sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Seis economistas criam Clube do Cais do Sodré para enfrentar crise económica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10606465.html
Lisboa, 28 Jan (Lusa) - Seis economistas, entre eles Luís Nazaré, João Confraria e João Ferreira do Amaral, apresentam hoje o Clube do Cais do Sodré, um fórum que pretende contribuir "para o debate necessário sobre um modelo de desenvolvimento económico português".
O Clube, que irá reunir-se com "regularidade", como afirmou hoje à Lusa Luís Nazaré, é composto ainda por Manuel Caldeira Cabral, Brandão de Brito e António Mendonça.
"É um clube com ambição" e pretende "lançar temas para discutir na esfera económica e que reflictam Portugal no mundo, tendo em conta a realidade portuguesa, a nossa capacidade de fazer", sublinhou Luís Nazaré.
Os seis economistas defendem "que o Estado terá de assumir, sem complexos, um papel activo nos domínios económico e social", criticando os que defendem uma redução do peso do Estado na economia
De acordo com as linhas gerais a que se propõe o novo clube, os economistas pretendem contribuir para o debate do futuro de Portugal, "à luz de uma resposta aos desafios actuais alicerçada numa concepção do mercado, do Estado e do país"
"Como base da actividade económica, defendemos instituições de mercado fortes e enraizadas na vida económica portuguesa, através das quais sejam criadas oportunidades para todos, recompensando o mérito, e que as empresas portuguesas tenham condições para se afirmar na economia global", refere o documento sobre o propósito do clube a que a Lusa teve acesso.
A defesa de um Estado estratega e regulador, "com um sistema judicial capaz, disponível para a adopção de políticas em prol da mobilização dos recursos nacionais, da equidade e da criação de riqueza, da defesa da concorrência, do ambiente e da protecção daqueles que, pela sua condição social e económica, pouco ou nada podem decidir sobre o seu destino", são outros dos pontos defendidos pelo Clube do Cais do Sodré.
O objectivo é debater "com lucidez" e pensamento "positivo" e projectar Portugal "em frente", sublinhou Luís Nazaré, acrescentando: Com a crise "a tarefa não é fácil, mas somos capazes de fazer tal como o fomos no passado".
O novo Clube, acrescentou o economista, também irá organizar eventos sobre vários temas nacionais.
Questionado sobre quando é que vão organizar o primeiro evento, Nazaré escusou-se a adiantar pormenores, referindo que será "em breve".
ALU/MFR
Lusa/Fim

AR: PS e PCP dizem que 'crime urbanístico' merece mais reflexão

Lisboa, 28 Jan (Lusa) -- O PS e o PCP defenderam hoje que a criação do crime urbanístico merece mais reflexão, para não desviar a conflitualidade das câmaras municipais para os tribunais e evitar a redundância com a legislação em vigor.
"Com a proposta do Bloco de Esquerda corre-se o risco de generalizar o crime a toda a prática urbanística e isso vai desviar a conflitualidade, que agora está nas câmaras municipais, para os tribunais, entupindo-os", afirmou o deputado do PS Manuel Seabra, a propósito do projecto de lei do Bloco de Esquerda (BE) para a criação do 'crime urbanístico'.
"Há que ter cuidado e estabelecer parâmetros a partir dos quais a criminalização é possível", afirmou o deputado socialista, realçando: "se ele [o projecto do BE] passar mandaremos para a cadeia qualquer cidadão que fizer uma casa de banho em zonas históricas".
Por seu lado, o parlamentar socialista Filipe Brandão levantou a questão da compatibilização deste tipo de crime (ao prever a demolição de obra ilegal) como o Regime Jurídico de Urbanização e Edificação, que permite manter uma obra, mesmo que feita ilegalmente, desde que esta seja passível de legalizar no futuro.
O deputado do PCP António Filipe chamou a atenção para a necessidade de reflectir melhor sobre a criação deste tipo de crime, realçando: "a violação do PDM e de outros instrumentos de ordenamento do território já está prevista na lei e prevê até a perda de mandato".
No conjunto de propostas hoje em discussão na Assembleia da República no âmbito do combate à corrupção estavam dois projectos de lei do CDS-PP e do BE para a criação do 'crime urbanístico', propondo a punição dos técnicos e decisores políticos que conscientemente violassem os instrumentos de ordenamento do território.
"O objectivo é criminalizar os que violarem os instrumentos de ordenamento do território. Se a obra está legal fica, se viola estes instrumentos então vai abaixo", afirmou a deputada do BE Helena Pinto, para quem em Portugal tem havido "políticas absolutamente catastróficas no ordenamento do território e na organização das cidades e vilas".
A defender o projecto de lei do CDS-PP esteve o deputado Nuno Magalhães, que considerou a criação do 'crime urbanístico' "da maior importância", sublinhando que visa "garantir o império da lei no âmbito dos licenciamentos e autorizações urbanísticas que resultam em certo tipo de operações imobiliárias".
"O dirigente político ou técnico ou perito que favorecem licenciamentos ou autorizações urbanísticas contra a lei e os instrumentos de planeamento territorial, nomeadamente PDM [Plano Director Municipal] e planos de pormenor, têm que ser sancionados", afirmou Nuno Magalhães.
"Temos que acabar com o actual estado de degradação urbanística que conhecemos", acrescentou.
SO
Lusa/fim

Acordo Ortográfico: Agência Lusa adota as novas regras a partir da meia noite de hoje

Lisboa, 29 jan (Lusa) - Às zero horas de sábado, a Agência Lusa passa a distribuir o noticiário escrito nos termos do Acordo Ortográfico, cumprindo a vocação de ser "uma agência global" nos territórios onde o português é a língua oficial.
Os jornalistas da Lusa vão pôr em prática as regras aprendidas no período de formação iniciado em novembro e contam com o auxílio do corretor ortográfico desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC).
.
Artigo completo em:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10607434.html

Acordo Ortográfico: Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa gratuito na Internet

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10609386.html
Lisboa, 29 jan (Lusa) - O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado em Outubro de 2009 pela Porto Editora, está disponível gratuitamente na Internet, anunciou hoje a editora.
A obra está disponível em www.infopedia.pt.
A responsável do departamento de dicionários da Porto Editora, Graciete Teixeira, justifica a disponibilização da obra na Internet com a fase de transição ortográfica face à aplicação do novo Acordo Ortográfico.
O VOLP teve orientação científica do linguista João Malaca Casteleiro e permite pesquisar mais de 180 mil vocábulos representativos do património lexical da língua portuguesa. Disponibiliza ainda informações sobre classificação gramatical, indicação de pronúncia, formas irregulares no feminino, plurais de compostos, estrangeirismos, abreviaturas e símbolos mais usados na língua portuguesa.
CP.
Lusa/FIM
Comentário existente na Lusa:
Priberam- O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Priberam, o único a suportar as variedades europeia e brasileira e as grafias pré e pós-Acordo Ortográfico, está disponível gratuitamente há cerca de um ano em www.flip.pt/vocabulario.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

OE2010: Governo quer função pública com menos 60 mil trabalhadores até 2013

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10598036.html
Lisboa, 27 Jan (Lusa) - O Governo quer manter o ritmo de redução de efectivos na Administração Pública, estimando nos próximos quatro anos uma nova diminuição de funcionários entre os 7,5 e os 10 por cento.
O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, durante a apresentação da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2010.
Na proposta, o Governo refere que manterá em 2010 a regra de contratação de um novo trabalhador em funções públicas por cada dois que saiam, um mecanismo que permitiu reduzir na última legislatura perto de 73 mil funcionários públicos.
Questionado sobre as estimativas do Governo para um novo ciclo de redução de funcionários na Administração Pública, Teixeira dos Santos avançou que "será desejável que seja na ordem dos 7,5 a 10 por cento".
O secretário de Estado, Gonçalo Castilho dos Santos, que participava também na conferência de imprensa, explicou que esta meta foi conseguida "não à custa de despedimentos massivos", mas sim graças "a uma redução inédita de recibos verdes" no Estado.
"A redução dos funcionários públicos rondou os 10 por cento, no mesmo período [últimos quatro anos] em que se reduziram 35 por cento dos recibos verdes no Estado", disse Castilho dos Santos.
Segundo o governante, neste período, foram abertos vários concursos para acabar com os falsos recibos verdes na Administração Pública, fazendo do Estado um "bom exemplo" nesta matéria.
De acordo com a versão preliminar do Orçamento do Estado (OE) para 2010 na anterior legislatura o Governo conseguiu reduzir de um total de 747.880 trabalhadores em final de 2005 para um total de 675.048 em 31 de Dezembro de 2009.
Isto significa que, nos últimos quatro anos, saíram da Função Pública um total de 72.832 trabalhadores, um valor perto da meta de 75 mil funcionários traçada pelo Governo no arranque da anterior legislatura.
A regra de contratação de um novo trabalhador em funções públicas por cada dois que saiam passa em 2010 a ser uma norma para toda a Administração Central e uma recomendação para todos os organismos públicos.
ICO/NM
Lusa/Fim

Investimento: Empresas espanholas ganharam concursos de 3.200 ME em Portugal nos últimos quatro anos

Madrid, 27 Jan (Lusa) - Empresas espanholas ganharam nos últimos quatro anos concursos públicos em Portugal de mais de 3,2 mil milhões de euros, um valor que, para o embaixador de Portugal em Madrid, demonstra uma "abertura" que contrasta com o quase "nulo" movimento inverso.
Os dados foram dados por Álvaro de Mendonça e Moura, num almoço-debate sobre a economia de Portugal e Espanha promovido pela Câmara Hispano-Portuguesa (CHP), onde foram analisados os desafios e problemas que enfrentam as empresas e as economias dos dois países.
(...)

