sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CIDADANIA LX: Terreiro do Paço - Novos holofotes, piso estragado

.
Consultar a mensagem do post em hiperligação com:
.
Comentários do Dr. Raul Nobre:
"Não tomem como brincadeira aquilo que vou escrever.
Será que o autor destes disparates é um indivíduo mentalmente são?Uma coisa são os comentários disparatados que por vezes lemos. Outra coisa são ESTES ATENTADOS contra o nosso património, vindos de indivíduos com formação académica superior. Sem estar a querer fazer ironia, fico a pensar que por detrás deste comportamento pode muito bem existir patologia do foro psiquiátrico. E como é que se vai "deitar a mão" em casos em que isto possa acontecer? É uma coisa muito séria e quem ocupa cargos superiores aos destes indivíduos, tem que ter isto presente e estar atento para actuar em conformidade.
O facto de um indivíduo ser, por exemplo, psicótico, não significa que não seja inteligente.
E questões destas podem ser, pelo doente, encaminhadas judicialmente e encaradas como difamação (ele apresentará logo dois ou três psiquiatras que dirão que é mentalmente normal).
Por isso mesmo, eu não estou a dizer que o homem (ou mulher) seja psicótico.
O que eu digo é que os resposáveis têm que estar atentos, mas mesmo muito atentos, pois "AQUELAS OBRAS" não me parecem próprias de alguém mentalmente são. Mas posso estar enganado, como é óbvio.
./.
Para não chorarmos, deixem-me ironizar à boa maneira portuguesa.
Sabem qual é a diferença entre os erros dos médicos e os erros dos arquitectos?
Os erros dos médicos enterram-se e os dos arquitectos ficam à vista.
Consta que neste caso não estaremos perante arquitectos, mas sim perante arquitontos.
Falando sèriamente, o que se deve fazer?"
.
Comentário:
O Dr. Raul Nobre formaliza uma expressão de impotência que a generalidade das pessoas de bem e de alguma cultura cívica vêem sentindo há já muito tempo.

A metodologia de “políticas agressivas” de intervenção social e urbana de vários dos nossos políticos (arreigando vontades próprias, contra tudo e todos os que têm um nível superior de conhecimentos em cada uma das áreas específicas de intervenção), está a destruir não só o nosso património, a nossa cultura e mesmo a nossa economia.
Vêem de longe as críticas individuais quanto a estas atitudes, sem grandes resultados práticos.

Uma das melhores percepções desta triste realidade está na Tese de Doutoramento do General Ramalho Eanes: A sociedade civil não soube impor os seus desígnios no pós 25 de Abril.

O melhor meio de defesa dos principais valores sociais e culturais é pela intervenção das Ordens e Associações Profissionais de cada um dos sectores, arreigando valores de qualidade e seriedade, que deveriam ir bem mais longe que a vulgar defesa de interesses económicos e de grupo, característicos das actuais vontades políticas.
Mas onde temos visto esta intervenção?

Há um sentimento profundo de que, na generalidade, esses valores políticos dominam também esses grupos profissionais. O erro é permitir-se isso.
Cada uma das direcções das Ordens profissionais está OBRIGADA à salvaguarda dos seus valores fundamentais – e devia cumprir.

Para salvar a face, alguns grupos pontuais deixam-nos uma ténue esperança – por exemplo, esta subscrição pública agora apresentada e devidamente fundamentada pela URBE, sobre o PPS da Baixa Pombalina (que vem na linha da brincadeira que fizeram na Praça do Comércio), e que vivamente aconselho a que seja subscrita (é quase um grito de revolta contra a estupidez):
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2511
Ferreira arq.

Petição da URBE para alterar o Plano de Pormenor de salvaguarda para a Baixa de Lisboa

Recebido por mail de Jorge Cruz:

"Caros Amigos,
A proposta do Plano de Pormenor de Salvaguarda para a Baixa de Lisboa encontra-se em período de discussão pública até 15 de Setembro.
A Baixa é MONUMENTO NACIONAL, que se pretendia candidatar a PATRIMÓNIO UNIVERSAL DA HUMANIDADE, e corre o risco de ser irremediavelmente descaracterizada pela especulação imobiliária se este Plano for aprovado.
Peço-vos encarecidamente que leiam, subscrevam e divulguem pelos vossos contactos a petição destinada a solicitar a alteração do Plano: "

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N2511

Na sequência de todos os comentários que já emiti sobre a forma como decorreram, e ainda decorrem, as obras na Praça do Comércio, plenas de leviandade cultural, aqui a escala é ainda maior.
Fazer, sim. Mas pelo menos não fazer mal!

