime, comandante dos Bombeiros do Dafundo (corporação que foi chamada pela PSP de Miraflores para arrombar a porta), sublinhou que este tipo de situações - pessoas mortas em casa há meses - é comum embora possa parecer estranho e chocante.
O responsável contou que, no mês passado, os bombeiros arrombaram uma porta e encontraram uma senhora morta na banheira há mais de um mês. "Existe com a PSP uma relação de grande colaboração e de sensibilidade para este tipo de casos", rematou."
.
Comentários no JN:
Susana Oliveira
É pena que só após terem encontrado o corpo da senhora que esteve 9 anos morta num apartamento é que tenha sido dado o alerta para muitas outras situações do genéro! Lamento também que mesmo sendo vitimas de abandono por parte das familias, não seja possível naqueles em que existem bens a herdar, que estas não recebam nada. É de lamentar o quanto existem pessoas interesseiras e que põem o dinheiro acima dos valores pessoais e conseguem viver com o peso na consciência de herdarem algo de alguém de quem nunca quiseram saber...
.
Azevedo
Não meta tudo dentro do mesmo saco e não sinta na pele aquilo que diz. Tenho junto de mim um Sr. Com Setenta e Tal anos e acerca de dois anos deixei de o ver durante uns dias. Achei estranho e comuniquei com a família! Resultado o Sr. Andava a dar umas voltas não deu cavaco a ninguém (Nem filhos) e depois chateou-se comigo dizendo que me estava a meter na sua vida e que o deixasse em paz caso contrário teríamos problemas. E agora mentem a mesma ideia?
.
Cunha
Dois meses sem que ninguém o procurasse a sério, mesmo a provocar algum mau cheiro, num rés do chão, onde passavam os restantes moradores e tendo uma filha, é sem dúvida, uma prova de grande isolamento. Como a sociedade parece ter tendências a piorar, o que fazemos agora, alguém nos fará o mesmo amanhã. É bom que comecemos já a prestar alguma atenção aos nossos vizinhos que vivem sozinhos.
.
Soares
Não faças aos outros o que outros um dia te podem fazer. Para mim é falta da comunicação falta de dialogo falta de tempo, antigamente havia pobreza ma havia mais amor, agora toda gente anda com pressa!!!
.
A força dos média

Durante as próximas semanas é contar com mais notícias destas, porque a comunicação social resolveu só agora dar-lhes importância, estas situações já aconteciam há anos... Já tivemos o alarmismo da gripe A, o alarmismo dos ataques de cães... Qual será a tendência para a próxima estação?
.
fidalgo
Mais vale morrer só do que mal acompanhado....Muitas pessoas de 65 anos,que nem sempre deveriam ser consideradas idosas,estão a morrer cada vez mais em Portugal,e isso deve-se,em minha opinião,á degradação das pensões de reforma,á desumanidade com que são tratados nos centros de saúde e hospitais. A falta de esperança em dias melhores ,também provoca um enorme desânimo em certas pessoas,contribuindo para mortes em idades que não poderão ser consideradas muito avançadas.Vamos continuar a assistir a cada vez mais mortes involuntárias,ou suicidios,porque os políticos criaram as condições para levar as pessoas ao desespero e á tristeza ,de vidas sem amor e com muito pouco dinheiro.A Seguraça Social é q agradece e bate palmas a esta situação.
.
Estranho
Estará para surgir algum investimento ou reforço no âmbito de instituições que se propõem acudir a idosos em situação de risco? Se sim, há males que vêem por bem. Uma palavra de apoio aqueles que de boa fé servem estas instituições. Estranho! Tantos casos! Levanta dúvidas! Quando a "fartura" é muita o povo ...... Boa noite
.
João Osório
O bem conhecido aforismo popular que diz "Filho és,pai serás,assim como fizeres,assim acharás",na minha opinião justifica a existência dum número significativo de idosos "rebeldes" em aceitar o apoio explícito dos seus familiares directos.Aqueles idosos,que nunca foram capazes de estabelecer uma saudável relação de cumplicidade entre pais e filhos,nunca poderão esperar,nem valorizar,esse vital relacionamento para a prestação dos necessários cuidados na sua velhice.Assim sendo,vamos todos assumir e reconhecer os nossos erros,para que este estado de coisas se ultrapasse.Chega de culpar o Estado Social,a Igreja,a Sociedade e façamos todos o nosso acto de contrição.
.
M.R.
Ter a chave da casa do pai? Isso era se o pai a desse! Os meus pais preferem dá-la aos vizinhos do que ao filho, sabendo eles que têm um filho e uma nora que sempre os trataram e tratam bem, e os acompanham quando estão doentes e , defendem determinados valores morais. Os idosos são muito teimosos e desconfiados não nos esqueçamos.

.Bibobelho

Olha ó velho , olha o velho ,olha o velho , olha o velho carrasquinha ! O velho vai-se casar e a boda é de sardinha ....E a visavó do velho é que vai ser a madrinha ...... Ó pessoal vivei alegremente ! Isto vai ser sempre assim mesmo ... Não acusem os filhos ! Pensam que é fácil tomar conta dos "velhos"? Os ricos são tratados nos Lares , os pobres são tratados no céu .