Autarquias: CDS e BE querem punir autores de crimes urbanísticos

Lisboa, 27 Jan (Lusa) - O Parlamento discute quinta-feira dois projectos de lei, do CDS-PP e do Bloco de Esquerda, que propõem a criação do 'crime urbanístico' para poder punir a violação dos regulamentos no âmbito de licenciamentos ou operações urbanísticas.
"É preciso fazer qualquer coisa. Há inúmeras violações de instrumentos de ordenamento de território no país que são conhecidas, mas depois isso não tem consequência", disse à Lusa o deputado Filipe Lobo de Ávila, do CDS-PP.
No seu projecto de lei, o CDS-PP propõe que, no âmbito de licenciamentos ou autorizações de operações urbanísticas, seja punido com pena de prisão entre um a seis anos o funcionário que, de forma consciente, autorizar ou der parecer favorável a intervenções que violem as leis e regulamentos em vigor.
O projecto de lei do CDS-PP também abrange os titulares de cargos políticos que, no âmbito das funções que exercem e conscientemente, contrariando as leis em vigor e com intenção de prejudicar ou beneficiar alguém, decidirem no sentido de permitir intervenções que violem as leis e os regulamentos em vigor.
No caso dos titulares de cargos políticos o CDS-PP propõe que este crime seja punido com pena de prisão de dois a oito anos.
"Nesta fase a ideia é tipificar o crime e a responsabilidade aplicáveis aos técnicos e aos decisores políticos, na área dos crimes de poder. A intenção é agir em dois planos: penalizar quem dá parecer e depois quem decide, desde que haja consciência desse ilícito", explicou o deputado do CDS-PP.
Apesar de confessar que esta não é a solução para os problemas do urbanismo português, Filipe Lobo Ávila sublinha: "se for aprovado vai haver daqui para a frente cuidados redobrados tanto da parte dos técnicos como de quem efectivamente decide".
Para sublinhar a diferença de legislação nesta matéria entre Portugal e Espanha, o parlamentar do CDS-PP deu como exemplo a condenação do ex-braço direito do antigo presidente da Catalunha, que - segundo disse - foi detido por crimes urbanísticos e teve de pagar uma caução de um milhão de euros.
O Código Penal Espanhol contempla a figura do crime contra o ordenamento do território, penalizando a construção não autorizada, nomeadamente licenciamentos urbanísticos e decisões municipais ilícitas. A construção não autorizada em solo não urbanizável é a mais agravada.
O projecto de lei do Bloco de Esquerda (BE) em discussão na sessão plenária de quinta-feira vai mais longe e, além de propor a punição de funcionários e de decisores políticos, sugere que sejam igualmente punidos promotores e construtores que desrespeitem o ordenamento urbanístico com o objectivo de benefício próprio ou de terceiro.
Para quem tenha promovido ou construído de forma não autorizada em solos destinados a zonas verdes, bens de domínio público ou lugares que tenham reconhecido valor paisagístico, ecológico, artístico, histórico ou cultural ou adoptar condutas violadoras dos instrumentos de gestão territorial o BE propõe uma pena de prisão de dois a cinco anos.
Para os técnicos que subscreverem informações ou pareceres relativos a operações urbanísticas ou licenciamentos que violem as normas urbanísticas vigentes ou os instrumentos de gestão territorial o BE sugere uma pena de prisão de um a cinco anos.
Já para quem, no âmbito das funções que exerce, decidir no mesmo sentido a pena de prisão defendida pelo BE varia entre dois e oito anos de prisão.
Em qualquer dos casos, o autor (da decisão, promoção ou construção) está sempre obrigado à remoção das causas da infracção e a demolir a obra efectuada, sem prejuízo de eventuais indemnizações devidos a terceiros.
"A utilização ilegal dos instrumentos de planeamento territorial é cada vez mais escandalosa e muita dela envolve os decisores camarários e os grandes promotores imobiliários, mas que quase nunca chegam a tribunal e os titulares de cargos políticos quase nunca são sancionados com a perda de mandato", acrescenta o projecto de lei do Bloco.
SO
Lusa/fim

SCUT: Geógrafo Álvaro Domingues defende introdução de portagens em todas as auto-estradas sem custos para utilizador

Porto, 27 Jan (Lusa) - O geógrafo Álvaro Domingues manifestou-se hoje favorável à cobrança de portagens em todas as auto-estradas sem custos para os utilizadores (SCUT), defendendo um sistema de pagamento que se adeqúe ao tipo de utilização.
Para o geógrafo e investigador da Faculdade de Arquitectura do Porto "todos devíamos pagar, para pagarmos todos menos. Não tem lógica o raciocínio de que não há alternativa".
A solução, segundo Álvaro Domingues, é: "Portagem mais barata, mas tudo portajado, portanto vamos arranjar um sistema que seja muito claro para toda a gente e que não seja discutido no Algarve duma maneira e na Póvoa de Varzim de outra".
Álvaro Domingues falava à Lusa a propósito do lançamento do seu livro, 'A Rua da Estrada', que faz um retrato das estradas nacionais e secundárias do país.
"Obviamente que é a 'rua da estrada' que faz com que a tal alternativa não exista, porque a rua da estrada está congestionadíssima, porque acumula o tráfego de passagem com o que é a vida normal, dada a densidade do edificado e das funções. Mas não é razão para se dizer que, então por isso, não pagamos auto-estrada. Mas porquê?", questiona.
E frisou: "O país não é rico, está em crise e tem um défice para resolver, é preciso distribuir os custos por alguém".
"Um sistema informatizado presta-se a 500 mil maneiras deferentes de gestão do tráfego e serve também para desencorajar determinados comportamentos face a outros. Eu acho que as pessoas vão entender isso muito bem e essa, na minha opinião, é uma das partes do discurso que devia ser muito bem desenvolvida", sustentou.
(...)

Ano Judicial: "Boom" de cobrança de dívidas desabará nos tribunais e terá reflexos na criminalidade - STJ

Lisboa, 27 Jan (Lusa) - O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) advertiu hoje que o um novo "boom" de acções de cobrança de dívidas desabará nos tribunais com efeitos nas famílias e no tecido económico e com reflexos na criminalidade urbana.
Ao intervir na cerimónia de Abertura do Ano Judicial, Noronha do Nascimento referiu que, embora as sequelas sociais directas deste fenómeno venham a ser pouco notadas, "o mesmo não se dirá dos efeitos das insolvências em crescendo e da crescente criminalidade urbana que poderão arrastar consigo reflexos preocupantes no relacionamento com minorias imigradas no país".
"Se os acontecimentos recentes ocorridos em Itália, a par da animosidade surda existente em países situados mais a norte, forem as primeiras manifestações de fenómeno mais vasto poderemos estar no limiar de um retorno civilizacional perigoso", sustentou.
O país, acrescentou, está "no centro do furacão de uma crise económica despoletada há um ano e que os Tribunais já começaram a sentir e pela qual vão pagar".
(...)

Ano Judicial: Cavaco alerta para legislação ditada por "puros motivos de índole política ou ideológica"

Lisboa, 27 Jan (Lusa) - O Presidente da República alertou hoje para a falta de adequação da legislação à realidade, por vezes ditada por "puros motivos de índole política ou ideológica", apontando o divórcio como exemplo de lei que produziu efeitos contrários às pretensões.
Numa intervenção na sessão solene de Abertura do Ano Judicial, o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, voltou a abordar a questão do problema da qualidade das leis, pedindo mais rigor, mas sobretudo, "mais ponderação e prudência", assim como "maior sentido de adequação à realidade", porque "a pretensão de mudar a realidade da vida pela força da lei raramente produziu bons resultados".
"Muitas das leis produzidas entre nós não têm adequação à realidade portuguesa. Correspondem a impulsos do legislador, muitas vezes ditados por puros motivos de índole política ou ideológica, mas não vão ao encontro das necessidades reais do país, nem permitem que os portugueses se revejam no ordenamento jurídico nacional", sublinhou.
(...)

Ano Judicial: Luta política está judicializada para "obter vantagens partidárias" - bastonário dos advogados

Lisboa, 27 Jan (Lusa) - O bastonário da Ordem dos Advogados afirmou hoje que "há sinais evidentes que a Justiça está politizada", alegando que uma parte da luta política desenrola-se "à volta de processos judiciais pendentes com o objectivo de obter vantagens partidárias".
"É neste contexto que se agravou o problema das permanentes e cirúrgicas violações do segredo de Justiça em fases processuais em que os arguidos e seus defensores não podem aceder ao processo", criticou Marinho Pinto na cerimónia de Abertura do Ano Judicial, no Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa.
O bastonário acusou alguns magistrados de contribuírem para essa situação ao participarem abertamente no debate partidário e, numa alusão ao caso das escutas telefónicas do processo Face Oculta, lembrou que se chegou ao ponto de o "exercício legítimo das competências do presidente do Supremo Tribunal de Justiça ter sido publicamente posto em causa por outros magistrados".
Numa referência às escutas do Apito Dourado, Marinho Pinto disse não compreender como é que gravações de conversas telefónicas obtidas numa investigação criminal "sejam colocadas na Internet depois dos visados terem sido absolvidos e o processo ter sido arquivado".
(...)

