sexta-feira, 19 de novembro de 2010

JN - Pedro Ivo Carvalho: Boys, boys, boys


O Estado português, é sabido, tem as costas largas. Demasiado largas. Tão largas que há quem trepe por ele acima, se empoleire nos seus ombros e, lá do alto, grite, a plenos pulmões: "Também eu já bebi do seu cálice, também eu já fui bafejado pela sorte!"

O cálice é o Orçamento do Estado, a sorte é ser amigo de alguém que mexe uns cordelinhos no partido que está no poder. Ou, como normalmente são designados, os "boys" que se acotovelam nas trincheiras desta Função Pública que oscila de regime para regime, gente esperta o suficiente para não fazer muitas perguntas inteligentes.
...
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1714442&opiniao=Pedro%20Ivo%20Carvalho

JN - Mortos nas estradas a cada ano passaram de 2600 para 800 em 30 anos

O número de mortos devido a acidentes rodoviários diminuiu de 2600 anuais na década de 1980 para menos de 800, mas o objectivo de Portugal é igualar os países com melhores indicadores nesta matéria, afirmou o ministro da Administração Interna.
...
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1714870

JN - Estudantes recuperam prédio vazio

Carla Sofia Luz
A ideia vem de Viena, na Áustria. Um grupo de artistas decidiu transformar um dos inúmeros edifícios devolutos do Porto em habitação económica para universitários. Caberia aos estudantes fazer a recuperação do imóvel em troca de uma casa barata por sete anos.
...
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1714316

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

JN - Manuel António Pina: Profissão: "boy"

http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1713545&opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina

Lisboa: Câmara aprova Carta dos Bairros de Intervenção Prioritária com 67 áreas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11781499.html
Lisboa, 17 nov (Lusa) -- A Câmara de Lisboa aprovou hoje a primeira Carta dos Bairros de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) do concelho, prevendo que até ao final do ano estejam definidas as regras das candidaturas das juntas e dos parceiros locais.
O documento, do qual constam 67 áreas, recebeu as abstenções do PSD e do CDS e os votos favoráveis da maioria liderada pelo PS e do PCP.
Num briefing realizado nos Paços do Concelho após a sessão, a vereadora da Habitação, Helena Roseta, referiu que a autarquia está já a discutir com as juntas de freguesia o regulamento para as candidaturas dos pequenos projetos de melhoria dos bairros, que terão de obedecer aos eixos de intervenção que vão ser definidos para cada local.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Obras Públicas: Inspecção-Geral vai controlar qualidade da despesa das empresas e organismos da tutela

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11750589.html

Lisboa, 10 nov (Lusa) -- A Inspecção-Geral das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (IGOPTC) vai fazer em 2011 uma ação de controlo da qualidade da despesa das empresas e organismos tutelados pelo Ministério das Obras Públicas.

Esta é uma das 10 ações inspetivas que IGOPTC vai realizar no próximo ano e que foram apresentadas hoje, em conferência de imprensa, em Lisboa.

O inspetor geral, Feliciano Pereira Martins, disse que, no âmbito da ação de controlo da qualidade da despesa, a IGOPTC vai dar "prioridade" às despesas de representação, gastronómicas, com veículos, entre outras.

Lei dos Solos: É mais urgente mudar Código das Expropriações porque permite valores especulativos - Helena Roseta


Lisboa, 10 nov (Lusa) -- A vereadora da Habitação na Câmara de Lisboa defendeu hoje que mais urgente do que rever a Lei dos Solos é mudar o Código das Expropriações, que "praticamente inviabiliza" a possibilidade de expropriar porque permite exigir valores especulativos.

Helena Roseta, para quem a Lei dos Solos de 1976 apenas precisa de ser atualizada, defende "um verdadeiro papel regulador do Estado na política de solos".

"Isso envolve, além da intervenção direta no mercado de solos, o ordenamento de território, a política fiscal e a transparência na formação do valor [do solo], entre outros aspetos", defendeu.

