segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Porto: Reabilitação urbana faz subir preços da habitação na Baixa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10397204.html
Matosinhos, 27 Nov (Lusa) - Os preços das habitações na Baixa do Porto estão a subir com o aumento da procura, em resultado da reabilitação urbana, disse hoje à agência Lusa o arquitecto Pedro Balonas.
"Há muita procura de habitação na Baixa neste momento. Os preços subiram", afirmou Pedro Balonas em Matosinhos, no final do seminário "Reabilitação urbana - oportunidade de negócio para as empresas portuguesas".
O arquitecto da empresa Balonas Menano notou que o crescimento da animação na Baixa do Porto está a acontecer no "eixo Carlos Alberto-Santa Catarina, quase perpendicular ao eixo da reabilitação Norte-Sul".

China: Conselheiro do governo defende permissão de dois filhos por casal em lugar de um só

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10398182.html
Pequim, 28 Nov (Lusa) -- A China deve adoptar uma nova política de natalidade, autorizando os casais a terem dois filhos e não apenas um, como vigora há 30 anos, defende conselheiro do governo, citado hoje na imprensa.
A actual política de controlo da natalidade, "um casal, um filho", imposta no final de década de 1970, "impediu que a população crescesse demasiado depressa", mas "agora devemos aplicar uma nova política de 'um casal, dois filhos' para contrariar o envelhecimento da sociedade", argumenta o professor Hu Angang.
Pelas estimativas chinesas, em 2050, quase um terço da população do país (31,1 por cento) terá mais de 60 anos de idade -- 9,2 pontos acima da média mundial.

Seguros agrícolas: Alterações climáticas podem criar novos riscos como "escaldão"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10396624.html
Lisboa, 28 Nov (Lusa) - Os seguros agrícolas podem vir a integrar novos riscos como "escaldão" ou "chuvas persistentes" para atenuar o efeito das alterações climáticas sobre o rendimento dos agricultores, disse à Lusa um perito que defende a criação de apólices diferenciadas.
O aquecimento global vai reflectir-se na alteração dos riscos existentes nos seguros agrícolas ou mesmo criação de novos riscos, admite o responsável da unidade de recuperação e produtos financeiros do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).
Em Portugal, a cobertura base dos seguros de colheitas protege os agricultores contra riscos como incêndios, queda de raio, explosão e granizo e abrange ainda coberturas complementares como tornado, geada, tromba-de-água ou queda de neve, mas pode vir a ser necessário rever estes sistema.

domingo, 29 de novembro de 2009

Economia: Ordem dos Engenheiros sublinha que endividamento não se deve às obras públicas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10399788.html
Viana do Castelo, 28 Nov (Lusa) - O bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Fernando Santo, afirmou hoje que o sector da construção "é o motor do desenvolvimento" da economia nacional, para sublinhar que o problema do endividamento do país não está nas obras públicas.
"Não desviemos atenções. O nosso défice não tem nada a ver com obras públicas. Pelo contrário. Entre 2002 e 2007, houve um forte desinvestimento nas obras públicas e é por isso que a economia portuguesa está como está", referiu, à Lusa.
Fernando Santo, que falava em Viana do Castelo no âmbito do Dia Nacional do Engenheiro, defendeu que a questão do endividamento público resulta da "incapacidade de Portugal de produzir o que consome".

Copenhaga: Índia disponível para "objectivo global ambicioso" de redução de gases poluentes

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10399955.html
Nova Déli, 28 Nov (Lusa) - A Índia está disponível para participar num "objectivo global ambicioso" para a redução de emissões de gases de efeito estufa, saído da próxima cimeira das Nações Unidas sobre o clima, em Copenhaga, afirmou hoje o primeiro-ministro indiano.
Discursando numa reunião de chefes de governo da Comunidade Britânica (Commonwealth), em Trinidad e Tobago, Singh salientou que a participação do seu país nesse objectivo global depende de um "paradigma que divida o peso" entre os diferentes países.
Singh pediu ainda uma resposta "global e de colaboração" para conseguir em Copenhaga um resultado "integral, ponderado e equitativo".

Viarco: Fábrica de lápis muda de segmento e lança no mercado três inovações mundiais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10396907.html
S. João da Madeira, 29 Nov (Lusa) - A fábrica de lápis Viarco, única em Portugal nesse sector, lançou este mês no mercado internacional três produtos que são estreias mundiais e reflectem a mudança de segmento que a empresa está a atravessar.
Aguarela de grafite para pintura, barras de grafite aguarelável para uso em grandes superfícies e um estúdio portátil com utensílios incluídos são os artigos que José Miguel Vieira Araújo, administrador da Viarco, garante serem "inovações totais a nível mundial".
Integram a linha ArtGraf, vocacionada para os técnicos das artes plásticas e design, e "asseguram a diferenciação da marca em relação à concorrência", numa "mudança radical" da área de negócios da Viarco, até aqui assente em materiais escolares.

Copenhaga: "Ainda há muito a fazer", alerta Durão Barroso na China

Nanjing, Leste da China, 29 Nov (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, reafirmou hoje o empenho dos 27 em "assegurar o sucesso" da Conferência de Copenhaga sobre Alterações Climáticas, mas advertiu que "há ainda muito a fazer".
"Todos os países estão a comprometer-se (com metas de redução de emissões de dióxido de carbono) (...) Temos de ver, no entanto, se esses compromissos chegam ao mínimo que devíamos alcançar (para contrariar o aquecimento global)", disse Durão Barroso na véspera da Cimeira anual China-União Europeia, em Nanjing.
"Ainda não chegámos lá (...) Por ora, ainda não estamos onde devíamos estar", acrescentou.

sábado, 28 de novembro de 2009

OJE - Livro "A Nossa Escolha" de Al Gore apresenta sugestões para resolver crise climática


http://www.oje.pt/noticias/internacional/livro-a-nossa-escolha-de-al-gore-apresenta-sugestoes-para-resolver-crise-climatica
27/11/09, 11:41OJE/Lusa
O apelo à acção colectiva para combater o aquecimento global e sugestões para passar à prática constituem o cerne de "A Nossa Escolha", o novo livro de Al Gore que acaba de ser publicado pela Esfera do Caos.
Após o lançamento de "Uma Verdade Inconveniente", o antigo vice-presidente dos EUA participou em mais de 30 "Cimeiras de Soluções" e inúmeras sessões individuais com especialistas de todo o mundo nas mais variadas áreas, da neurociência à economia, das tecnologias da informação à agricultura, concluindo que a questão das alterações climáticas "atravessa disciplinas, fronteiras nacionais, ideologias e políticas".
Desse diálogo com os vários peritos nasceu "A Nossa Escolha - Um Plano para Resolver a Crise Climática", obra ilustrada por mais de 400 imagens - fotografias, gráficos, infografias e esquemas explicativos - distribuídas por igual número de páginas.
O livro procura explicar a relação entre os problemas do clima e a utilização de energias poluentes, detendo-se em diversos outros aspectos da complexa malha subjacente à crise ambiental.
Analisando as falhas na produção de biocombustíveis, criticando a opção pelo nuclear e apontando o dedo à desflorestação, à degradação dos solos, às práticas agrícolas agressivas, ao consumo desregrado e à produção de lixo, Al Gore passa em revista algumas das mais flagrantes consequências do desrespeito humano pelo planeta.
Todavia, de nada serve desesperar perante o mal feito, já que esse sentimento pode incentivar a passividade enquanto a situação se agrava, alerta o autor, assegurando que "temos ao nosso alcance todas as ferramentas de que precisamos para resolver três ou quatro crises climáticas - quando só precisamos de resolver uma".
Considerando que devia "ser visto como uma honra viver num tempo em que o futuro da civilização humana será determinado para sempre por aquilo que fizermos agora", Al Gore assinala que a crise climática é "uma oportunidade sem paralelo" para enfrentar "muitas causas persistentes de sofrimento e de miséria".
E, sem descartar a importância de mudar as práticas individuais, salienta a necessidade da acção colectiva: "Temos de mudar mais do que as nossas lâmpadas e janelas. Temos de mudar as leis e as políticas públicas".
"Precisamos de um empenho histórico para pôr as pessoas a trabalhar na construção da infra-estrutura e da base tecnológica para uma mudança maciça e rápida que nos afaste do carvão, do petróleo e do gás, e nos conduza a fontes de energia renováveis", afirma na introdução do livro, que integra a colecção Gulbenkian Ambiente.
"A Nossa Escolha" apresenta ainda histórias inspiradoras, como a de William Kamkwamba, um rapaz do Malaui forçado a deixar a escola aos 14 anos, que criou um moinho de vento com peças de sucata e conseguiu acender uma lâmpada, tendo retomado os estudos com vista a criar uma empresa que construa torres eólicas em África.
A obra também saúda rebates de consciência como o de Ray Anderson, que ignorou os danos ambientais causados pela sua empresa de alcatifas, a Interface Flooring, até ler "A Ecologia do Comércio", de Paul Hawken, onde percebeu que a sua atitude era "típica de quem pilha" e que, um dia, as pessoas como ele acabariam "na prisão", tendo, então, criado um programa para eliminar o impacto negativo da empresa sobre a Terra até 2020.
A edição portuguesa do livro de Al Gore teve, segundo a Esfera do Caos, "um efeito nulo no clima", na medida em que, após a quantificação - pela iniciativa CarbonoZero - das emissões de gases com efeito de estufa associadas à sua produção, as mesmas foram compensadas através da aquisição de créditos de sequestro de carbono provenientes de uma área florestal no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Brasil : Lula quer que os países ricos financiem a preservação das florestas amazónicas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10394012.html
Manaus, Brasil, 26 Nov (Lusa) - O presidente brasileiro, Luiz Inacio Lula da Silva, afirmou hoje que nenhum estrangeiro pode pedir aos habitantes da Amazónia que morram de fome para salvar a floresta e que cabe aos países ricos pagarem para preservar a região.
"Que nenhum 'gringo' venha pedir-nos que deixemos um habitante da Amazónia morrer de fome ao pé de uma árvore! Queremos muito preservar (a floresta) mas eles (os 'gringos') terão de pagar a factura desta preservação", declarou Lula num discurso antes da abertura de uma mini-cimeira dos países amazónicos em Manaus, no coração da Amazónia brasileira.
Os países amazónicos reclamam um financiamento suficiente para a preservação das suas florestas, numa altura em que a desflorestação tropical é considerada responsável por cerca de 20 por cento das emissões mundiais de gases com efeito de estufa pelos cientistas.