Holocausto: Neto de Aristides de Sousa Mendes realça papel humanitário de Portugal na 2ª Guerra Mundial

Porto, 27 Jan (Lusa) - António de Sousa Mendes, neto daquele que foi considerado o "Schindler" português, defendeu hoje a necessidade de corrigir a memória do país, enfatizando o papel de Portugal na recepção de refugiados da segunda Grande Guerra Mundial.
"Diz-se sempre que Portugal não participou na 2ª Guerra Mundial, mas participou, através dos cidadãos. Aristides de Sousa Mendes salvou a vida a milhares de judeus, dando-lhes vistos para eles entrarem em Portugal. Este papel do país, de receber as pessoas, devia ser enfatizado", frisou o membro do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes, que hoje assinalou o Dia Internacional do Holocausto no Colégio Luso-Internacional do Porto (CLIP).
Frisando que "a 2ª Guerra Mundial diz muito respeito a Portugal" e que "Portugal participou a nível humanitário, recolhendo refugiados", António de Sousa Mendes, lamenta que "nenhum historiador" tenha dado a devida atenção a este aspecto.
Questionado sobre se a memória do cônsul português em França tem sido suficientemente valorizada, o neto admite que "há muito ainda a fazer", porque a sociedade civil portuguesa é herdeira da sociedade do Estado Novo, que "não era encorajada a pensar e a criticar".
(...)

Barragens: Verdes querem suspender programa, Bloco quer excluir Tua e Fridão

Lisboa, 27 Jan (Lusa) -- O Bloco de Esquerda e os Verdes pediram hoje no Parlamento a suspensão do Programa Nacional de Barragens e a exclusão das infra-estruturas previstas para o Tua e Fridão, apontando a falta de estudos sobre os impactos cumulativos.
"O estudo de avaliação ambiental estratégica foi manipulado e baseia-se em dados desactualizados", afirmou a deputada do partido ecologista 'Os Verdes' Heloísa Apolónia, aludindo a um estudo da Comissão Europeia que corrobora as críticas que têm sido feitas ao Programa Nacional de Barragens.
"Não foi estudado o efeito cumulativo das barragens que já estão construídas com as previstas neste programa e as avaliações de impacte ambiental que estão a ser feitas a cada uma das barragens estão a revelar impactes ambientais, socioeconómicos e sociais muitíssimo superiores ao que se previa", explicou.
(...)

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ensino: Universidade de Évora e BES criam primeira cátedra nacional de Energias Renováveis

Évora, 25 Jan (Lusa) - A Universidade de Évora e o Banco Espírito Santo (BES) vão criar uma cátedra dedicada às energias renováveis, dotada de cem mil euros anuais, para fomentar a investigação científica na área da captação e armazenamento energético.
"O tema das energias renováveis é muito importante para o país, que é deficitário em termos energéticos e importa uma parte muito significativa do que consome, e para o Alentejo, região rica em energia solar", disse hoje o reitor da Universidade de Évora (UÉvora), Jorge Araújo.
Por isso, em declarações à agência Lusa, o reitor justificou ser "pertinente e estratégica" a criação desta cátedra, a "primeira em Portugal" centrada nesta área.
"Queremos instalar na Universidade de Évora um núcleo forte e de grande competência em matéria de energias renováveis", assegurou.
Segundo o reitor, a equipa vai focar a sua atenção, sobretudo, no "estudo e investigação em matérias ligadas à tecnologia de conversão e armazenamento de energias renováveis solar térmica e termoeléctrica".
Jorge Araújo destacou ainda que esta parceria com o BES na concretização da nova cátedra assume particular relevo quando, em Badajoz, na Extremadura espanhola, está previsto ser instalado o Instituto Ibérico de Energias Renováveis, acordado entre Portugal e Espanha.

Haiti/Sismo: O que aconteceu foi tão violento que só resta a esperança de fazer mais e melhor - Protecção Civil

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10593812.html
Caracas, 26 Jan (Lusa) - O sismo do passado dia 12 no Haiti foi de tal violência que só nos resta a esperança de aprender com os erros do passado e reconstruir rapidamnete o país, defendeu o médico José Cunha da Cruz, dirigente da autoridade nacional de Protecção Civil de Portugal.
"Foi tão violento que só pode ter (como resultado) uma situação de esperança. Olhar para as feridas que ficam tem razão de ser, para que se aprenda a não cometer alguns erros que porventura agora sejam evidentes. Fundamentalmente, (importa) reconstruir rapidamente um país, permitir que as pessoas atinjam a normalidade e a funcionalidade da vida igual àquela que tinham ou melhor se possível" explicou.
José Cunha da Cruz falava na segunda-feira à Agência Lusa, em Caracas, pouco antes entrar no avião Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa que partiu do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía rumo ao Haiti, com quase 12 toneladas de ajuda humanitária, incluindo medicamentos, alimentos, água e duas máquinas para purificar a água.
"São estes os objectivos da ajuda humanitária e da medicina de catástrofe em que cada caso é um caso. Depois das coisas acontecerem são sempre difíceis, mas são resolúveis. Portanto é apenas uma questão de tempo e neste caso particular do Haiti, de muito apoio que tem, seguramente, de vir do exterior, e a gestão dessa ajuda pelas entidades locais", frisou.
Por outro lado, referiu a importante ajuda da Embaixada de Portugal em Caracas, que conseguiu resolver os problemas e tornou possível que, depois de quase uma semana, a ajuda chegasse ao Haiti.
FPG.
Lusa/Fim

Educação: Ministério cria equipa para reforçar estratégia do projecto Educação para a Cidadania

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10594427.html
Lisboa, 26 Jan (Lusa) - A ministra da Educação, Isabel Alçada, anunciou hoje a criação de uma equipa para definir melhor as metas, conteúdos e estratégias do programa Educação para a Cidadania.
Em declarações aos jornalistas à margem da conferência Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos, na Gulbenkian, em Lisboa, a ministra adiantou que a equipa será liderada por Maria Emília Brederode, presidente do Instituto de Inovação Educacional.
O objectivo deste grupo de trabalho é, segundo Isabel Alçada, dar maior "apoio técnico" às escolas para que "seja mais claro o trabalho que se está a realizar" e "definir práticas de trabalho de cada professor para levar cada aluno a assumir a sua cidadania, compreender a importância de se viver numa sociedade democrática, de agir em função dos valores da democracia".
"Quanto mais precisas forem as indicações, quanto maior for o apoio técnico, mais hipóteses temos de que haja resultados. Queremos que aquilo que o nosso país investe em educação produza efeitos reais no desenvolvimento das crianças e também nos resultados de aprendizagem", disse.
Isabel Alçada considerou que todos os adultos são educadores para a cidadania, realçando que "não se trata de um projecto apenas na área do ensino, na área da escola, envolve outras organizações e parcerias que ajudam a que este domínio seja mais presente na prática educativa"
Este projecto do Conselho da Europa, que pretende nomeadamente sensibilizar os europeus para a participação na construção de uma sociedade mais livre, mais justa e mais tolerante, começou em 1997 e a terceira fase terminou em Dezembro último.
VM.
Lusa/Fim

Nuclear: Projecto de instalação de cemitério nuclear gera polémica em Espanha

Madrid, 26 Jan (Lusa) -- A candidatura de dois municípios a acolher um cemitério de resíduos nucleares está a suscitar polémica entre partidos e governos regionais em Espanha.
Em causa está um projecto de investimento de cerca de mil milhões de euros e que será responsável pela criação de 500 empregos directos e que, como tal, se tornou atractivo para zonas do interior onde a falta de investimento e o desemprego são problemas graves.
Dois municípios espanhóis -- Yebra (Guadalajara, Castela La Mancha) e Ascó (Tarragona, Catalunha), já decidiram candidatar-se, mas nos dois casos as decisões foram criticadas tanto pelos governos regionais dessas autonomias espanholas como pelos partidos dos próprios autarcas locais.
Num caso como noutro, os partidos dos autarcas envolvidos afirmaram que estão até a estudar eventuais medidas disciplinas internas ao partido enquanto os responsáveis dos Governos regionais anunciaram medidas legais para travar as candidaturas.
(... ...)
Chaves insiste, porém, que neste tema deve evitar-se "posições oportunistas e demagógicas".
"Não se pode defender a energia nuclear e ser contrário à instalação de um armazém de resíduos", afirmou.
(...)
Ver notícia em:

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aveiro: Gabinete inglês vence concurso para ponte pedonal no canal central da ria

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10580923.html
Aveiro, 22 Jan (Lusa) - O gabinete de arquitectura Powell-Williams, do Reino Unido, venceu o concurso de ideias para a concepção de uma ponte pedonal entre o Rossio e o Alboi, em Aveiro, anunciou hoje a autarquia.
Durante a cerimónia de divulgação dos vencedores, o presidente da Câmara, Élio Maia, realçou que a nova travessia marca o arranque do projecto do Parque da Sustentabilidade.
"Acredito que hoje seja o primeiro passo de uma grande caminhada que irá transformar Aveiro nos próximos três ou quatro anos", referiu o autarca, adiantando que este projecto de intervenção urbana representa um investimento de 14 milhões de euros e será uma "revolução profunda" na cidade.
Quanto ao concurso de ideias para a ponte pedonal foram entregues 18 propostas, tendo o júri optado pelo projecto do gabinete inglês, que possui uma vasta experiência na realização deste tipo de projectos, em que se destacam a ponte Della Musica, em Roma (Itália), e a ponte do Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra).
Segundo a autarquia, este novo atravessamento do canal central da ria corresponde a uma necessidade há muito sentida, tendo em conta que esta zona é muito utilizada por peões e a única alternativa é a Ponte Praça que exige um grande desvio.
A travessia permite o acesso a pessoas com dificuldade de locomoção e vai ser utilizada iluminação de contraste para facilitar o uso de amblíopes.
A infra-estrutura representa um investimento total de cerca de 560 mil euros, comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional em 70 por cento.
O projecto deverá ficar concluído em Abril e a travessia deverá estar concluída em Dezembro deste ano.
Os 18 projectos concorrentes para a concepção da ponte pedonal vão ficar em exposição na Casa Major Pessoa até 31 de Janeiro.
JYDN.
Lusa/Fim