Lisboa: Câmara aprova novo Plano Diretor Municipal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11752513.html

Lisboa, 10 nov (Lusa) -- O novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Lisboa foi hoje aprovado pela câmara, com a vereação do PSD, maior partido da oposição na autarquia e na assembleia municipal, a dizer que o documento "vai com certeza ser concretizado".

O PDM, que seguirá agora para a comissão de acompanhamento (com entidades da administração central) e terá a sua apreciação final na assembleia municipal, mereceu os votos favoráveis da maioria liderada pelo PS e do PSD e os votos contra de PCP, CDS e do vereador Vítor Gonçalves, que saiu do gabinete social democrata.

O líder da vereação do PSD disse que o grupo olha "sem desconfiança" para a proposta, apesar de "não estar a dormir" e de esperar que não haja grandes alterações, e afirmou que hoje se marcou o fim de um ciclo neste mandato, no qual se têm registado algumas diferenças de opinião "entre a câmara e a assembleia municipal".

Ambiente: Mais de 50 autarcas reunidos em Cascais para debater cidades do futuro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11751774.html

Cascais, 11 nov (Lusa) -- O concelho de Cascais vai receber na próxima semana a conferência "Energy for Smart Cities" num encontro que vai juntar mais de 50 autarcas portugueses para debater a importância da energia e sustentabilidade no desenvolvimento das cidades.

"Trata-se de uma conferência que procura debater a cidade do futuro, mais humana, amiga do ambiente e moderna", descreveu à agência Lusa Carlos Pimenta, membro da comissão científica da conferência.

Numa altura em que o aquecimento global surge como uma das principais preocupações dos decisores políticos mundiais, as cidades não têm conseguido acompanhar o crescimento urbano das últimas décadas e não são capazes de dar respostas de qualidade de vida às pessoas.

Cultura: Arquiteto Álvaro Siza Vieira vence 3.ª edição do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11755103.html

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Fachadas renovadas para atrair moradores

JN - 20101110
Marta Neves
Recuperam fachadas e zonas comuns em poucos meses, mantendo a traça original. As obras no interior das casas ficam a cargo dos compradores. A estratégia, importada de Espanha, está a ser utilizada na reabilitação de edifícios degradados no Porto.
...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Algarve: Investigadores descobrem vestígios de medicamentos nas águas dos rios Arade e Guadiana

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11723480.html
Faro, 7 nov (Lusa) -- Investigadores da Universidade do Algarve (UAlg) descobriram vestígios de medicamentos na água dos rios Arade e Guadiana, um problema que, afirmam, está relacionado com a ausência de tecnologia aplicada aos tratamentos de águas residuais.
Através de sensores colocados na água, a equipa detetou a presença de vestígios de anti-inflamatórios, anti-depressivos, analgésicos e alcalóides como a cafeína, revelou à Lusa Maria João Bebianno, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA).
O impacto na saúde pública não é ainda conhecido mas os primeiros resultados deverão estar disponíveis no início do próximo ano, acrescenta a investigadora, sublinhando que as últimas amostras serão recolhidas neste fim de semana.

Venezuela: Chavez quer "impôr o silêncio como na URSS e em Cuba" - SIP

Merida, México, 08 nov (Lusa) - O presidente Hugo Chavez procura "controlar as ideias e impor o silêncio" na Venezuela como "na União Soviética da era comunista e atualmente em Cuba", denunciou no domingo a Sociedade inter-americana de imprensa (SIP) no México.
"Chavez pretende controlar as ideias e impor o silêncio", "numa estratégia de controlo social" onde "o povo depende exclusivamente do Estado para obter trabalho e alimento", declarou David Natera, presidente do Bloco de imprensa venezuelano, associação nacional de meios de comunicação social de oposição.
Estas ideias foram conhecidas num relatório preliminar da SIP na assembleia-geral da organização continental realizada em Merida, na península mexicana do Yucatan.
.
Comentário na Net:
Já estive em Mérida, no Yucatan...
Aquele povo não merece este estado de tirania!
È este o gande amigo do NOSSO primeiro ministro...
TRISTES POVOS QUE ATURAM TIRANIA E ESTUPIDEZ...