Clima : Sarkozy convidou vários países africanos e a Indonésia a vir a Paris antes de Copenhaga

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10394068.html
Manaus, Brasil, 27 Nov (Lusa) - O presidente francês convidou os chefes de Estado africanos da bacia do Congo e o dirigente da Indonésia, duas regiões florestais, a deslocarem-se a Paris, em Dezembro, para discutir uma posição conjunta antes da cimeira de Copenhaga sobre o clima.
"Convidei para Paris, a 16 de Dezembro, os chefes de Estado africanos da Bacia do Congo" para definir "uma posição conjunta em Copenhaga", declarou quinta-feira o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, no final de uma reunião dos países amazónicos sobre as alterações climáticas quinta-feira em Manaus (Norte do Brasil).
A seguir à Amazónia, a Bacia do Congo é o segundo "pulmão verde" do planeta.

Austrália: Autoridades matam 600 camelos selvagens a tiro no deserto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10394119.html
Sidnei, 27 Nov (Lusa) - As autoridades do estado australiano do Território do Norte sobrevoaram quinta-feira de helicóptero a região de Outback para acabar a tiro com 600 camelos selvagens que estão a espalhar o terror naquela zona, informaram fontes oficiais.
Desde há umas semanas, os animais invadem todas as noites Docker River, uma pequena localidade de 350 habitantes que pediram ajuda às forças de segurança para matar aqueles camelos que, devido à grande seca que está a afectar a região este ano, vão à procura de água junto da povoação.
Os camelos selvagens rompem valas, arrancam equipamentos de ar condicionado para beber o líquido que goteja, arrasam tudo o que encontram no seu caminho e até derrubaram vários contentores que contaminaram parte das reservas de água.

Bibliotecas digitais: UE analisa forma de impulsionar a digitalização de livros

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10393492.html
Bruxelas, 27 Nov (Lusa) - Os ministros da Cultura da União Europeia debatem, hoje, em Bruxelas, como hão-de impulsionar a digitalização de livros e de outros conteúdos culturais europeus através de iniciativas como a Europeana, a biblioteca virtual comunitária.
No âmbito do Conselho de Cultura e Juventude, os 27 vão analisar os principais obstáculos a uma maior disponibilidade de livros digitalizados na União Europeia e propor medidas para fomentar as iniciativas públicas e privadas nesta área, apostando em facilitar o acesso às obras que já estão em domínio público.
A UE quer, igualmente, incentivar as contribuições dos Estados-membros para a Europeana - a biblioteca virtual que já coloca à disposição dos cibernautas cerca de cinco milhões de documentos digitais - face ao avanço de iniciativas privadas como o Google Books.

Ambiente: "A Nossa Escolha" reúne propostas de Al Gore para resolver a crise climática

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10393929.html
Lisboa, 27 Nov (Lusa) - O apelo à acção colectiva para combater o aquecimento global e sugestões para passar à prática constituem o cerne de "A Nossa Escolha", o novo livro de Al Gore que acaba de ser publicado pela Esfera do Caos.
Após o lançamento de "Uma Verdade Inconveniente", o antigo vice-presidente dos Estados Unidos participou em mais de 30 "Cimeiras de Soluções" e inúmeras sessões individuais com especialistas de todo o mundo nas mais variadas áreas, da neurociência à economia, das tecnologias da informação à agricultura, concluindo que a questão das alterações climáticas "atravessa disciplinas, fronteiras nacionais, ideologias e políticas".
Desse diálogo com os vários peritos nasceu "A Nossa Escolha - Um Plano para Resolver a Crise Climática", obra ilustrada por mais de 400 imagens - fotografias, gráficos, infografias e esquemas explicativos - distribuídas por igual número de páginas.

Copenhaga: Mercado Carbono está avaliado em 84 mil MEuro mas vive dias de incerteza

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10368306.html
Lisboa, 27 Nov (Lusa) - O mercado mundial do carbono é um verdadeiro desconhecido do grande público, mas explica-se em poucas palavras: as empresas podem comprar e vender emissões de dióxido de carbono e podem adquirir créditos de emissões através de "projectos limpos".
O resultado é um mercado global avaliado em 84 mil milhões de euros e que vive dias de incerteza: ou se torna um gigante de 2 biliões de dólares com a participação dos Estados Unidos ou arrisca cair na irrelevância se da conferência de Copenhaga, em Dezembro, não sair um novo tratado que actualize o Protocolo de Quioto.
Mais difícil de explicar em poucas palavras é como se chegou ao mercado de carbono, que existe em primeiro lugar porque os países aceitaram como consensual, em 1992, que as alterações climáticas são causadas em grande parte pela acumulação de gases com efeito de estufa (GEE) na atmosfera.

Copenhaga: Renováveis ajudam Portugal a cumprir Quioto mas não o livram de uma derrapagem

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10393104.html
Lisboa, 27 Nov (Lusa) - Dados oficiais indicam que Portugal vai cumprir as metas de Quioto com uma derrapagem de apenas 5 por cento, resultado que os especialistas também antecipam e para o qual contribui o bom desempenho das renováveis e da indústria.
Segundo os números da Comissão para as Alterações Climáticas, estima-se que, no período de cumprimento do Protocolo de Quioto, entre 2008 e 2012, Portugal esteja 5 por cento acima da quantidade que lhe foi atribuída, o que equivale a emitir mais 19,91 milhões de toneladas de dióxido de carbono do que o tecto de emissões de gases com efeito de estufa estabelecido.
No entanto, a crise económica mundial e os mecanismos de flexibilidade previstos no Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC) deverão permitir, segundo os especialistas, abater esta percentagem e cumprir as metas previstas: um aumento de 27 por cento nas emissões face a 1990.

Consumo: Apelo para um dia inteiro sem comprar

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10396139.html
Lisboa, 27 Nov (Lusa) - Um dia inteiro sem comprar nada é o desafio que várias organizações lançam aos consumidores no sábado, "Dia sem compras", assinalado em Portugal com iniciativas de rua de reflexão sobre o consumismo desenfreado.
O "Dia sem compras" nasceu nos Estado Unidos há mais de uma década, para combater os efeitos da publicidade ao consumo, e em Portugal a data é assinalada desde o início da década pela organização ambientalista GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental.
João Aguiar, activista do GAIA, explicou à Lusa que o dia foi escolhido pelos norte-americanos, e "copiado" para Portugal, por ser no fim-de-semana a seguir à Acção de Graças e anterior ao Natal, uma altura de elevado consumo.

Porto: Reabilitação urbana faz subir preços da habitação na Baixa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10397204.html
Matosinhos, 27 Nov (Lusa) - Os preços das habitações na Baixa do Porto estão a subir com o aumento da procura, em resultado da reabilitação urbana, disse hoje à agência Lusa o arquitecto Pedro Balonas.
"Há muita procura de habitação na Baixa neste momento. Os preços subiram", afirmou Pedro Balonas em Matosinhos, no final do seminário "Reabilitação urbana - oportunidade de negócio para as empresas portuguesas".
O arquitecto da empresa Balonas Menano notou que o crescimento da animação na Baixa do Porto está a acontecer no "eixo Carlos Alberto-Santa Catarina, quase perpendicular ao eixo da reabilitação Norte-Sul".

Copenhaga: «Está à vista um êxito» - Ban Ki-Moon

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10397889.html
Port-of-spain, 27 Nov (Lusa) - «Está à vista um êxito», considerou hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, referindo-se à Conferência de Copenhaga sobre as alterações climáticas.
"Não podemos falhar. Está à vista um êxito em Copenhaga. Devemos aproveitar este momento para selar o acordo", comentou Ban, exortando todos os chefes de Estado e de Governo a deslocarem-se nos últimos dias à cimeira da ONU, na capital dinamarquesa, de 7 a 18 de Dezembro.
Ban disse-se convencido que as negociações permitirão aprovar uma declaração forte sobre a necessidade de fixar objectivos de redução dos gases com efeitos de estufa, considerados responsáveis pelo aquecimento global.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Inovação: Tecnologia Et, hoje premiada, explora uso madeira e do vidro com vantagens energéticas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10380765.html
Braga, 23 Nov (Lusa) - O projecto "Energetic Modular Technology (Et)", hoje distinguido com o prémio BES Inovação, "transforma Portugal no primeiro país a explorar a aplicação conjunta da madeira e do vidro com características energéticas no âmbito da construção sustentável", disse à Lusa o seu autor.
O arquitecto José Pequeno, do Grupo DST (Domingos da Silva Teixeira), de Braga, adiantou que a conquista do galardão na categoria Energias, "constitui o empurrão decisivo para o sucesso da implementação e comercialização daquela tecnologia a nível nacional e internacional".
A tecnologia Et, que hoje recebeu o prémio BES, implicou três anos de investigação e foi desenvolvida em parceria pela DST e pela Universidade do Minho.