OE2010: Economistas defendem redução do défice e descida do endividamento

Lisboa, 24 Jan (Lusa) - Reduzir o défice das contas públicas e limitar o crescimento do endividamento do Estado são duas das exigências comuns a todos os economistas contactados nos últimos dias pela Lusa sobre o que deve constar no Orçamento do Estado.
O 'economista principal' do Banco Central Europeu António Afonso afirma que é "adequado e necessário" começar a inverter a trajectória do défice das contas públicas já este ano e que devem ser tomadas "medidas corajosas" nos gastos com a Administração Pública, para reduzir o endividamento.
"As medidas são importantes para transmitir a necessária confiança aos mercados de capitias, nomeadamente quanto ao empenho das autoridades na resolução dos desequilíbrios, sublinhou o economista.
Um dos professores de Finanças da Universidade da Pensilvânia acrescenta que o Orçamento do Estado deve também mostrar "claramente" como devem evoluir os indicadores na despesa.
"O Orçamento tem de conter um plano claro de como o Governo planeia restabelecer o equilíbrio das contas públicas" e tem de apresentar "projecções muito credíveis que inspirem confiança nos investidores", diz João Gomes.
A credibilidade do cenário macroeconómico é também um dos pontos sublinhados por João Ferreira do Amaral. O economista do ISEG salienta que "é preciso apresentar um cenário macroeconómico credível e também as medidas de controlo da despesa adequadas a esse cenário".
(...)

Rendas: Três anos e meio depois de novo regime há pouco mais de 4 500 processos em Lisboa

Lisboa, 24 Jan (Lusa) - Três anos e meio depois de ter arrancado o Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU) há pouco mais de 4 500 processos para actualização de rendas antigas em Lisboa.
De acordo com dados do relatório de actividades de 2009 da Comissão Arbitral Municipal (CAM) de Lisboa, responsável pelo apuramento dos coeficientes de conservação das casas e pela arbitragem entre inquilinos e senhorios, no final do ano passado havia 4 521 processos registados na plataforma criada para o efeito.
O documento, que vai ser analisado na próxima reunião da Câmara Municipal de Lisboa, quarta-feira, indica que até final de 2009 tinham sido registados 5 165 procedimentos da competência da CAM, respeitando a 1 202 vistorias dispensadas e 3 963 vistorias pedidas, das quais 598 não tinham avançado por falta de pagamento das taxas.
Para poder actualizar a renda, o proprietário tem de pedir à respectiva CAM a avaliação do estado de conservação do imóvel, que encaminha os pedidos para os técnicos que fazem as vistorias e avaliam o estado das casas. Só depois é atribuído um nível de conservação, determinante para que a renda possa ou não ser aumentada.
Há casos em que os proprietários terão que fazer obras para actualizarem as rendas antigas e, mesmo assim, as subidas são faseadas.
(...)

domingo, 24 de janeiro de 2010

Arquitectura: Trienal de Lisboa começa com seminário sobre reabilitação da Cova da Moura


Lisboa, 23 Jan (Lusa) - A reabilitação da Cova da Moura, na Amadora, vai estar em foco num seminário que se realiza segunda-feira, no Teatro Camões, para discutir como pode a arquitectura constribuir para melhorar as condições de vida no bairro.
O encontro, que já conta com 550 inscritos, vai decorrer durante todo o dia por iniciativa da segunda edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que terá lugar entre 14 de Outubro de 2010 e 16 de Janeiro de 2011, com curadoria geral de Delfim Sardo.
Esta primeira iniciativa, com entrada gratuita, pretende ser um momento de reflexão e enquadramento do concurso que a Trienal lançou às faculdades de arquitectura e arquitectura paisagista do país para elaborarem projectos para a Cova da Moura, uma bairro considerado problemático.
O projecto vai tomar em consideração a complexidade social, cultural, étnica, de identidade e história desta comunidade que vive num bairro social de construção clandestina.
(...)
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10579598.html

Energia: EDP negociou 260 milhões de euros nos mercados de carbono em 2009

Lisboa, 23 Jan (Lusa) - A EDP negociou no ano passado um montante total de 260 milhões de euros nos mercados de carbono, correspondentes a mais de 20 milhões de toneladas de CO2.
Do total das 20 megatoneladas negociadas, cerca de 3 megatoneladas foram negociadas na bolsa de carbono de Paris, a Bluenext.
"Sendo exclusivamente um mercado 'spot', a EDP negoceia na Bluenext para suprir necessidades de entrega imediata e portanto numa perspectiva sobretudo de curto prazo", disse à Lusa fonte oficial da área de trading da eléctrica portuguesa, escusando-se no entanto a dizer qual foi o saldo entre compras e vendas.
Ainda assim, a EDP considera que "em termos de licenças de emissão, a actividade de trading tem uma importância relativamente marginal face ao volume total transaccionado". As quantidades transaccionadas, diz a eléctrica, "resultam fundamentalmente da necessidade de a empresa garantir, a cada momento, um equilibrio correcto entre as suas necessidades e o volume de energia vendida e/ou prevista gerar pelas suas centrais".
(...)
O mercado de carbono existe devido às metas de emissões impostas pelo Protocolo de Quioto. Os países signatários do protocolo comprometeram-se a reduzir as suas emissões e depois transpuseram esses limites às empresas que produzem mais CO2.
(...)
Para ler o artigo carregar no título, ou pelo link:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10580103.html

Alterações climáticas - Adaptar é necessário e urgente. Mau tempo já causou prejuízos de dezenas de milhões de euros

(...)
A Quercus considera, reforçada pelas circunstâncias, que é assim fundamental dar a conhecer e implementar a Estratégia Nacional de Adaptação que deverá reduzir os custos associados aos eventos meteorológicos extremos resultantes das alterações climáticas, que podem ter consequências graves para o país.Nas últimas semanas foi clara a relação entre a ausência de um correcto ordenamento do território e a maior dimensão de muitas das consequências registadas associadas ao mau tempo, nomeadamente o arrastar de sedimentos para albufeiras com consequências na qualidade da água, os deslizamentos de terras, os efeitos nas estradas e caminhos de autênticos ribeiros, para além das inúmeras inundações e danos em edifícios associados ao vento muito forte. O papel das autarquias e a salvaguarda assegurada por instrumentos como a Reserva Ecológica Nacional e a Reserva Agrícola Nacional será decisivo no planeamento e execução da referida Estratégia Nacional.

Ler o artigo completo carregando no título, ou pelo link:
http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?articleID=3056&categoryID=567

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Função Pública: Governo fecha na próxima semana negociação sobre ponderação curricular

Lisboa, 21 Jan (Lusa) - O Governo quer concluir na próxima semana a negociação da ponderação curricular dos funcionários da Administração Pública, de forma a assegurar que este recurso esteja disponível na avaliação de 2010, avançou hoje o secretário de Estado.
...
Ler o texto completo carregando no título ou pelo link:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10576204.html

Inovação é última instância para que a economia portuguesa se desenvolva - Daniel Bessa

Lisboa, 21 Jan (Lusa) - O economista Daniel Bessa considerou hoje que a economia portuguesa só poderá desenvolver-se através da inovação, "uma espécie de última instância para quem não consegue chegar lá" através da gestão de recursos e da eficiência.
O ex-ministro, que falava no decorrer do Encontro de Lisboa, organizado pela Fundação Luso-Espanhola, Fundação EuroAmérica e Real Instituto Elcano, explicou que as economias podem ser "resource driven" (impulsionadas e motivadas pela exploração de recursos) ou "eficiency driven" (impulsionadas pelo uso mais inteligente dos recursos existentes).
"Há uma terceira forma - a inovação - uma espécie de última instância para quem não consegue chegar lá nas duas primeiras", disse Daniel Bessa, apontando que a Portugal só resta explorar esta via.
"Parte-se da ideia", disse o economista, "de que é possível aplicar sem gerar nada e de que não serve de nada gerar se não se for capaz de aplicar".
De acordo com Daniel Bessa, Portugal já foi uma economia baseada em exploração de recursos humanos e mão de obra barata, "simplesmente porque era o mais pobre do clube em que o deixavam concorrer".
...
Ler o texto completo carregando no título ou pelo link:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10576793.html

Dívida pública portuguesa só deverá estar abaixo dos 60% na década de 2020 - economista ISEG

Lisboa, 21 Jan (Lusa) - O economista do ISEG, Miguel St. Aubyn, afirmou hoje que "só na década de 2020", na melhor das hipóteses, a dívida pública portuguesa estará abaixo dos 60 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
"Com as minhas contas, mesmo num contexto em que o Orçamento de Estado português se encontre em equilíbrio a partir de 2015 - admitindo uma diminuição progressiva a partir de 2011 -, só na década de 2020, na melhor das hipóteses, teríamos uma dívida pública abaixo dos 60 por cento do PIB", disse à agência Lusa o professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).
Miguel St. Aubyn disse à Lusa que acredita que as políticas governamentais a serem seguidas no futuro próximo serão "desejavelmente de maior rigor", comentando a advertência do relatório anual do FMI sobre Portugal, em que diz que se o país não tomar mais medidas de consolidação orçamental, a dívida pública poderá aproximar-se dos 100 por cento do PIB dentro de quatro anos.
A prosseguir a situação de aumento da dívida pública, o Fundo Monetário Internacional (FMI) avisa no relatório anual sobre a economia portuguesa que Portugal estará mais próximo de "um cenário de ruptura económica brusca".
Miguel St. Aubyn considerou que "as projecções do FMI, ou outras que sejam feitas, têm assim a virtude de mostrar a importância da actuação no sentido da contenção da dívida pública. Não convém, na verdade, testar os limites da do "rating" da República Portuguesa...", sugeriu.
...
Ler o texto completo carregando no título ou pelo link:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10576781.html