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Sintra: Finanças vão reavaliar processo que levou à venda judicial de casa onde foi encontrada idosa morta

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12139572.html
Sintra, 11 fev (Lusa) -- A administração fiscal vai reavaliar a responsabilidade pelas dívidas da idosa encontrada morta numa casa em Rinchoa, Sintra, que foi vendida por penhora judicial, disse hoje fonte das finanças.
"Logo que a administração fiscal portuguesa tenha a data de morte fixada pelas autoridades competentes vamos avaliar a responsabilidade pelas dívidas" da idosa, disse fonte da Direção de Finanças de Lisboa. As autoridades admitem assim a nulidade da venda do apartamento já que podem vir a ser responsabilizados os herdeiros pelo atraso nos impostos.
Na terça-feira foi encontrada dentro do seu apartamento uma idosa que estava desaparecida desde 2002, depois de as autoridades policiais terem arrombado a fechadura da habitação a pedido da nova proprietária que o tinha adquirido num leilão das finanças.
.
Comentário:
A cegueira por "atingir objectivos" em organismos públicos vai dar em muitas palermices destas!!!
Isto merecia um punhado de processos em tribunal, não só apresentados pela família, mas também pelas entidades que deviam efectivamente estar responsáveis pela defesa do interesse dos cidadãos...

Presidenciais: Ministro da Administração Interna propõe extinção...

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12140229.html
Lisboa, 11 fev (Lusa) -- O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, propôs hoje no Parlamento a extinção do número de eleitor, que considerou "o corolário lógico do recenseamento automático", e sugeriu que a lei passe a prever a notificação obrigatória aos eleitores.
Rui Pereira falava na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na sequência de um pedido do PSD para obter esclarecimentos sobre os problemas verificados nas eleições presidenciais, a 23 de janeiro, com os portadores do cartão do cidadão.
"Estamos disponíveis, penso que vossas excelências estão disponíveis, para analisar agora o que não foi aprovado legislativamente no passado, nem podia ser, que é eventualmente a extinção do número do eleitor", disse o ministro.
Para o governante, esta alteração, "algures no futuro" é "o corolário lógico do recenseamento automático".
"Implica uma reorganização de fundo, que é difícil, mas que penso que deve ser encarada, da nossa organização eleitoral", sustentou.
Esta é uma das recomendações do relatório elaborado por investigadores da Universidade do Minho - cujas conclusões estão a ser debatidas hoje na comissão parlamentar.

Combustíveis: Lucros da Galp seriam iguais se preços na bomba fossem iguais a Espanha - Ferreira de Oliveira

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12140343.html
Lisboa, 11 fev (Lusa) - O presidente da Galp considera que a petrolífera teria os mesmos lucros ou até mais caso o preço da gasolina em Portugal fosse igual ao de Espanha, uma vez que sem impostos os preços nos dois países são semelhantes.
"Até teríamos mais lucros, já que muitos portugueses se deslocam a Espanha para abastecer", disse hoje Ferreira de Oliveira, ao ser questionado sobre os lucros de mais de 300 milhões de euros da petrolífera, num momento em que são cada vez mais altos os preços do combustível em bomba.
Ferreira de Oliveira recordou que os preços da gasolina e do gasóleo antes de impostos são iguais ou mesmo inferiores aos de Espanha, pelo que é a carga fiscal diferente que inverte o cenário.

Douro/Duero: Projecto Suvidur vai elaborar manual de boas práticas em viticultura

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12140399.html
Vila Real, 11 fev (Lusa) - O projeto transfronteiriço Suvidur, que termina em junho, dispõe de 1,1 milhões de euros para efetuar a zonagem, o ordenamento da vinha e a elaboração de um manual de boas práticas em viticultura nas encostas do Douro.
O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) faz terça-feira, no Pinhão, um balanço do Suvidur - Sustentabilidade da Viticultura de Encosta na Regiões do Douro e do Duero.
O objetivo da iniciativa é, segundo refere o instituto público em comunicado, mostrar como estão a decorrer os trabalhos de campo de caracterização do solo dos cerca de 250 mil hectares de vinha da Região Demarcada do Douro.

Biodiversidade: Iniciativas do Ano Internacional continuam após fim das comemorações

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12120174.html
Lisboa, 12 fev (Lusa) - Exposições sobre insetos, linces ou águias-reais e trilhos na natureza para conhecer as espécies existentes são algumas iniciativas do Ano Internacional da Biodiversidade que vão manter-se mesmo após o fim das comemorações.
O Ano Internacional da Biodiversidade, que se celebrou em 2010, foi marcado por ações de várias entidades, uma das quais o Bioeventos, um programa promovido pela Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e do Centro de Biologia Ambiental, e cujo balanço é, "de uma forma geral, positivo".
A coordenadora do Centro de Biologia Ambiental, Margarida Santos Reis, explicou à agência Lusa que um dos objetivos era "corresponder às expetativas do desafio lançado pela UNESCO de aumentar a consciência social sobre o valor da vida na Terra e a importância da biodiversidade".