Turismo: Douro quarta-feira em Paris à procura de turistas e investidores

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10380228.html
Porto, 24 Nov (Lusa) - A primeira missão internacional do Douro arranca quarta-feira, em Paris, com o objectivo de promover a mais antiga região demarcada do mundo junto de operadores, decisores institucionais e imprensa especializada.
A acção promocional no mercado francês, que se realiza na embaixada portuguesa em Paris, pretende também demonstrar as vantagens competitivas do Douro a potenciais investidores, dando a conhecer a estratégia de desenvolvimento turístico em curso.
Na recente apresentação da missão internacional, o chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, disse que "o Douro reúne condições para atrair turistas e investidores com um elevado perfil de exigência".

Rendas: Associação de Proprietários vai criar lista de inquilinos devedores

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10027537.html
Lisboa, 24 Nov (Lusa) - A Associação Nacional de Proprietários (ANP) vai solicitar o parecer da Comissão de protecção de Dados com vista a compilar uma lista dos inquilinos incumpridores, à semelhança do que acontece com as listas de dívidas aos operadores de telemóveis ou bancos.
Em causa estão dívidas que atingem anualmente mais de 36 milhões de euros que deixam de ser cobrados, destaca a ANP.
A futura lista dos inquilinos incumpridores terá também como referência os cheques sem provisão e prestações de crédito não liquidadas, as apólices não pagas às seguradoras, tal como "as dívidas ao Estado com publicação na Internet, no site da Direcção Geral dos Impostos, do nome dos contribuintes faltosos".

Água: Ministra do Ambiente reforça necessidade de tarifário mas com justiça social

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10383975.html
Lisboa, 24 Nov (Lusa) - A ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, reforçou hoje a alteração do tarifário da água como uma das principais prioridades ambientais, defendo critérios que assegurem a sustentabilidade mas também a justiça social.
A governante falava durante a abertura do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, que hoje começou em Lisboa, a propósito de modelos de gestão que promovam a sustentabilidade do sector da água.
"O tarifário da água é uma questão fulcral para o sucesso do PEAASAR II" (Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais), que vigora desde 2007 até 2013", salientou a ministra.

Reabilitação Urbana: Câmara de Lisboa quer alargar benefícios fiscais a edifícios isolados

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10383905.html
Lisboa, 24 Nov (Lusa) - A Câmara de Lisboa está a negociar com o Governo pequenos acertos no novo regime da reabilitação urbana para dar à recuperação de edifícios isolados os mesmos benefícios fiscais previstos para as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).
"A nova legislação está pouco virada para as recuperações pontuais. É preciso uma política que dinamize efectivamente a reabilitação urbana, com um prazo temporal fixado, e ao mesmo tempo ajude a dinamizar o mercado de arrendamento", disse à Lusa o vereador do Urbanismo Manuel Salgado, sublinhando que foram identificados em Lisboa 4 600 edifícios devolutos.
"Nestes casos, que teriam 'via verde', os procedimentos eram agilizados e a câmara poderia emitir um certificado de 'edifício a reabilitar', o proprietário reabilitava e teria os mesmos benefícios fiscais previstos para o caso das operações de reabilitação nas ARU, ao mesmo tempo que se comprometia a colocar um quarto das casas no mercado de arrendamento", explicou.

Ambiente: Terra suporta cada vez menos o impacto ecológico do homem - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10382155.html
Washington, 24 Nov (Lusa) - A Terra suporta cada vez menos o impacto ecológico das actividades humanas, já que são necessários 18 meses ao planeta para regenerar os recursos que a humanidade consome num ano, segundo um estudo de um grupo de investigação privado norte-americano hoje publicado.
Os dados recolhidos numa centena de países pelo Global Footprint Network, um grupo de defesa do ambiente, indicam que a humanidade consome recursos e produz dióxido de carbono (CO2), principal gás com efeito de estufa, a um ritmo 44% mais elevado do que a natureza pode produzir e absorver.
"As ameaças iminentes que enfrentamos hoje, nomeadamente as alterações climáticas mas também a desflorestação, a diminuição das pescas, a sobre-utilização da água doce, são sintomas de uma tendência alarmante", escrevem os autores deste relatório.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Agricultura intensiva anula efeito florestal


JN 2009.11.23

EDUARDA FERREIRA, COM AGÊNCIAS
O efeito positivo da floresta como sumidouro dos gases com efeito de estufa é praticamente anulado pelas emissões provocadas pela agricultura e pecuária intensivas na Europa, segundo estimativas feitas por cientistas.

A emissão de gases com efeito de estufa por parte da agricultura intensiva tem aumentado em 17 países da Europa alvo de um estudo publicado pela revista Nature Geoscience. Tal aumento mal dá para ser anulado pelos efeitos benéficos de absorção pela floresta, que está também a ser submetida a exploração intensiva.

Em causa está o crescente recurso aos fertilizantes (que emitem óxido de azoto) e o número de cabeças de gado (responsáveis por parte significativa do metano na atmosfera). Em alguns países, as turfeiras ressequidas contribuem também para as emissões de gases com efeito de estufa.

Os estudos feitos por uma equipa do Instituto Max-Planck, da Alemanha, estimaram em 300 milhões de toneladas por ano o carbono que pode ser absorvido pelas florestas e pradarias da Europa. Esta cifra é válida para os anos entre 2000 e 2005 e corresponde a cerca de 19% do total de emissões de CO2 com origem nas energias fósseis (carvão, gás e petróleo) emitidas por esse conjunto de países. Este efeito de sumidouro fica, no entanto, praticamente anulado pela agricultura intensiva e pecuária. E, advertem os cientistas, se fosse tomada em conta a realidade dos 25 da UE nesse período, o balanço seria mais desfavorável à qualidade da atmosfera. A absorção de CO2 pelos oceanos também está a ser afectada, de acordo com um outro estudo citado pela agência Lusa. Entre 2000 e 2007, essa capacidade diminuiu de 27% para 24%, refere um relatório da National Geografic Society dos EUA.

São ainda desconhecidas as razões pelas quais os mares estão a captar menos CO2. Uma das hipóteses indica que é o aumento da acidez das águas que interfere nessa capacidade de absorção, que teve um dos picos a meio do século passado, quando também aumentaram as emissões de dióxido de carbono.

O CO2 dissolve-se na água salgada e encontra melhores condições para reagir assim em águas mais frias. Isso explicará a elevada capacidade de absorção detectada na Antárctida. No cômputo geral dos oceanos, estes têm actualmente a capacidade de "engolir" 2,3 mil milhões de toneladas de carbono.

A observação da Antárctida traz novos dados sobre o degelo: não é só a zona oeste a afectada pelo degelo, agora a zona oriental dá também sinais de ceder ao estado líquido. Isso pode contribuir significativamente para o aumento do nível dos oceanos, advertem cientistas da Universidade do Texas.

JN - Erosão: há zonas de costa a recuar 10 metros ano

JN 2009.11.23
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1427823

As causas são principalmente humanas (além da subida do nível médio do mar) e começam longe do litoral.

A construção de molhes e paredões deve acontecer "em casos excepcionais", para proteger grandes aglomerados urbanos "e se essa intervenção for duradoura e não puser em risco outros localizados a sotamar", diz o geógrafo José Nunes André, especialista em Geomorfologia Litoral do pólo do IMAR na Universidade de Coimbra. "Não resolvem as causas da erosão, apenas as transferem para sotamar (na costa Ocidental, para sul; na costa sul, para leste)", afirma, apontando recuos significativos entre a foz do Douro e Nazaré.

As causas são principalmente humanas (além da subida do nível médio do mar) e começam longe do litoral. "Estudos da década de 90 do século XX referem que o rio Douro, principal fonte de alimentação aluvionar da costa até ao canhão submarino da Nazaré, devido às barragens e à extracção de areia, diminuiu-a em cerca de 60%", diz.

Em situação normal, o Douro alimentaria a costa com 1,2 milhões de metros cúbicos de sedimentos por ano (m3/ano), aos quais se juntariam 200 mil transportados pela deriva litoral entre Leixões e a foz do Douro. Com as barragens, reduziu a sua capacidade aluvionar para apenas 200 mil m3/ano. Outros estudos indicam uma redução dos volumes sedimentares transportados por via fluvial em mais de 85% ao longo do século XX, devido aos aproveitamentos hidroeléctricos e hidro-agrícolas. Quando as comportas de fundo das barragens são abertas devido a cheias, o volume de areias na foz aumenta significativamente, o que evidencia o efeito de retenção.