Tecnologia: Rede de laboratórios de fabrico digital poderá ajudar cidadãos a construir as suas próprias ideias

Lisboa, 21 Jan (Lusa) - Uma rede nacional de laboratórios de fabrico digital, os Fab-Labs, poderá ajudar os cidadãos a criar e testar as soluções para os seus problemas do dia-a-dia em espaços dedicados à inovação, e será discutida sexta-feira.
"Os Fab Labs são um instrumento de participação dos cidadãos no processo de inovação, que permite que pessoas - especialistas ou não - construam a partir de uma plataforma digital os seus produtos e, através de um instrumento de prototipagem rápida, criem aquilo que se desenhou", explicou à agência Lusa o responsável pela organização do colóquio, João Neves.
João Neves avançou que existem já algumas Câmaras Municipais interessadas na ideia, já que com estes laboratórios "é possível ter o próprio munícipe a construir as melhores soluções para as suas necessidades", sublinhando a vantagem que seria, por exemplo, para um cidadão com mobilidade reduzida desenvolver protótipos de instrumentos que melhorassem a sua qualidade de vida nas cidades.
...
Ler o texto completo carregando no título ou pelo link:

EUA: Obama critica decisão do Supremo de deixar de limitar financiamento empresarial de campanhas

Washington, 21 Jan (Lusa) - O presidente norte-americano denunciou hoje que a decisão do Supremo Tribunal de levantar todos os limites ao financiamento de campanhas por empresas vai desencadear uma "erupção brutal" de dinheiro de grupos de pressão nas eleições.
"Trata-se de uma vitória para as grandes companhias petrolíferas, os bancos de Wall Street, as sociedades de seguros de saúde e todos os grandes interesses que trabalham diariamente em Washington para retirar a voz ao povo americano", considerou Barack Obama, num comunicado.
Obama anunciou também a sua intenção de "trabalhar imediatamente com o Congresso sobre esta questão", a fim de se opor a uma decisão que, segundo ele, dá "ainda mais poder aos grupos de pressão em Washington, limitando a influência de cada americano que faz pequenas doações ao candidato que apoia".
...
Ler o texto completo carregando no título ou pelo link:

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

UE: Paliativos tradicionais não chegam para combater pobreza, exigem-se "políticas de inclusão activas" - Durão Barroso

Madrid, 21 Jan (Lusa) - A Estratégia UE 2020 é essencial no combate à pobreza e deve assentar em medidas que apostem na criação de emprego, mas que vão para além de paliativos tradicionais, com políticas inclusivas e de solidariedade, defende Durão Barroso.
Falando na apresentação do Ano Europeu da Pobreza, hoje, em Madrid, o presidente da Comissão Europeia considerou que para oito por cento dos europeus o emprego "não tem sido suficiente para poder sair da pobreza".
Uma situação "claramente inadmissível", frisou, que obriga a políticas menos tradicionais, que incluam um rendimento mínimo garantido. "Aqueles para quem o trabalho não seja uma opção realista devem ter igualmente um rendimento mínimo adequado compatível com uma vida digna", afirmou.
...
.
Carregar no título para ver o artigo completo,ou pelo link:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tigres: A espécie animal mais ameaçada do mundo - WWF

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10564212.html
Pequim, 19 Jan (Lusa) -- Os chineses preparam-se para celebrar a entrada no Ano do Tigre, mas o animal, propriamente dito, está em rápida vias de extinção devido à perda dos seus habitats naturais e à acção de caçadores furtivos.
Em toda a China, haverá hoje apenas 50 tigres, cerca de metade dos quais tigres siberianos que vivem no norte do pais, enquanto há meio século o número ultrapassava os 4.200, alertou hoje o jornal China Daily.
Segundo o gabinete chinês do World Wild Fund (WWF), uma sub-espécie da família, os Tigres dos Sul da China, já terá mesmo desaparecido.

Sinistralidade: Metade das estradas portuguesas têm limites abaixo do que deviam - investigadora

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10565237.html
Coimbra, 19 Jan (Lusa) - Mais de metade das estradas portuguesas têm limites de velocidade abaixo do aconselhável, levando ao descrédito das regras e à transgressão, disse uma investigadora da Universidade de Coimbra que está a estudar os limites adequados a cada troço.
"Mais de metade dos troços rodoviários em Portugal estão com limites de velocidade abaixo do que deviam. É muito recorrente o limite de 50 Km/hora em zonas onde não há casas nem outros conflitos laterais", disse hoje à Lusa Ana Bastos, com base em conclusões preliminares de vários estudos que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) tem desenvolvido.
A especialista em transportes e segurança rodoviárias, docente na FCTUC, frisou que a desadequação do limite de velocidade às características da estrada "viola as naturais expectativas do condutor, que acaba por transgredir" e tem como efeito "o descrédito total" das regras de trânsito.

GOP2010: Apoio a reabilitação urbana terá um programa "extraordinária"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10566803.html
Lisboa, 19 Jan (Lusa) - O lançamento de um programa "extraordinário" de apoio à reabilitação urbana é uma das Grandes Opções do Plano (GOP) do Governo para a área da habitação, segundo o documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso.
O programa concederá "apoio financeiro a acções de reabilitação realizadas por particulares em situações diversificadas", nomeadamente "em articulação com a dinamização do mercado de arrendamento".
Outra das prioridades em matéria de reabilitação urbana será o "aperfeiçoamento" do quadro fiscal e o desenvolvimento e operacionalização do Regime Jurídico de Reabilitação Urbana.

Enciclopédia da Música Portuguesa editada após13 anos de "afincado trabalho"

Lisboa, 20 Jan (Lusa) - A "Enciclopédia da Música em Portugal no século XX" é apresentada quinta-feira no Teatro S. Carlos em Lisboa, constituindo o corolário de "um afincado trabalho" de 13 anos sob a direcção da etnomusicóloga Salwa Castelo-Branco.
Segundo a investigadora da Universidade Nova de Lisboa, esta é uma obra fulcral e que fazia falta à bibliografia, mas "é antes de mais um ponto de partida para fazer mais e melhor".
Anteriormente a esta obra citam-se três títulos, o mais recente de 1998, "mas nenhum não tão abragente como esta enciclopédia que integra o pop-rock, fado, jazz, música popular e erudita, resultado de um afincado trabalho de 13 anos, tendo levado três anos a decidir quais as entradas mais apropriadas".

Museus: Ministério quer novo modelo de gestão e passagem de alguns para os municípios

Lisboa, 20 Jan (Lusa) - A passagem de museus para tutelas municipais, o ensaio de um modelo de gestão, e a monitorização e avaliação do planeamento estratégico são algumas das novas orientações Ministério da Cultura pretende para a área museológica.
No documento que foi hoje apresentado no Museu de Arte Popular pela ministra Gabriela Canavilhas pretende-se "boas práticas de gestão inovadora" não só como "instrumento para o desenvolvimento cultural" como factor de atracção turística.
O documento prevê ainda a "constituição de uma Rede Nacional de Reservas Arqueológicas".
Para os museus do século XXI, o documento estipula em quatro pontos as medidas a tomar, começando por um reenquadramento dos museus tutelados pelo Ministério através do Instituto de Museus e Conservação (IMC).
...
...
Ver artigo completo carregando no título, ou pelo link:

Relatório FMI: Bancos portugueses resistiram "relativamente bem" à crise financeira mundial

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10571494.html
Lisboa, 20 Jan (Lusa) - O sistema bancário português resistiu "relativamente bem" à crise financeira mundial, afirmam os economistas do Fundo Monetário Internacional, na analise à economia portuguesa feita ao abrigo do Artigo IV.
"Esta resistência reflecte as vantagens existentes antes da crise, como a limitada exposição a activos tóxicos, a ausência de uma bolha imobiliária, um modelo de negócio assente no retalho e uma saudável moldura regulatória e de supervisão", diz o FMI.
Ainda assim, acrescenta, as vulnerabilidades também aumentaram com a crise, uma vez que "o leque de investimentos foi afectado, a qualidade do crédito diminuiu e o acesso ao crédito tornou-se mais difícil", entre outros problemas que a recessão económica evidenciou.
.
Comentário na Lusa:
Obama vai obrigar os 50 maiores bancos Americanos a aguentar com todos os custos da crise económica, já que a população não tem que pagar pela gula de um sistema bancário que provocou esta mesma crise. Será que os nossos governantes não estão nas mãos dos bancários, e vão fazer a mesma coisa??? Parece que aqui vai ser mesmo a população a pagar!!! Parece que os nossos bancários são "virgens muito púdicas", que vão passar ao lado de todos estes encargos!!! Que o diga o regulador maior, Victor Contâncio... Os ricos somos nós, Portugueses! pois os Americanos são pobres... Grande Obama.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Catástrofes: Norte conclui até 2012 planos de emergência intermunicipais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10562470.html
Porto, 18 Jan (Lusa) - Os 83 concelhos do Norte de Portugal vão ser dotados até 2012 de planos municipais e intermunicipais de emergência de riscos naturais e tecnológicos, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Em comunicado, a CCDR-N refere que o Programa Operacional Regional do Norte (ON.2) aprovou 20 candidaturas relativas à elaboração daqueles planos, que envolvem os 83 concelhos, "garantindo assim a cobertura de toda a região com planos de emergência de riscos".
O investimento nestes planos totaliza 7,4 milhões de euros, comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) em 5,2 milhões de euros, e deverá ser concretizado nos próximos dois anos.