Juros/Dívida: Portugal já financiou 93% da dívida prevista para 2010 - Alberto Soares

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11741051.html
Lisboa, 08 nov (Lusa) - Portugal já colocou no mercado 93 por cento da dívida prevista para este ano, disse hoje o presidente do Instituto de Gestão do Crédito e da Dívida Pública, Alberto Soares, em entrevista à agência financeira Bloomberg.
O responsável pela colocação de dívida pública no mercado externo manteve a intenção de se financiar junto de investidores, apesar da subida das taxas de juro na última semana e da melhoria na sexta feira e hoje.
Nos comentários feitos à Bloomberg, Alberto Soares disse que o leilão de Obrigações do Tesouro desta semana deverá ser o último este ano.

TGV: Construção do troço Poceirão-Caia arranca entre fevereiro e março - diretor geral da concessionária

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11741659.html
Lisboa, 08 nov (Lusa) -- A construção do troço de alta velocidade ferroviária Poceirão-Caia, da futura linha Lisboa-Madrid, avançará entre fevereiro e março de 2011, disse hoje à Lusa o diretor geral da concessionária responsável pelo projeto.
"Em fevereiro ou março estamos à espera de arrancar com a construção", disse à Lusa Armindo Pinho Martins, referindo que é "difícil" avançar datas, porque é necessária a obtenção de licenças ambientais.
O diretor geral da concessionária ELOS disse que o facto de a Refer e a RAVE -- Rede Ferroviária de Alta Velocidade terem retirado do Tribunal de Contas (TC) o pedido de visto prévio ao contrato não afetou até agora o ritmo dos trabalhos.

Autarquias: Cerca de 70 municípios estão em "grave situação financeira" - ANMP

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11741747.html
Lisboa, 08 nov (Lusa) - Cerca de 70 municípios portugueses estão atualmente numa grave situação financeira, disse hoje no Parlamento o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
Fernando Ruas revelou hoje, numa audição conjunta nas comissões parlamentares do Orçamento e Finanças e do Poder Local, que "os municípios estão todos em dificuldades financeiras".
No entanto, em situações de saneamento ou de reequilíbrio, duas das situações de desequilíbrio mais graves definidas pela lei para as autarquias, "estarão neste momento cerca de 70 municípios".
.
Comentário na NET:
Nem mais um cêntimos para essa cambada de políticos de carreira que destruiram o nosso país e os nossos dinheiros que lhes entregamos pelos impostos, em muitos casos para benefícios pessoais ou dos amigos...Um município que tenha tido uma gestão minimamente digna não tem estes problemas. Por isso, para todos aqueles que criaram esta situação... julgamento criminal e CADEIA!!!

Finanças: Ex juiz do TC defende sanções mas lembra que responsabilidade criminal tem de ser investigada pela PJ

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11741854.html
Lisboa, 08 nov (Lusa) -- A responsabilização criminal dos responsáveis pelos maus resultados da economia tem de ser definida em tribunal depois de investigação da Polícia Judiciária, disse à Lusa o ex juiz do Tribunal de Contas Carlos Moreno.
Autor do livro "Como o Estado gasta o nosso dinheiro" e defensor da responsabilização dos maus gestores de dinheiros públicos, Carlos Moreno defendeu que a fiscalização à forma como são geridas as finanças públicas deve ser em primeiro lugar feita pelo Tribunal de Contas.
"É o Tribunal de Contas que pode fazer duas coisas: aplicar multas aos gestores ou obrigá-los a repor os dinheiros gastos ilegalmente", referiu, sublinhando que estas medidas devem ser levadas a cabo "independentemente de haver matéria criminal, porque nessa altura tem de ser investigado pela PJ e julgado pelos outros tribunais".
.
Finanças: Responsabilização criminal por maus resultados da economia "não faz sentido no plano jurídico" - Jorge Miranda
Comentário na Net:
Este vem agora defender os colegas inaptos que nos levaram a todos à banca rota!
Cambada de incompetentes que não podem deixar de ser responsabilizados pelos seus actos... Isto não devia ser uma brincadeira de cachopos...
Porque não começam por alguns Municípios, onde presidentes de câmara, armados em pseudo-gestores, desbaratam os dinheiros públicos e destroem os nossos espaços urbanos?
Políticos de carreira, incompetentes, que transformaram a gestão municipal num feudo para benefícios próprios e dos seus familiares e compinchas...
O crime é nosso ao deixarmos impunes esses actos e quem os pratica!