Com a retenção no Douro, que será agravado com a construção de mais seis grandes barragens na sua bacia hidrográfica, e a extracção de areias, os "poucos" sedimentos em deriva resultam essencialmente da erosão da costa". A extracção nos rios e na costa tem sido outro factor. Em S. Jacinto, Aveiro, eram retirados dois milhões de m3/ano. Na foz do Mondego, Figueira da Foz, era extraído cerca um milhão de m3/ano. Com o caudal aluvionar dos rios diminuído, os esporões agravam o problema. Só entre a foz do Douro e a praia de Mira, numa distância de 75 km, há 25 esporões, além dos molhes nas fozes do Douro e do Vouga, "a interceptar os poucos sedimentos em deriva".

Para travar a erosão a sul da Vagueira, foram construídos entre esta praia e a de Mira dois esporões - o do Areão (2003) e o do Poço da Cruz (2004).

Desde então, José Nunes André monitoriza a linha de costa na zona, cujo recuo era, até então, inferior a dois metros por ano. A sul, quantificou erosão superior a sete metros por ano em média. No esporão do Areão, a erosão aumentou para 13,90 metros em oito meses (29 de Abril a 31 de Dezembro de 2008). O cordão dunar frontal (último obstáculo ao avanço do mar) a sul foi erodido após a sua construção. São "cada vez com mais frequentes os galgamentos oceânicos, que se têm prolongado mais para sul e a mata adjacente já está ligada à praia" e o aumento da erosão a sul faz-se sentir até à praia de Mira.

A erosão da base das arribas é outro problema. As situadas entre o norte de S. Pedro de Moel (Praia Velha) e a Praia da Légua (norte da Nazaré) estão em risco de derrocada. O INAG já assinalou parte como zonas de perigo e projecta consolidá-las.

A construção, nos anos 60, dos molhes da Figueira da Foz acelerou a erosão das praias a sul e das arribas. O prolongamento, em curso, do molhe norte em 400 metros "voltará a dar origem à acreção (aumento) do areal a norte (Figueira da Foz - Buarcos) e ao aumento da erosão a sul. A médio prazo, irá reflectir-se nas arribas S. Pedro de Moel - Nazaré". Intervenções "em terra" também respondem pela redução da estabilidade das arribas, avisa, apontando o dedo à construção dos parques de estacionamento sobre elas, a norte do farol de S. Pedro de Moel, "impermeabilizando-as e originando escoamentos pluviais concentrados".

JN - Viana do Castelo: Resistentes do Coutinho alertam para os custos

JN 2009.11.23
ANA PEIXOTO FERNANDES
Dizem que as despesas da demolição são uma espécie de TGV.

O coordenador nacional do Programa Polis afirmou há poucos dias que a demolição do prédio Coutinho "é irreversível". Dos 300 moradores iniciais restam 40, resistentes que alertam para o preço da decisão.

O desassossego instalou-se já lá vão quase dez anos no prédio Coutinho em Viana do Castelo. Desde que a demolição do imóvel foi anunciada no Verão de 2000, a vida dos moradores nunca mais foi a mesma. Alguns já morreram, outros cederam as suas casas ao Polis e um grupo de resistentes luta nos tribunais para não sair. Muitos milhões de euros, não se sabe quantos, foram gastos, entretanto. "Isto é um TGV. Os gestores públicos deviam ter vergonha. Os Leites, os Correias, os Sócrates, deviam ter vergonha. No final esta saga vai custar tanto como um TGV", protesta Alcino Lemos, referindo-se a Pinto Leite, actual coordenador do Polis, ao ex-ministro do Ambiente, Nunes Correia e ao actual Primeiro Ministro, José Sócrates. Com 70 anos recém-cumpridos, este morador que é, desde que estalou a polémica, um dos rostos da contestação contra o abate do prédio de 13 andares, alerta, juntamente com o seu núcleo duro de contestatários da demolição, para as despesas incalculáveis que o processo de demolição deverá acarretar até ao seu desfecho nos tribunais.

"Isto é uma acção concertada de gente para quem o dinheiro não conta", acusa o porta-voz da Comissão de Moradores, Abílio Teixeira.

De momento não haverá um calculo do montante gasto pela VianaPolis, sociedade gestora do programa Polis de Viana do Castelo, ao longo da última década, mas os moradores descontentes apontam como exemplo a despesa de "1500 euros por mês" que a empresa paga de condomínio no imóvel e os "cerca de 250 mil euros" pagos ao último proprietário a abandonar o prédio há aproximadamente três anos.

Das 90 fracções (300 moradores) e 15 lojas que prefazem o prédio Coutinho, 44 fracções e a totalidade das lojas estarão já na posse da VianaPolis, em resultado de um longo processo de expropriações e negociações com inquilinos e proprietários. Para financiar a polémica demolição, foi assinado em Julho de 2005, entre a Parque Expo, a VianaPolis e a Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte, um contrato-programa no valor global de 13,5 milhões de euros, que previa uma comparticipação da Administração Central de 3,7 milhões de euros. O na altura ministro do Ambiente, Nunes Correia anunciou que a operação se iria concretizar em 2007 com um gasto total de três milhões de euros. Esta semana, o coordenador nacional do Programa Polis, José Pinto Leite, afirmou que a demolição, em processo de decisão nos tribunais, "é irreversível". "Isto não vai ser fácil de resolver, mas se desistissem (da demolição) nós tomávamos conta do orçamento da Câmara de Viana por muitos anos", ironiza Alcino Lemos.

Quase não há moradores com menos de 70 anos

Moradores com menos de 70 anos de idade é coisa que hoje praticamente já não existe no prédio Coutinho, numa referência a Fernando Coutinho, um antigo emigrante no Zaire, que o construiu em meados da década de 70. Ao longo dos últimos quase dez anos alguns habitantes (a Comissão que os representa contou cinco) morreram sem ver fim à polémica que os desassossegava. Outros foram-se debilitando cada vez mais.

Talvez por este facto e porque há alguns anos, o ex-autarca de Viana do Castelo, Defensor Moura declarou, para grande revolta no prédio, que "a morte não estava longe dos moradores do Coutinho", uma afirmação feita esta semana pelo coordenador nacional do Polis, Pinto Leite, voltou a causa incómodo entre os habitantes.

"O tempo também resolve. Das cerca de 300 pessoas que inicialmente viviam no prédio, neste momento estarão lá 40 ou menos. O prédio vai sendo esvaziado e, portanto, acabará por estar completamente vazio e poderá ser demolido nessa altura», referiu Pinto Leite.

"Querem-nos vencer pelo cansaço. E o problema é que realmente o tempo passa e a morte já não estará muito distante. O Defensor Moura tinha razão, era médico e sabia", comenta acutilante Alcino Lemos, para mais à frente referir: "Esvaziar o prédio é por morte ou por negociação, mas isto nem que morram todos, não se resolve.Já disse aos meus filhos qual é a minha vontade". E para dar a noção do tempo, Lemos pergunta: "Sabe com quantos Governos já corremos? Foram o Guterres, o Durão Barroso, o Santana Lopes e o Sócrates, vamos lá ver por quanto tempo".

No prédio, que o JN visitou ontem, uma sensação de vazio não passa despercebida. Abílio Teixeira, que ainda o habita, admite: "Passou a ser mais frio.

Não tem calor humano". Olhando a fachada virada ao jardim marginal de Viana, vislumbram-se algumas janelas abertas. Vê-se uma mulher idosa em camisa a olhar para a zona ajardinada onde crianças brincam e os adultos passeiam os filhos ou os cães.

Os idosos passam indiferentes ao grande edifício. A maioria das janelas do Coutinho tem as persianas amareladas. Há muito que estão fechadas.

Ambiente: "Não nos podemos permitir falhar em Copenhaga" - Brown

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10378632.html
Londres, 23 Nov (Lusa) - Os líderes mundiais que vão participar na cimeira da ONU sobre o clima, em Copenhaga, para chegar um acordo sobre a redução dos gases com efeito de estufa não poderão falhar, considerou o Primeiro-ministro britânico Gordon Brown.
Numa carta ao Primeiro-ministro dinamarquês Lars Loekke Rasmussen, confirmando a sua participação na cimeira, Brown sublinhou o seu compromisso em fazer o possível "para obter um acordo que marque um momento decisivo mundial na luta contra as alterações climáticas".
"Todos os líderes têm a responsabilidade de vir a Copenhaga para concretizar esse objectivo. Não nos podemos permitir falhar", declarou Brown, numa carta divulgada domingo por Downing Street.

Lisboa: Câmara segue recomendação da sindicância e propõe anular decisão de 2004 por violar PDM

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10379380.html
Lisboa, 23 Nov (Lusa) - A Câmara de Lisboa deverá anular quarta-feira uma decisão tomada em 2004 pela então vereadora do Urbanismo Eduarda Napoleão, que aprovou a construção de habitação numa parcela de terreno onde funcionava o antigo Hospital de Arroios.
A proposta, que será analisada na primeira reunião pública do novo executivo camarário liderado por António Costa, defende que o acto de aprovação do projecto de arquitectura deve ser anulado nos termos do Código do Procedimento Administrativo.
O documento que será analisado pelos vereadores, da autoria do vereador Manuel Salgado, segue as recomendações da sindicância feita aos serviços do Urbanismo, que considerou que o projecto de arquitectura tinha sido aprovado em Novembro de 2004 violando o Plano Director Municipal (PDM).