UE: Risco de pobreza ameaçava 18 por cento da população portuguesa em 2008

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10561238.html
Bruxelas, 18 Jan (Lusa) -- O risco de pobreza ameaçava 18 por cento da população portuguesa em 2008, um ponto acima da percentagem para a União Europeia, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat no Luxemburgo.
Os dados do organismo responsável pelas estatísticas europeias mostram que, em 2008, as taxas mais elevadas de pessoas em risco de pobreza foram detectadas na Letónia (26 por cento), Roménia (23), Bulgária (21), Grécia (20), Espanha (20) e Lituânia (20).
As menos elevadas na República Checa (9 por cento), Holanda (11), Eslováquia (11), Dinamarca (12), Hungria (12), Áustria (12), Eslovénia (12) e Suécia (12).

Animais: Milhões de animais selvagens morrem anualmente nas estradas portuguesas, investigador

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10542926.html
18 de Janeiro de 2010, 07:32
Lisboa, 18 (Lusa) - Cerca de 4500 animais selvagens vertebrados morreram num ano em 37 quilómetros de estradas entre Montemor e Évora, segundo um investigador da Universidade de Évora, que admite que a nível nacional o número atinja vários milhões.
À Lusa, António Mira, da Unidade de Biologia e Conservação da Universidade de Évora, explicou que o projecto MOVE estuda os impactes das estradas, como os efeitos de barreira e repulsa e as consequências da mortalidade nos vertebrados terrestres, como anfíbios (sapos e salamandras), répteis, aves e mamíferos.
Em 2005, em 365 dias de recolha, os investigadores detectaram 4499 animais mortos num percurso de 37 quilómetros, metade dos quais corresponde a vias secundárias, com um movimento inferior a 3500 veículos por dia.
.
Animais: Cadáveres abandonados nas estradas são problema de saúde pública
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10538619.html
Lisboa, 18 Jan (Lusa) - O ex-deputado Luís Carloto Lopes alertou que os cadáveres de animais deixados nas bermas das estradas constituem um risco para a saúde pública, uma preocupação que o médico Mário Durval secunda, quando se trate de vias próximas de localidades.
Eleito na anterior legislatura nas listas do PSD, Carloto Lopes endereçou uma pergunta sobre os animais mortos nas estradas nacionais ao Ministério das Obras Públicas, depois de obter cerca de 80 respostas de autarquias sobre o mesmo assunto.
A nível camarário, o ex-deputado percebeu haver serviços de recolha disponíveis nas autarquias, nomeadamente após alertas dados pelos cidadãos.

Internet: Diferendo Google-governo chinês agita maior mercado do mundo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10560273.html
Pequim, 18 Jan (Lusa) -- Táctica comercial ou genuína manifestação de protesto, a ameaça da Google de sair da China tocou num ponto muito sensível da politica chinesa, com consequências ainda imprevisíveis para o futuro da Internet no pais mais populoso do mundo.
"Isto é muito mau para a imagem internacional da China porque evidencia o controlo do governo sobre a Internet", disse um diplomata ocidental acerca da atitude assumida pela Google após os alegados ciber-ataques chineses contra activistas de direitos humanos.
O "controlo" já existia em 2006, quando a Google lançou um site em chinês e aceitou filtrar os resultados das suas pesquisas segundo os critérios das autoridades, mas a situação mudou radicalmente na terça-feira passada.

Caldas da Rainha: Criança em coma após queda de seis metros em centro comercial

Calda da Rainha, Leiria, 17 Jan (Lusa) - Uma criança de seis anos foi esta noite transportada para o Hospital de Santa Maria, em estado "muito grave", na sequência de uma queda de cerca de seis metros entre dois pisos de um centro comercial das Caldas da Rainha.
O acidente ocorreu depois das 23 horas, no Centro Comercial Vivaci, nas Calda das Rainha, onde a criança se encontrava "acompanhada dos pais e avós e onde, junto a uma escada rolante, caiu de um piso para o outro, de uma altura de mais ou menos seis metros" disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, José António.
A criança foi, segundo a mesma fonte, "estabilizada no local, pela equipa da VMER (Viatura de Emergência e Reanimação)" e transportada ao Hospital das Caldas da Rainha.

Mercados: Banif e Fomentinvest lançam primeira corretora de carbono em Portugal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10552436.html
Lisboa, 17 Jan (Lusa) - O Banif e a Fomentinvest vão lançar a Ecotrader, a primeira corretora de carbono portuguesa, detida em partes iguais pelas duas entidades e que será presidida por Ângelo Correia, revelou à agência Lusa Artur Fernandes, presidente do Banif Investimento.
"Vamos lançar, em conjunto com a Fomentinvest, a primeira corretora de carbono em Portugal", avançou Artur Fernandes, especificando que o Banif e a Fomentinvest vão deter 50 por cento cada um da nova corretora.
A Banif Ecoprogresso Trading (Ecotrader) será presidida por Ângelo Correia, presidente da Fomentinvest, e contará com mais dois administradores, Carlos Jorge, do Banif Banco de Investimento, e Paulo Caetano, da Ecoprogresso.

Energia: Futuro das eólicas depende de sistema eficiente de armazenamento da energia - investigador

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10498751.html
Braga, 17 Jan (Lusa)- O futuro da energia eólica passa por encontrar um modelo de armazenamento da energia que é produzida em horas de vazio, ou seja, quando o consumo é menor, disse à Lusa o investigador da Universidade do Minho Manuel Mota.
Em declarações à Lusa, o também director do Centro de Investigação em Engenharia Biológica explicou que a falta de um sistema de armazenamento da energia produzida através do vento (eólica) faz com que grande parte das suas potencialidades seja desaproveitada.
"O vento aparece quando as condições climáticas o propiciam, o que faz com que a energia produzida, nas chamadas horas de vazio, não seja aproveitada", referiu o investigador.

Energia:"Energia das ondas tem futuro em Portugal" desde que sejam encontrados materiais resistentes à força do mar

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10498723.html
Braga, 17 Jan (Lusa) - A energia das ondas tem futuro em Portugal desde que sejam encontrados "materiais mais resistentes à força do mar", defendeu o investigador da Universidade do Minho Manuel Mota, que lidera o Centro de Investigação de Engenharia Biológica.
"Ainda não se encontraram formas de criar mecanismos capazes de resistir a ondas de sete ou oito metros de altura", como sucedeu ao sistema Palamis, montado junto da costa na área marítima do Porto, disse à Lusa Manuel Mota.
"Entre a costa de Peniche e a de Caminha - que tem 300 quilómetros - e a costa americana não há obstáculos naturais, o que faz com que a ondulação seja regular, logo apta para a produção de energia", salientou.

Haiti/Sismo: Conselho de Segurança da ONU reúne-se na 2.ªfeira para analisar situação

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10556812.html
Cidade do México, 17 Jan (Lusa) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se, na segunda-feira, para estudar a situação no Haiti, onde a amplitude do desastre causado pelo sismo da passada terça-feira "torna necessária uma acrescida presença internacional, sob coordenação da ONU".
A iniciativa da reunião partiu do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) mexicano, que em comunicado divulgado no sábado adianta que o secretário-geral da ONU participará no encontro. O México é membro não permanente do Conselho de Segurança.
A decisão de reunir o Conselho de Segurança "ao início da manhã de segunda-feira" foi tomada após "conversações entre os seus membros em coordenação com a China, na sua qualidade de presidente do Conselho, e por iniciativa do México", lê-se no comunicado.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Catástrofes: Norte conclui até 2012 planos de emergência intermunicipais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10562470.html
Porto, 18 Jan (Lusa) - Os 83 concelhos do Norte de Portugal vão ser dotados até 2012 de planos municipais e intermunicipais de emergência de riscos naturais e tecnológicos, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Em comunicado, a CCDR-N refere que o Programa Operacional Regional do Norte (ON.2) aprovou 20 candidaturas relativas à elaboração daqueles planos, que envolvem os 83 concelhos, "garantindo assim a cobertura de toda a região com planos de emergência de riscos".
O investimento nestes planos totaliza 7,4 milhões de euros, comparticipados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder) em 5,2 milhões de euros, e deverá ser concretizado nos próximos dois anos.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

EUA: Obama quer pôr 50 bancos a pagar gastos com o sistema financeiro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10548994.html
Washington, 14 Jan (Lusa) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje um projecto de tributação sobre 50 grandes bancos para recuperar os fundos públicos gastos a salvar o sistema financeiro, denunciando os prémios "obscenos" que se concedem em Wall Street.
"Estou determinado em recuperar cada cêntimo em dívida ao povo americano e a minha determinação reforça-se quando vejo os enormes lucros e os bónus obscenos nas empresas que devem a sua sobrevivência à população", que continua a sofrer com a recessão, declarou Obama, numa intervenção directa à televisão.
A tributação vai intitular-se "taxa sobre a responsabilidade da crise financeira", mostrando que o governo considera que as práticas arriscadas dos bancos desempenharam um papel determinante na tormenta que afectou gravemente o sistema financeiro e que continua a fazer-se sentir na área do emprego.

Sociedade: "É preciso recomeçar a olhar para os outros" - Presidente da AMI

Porto, 15 Jan (Lusa) - O presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) defendeu esta noite, no Porto que "é preciso recomeçar a olhar para os outros" para "construir uma nova sociedade".
Fernando Nobre intervinha durante uma conferência sobre ciência e cidadania, integrada no ciclo "Diálogos com a Ciência" e promovido pela Reitoria da Universidade do Porto.
Médico e também fundador da AMI, Fernando Nobre deteve-se no mau uso da ciência, socorrendo-se de exemplos como o dos "médicos malditos", que serviram o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, tendo alguns alegado que apenas cumpriram ordens.