A base de conhecimentos históricos e de defesa patrimonial que faltaram no trabalho da Praça do Comércio, também não estão subjacentes a esta proposta do Plano, quem tem demasiadas falhas e omissões.
A ser aprovado nos termos actuais constituirá a porta para a descaracterização de um Plano Urbanístico fabuloso, que serviu de referência a muitas outras intervenções posteriores, e foi pioneiro na intervenção urbanística e social.
Há inúmeros estudos sobre esta área, e vários especialistas capazes de acessorar adequadamente um plano destes, sem o deixar cair apenas no conciliar de vontades entre políticos e empreiteiros, que é a evidência de algumas das propostas que contém.

É de louvar a atitude da URBE, que mais uma vez, pela mão do Dr. Rogério Gomes, defende posições tecnicamente adequadas, na defesa de um património que é uma mais valia significativa e é a imagem da nossa cultura.

http://forumsociedadecivil.blogspot.com/2009/09/cidadania-lx-terreiro-do-paco-renovado.html

Etiqueta dos post's sobre as obras da Praça do Comércio: http://forumsociedadecivil.blogspot.com/search/label/a%20pra%C3%A7a%20do%20com%C3%A9rcio

Conjuntura: Todos os países devem especificar medidas "centradas no lado da despesa" - BCE

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11394736.html
Lisboa, 12 ago (Lusa) -- O Banco Central Europeu defendeu hoje que os próximos orçamentos devem refletir o "forte empenho" na correção dos desequilíbrios e que "todos os países" devem especificar medidas "centradas no lado da despesa" e estarem preparados para aplicar novas.
"Todos os países têm de especificar medidas de ajustamento orçamental credíveis, centradas no lado da despesa, devendo também estar preparados para, se necessário, aplicar medidas adicionais ao longo dos próximos anos", diz o BCE no seu boletim mensal.
O banco central deixa novo aviso de que "poderão ser necessários objetivos mais ambiciosos, tais como os já assumidos por vários países da área do euro, nos casos em que os planos atuais não sejam suficientes" e que "é crucial que os planos orçamentais para 2011 e para os anos seguintes reflitam um forte empenho em regressar a uma situação de finanças públicas sólidas".

Setúbal: Cidadãos hasteiam sábado bandeira negra contra degradação do Portinho da Arrábida

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11394930.html
Lisboa, 12 ago (Lusa) -- Um grupo de cidadãos e comerciantes marcaram para sábado uma concentração de protesto no Portinho da Arrábida, em Setúbal, durante o qual deverão hastear uma bandeira negra por estarem preocupados com o atual estado de degradação da praia.
Pedro Vieira, um dos promotores da iniciativa, realça que o protesto se deve "ao estado de abandono a que o Portinho chegou" e responsabiliza as várias entidades com jurisdição sobre o Portinho da Arrábida (PA), que está inserido no Parque Natural da Arrábida, nomeadamente a câmara de Setúbal, Administração Regional Hidrográfica e Polícia Marítima".
"Como não se conseguem entender [as entidades], o PA chegou a um estado de abandono inacreditável e, mais paradoxalmente, é finalista no concurso das sete maravilhas naturais de Portugal", destacou.

Paquistão: Águas começam a baixar depois de cheias sem precedentes em 80 anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11395190.html
Sukkur, Paquistão, 12 ago (Lusa) -- As águas das inundações começaram hoje a recuar no Paquistão, depois de terem obrigado milhões de pessoas a deixarem as suas aldeias devastadas.
A ONU lançou na quarta-feira um apelo de fundos no valor de 460 milhões de dólares para ajuda.
Embora os alertas de cheias continuem em vigor até sexta-feira em algumas regiões do Sind (sul) e do Pendjab (centro), os meteorologistas preveem a partir de agora chuvas mais dispersas.

UE: Moody's submete escritórios europeus a fiscalização comunitária

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11395327.html
Lisboa, 12 ago (Lusa) -- A Moody's anunciou hoje que entregou formalmente uma aplicação para submeter os seus escritórios a funcionar na União Europeia à nova regulamentação comunitária das agências de 'rating', que incluem a sua fiscalização.
"A Moody's apoia fortemente os objetivos da Regulação de ajudar a restaurar a confiança nos 'ratings' através de um quadro harmonizado a nível europeu. A agência de 'rating' está empenhada em contribuir para a saúde, estabilidade e vitalidade dos mercados de capitais da União Europeia", diz a agência em comunicado.
A regulação da União europeia define um enquadramento para o registo, regulação formal e inspeção das agências de notação financeira a operar nos Estados membros e faz parte do pacote de reformas anunciado pelo G20 para implementar no sistema financeiro.