Património: Ministério da Cultura está a realizar "levantamento exaustivo" para projectar a "longo prazo" - Gabriela Canavilhas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10370722.html
Lisboa, 20 Nov (Lusa) - A ministra da Cultura disse hoje à Lusa que está em curso um "levantamento exaustivo" do património edificado em Portugal, instrumento "fundamental" para poder "prever, antecipar e planear a sua reabilitação de forma integrada e numa perspectiva nacional".
"Este levantamento exaustivo deverá estar concluído no prazo máximo de um ano e incluirá também a projecção e cronograma dos projectos de reabilitação numa perspectiva nacional e integrada", acrescentou Gabriela Canavilhas.
A ministra falava à Lusa à margem do Colóquio "Património Cultural Ir mais além...", iniciativa do Centro Nacional de Cultura (CNC) a decorrer hoje na Fundação Gulbenkian no âmbito do lançamento do livro "Heritage and Beyond/Le patrimoine et au-delà", editado recentemente pelo Conselho da Europa.

domingo, 22 de novembro de 2009

UE/Energia: Portugal vai cumprir lei comunitária sobre cogeração - Carlos Zorrinho

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10372068.html
Lisboa, 20 Nov (Lusa) - O secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, afirmou hoje que as autoridades portuguesas vão cumprir, no prazo de dois meses, as medidas necessárias para a plena execução da lei comunitária sobre cogeração.
Questionado pela agência Lusa sobre a posição da Comissão Europeia que hoje ameaçou apresentar queixa contra Portugal no Tribunal de Justiça europeu se, no prazo de dois meses, as autoridades portuguesas não tomassem as medidas necessárias para o pleno cumprimento da lei comunitária sobre cogeração, Carlos Zorrinho, garantiu que "o prazo será cumprido".
A directiva em causa foi adoptada com o objectivo de promover o recurso à produção combinada de calor e electricidade, tendo em vista a poupança de energia primária, a supressão de perdas na rede e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Clima: América Central quer 105 mil milhões de dólares de indemnização dos países ricos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10373626.html
Guatemala, 21 Nov (Lusa) - A América Central conta pedir 105 mil milhões de dólares (70 mil milhões de euros) de indemnização aos países industrializados para os prejuízos provocados pelo aquecimento climático, anunciaram sexta-feira fontes oficiais na Guatemala.
O pedido de reembolso desta "dívida ecológica" é a principal iniciativa dos ministros do Ambiente da região, reunidos na Guatemala para definir uma posição comum tendo em vista a cimeira mundial da ONU sobre o clima em Dezembro em Copenhaga, indicou o ministro guatemalteco, Luis Ferrate.
Trata-se, segundo explicou Ferrate, "de uma estimativa" dos prejuízos sofridos em 16 sectores que contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB) dos sete países da região: Belize, Costa Rica, Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

Cultura: Sucesso do "Comboio da Literatura" obriga a mais 30 mil sacos de pão com prosa e poesia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10373278.html
Espinho, 21 Nov (Lusa) - A iniciativa "Comboio da Literatura", que desde 21 de Setembro vem distribuindo pelos clientes de oito padarias de Espinho 150 mil sacos de pão com impressões de prosa e poesia, vai prolongar-se para além do previsto devido ao êxito que está a registar.
"Já encomendámos mais 30 mil sacos de pão para distribuir", informou hoje Nunes da Silva, gerente do Agrupamento Industrial de Panificação de Espinho (AIPAL), que, juntamente com a autarquia, dinamiza o projecto que associa a promoção da leitura ao centenário da Linha Férrea do Vouga.
O empresário reconhece que os sacos de pão com textos de Fernando Pessoa, Francisco José Viegas, José Jorge Letria e Minês Castanheira "ficam mais caros do que os normais, sobretudo porque a impressão implica um papel diferente", mas defende que "o investimento compensa largamente".

Bicicletas eléctricas: Mercado nacional ainda inexplorado, faltam infra-estruturas de apoio

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10374423.html
Figueira da Foz, Coimbra, 22 Nov (Lusa) - O mercado nacional de bicicletas eléctricas está a dar os primeiros passos, longe da evolução já verificada noutros países da Europa, faltando infra-estruturas de apoio como parques de estacionamento ou ciclovias, reconhecem agentes ligados ao sector.
"É um mercado ainda muito inexplorado. Prevê-se um crescimento mas, para já, é um negócio residual", disse à agência Lusa Tiago Castanheira, importador nacional das bicicletas austríacas KTM, uma das marcas de referência europeias.
Sustenta que em Portugal as bicicletas eléctricas "têm alguma procura, mas nada de significativo" e que a falta de condições para uma utilização "agradável" afasta potenciais compradores, desde logo os utilizadores das bicicletas convencionais.

E-books: SPA está "expectante" face ao mercado e já agendou reunião com Google

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10375533.html
Lisboa, 22 Nov (Lusa) - A Sociedade Portuguesa de Autores, que autonomizou recentemente o seu Departamento de Novas Tecnologias, afirma-se "expectante" face à evolução do mercado dos livros electrónicos, tendo uma reunião com a Google combinada para breve.
"As novas tecnologias podem ser o maior aliado dos autores quando se trata de multiplicar, reproduzir e fazer chegar as obras a cada vez mais público. Mas, se não for regulada, a sua utilização pode transformar-se num dos maiores inimigos dos criadores e de quem os representa", declarou o presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
"Estamos expectantes, não estamos sequer receosos nem apreensivos", assegurou José Jorge Letria à agência Lusa, defendendo que, "quem quiser fazer vingar estas novas tecnologias no mercado", terá de levar em conta os autores e as sociedades que fazem a gestão dos seus direitos, ou estará a cometer "actos de pura pirataria".

Alterações climáticas: Regiões vinícolas do litoral vão beneficiar do aquecimento global

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10370949.html
Lisboa, 22 Nov (Lusa) - As regiões vinícolas mais próximas do mar vão beneficiar do aquecimento global e melhorar a qualidade dos vinhos, prevêem especialistas envolvidos na primeira avaliação feita em Portugal sobre o impacto das alterações climáticas na viticultura.
Mas os efeitos não serão só positivos e a água será essencial para minimizar os problemas, alerta Carlos Lopes, um dos responsáveis do projecto SIAMVITI, que arrancou no início deste mês e estará concluído dentro de três anos.
"Sendo uma cultura perene, a vinha sofre efeitos cumulativos e já se começam a notar problemas que exigem medidas de adaptação. Decidimos avançar com este trabalho porque a viticultura é um sector importante e estratégico para o país e não há nenhum estudo que permita fazer esta avaliação", acrescenta o professor do Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Ambiente: Capacidade dos mares absorverem C02 está a esgotar-se - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10376863.html#page=6
Washington, 22 Nov (Lusa) - A capacidade dos mares absorverem dióxido de carbono (CO2) está a esgotar-se, constituindo mais uma prova das excessivas emissões de gás estufa emitidas pelo actividade humana, adverte hoje um relatório da National Geographic Society.
O relatório indica que, entre 2000 e 2007, com o aumento das emissões de CO2, a absorção de emissões de dióxido de carbono produzido pela indústria diminuiu de 27 por cento para 24 por cento, respectivamente.
"Trata-se de uma queda bastante acentuada e a tendência é bastante clara", garantiu Samar Khatiwala, oceanógrafo do observatório Lamont-Doherty, da Universidade de Colúmbia.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PR: Cavaco lembra que geração actual é apenas um habitante temporário do planeta Terra

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10369079.html
Lisboa, 19 Nov (Lusa) - O Presidente da República alertou hoje para a necessidade de uma reflexão sobre a forma como a humanidade se relaciona com o planeta, lembrando que a geração actual não é dona da Terra mas apenas um habitante temporário.
"A geração actual não é dona da Terra é apenas habitante temporária da Terra e, por isso, deve ter muito cuidado no tratamento deste legado histórico", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas depois de ter visitado a exposição "Aventura da Terra", no Museu de História Natural, em Lisboa.
Considerando tratar-se de uma "exposição interessantíssima sobre a História da Terra", Cavaco Silva convidou todos os portugueses a visitarem-na, fazendo "uma viagem pelo tempo histórico" e verificarem como a presença do ser humano representa apenas "uma insignificância" quando comparada com os 4.600 milhões de anos do planeta.

Litoral Norte: Polis investe 90 ME até 2013 nas frentes costeiras de Esposende, Viana do Castelo e Caminha

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10367121.html
Viana do Castelo, 19 Nov (Lusa) - O Polis Litoral Norte vai investir, até 2013, cerca de 90 milhões de euros nos concelhos de Viana do Castelo, Esposende e Caminha, com as intervenções no terreno a avançarem no próximo ano, anunciou hoje o responsável daquele programa.
Segundo António Guerreiro de Brito, as intervenções, que contemplam uma ciclovia ligando os três concelhos, decorrerão numa extensão de 50 quilómetros de costa, abrangendo ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Lima e Cávado, numa área total de 5.000 hectares.
Guerreiro de Brito sublinhou os "significativos" valores que vão ser investidos no âmbito deste programa, lembrando que entre 2006 e 2009 o Estado apenas investiu 10 milhões de euros no cumprimento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Caminha-Espinho.