Haiti/Sismo: Má qualidade das construções agravou os prejuízos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10549583.html
Washington, 15 Jan (Lusa) - A má qualidade das construções no Haiti agravou as consequências do sismo de terça-feira, deixando milhares de pessoas sob os escombros, de acordo com técnicos norte-americanos.
"É evidente que a qualidade das construções, mesmo as que foram alegadamente erigidas de acordo com as leis de engenharia, não é de todo boa", disse à AFP Farzad Naeim, presidente da direcção do Instituto de Investigação em Engenharia sobre Tremores de Terra (EERI).
A maior parte dos grandes edifícios de Port-au-Prince, capital do Haiti, foram provavelmente construídos com betão muito compacto, considerou o especialista, apoiando-se no estudo de fotos.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Energia: Plano Nacional de Barragens reduz importações anual de 3,3 milhões de barris de petróleo - Ministra do Ambiente

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10542971.html
Vieira do Minho, Braga, 13 Jan (Lusa) - A concretização do Plano Nacional de Barragens, que prevê dez novas albufeiras, vai diminuir as importações de petróleo para as centrais termo-eléctricas em 3,3 milhões de barris/ano, disse hoje a ministra do Ambiente.
Em declarações à agência Lusa, Dulce Álvaro Pássaro sublinhou que essa redução, além de ser de grande importância para a balança de pagamentos do país ao longo da década, "tem enorme impacto em termos ambientais, dada a forte redução de Co2 que lhe está associada, cerca de 500 mil toneladas por ano".
A governante falava em Vieira do Minho, distrito de Braga, à margem da sessão de lançamento, pela EDP, da "primeira pedra" da nova central hidroeléctrica Venda Nova III, uma instalação subterrânea que tira partido das albufeiras criadas pelas barragens de Venda Nova e Salamonde, onde estiveram também o primeiro-ministro, José Sócrates, o secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, o Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, o presidente da Câmara, Jorge Dantas e o presidente da EDP, António Mexia.
.
Comentário existente na Lusa:
(Miguel):
"A construção destas novas barragens não vai gerar nenhuma energia nova! É apenas para armazenar a energia eólica gerada pelos actuais parques e que já custa o triplo do preço da importada, perdendo 25 % no processo. E por isso é para ser paga em cima da actual factura e do défice tarifário. É por estas politicas erradas que o País está arruinado. Alguem se perguntou porque é que a luz aumentou 3 % enquanto as matérias-primas que servem para a produzir diminuiram 30 %? Pobre país entregues a estes ignorantes..."

Tecnologia: Google denuncia ataques informáticos provenientes da China

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10540229.html
Washington, 13 Jan (Lusa) - A Google, gigante tecnológico norte-americano, denunciou terça-feira ataques informáticos em massa provenientes da China, visando militantes chineses dos direitos humanos e afectando "pelo menos 20 grandes empresas".
"Detectámos um ataque muito sofisticado e dirigido contra a nossa infra-estrutura, oriunda da China e que resulta num roubo de propriedade intelectual", afirmou David Drummond, responsável jurídico da Google, em comunicado.
O ataque afectou "pelo menos 20 outras grandes empresas em vários sectores, sobretudo Internet, finanças, tecnologia, comunicação social e química".

Energia: EDP lança hoje primeira pedra da central hidroeléctrica Venda Nova III

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10539419.html
Lisboa, 13 Jan (Lusa) - A EDP lança hoje a "primeira pedra" da nova central hidroeléctrica Venda Nova III, uma instalação subterrânea que tira partido das albufeiras criadas pelas barragens de Venda Nova e Salamonde, no concelho de Vieira do Minho.
O projecto, que implica um investimento de cerca de 349 milhões de euros, na prática consiste em turbinar a água da albufeira da Venda Nova para a de Salamonde e alternadamente, a bombagem, em sentido oposto, aproveitando os preços mais baixos da energia nas horas de vazio.
A cerimónia na Central de Frades conta com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, do secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, e do presidente do conselho de administração da EDP, António Mexia.

Brasil: Onda de calor no Rio de Janeiro eleva sensação térmica a 50 graus

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10539454.html#page=2
Rio de Janeiro, Brasil, 13 Jan (Lusa) -- A forte onda de calor no Rio de Janeiro leva cariocas e turistas a lotar as praias da cidade, com os termómetros a ultrapassar os 40 graus Celsius e os serviços meteorológicos a indicar sensação térmica até 50 graus devido à humidade do ar.
Enquanto as baixas temperaturas do Inverno europeu alcançam graus negativos, o Verão nos trópicos está a causar transtornos para muitos que têm que enfrentar uma rotina de calor e mudar hábitos para se adaptar à estação mais quente do ano.
No último domingo, o calor foi recorde no Rio de Janeiro. Os termómetros no centro da cidade indicavam 40,4 graus às 22:00.

Comércio: APED contra proposta do PCP que defende encerramento do comércio aos domingos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10541676.html
Lisboa, 13 Jan (Lusa) - O director-geral da APED, António Rousseaux, defendeu hoje a liberdade dos comerciantes abrirem aos Domingos e feriados, reagindo a uma proposta do PCP que prevê o encerramento do comércio nesses dias, em especial das grandes superfícies.
"Nós defendemos a liberdade de todo o comércio abrir aos domingos e feriados e compete aos comerciantes, se quiserem, decidir fazê-lo", disse à agência Lusa o director-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), entidade que representa as grandes superfícies comerciais.
António Rousseaux reagia, desta forma, à posição defendida pelo PCP, nas jornadas parlamentares que hoje terminam em Viseu. Os comunistas garantem que, ainda esta semana, vão voltar a apresentar na Assembleia da República uma proposta que prevê o encerramento de todo o comércio aos domingos, uma medida que, na sua óptica, permitirá proteger o comércio tradicional.
Comentário:
Como é possivel que as pessoas deste país deixem todo o sistema de vivência social nas mãos dos interesses da meia dúzia que lucram com isso?
Não há comércio ao domingo em lado nenhum por essa Europa fora!!!
É simples:
-desestabiliza a relação de emprego e do descanso semanal da generalidade da população.
-"estoura" com o comércio tradicional e por consequência com a vivência de todos os espaços urbanos centrais das nossas cidades e vilas.
Temos uma mentalidade individualista, ao pensar que há vantagem em ir comprar as "promoções" de fim de semana (cenoura com que somos atraidos), e fazer disso a rotina da nossa cultura de sociedade, que devia ser feita nos espaços urbanos e culturais que tanto nos custam a criar e a manter.
É esta cultura de vida social que está implicada no horário de fim de semana dos comércios - que toda a europa soube regeitar - nós não!
Cada vez mais terceiro-mundistas!!!
Ferreira arq.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Energia: Eólica offshore vai ter papel fundamental nas renováveis em 2013/2014 - Mexia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10525106.html
Londres, 08 Jan (Lusa) - O presidente da EDP, António Mexia, considerou hoje em Londres que o offshore vai ter "um papel fundamental" no crescimento das renováveis a partir de 2013/2014, e destacou que a empresa ganhou hoje um concurso que representa dois terços da actual produção eólica offshore mundial.
"Temos a visão clara que o eólico offshore vai ter um papel fundamental no crescimento das renováveis a partir de 2013/2014, por isso era importante não deixarmos passar a oportunidade de ser um líder de onshore e também de offshore", disse à Lusa António Mexia, à margem da cerimónia de assinaturas de contratos de nove projectos eólicos no Reino Unido.
A EDP-Renováveis ganhou hoje um desses projectos para produção de energia eólica marítima ('offshore') ao largo da Escócia, com capacidade instalada de 1,3 gigawatts e que representa um investimento de cerca de 4.000 milhões de euros.

Internet: Google quer entrar no mercado da energia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10525362.html
Nova Iorque, 08 Jan (Lusa) - O gigante da Internet Google pediu autorização às autoridades norte-americanas para entrar no mercado da energia, com o objectivo de vender electricidade no mercado grossista e abastecer-se directamente.
De acordo com o documento entregue à Comissão reguladora de energia no fim do mês de Dezembro, o grupo, através da sua subsidiária Google Energy, pediu para beneficiar do estatuto de vendedor e das "tarifas associadas" e de uma "autorização geral" para comprar e vender nos mercados de energia.
Este pedido representa um passo suplementar do Google no domínio da energia, a fim de atingir o seu objectivo de neutralidade em carbono.

UE/Clima: Grupo dos 27 procura novo acordo junto do G-20 - Herman van Rompuy

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10526301.html#page=2
Madrid, 08 Jan (Lusa) - A União Europeia (UE) vai procurar um novo acordo sobre alterações climáticas junto do G-20 face aos resultados frustantes da cimeira mundial de Copenhaga, na Dinamarca, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu.
Herman van Rompuy justificou a iniciativa com o facto de o aquecimento global continuar a ser um assunto-chave para os europeus.
"A União Europeia deve continuar a impulsionar" o debate sobre as alterações climáticas, sustentou Van Rompuy, em Madrid, onde se encontrou com o primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, e com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Biodiversidade: Ano internacional arranca para sensibilizar cidadãos para protecção das espécies

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10525453.html
Lisboa, 10 Jan (Lusa) - O Ano Internacional da Biodiversidade, cujo arranque é assinalado na segunda-feira em Berlim, tem como objectivo a tomada de consciência por parte de todos os cidadãos da importância de proteger animais e plantas, no meio onde vivem.
A iniciativa foi lançada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que apelou à participação das associações internacionais em acções que visem alertar para o contínuo empobrecimento da biodiversidade, com o desaparecimento de milhares de espécies.
Em Portugal, estão planeadas várias acções de sensibilização e divulgação ao longo do ano para "levar a temática da biodiversidade ao cidadão", como disse a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, em declarações à Lusa no final de Dezembro.