Conjuntura: Risco da dívida portuguesa sobe 28% desde 3 de agosto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11395881.html
Lisboa, 12 ago (Lusa) - O risco da dívida portuguesa subiu 28 por cento desde 3 de agosto, com Portugal a registar hoje a terceira maior subida em termos mundiais, devido à renovação dos receios quanto à saúde financeira dos países periféricos do euro.
Segundo dados da agência de informação financeira Bloomberg, desde 3 de agosto, o aumento do risco da dívida portuguesa só foi superado pela Itália, com os CDS a subirem 39 por cento, e pela Irlanda, com avanço de 37 por cento.
Já o risco da dívida espanhola subiu 12 por cento no mesmo período, enquanto a grega cresceu 16,6 por cento.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Incêndios/Sintra: PJ tem "fortes indícios" de fogo posto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11393531.html
Lisboa, 11 ago (Lusa) - A Polícia Judiciária (PJ) deslocou hoje à tarde para as zonas afetadas por incêndios no concelho de Sintra várias equipas de investigação, porque há "fortes indícios" de fogo posto.
Fonte da direção nacional da PJ disse à agência Lusa que tudo indica que os incêndios que deflagraram esta tarde -- o mais significativo dos quais em Belas -- tenham mão criminosa, dada "a multiplicidade de focos".
O incêndio que lavrou na zona de Belas, em Sintra, foi dado como dominado às 20:00, tendo envolvido 331 homens, apoiados por 101 veículos. A Proteção Civil adiantou que, por se prever uma "noite quente", vai "manter o dispositivo nas próximas horas".

Ambiente: Brasil e EUA trocam dívida por investimento na proteção de três ecossistemas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11393520.html
Brasília, 11 ago (Lusa) -- O Brasil e os Estados Unidos acordaram a conversão de parte da dívida brasileira, no montante de 16 milhões de euros, em programas de proteção do ambiente, indicou hoje o Ministério do Ambiente brasileiro.
Este acordo estipula que o Brasil será dispensado de reembolsar esta dívida durante cinco anos, na condição de investir o dinheiro em projetos de preservação de três ecossistemas.
Estes são a floresta atlântica -- uma floresta tropical húmida que deveria cobrir todo o litoral do Brasil aquando da sua descoberta --, a Caatinga, uma zona semi-árida do Nordeste, e o Cerrado, um tipo de savana no Centro do país.
.
Comentário:
Esta é uma notícia importante, reveladora de uma alteração de mentalidades que os nossos políticos ainda não atingiram. E parece não pretenderem atingir. Salvaguardar os ecossistemas existentes será também uma mais valia económica, desde o turismo à vantagem da autorregulação própria do meio ambiente. Tudo aquilo que alteramos sem imperiosa necessidade, significa encargos agravados de manutenção, num futuro próximo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Clima: Catástrofes deste verão alertam para efeitos das mudanças climáticas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11385877.html
Paris, 09 ago (Lusa) -- Entre canícula, seca e inundações, os acontecimentos excecionais que se desenrolam este verão, da Rússia ao Paquistão, remetem para as perspetivas sombrias dos efeitos futuros das mudanças climáticas.
Os climatólogos interrogados hoje pela agência noticiosa AFP recusam correlacionar as catástrofes que atingem a Federação Russa, o Paquistão, a China ou a Europa de Leste, argumentando com a falta de histórico.
Mas todos as consideram "coerentes" com as conclusões do Grupo Intergovernamental de Peritos sobre as Mudanças Climáticas (GIEC).

domingo, 8 de agosto de 2010

Futebol: Supertaça -- Palmarés

Lisboa, 07 Ago (Lusa) - Lista dos vencedores da Supertaça Cândido de Oliveira em futebol, cuja 32.ª edição foi hoje conquistada pelo FC Porto, após vencer o Benfica por 2-0, no Estádio Municipal de Aveiro -- Mário Duarte:
Consultar em:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/11379871.html

sábado, 7 de agosto de 2010

Fogos incontroláveis deixam Moscovo debaixo de uma nuvem de fumo

Chernobyl volta a pairar sobre regiões da Rússia
JN 20100807
Cláudia Luís
A Rússia vive uma tragédia. Setecentos mil hectares de floresta reduzidos a cinzas e 500 incêndios continuam activos. O número de mortes aumenta. Em Moscovo, anda-se de máscara na rua. E surge agora novo alerta: os fogos podem tornar-se numa ameaça nuclear.
...
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1635791