Viana: demolição do prédio Coutinho é irreversível, o tempo vai ajudar - coordenador do Programa Polis

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10367500.html
Viana do Castelo, 19 Nov (Lusa) - O coordenador nacional do Programa Polis, José Pinto Leite, afirmou hoje que a demolição do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, "é irreversível", sublinhando que "o tempo" vai ajudar a resolver o problema.
"O tempo também resolve. Das cerca de 300 pessoas que inicialmente viviam no prédio, neste momento estarão lá 40 ou menos. O prédio vai sendo esvaziado e, portanto, acabará por estar completamente vazio e poderá ser demolido nessa altura", referiu Pinto Leite.
Com mais de 30 anos, o "prédio Coutinho" é um edifício de 13 andares, no Centro Histórico de Viana do Castelo, que a Câmara de Viana do Castelo, ao abrigo do Programa Polis, quer demolir, por questões estéticas.

Porto: Canal História mostra subsolo da cidade em seis reportagens a partir de 3 de Dezembro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10367592.html
Porto, 19 Nov (Lusa) - A história do que existe debaixo da cidade do Porto vai ser desvendada no Canal História a partir de dia 3 de Dezembro, às 22:00, em seis episódios semanais de cerca de oito minutos, revelou hoje Mercedes Rico, directora de programação.
"Porto debaixo de terra" é o nome do programa, que vai mostrar o subsolo da Casa do Infante, da Biblioteca Municipal, do edifício da Alfândega, da Arca d' Água, da Cadeia da Relação e da Igreja da Lapa, adiantou a responsável, em conferência de imprensa na Câmara do Porto.
A autarquia apoiou o canal História através da "localização dos lugares, e de histórias sobre esse lugares", tratando também da marcação das filmagens, feitas durante duas semanas, depois de um período de pré-produção que durou mais de três meses.

UE: Governo congratula-se com 1º lugar de Portugal em serviços públicos electrónicos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10368214.html
Lisboa, 19 Nov (Lusa) -- O Governo congratulou-se hoje por Portugal ter sido classificado em primeiro lugar pela Comissão Europeia em matéria de disponibilização e sofisticação de serviços públicos electrónicos, considerando tratar-se de um resultado do Plano Tecnológico e dos programas SIMPLEX.
A notícia sobre a classificação de Portugal nesta área foi divulgada hoje, no âmbito da Conferência Ministerial sobre administração electrónica, que está a decorrer em Malmoe (Suécia) -- reunião que se integra na presidência sueca da União Europeia.
"O nosso pais obtém classificação elevada nos dois parâmetros (disponibilização e sofisticação) sobre os serviços públicos. Este resultado é fruto do trabalho do Plano Tecnológico e de medidas do programa de Simplificação Administrativa (SIMPLEX)", declarou o titular da pasta da Presidência, Pedro Silva Pereira, no final do Conselho de Ministros.

PSP: Infracções ambientais alvo de uma operação policial a partir de segunda-feira

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10367843.html
Lisboa, 19 Nov (Lusa) - A PSP realiza a partir de segunda-feira em todo o país uma operação que incidirá na fiscalização das infracções ambientais em pedreiras, extracção de areias, oficinas de automóveis e circos, foi hoje anunciado.
A Operação "Ambiente Seguro 2009", que se prolonga até 29 de Novembro, conjuga a vertente preventiva e pedagógica, bem como a fiscalizadora e dissuasora das infracções à legislação ambiental, indica a Direcção Nacional da PSP, em comunicado.
Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), a operação visa "aumentar a capacidade operacional, através de adequada rentabilização dos meios humanos e materiais de que dispõe, em especial as equipas afectas às Brigadas de Protecção Ambiental e Brigadas de Intervenção Rápida, de forma a incrementar a fiscalização às infracções à legislação ambiental".

Alterações climáticas: EUA e China querem acordo com "efeito imediato" em Copenhaga - Obama

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10357333.html
Pequim, 17 Nov (Lusa) - Estados Unidos e China concordaram em trabalhar para o sucesso da Conferência de Copenhaga sobre alterações climáticas e para que nela seja alcançado um acordo com "efeito imediato", anunciou hoje o presidente Barack Obama.
"Chegámos a um entendimento para trabalhar para um sucesso em Copenhaga", disse o presidente norte-americano numa conferência conjunta com o seu homólogo chinês, Hu Jintao, em Pequim.
"Concordámos em que cada um de nós irá tomar iniciativas de redução significativas (de emissões de gases com efeito de estufa) e respeitará esse compromisso", acrescentou sem fornecer pormenores.

UE: Maioria de edifícios construídos a partir de 2020 têm de ter alta eficácia energética

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10360497.html
Bruxelas, 17 Nov (Lusa) - A maioria dos novos edifícios construídos na União Europeia a partir de 31 de Dezembro de 2020, bem como os que forem submetidos a uma grande renovação, terão de provar a sua alta eficácia energética, anunciou hoje a União.
No âmbito do seu vasto plano de redução de emissões poluentes, a UE decidiu rever uma lei de 2002 sobre o desempenho energético dos edifícios.
Segundo um acordo alcançado hoje entre os representantes do Parlamento Europeu e os estados membros, todas as novas construções deverão responder a normas energéticas muito restritas a partir de 31 de Dezembro de 2020.

EUA: Quase 15 por cento das famílias passou fome em algum momento de 2008

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10360917.html
Washington, 18 Nov (Lusa) - Quase 15 por cento dos lares norte-americanos tiveram dificuldades em encher o prato em algum momento de 2008, por falta de dinheiro, mais três milhões de lares do que em 2007, revelou um estudo governamental.
É um recorde desde 1995, quando o Departamento da Agricultura começou a medir a "insegurança alimentar", ou seja, a incapacidade das famílias de assegurarem durante todo o ano a todos os membros da família uma alimentação suficiente para uma vida saudável.
Estes dados, publicados segunda-feira, coincidem com o início da recessão mais grave desde os anos 1930 e com a supressão de milhões de postos de trabalho.

Dia Europeu Antibiótico: Direcção-Geral da Saúde apresenta hoje programa para reduzir bactérias multiresistentes

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10358850.html
Porto, 18 Nov (Lusa) - A Direcção-Geral da Saúde apresenta hoje no Porto um programa de redução das bactérias multiresistentes aos antibióticos, que prevê quatro linhas de actuação, uma das quais é a criação de "um sistema de vigilância a nível nacional de bactérias-problema".
Em declarações à Lusa a propósito do Dia Europeu de Sensibilização para o Uso racional do Antibiótico, que hoje se assinala, o consultor da DGS Artur Paiva apontou também a criação de um sistema de vigilância do consumo de antibióticos e a emanação de normativos de prescrição clínica.
O programa visa ainda criar "uma série de ferramentas que ajudem a perceber como se toma e como se prescrevem de forma responsável os antibióticos".

Energia: Melhorar eficiência da habitação pode custar 3800 euros mas investimento é recuperado em 8 anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10358745.html
Lisboa, 17 Nov (Lusa) - Melhorar a eficência energética de uma habitação pode custar 3800 euros, mas permite poupar 40 euros por mês e o investimento pode ser recuperado em oito anos, revela um estudo sobre custos e benefícios da optimização energética.
O estudo "CasA+ Building Codes" é apresentado hoje na Expo Energia 09, que decorre no Tagus Park, em Oeiras, e foi elaborado por académicos da Manchester Business School, com base nos mais de 100 mil certificados energéticos já emitidos pela Agência para a Energia (ADENE).
Os certificados classificam o desempenho energético dos edifícios com etiquetas semelhantes às dos electrodomésticos (de A+, o melhor, a G, o pior) e são obrigatórios para qualquer transacção de imóveis desde Janeiro de 2009.

AR: PS só avança com novo referendo à regionalização após acordo com o PSD

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10362188.html
Lisboa, 18 Nov (Lusa) - O PS só avançará com um novo processo de referendo à regionalização após obter um acordo com o PSD em matérias como o mapa regional a propor e os poderes a descentralizar para as regiões administrativas.
Esta posição política de partida sobre a regionalização - matéria que está inscrita nos programas de eleitoral do PS e do Governo - está já assente entre os principais dirigentes socialistas.
De acordo com fonte do executivo, os socialistas pretendem assegurar com este método político que, quando se partir para um segundo referendo sobre regionalização, já exista um amplo consenso a favor desta mudança na organização administrativa em Portugal.

Brasil: Peugeot cria reserva natural privada no 10º aniversário do projecto de captação de dióxido de carbono

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10364387.html
Brasília, 18 Nov (Lusa) - A construtora automóvel Peugeot assinou hoje um acordo com o estado brasileiro de Mato Grosso para criar uma reserva natural privada, assinalando o décimo aniversário do seu projecto ecológico pioneiro de reflorestação para captar o dióxido de carbono da Amazónia.
Esta reserva privada do património natural "vai cobrir uma zona de 1.800 hectares com alto valor biológico e de biodiversidade e vai servir apenas para fins científicos, ecológicos e pedagógicos", afirmou Marc Bocqué, chefe do projecto "Reservatórios de carbono da Peugeot".
Este projecto, avaliado em dez milhões de euros e financiado integralmente pela construtora automóvel francesa, está a ser produzido em cooperação com o Departamento francês das Florestas.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ciência: Investigadores incorporam lamas do tratamento do alumínio em tijolos, reduzindo danos ambientais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10357919.html
Coimbra, 17 Nov (Lusa) -- Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram uma metodologia que permite incorporar as lamas da indústria dos alumínios em tijolos, melhorando em 34 por cento as suas propriedades térmicas e resolvendo um problema ambiental grave.
"O objectivo é conseguir que as lamas melhorem em 50 por cento o isolamento térmico dos tijolos", declarou à agência Lusa a docente Teresa Vieira, coordenadora do projecto, frisando que com esse avanço a investigação dará lugar ao registo de uma patente.
O processo de incorporação das lamas nos tijolos não comporta um aumento de custo de produção, pois basta adicionar 10 por cento à argila no momento da fabricação.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Segurança Rodoviária: Vítimas de acidentes lembradas hoje em todo o país

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10347274.html
Lisboa, 15 Nov (Lusa) - O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é assinalado hoje em vários pontos do país com iniciativas que pretendem lembrar as vítimas em acidentes rodoviários e sensibilizar os condutores para a prevenção.
Celebrado anualmente no terceiro domingo de Novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada foi adoptado pela ONU para evocar todos aqueles que perderam a vida e ficaram feridos em acidentes de viação.
Em Portugal, o número de mortos nas estradas tem vindo a diminuir, principalmente a partir de 2000.