Mau Tempo: Dezenas de estradas cortadas em 12 distritos do país

Lisboa, 11 Jan (Lusa) - Dezenas de estradas estão cortadas nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Faro, Viseu, Leiria, Braga, Aveiro, Porto e Bragança, Vila Real, Guarda e Portalegre devido ao mau tempo no país, sobretudo à queda de neve.
Segundo divulga a Protecção Civil no seu 'site', no distrito de Coimbra, estão encerradas ao trânsito devido à queda de neve a EN 344, que liga Casal da Lapa/Pampilhosa da Serra/Portela de Ulhais, a EN 236, entre a Lousã e Trevim, a EN 2 de Alvares a Pampilhosa da Serra, a EN 2, entre Alvares e Góis, e a EN 112, que une Pampilhosa da Serra a Coimbra, tendo esta sido a última a fechar à circulação às 22:41.
Realidade semelhante vive-se também no distrito de Castelo Branco, onde a neve levou ao corte da EN 338, que liga Piornos/Manteigas/Cruzamento da Torre, EN 339, entre Seia e Lagoa Comprida, a EN 351, unindo Oleiros/Cava/Isna, a EN 18, entre o Fundão e Alpedrinha, a EN 345, de Alcaide, à EN 18, a EN 238, entre Estreito e Foz Giraldo, a EN 343, entre Telhado e Barco, a EN 112, de Lameirinha a Enxabarda e a EN 230, entre Tortosendo e Cruz Orondinho, a última a enecerrar às 21:52.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

JN - Manuel António Pina - Uma doença nossa

JN 2010.01.06
Para ler o artigo carregar no título, ou pelo link:
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1462619&opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina
...
"Só que nem os bisturis dos patologistas nem a química dos analistas podem alcançar no terrível e silencioso cancro social que ceifa hoje, em Portugal, a maior parte dos nossos velhos, a solidão."
...

Copenhaga: Deputados portugueses debatem malogro de Conferência sobre o clima

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10518782.html
Lisboa, 06 Jan (Lusa) - Os resultados da Conferência de Copenhaga sobre alterações climáticas vão estar em debate quinta-feira à tarde no Parlamento e o malogro que marcou esta cimeira mundial é reconhecido unanimemente pelos vários grupos parlamentares portugueses.
Variam os motivos apontados para o fracasso entre os deputados que voltam as críticas directamente para os Estados Unidos e os que falam de uma má preparação dos trabalhos sem identificar culpados.
Para José Ribeiro e Castro, deputado do CDS-PP e presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros, a "precipitação na marcação da Conferência" foi um dos factores que levou a que "infelizmente acontecesse o previsível".

EUA: Desenvolvimento e combate à pobreza são "imperativos estratégicos" para política externa - Clinton

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10519194.html
Washington, 06 Jan (Lusa) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou hoje uma maior ajuda ao desenvolvimento, que considera ser vital para a estabilidade mundial e para a segurança interna, enfatizando também o combate à pobreza.
Libertar os países pobres da miséria "é hoje um imperativo estratégico, económico e moral tão crucial como a diplomacia e a defesa dos interesses norte-americanos para resolver os problemas do mundo", afirmou Hillary Clinton, num discurso pronunciado em Washington.
Um mundo "mais seguro, próspero, democrático e equitativo" é um objectivo ilusório quando "um terço da humanidade" apenas sobrevive, afirmou a chefe da diplomacia norte-americana.

Mau tempo: Falta de planeamento urbanístico potencia riscos e vulnerabilidades - Asprocivil

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10520240.html
Porto, 07 Jan (Lusa) - O presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil denunciou hoje a existência de "falhas, erros e omissões" na implementação urbanística que as Câmaras autorizam "sem ter em conta a segurança e o conforto das populações".
Apontando como exemplo as consequências das cheias de Dezembro em Rio Tinto (Gondomar), Ricardo Ribeiro considera que um planeamento urbano que não tenha em conta as linhas de água, as zonas de leito de cheia e a mobilidade dos veículos de socorro "cria indubitavelmente situações que configuram completas armadilhas para populações e para quem as socorre".
"O que aconteceu em Rio Tinto é o exemplo do que o mau (ou inexistente) planeamento urbanístico pode causar, ainda que neste caso em escala reduzida", refere o presidente da Asprocivil.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cooperação: PALOP "privilegiados" com 36ME para combater alterações climáticas - Governo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10515298.html
Lisboa, 05 Jan (Lusa) - Os países africanos lusófonos (PALOP) serão os grandes beneficiários dos 36 milhões de euros que Portugal vai aplicar até 2012 no combate aos efeitos das alterações climáticas em países em desenvolvimento, afirmou hoje o secretário de Estado da Cooperação.
Em declarações à Lusa após uma audição na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, João Gomes Cravinho afirmou que estão em curso negociações entre as tutelas de Cooperação, Ambiente e Energia "para definir as linhas de força de aplicação desse montante" no triénio 2010-2012.
"A nossa parte irá para os países com quem já trabalhamos, os lusófonos sobretudo", como Angola, Moçambique ou Cabo Verde, referiu Gomes Cravinho.

Évora: Centro histórico sem água devido a excesso de metais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10515607.html
Lisboa, 06 Jan (Lusa) - O centro histórico Évora está sem água desde as 23:00 de terça-feira devido ao excesso de metais, como o alumínio, detectados na rede que abastece a cidade, informou hoje o presidente da autarquia local.
José Ernesto de Oliveira referiu à agência Lusa que técnicos da empresa de tratamento da rede que abastece o distrito de Évora se encontram no terreno a "afinar o sistema de tratamento" para repor os parâmetros de qualidade e segurança da água, a fim de que ainda hoje de manhã o abastecimento possa ser restabelecido.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ucrânia: Encerramento de Central de Tchernobil começou

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10506880.html
Kiev, 02 Jan (Lusa) - As autoridades ucranianas começaram hoje a aplicar o Programa estatal de encerramento da Central Atómica de Tchernobil e de transformação do "sarcófago" num sistema ecologicamente seguro.
O programa, revelado hoje na Ucrânia, deverá ser realizado em quatro etapas e só terminará na segunda metade do séc. XXI.
Em Abril de 1986, a Central Atómica de Tchernobil foi palco de uma das maiores catástrofes industriais do séc. XX, tendo provocado poluição radioactiva no território de três países: Bielorrússia, Rússia e Ucrânia e obrigado à evacuação de milhares de pessoas.

Brasil: Número de mortos em soterramento na Ilha Grande sobe para 22, "destruição parece de guerra" afirma morador

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10506910.html
Rio de Janeiro, Brasil, 02 Jan (Lusa) - O número de mortos sobe para 22 no soterramento ocorrido numa pousada na Ilha Grande, na região de Angra dos Reis no Rio de Janeiro, estado onde as chuvas provocaram a morte de 54 pessoas desde quarta-feira.
Os trabalhos de resgate na localidade da pousada de luxo Sankay, atingida por uma queda de barreira na Praia do Bananal, Ilha Grande, entraram pela madrugada. Ainda não se sabe o número exacto de mortos, mas estima-se que pode chegar a 50 só na Ilha.
A Defesa Civil retomou as buscas no Morro da Carioca, na cidade de Angra, também atingido pelo deslizamento de terras matando 11 pessoas.

Argentina: 20 mil pessoas assinalam final de Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10507711.html
Buenos Aires, 02 Jan (Lusa) - Cerca de 20 mil pessoas assinalaram hoje na Argentina o final da 1.ª Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência, que percorreu durante três meses um total de 160 mil quilómetros e 120 países.
A Marcha Mundial, a primeira a percorrer todo o planeta, começou na Nova Zelândia, a 2 de Outubro, e terminou hoje junto à cordilheira dos Andes, na localidade de Punta de Vacas, na Argentina.
Pelo menos 20 mil pessoas, a maioria argentinos, chilenos e bolivianos, aplaudiram discursos de responsáveis da marcha, que contaram experiências da "maior e primeira manifestação pela paz e não-violência feita na história", como disse o espanhol Rafael de la Rubia, coordenador geral da manifestação.

China: Escolas fechadas devido à neve em vaga de frio histórica em Pequim

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10509632.html
Pequim, 04 Jan (Lusa) - Os habitantes de Pequim preparam-se para enfrentar a semana mais fria das últimas décadas, com a cidade coberta de neve e as temperaturas máximas a descerem aos 16 graus negativos.
Devido ao forte nevão que caiu no fim-de-semana, durante quase 24 horas consecutivas, o governo municipal decidiu manter hoje fechadas as escolas primárias e secundárias.
Mais de 7.000 agentes da polícia foram mobilizados para controlar o trânsito nas principais vias da cidade, disse a agência noticiosa oficial chinesa.

Crianças: "Número ínfimo" de ciclistas usa capacete, falha deve ser "mau trato" - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10500603.html
Lisboa, 04 Jan (Lusa) - Um estudo inédito apurou que apenas "um número ínfimo" de crianças utiliza capacete quando usa bicicleta e defende que esta falta seja encarada como "uma forma de mau trato" e de "exposição desnecessária" ao perigo.
A investigação foi conduzida por alunos finalistas de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e, segundo disse à agência Lusa Sofia Ramiro, uma das autoras, visou abordar um tema que "ainda não tinha sido explorado em Portugal".
Os autores concluíram o que já suspeitavam: apenas "um número ínfimo" de crianças com idades entre os cinco e os 14 anos usava capacete, uma situação que ainda é "mais dramática" por o capacete reduzir o risco de traumatismo craniano em 88 por cento.