Função Pública: Tribunal Administrativo decide a favor de um trabalhador e suspende despacho das Finanças

Lisboa, 08 nov (Lusa) -- O Tribunal Administrativo de Lisboa decidiu a favor de um funcionário público, suspendendo a eficácia do despacho que cessou os concursos de acesso e estabeleceu regras para o reposicionamento remuneratório pós-concurso e para a mobilidade interna.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Bettencourt Picanço, congratulou-se com a decisão, referindo que os interessados devem solicitar/requerer "o prosseguimento urgente dos concursos a que sejam opositores".
"Os trabalhadores que estejam a iniciar um período de mobilidade interna devem propor que o pagamento da sua remuneração seja feito pela posição remuneratória seguinte à que detêm", disse.

QREN: Procura de apoios foi cinco vezes superior aos fundos disponíveis em 2009

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11742408.html
Lisboa, 08 nov (Lusa) - A procura de apoios no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) foi, em 2009, cinco vezes mais elevada do que o fundo disponibilizado a concurso, indica o relatório anual do QREN.
Segundo o relatório, hoje divulgado, foram apresentadas candidaturas no valor de 52 mil milhões de euros (face aos dez mil milhões de euros disponíveis), "apesar da difícil conjuntura económica".
A taxa global de compromisso atingiu os 45 por cento, no final do ano passado, uma "significativa recuperação" face a 2008, quando rondava apenas os 19 por cento.

Religião: Bispos pedem aos portugueses para não pactuarem com "consensos políticos mínimos"

Fátima, 08 nov (Lusa) -- Os bispos estão perplexos com a "falta de verdade nos centros de decisão da gestão pública", que consideram ser resultado de "querelas pessoais e de jogos político-partidários", e pedem aos portugueses para não pactuarem com "consensos políticos mínimos".
"Não podemos deixar de evidenciar também a nossa perplexidade pela falta de verdade nos centros de decisão da gestão pública, pela ausência de vontade em solucionar os desafios atuais e pela ânsia obsessiva do lucro que conduz à desumanização da vida", afirmou Jorge Ortiga, em Fátima, no discurso que abriu a 176.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Para o arcebispo de Braga, a inverdade é "frequentemente resultante de querelas pessoais e de jogos político-partidários pouco transparentes, que aprisionam os líderes aos interesses instalados nas estruturas público-privadas".

OE2011/Freguesias: Gestão da maioria das freguesias "inviabilizada" por falta de verbas

Lisboa, 08 nov (Lusa) -- O presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) alertou hoje que, devido à perda sistemática de verbas pelas freguesias nos últimos Orçamentos do Estado, a maioria das quais está "completamente inviabilizada".
...
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11742735.html

OE2011: Juízes não querem tratamento de exceção, mas também não aceitam "discriminação negativa" - ASJP

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11743488.html

DD - Porto: MP pede absolvição de Nuno Cardoso e restantes arguidos

O Ministério Público junto dos Juízos Criminais do Porto pediu hoje a absolvição do antigo presidente da Câmara local, Nuno Cardoso, e demais arguidos no processo do Plano de Pormenor das Antas (PPA).
...
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=477620