Economia: Obama comprometeu-se a adoptar "medidas fortes" para reduzir o défice norte-americano

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10351225.html
Singapura, 15 Nov - O presidente norte-americano Barack Obama comprometeu-se hoje a tomar "medidas fortes" para reduzir o défice público norte-americano, no último dia do Fórum económico dos países da Ásia-Pacífico (Apec), em Singapura.
"Enquanto a economia recupera, tenho a intenção de adoptar medidas fortes para reduzir o défice dos Estados Unidos a longo prazo porque o crescimento pela dívida é incompatível com uma prosperidade duradoura", declarou Obama.
Os Estados Unidos acusaram um défice orçamental recorde em 2008-2009, de 1.417 mil milhões de dólares, ou seja cerca de 10% do PIB norte-americano, para o conjunto do exercício fechado no fim de Setembro.

Gripe A: Grávidas têm 10 vezes mais riscos de complicações - Estudos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10349416.html
Albufeira, Faro, 14 Nov (Lusa) - As mulheres grávidas têm 10 vezes mais riscos de terem complicações de saúde ou mais riscos de morrer com a Gripe A (H1N1) do que as pessoas não grávidas e por isso devem vacinar-se, alertaram hoje especialistas.
Num debate sobre a pandemia da Gripe A, que decorreu hoje no âmbito do XXV Congresso de Pneumologia em Albufeira, Algarve, vários especialistas fizeram hoje a apologia da vacinação dos médicos e outros grupos de risco como crianças e grávidas para combater a Gripe A (H1N1).
O médico Filipe Froes defendeu a vacinação nos médicos e outros grupos de risco e alertou que as "grávidas têm um risco 10 vezes superior de ter complicações, necessidade de internamento, morbilidade e mortalidade em relação à pessoa não grávida".

Itália: 50 municípios de Palermo atulhados de lixo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10348053.html
Roma, 14 Nov (Lusa) - Cerca de 50 municípios da província de Palermo, Itália, estão submersas em lixo e, em algumas cidades, os autarcas decidiram encerrar as escolas por causa da situação, segundo o presidente da província de Palermo (Sul), Giovanni Avanti.
Segundo Avanti, não há mais depósitos de lixo na província, estando muitos deles inutilizáveis, e a região deve "tratar deste problema com uma ajuda excepcional".
Na sexta-feira, a região da Sicília decidiu conceder quatro milhões de euros à zona afectada pela crise dos detritos.

ONU: Ban Ki-moon em greve de fome, convocada pela FAO

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10347510.html
Nações Unidas, Nova Iorque, 13 Nov (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas adere, sábado, ao dia mundial de greve de fome, convocado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para assinalar os mais de mil milhões de pessoas subnutridas no mundo.
A porta-voz das Nações Unidas, Marie Okabe, disse que Ban Ki-moon jejuará este fim-de-semana durante a viagem que realizará a Roma para assistir segunda-feira à Cimeira sobre a Segurança Alimentar da Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação.
"Não posso dar pormenores por motivos de segurança mas o secretário-geral jejuará durante 24 horas durante a sua deslocação a Roma", disse Okabe numa conferência de imprensa.

Holanda: Aprovada taxa por quilómetro percorrido e abolidos impostos sobre posse e compra de veículos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10347589.html
Haia, 13 Nov (Lusa) - A Holanda vai introduzir em 2012 uma nova taxa por quilómetro percorrido e suprimir os impostos sobre a posse e a compra de veículos, uma medida que deverá reduzir as emissões de dióxido de carbono em dez por cento.
"Cada veículo será equipado com um aparelho munido de um GPS (sistema de localização por satélite) que vai contabilizar quantos quilómetros, quando e onde foram feitos. Estes dados serão enviados para uma agência de cobrança que vai fazer a factura", afirmou o Ministério holandês dos Transportes, em comunicado.
Os impostos sobre a posse e compra de um veículo, este último representando, em média, 25 por cento do preço de uma viatura nova, serão suprimidos.

EUA. Fabricantes têm que provar que bebidas alcoólicas e cafeinadas não são perigosas para a saúde

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10347404.html
Washington, 13 Nov (Lusa) - A Agência Americana para o Medicamento e Alimentação pediu hoje a três dezenas de fabricantes de bebidas alcoólicas e cafeinadas para provarem que elas não são perigosas para a saúde.
"A popularidade crescente das bebidas alcoólicas e cafeinadas junto dos estudantes e as informações de que elas representam um perigo potencial para a saúde e a segurança exigem que examinemos as provas científicas", revelou o médico Joshua Sharfstein, comissário da Agência.
Esta organização revelou ter recebido uma carta de 19 procuradores, alarmados com "comportamentos perigosos" quando de intoxicações com bebidas.

Gripe A (H1N1): Crianças entre os seis e os 24 meses começam a ser vacinadas segunda-feira - Ministério da Saúde

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10346855.html
Lisboa, 13 Nov (Lusa) - A vacinação contra o vírus H1N1 abrangerá, a partir de segunda-feira, todas as crianças entre os seis e os 24 meses e os doentes crónicos, disse à Lusa uma fonte do Ministério da Saúde.
Inicialmente estava previsto que, na próxima semana, iria ser vacinado o grupo B, que inclui pessoas com doenças crónicas como diabetes, problemas cardiovasculares, asma, insuficência renal e profissionais de saúde em contacto directo com doentes, entre outros.
Mas o Ministério da Saúde decidiu considerar como prioridade todas as crianças entre os seis e os 24 meses, adiantou a mesma fonte.

Espaço: NASA descobre água na Lua

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10346926.html#page=2
Washington, 13 Nov (Lusa) - A NASA descobriu quantidades "significativas" de água congelada na Lua, anunciou hoje um responsável da agência espacial norte-americana.
No passado dia 09 de Outubro, a NASA lançou uma sonda na Lua para procurar vestígios de água na superfície lunar.
A sonda LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) embateu próximo da cratera Cabeus, situada no pólo sul da Lua, local que os cientistas julgavam com mais hipóteses de conter vestígios de água.
.
Lua/água: Não podemos, de forma alguma, descurar a sua exploração e a de outros corpos no sistema solar
13 de Novembro de 2009, 22:11
Los Angeles, 13 Nov (Lusa) - A descoberta de quantidades "significativas" de água na Lua, anunciada hoje pela agência especial norte-americana, é "importante" e mostra que a Lua "ainda esconde muitos mistérios", disse à agência Lusa o coordenador mundial do Ano Internacional da Astronomia.
"Nós sabemos que a água é um elemento essencial para a vida. É por isso que nós descobrirmos água fora do nosso planeta é sempre uma descoberta que é de certa forma importante", disse Pedro Russo.
O cientista espacial considera que a ida do Homem à Lua "ficou quase em stand-by desde as missões Apollo" mas afirma que a descoberta de água na Lua pode levantar a hipótese de novas incursões do Homem.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ilha das Flores esteve 12 dias a ser abastecida apenas por renováveis



12.11.2009
Lusa

Em Outubro, a ilha das Flores, nos Açores, esteve 12 dias a funcionar exclusivamente com recurso a energias renováveis, numa situação inédita a nível nacional, revelou o secretário regional do Ambiente, Álamo Menezes.

“Esta situação provou que é possível, numa conjugação das energias eólica e hídrica, utilizando tecnologia única no país, alimentar com energias renováveis uma ilha como as Flores”, afirmou ontem Álamo Menezes.

A tecnologia em causa refere-se à utilização de volantes de inércia, que eliminam ou atenuam as variações de tensão nos aerogeradores, o que permite garantir a qualidade da energia produzida.

A ilha das Flores, com cerca de 142 quilómetros quadrados, tem mais de quatro mil habitantes, distribuídos pelos concelhos de Santa Cruz e das Lajes.

“Esta ilha é um exemplo de penetração das energias renováveis a nível nacional e mesmo internacional”, frisou o secretário regional do Ambiente, acrescentando que “o sistema caminha para uma quase autonomia energética”.

Nesse sentido, a central termoeléctrica que está a ser construída na Pedreira do Porto vai permitir um reaproveitamento da actual central de Além Fazenda, com a ampliação da sua componente hídrica. A nova central, orçada em 12,5 milhões de euros, terá cinco grupos geradores, com uma potência total de 3,6 megawatts.

Por outro lado, está também prevista a construção de uma nova central hídrica na Ribeira Grande, o que permitirá nos próximos anos atingir uma taxa de 87 por cento de energias renováveis no abastecimento da ilha das Flores.

Corrupção: Reapreciação do pacote de Cravinho é positivo - Pres. Tribunal de Contas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10342253.html
Lisboa, 12 Nov (Lusa) - O presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção considerou hoje positiva a intenção do PS de reapreciar o pacote de medidas anti-corrupção que o socialista João Cravinho apresentou no Parlamento em 2006.
"Como presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção entendo que toda a reflexão e todas as medidas que aperfeiçoem os mecanismos de combate à corrupção são dados positivos", declarou Guilherme d'Oliveira Martins aos jornalistas à margem da apresentação em Lisboa do relatório anual do Tribunal de Contas Europeu relativo ao exercício da UE de 2008.
Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas português, escusou-se no entanto a adiantar muitos pormenores.

UE/Ambiente: Bruxelas estima que compromisso de reduzir emissão de poluentes em 8% vai ser cumprido

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10341835.html
Bruxelas, 12 Nov (Lusa) - A União Europeia deverá cumprir o objectivo de reduzir em oito por cento as emissões de gases com efeito de estufa, assumido no âmbito do Protocolo de Quioto para os então 15 Estados-membros, segundo um relatório hoje divulgado.
O relatório intercalar anual da Comissão Europeia sobre emissões de gases com efeito de estufa aponta projecções indicando que a União Europeia vai conseguir cumprir os objectivos traçados para 2012 e chegar aos 8 por cento de redução nas emissões, em relação aos valores do ano de referência (na maioria dos casos, 1990).
Bruxelas assinala ainda que dez dos restantes 12 Estados-membros têm também compromissos próprios impostos pelo Protocolo, prevendo-se que reduzam as suas emissões para 6 ou 8 por cento abaixo dos níveis do ano de referência.

Corrupção: Só 24 entidades entregaram planos de prevenção de riscos quase no final do prazo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10342301.html
Lisboa, 12 Nov (Lusa) - A cerca de um mês e meio para o fim do prazo limite, apenas 24 das mais de mil entidades que gerem dinheiro ou patrimónios públicos entregaram os planos de gestão de riscos de corrupção.
O número foi divulgado hoje aos jornalistas pelo presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção, Guilherme d'Oliveira Martins, à margem da apresentação, em Lisboa, do relatónio anual do Tribunal de Contas Europeu relativo ao exercício da UE de 2008.
"O conselho de prevenção da corrupção não parou. Primeiro lançou um inquérito e na sequência desse inquérito lançou aos organismos públicos a necessidade de adoptarem planos de prevenção de risco [de corrupção]", disse o responsável.

Ambiente: projecto luso-galego investe 1,7 ME na preservação do rio Minho

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10343018.html
Viana do Castelo, 11 Nov (Lusa) - A Junta da Galiza e o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) vão investir, até final de 2010, 1,729 milhões de euros num projecto conjunto para a valorização do rio Minho, foi hoje divulgado.
O biólogo Henrique Carvalho, técnico do ICNB, disse à Lusa que a principal acção deste organismo no âmbito do projecto "Natura Miño-Minho" será o patrocínio de estudos com peixes migradores e respectivos locais de desova.
São, também, parceiros do projecto o CIIMAR - Centro de Investigação Marinha e Ambiental - organismo que envolve várias universidades portuguesas - a Escola Superior Gallaecia e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, bem como a Universidade do Porto através do departamento de Engenharia.

Bolívia: Seca mata 11 mil cabeças de gado e destrói 20 mil hectares de culturas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10343135.html
La Paz, 12 Nov (Lusa) - Pelo menos 11 mil cabeças de gado morreram nas últimas semanas no Sul da Bolívia, devido à seca que provocou também a perda de 20 mil hectares de culturas, afirmaram as autoridades regionais e fontes mundiais do sector agrícola.
No quadro de um plano de urgência, foram enviados dez camiões-cisterna com capacidade entre 10 mil a 15 mil litros para as províncias mais afectadas como Tarija, perto da fronteira paraguaia, Chuquisaca e o Sul das províncias de Santa Cruz e de La Paz.
Outros 15 camiões estão também em vias de ser enviados através da ajuda internacional, além de cem toneladas de apoios alimentares que serão entregues, afirmou o ministro boliviano do Ambiente e da Água, René Orellana.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

JN - Google lança ferramenta para controlar informação associada a contas de e-mail

JN - 2009-11-05
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1411686

A nova funcionaldiade foi apresentada pela Google hoje, quinta-feira, em Madrid, numa conferência Internacional sobre protecção de dados e privacidade.

Segundo a empresa, na ferramenta Google Dashboard, os utilizadores podem ver, num único local, o sumário de toda a informação referente aos produtos Google que utilizam e gerir de forma simples a informação alterando as respectivas definições.

Quando se navega na internet há varias informações que são guardadas nos diferentes produtos.

Por exemplo, no Gmail, os e-mails enviados e recebidos, os rascunhos, anexos e as mensagens de conversação podem ser guardados ou, então, quando se usa o motor de busca, é recolhida alguma informação sobre a pesquisa sem, no entanto, identificar pessoas ou guardar dados pessoais.

A informação é agregada, guardada e utilizada para ajudar as empresas desta área a melhorar os produtos e serviços e a manter a segurança dos sistemas.

O Dashboard, hoje apresentado na conferência internacional que reúne até sexta-feira autoridades e instituições relacionadas com a protecção de dados e a privacidade de 83 países, concentra toda esta informação num único local e num formato de fácil gestão, permitindo o controlo pessoal da informação.

"Pensamos que este é um grande passo para dar aos utilizadores a transparência e o controlo sobre a sua informação e esperamos que isto ajude a definir a forma como a indústria olha para estas questões", explicou Alma Whitten, Engenheiro de Software nas áreas de segurança e privacidade.

O Google Dashboard está acessível em www.google.com/dashboard ou através da página de definições de uma conta Google.

Um utilizador que use o Gmail, o Picasa ou o Calendário, terá no seu Dashboard secções individuais para cada um dos produtos.

Caso utilize o histórico da Internet ou os mapas com a sua conta activa poderá também visualizar secções para cada um deles.

Cascais - Câmara anda a caçar watts para poupar energia

Município aposta na eficiência energética para reduzir a emissão de poluentes

JN 2009.11.11
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Cascais&Option=Interior&content_id=1416632

TELMA ROQUE
Iluminação pública de baixo consumo, mais eólicas urbanas e auditorias energéticas para "caçar watts" estão entre estratégias adoptadas pela Câmara de Cascais para se tornar um concelho mais amigo do ambiente.

Carlos Carreiras, presidente da empresa municipal Cascais Energia e vice-presidente da Câmara, garante que as preocupações com a sustentabilidade ambiental já existiam, mas admite um reforço das medidas na sequência da adesão do município, há poucos dias, à Climate Alliance, uma organização internacional de defesa do clima, cujo objectivo é reduzir as emissões de dióxido de carbono em 10% a cada cinco anos.

"Quisemos vincar o compromisso de alterar comportamentos e atitudes. A alteração de comportamentos já não é sequer uma urgência, mas sim uma emergência. Estamos muito atrasados enquanto sociedade relativamente a estas questões", explicou o responsável, reconhecendo que a meta de redução em 10% a cada cinco anos é ambiciosa. "Mas temos mesmo que ser ambiciosos", sublinha, sem rodeios.

Segundo Carlos Carreiras, a iluminação pública será gradualmente substituída pela tecnologia LED, que permite cumprir as mesmas funções com um consumo mais baixo. O município será também mais "criterioso" na compra de materiais e na construção de novos equipamentos, para os quais serão escolhidas soluções arquitectónicas que permitam poupar energia. O autarca admite ainda que o município venha a adquirir mobiliário urbano que possa ser receptor de energia. Capaz, por exemplo, de absorver energia, armazená-la e gerar luz, quando for necessário.

Para evitar os desperdícios energéticos, a Cascais Energia já tinha lançado o programa "Caça-Watts", uma espécie de auditorias aos domicílios dos munícipes, com o objectivo de identificar gastos desnecessários e reduzir em 10% os consumos domésticos.

A frota da Câmara também já é composta por veículos "amigos do ambiente", muitos dos quais híbridos. Em algumas escolas, foram instalados painéis solares e o município prepara-se para apoiar instituições particulares de solidariedade social através das energias renováveis. "Em S. Pedro do Estoril temos seis eólicas urbanas. Duas vão lá ficar e quatro vão ser instaladas em instituições, ainda não escolhidas". Carlos Carreiras explica que a energia gerada não chegará para cobrir as necessidades. No entanto, frisa que se trata de um bom contributo para reduzir a factura energética.

O presidente da Cascais Energia explica que a "batalha" em defesa do clima está a ser travada em várias frentes: eficiência energética, combate ao desperdício e aposta em energias renováveis.

A optimização energética também já chegou às piscinas do concelho. A da Abóboda dispõe de painéis solares e de um sistema que produz calor e electricidade, a partir de um único combustível. Estima-se que a medida proporcione uma poupança de 68500 euros por ano, evitando a emissão de mais de 215 toneladas de dióxido de carbono.

Oftalmologistas pedem rastreio para prevenir cegueira provocada pela diabetes

O Público
2009.11.11
http://www.publico.clix.pt/Sociedade/oftalmologistas-pedem-rastreio-para-prevenir-cegueira-provocada-pela-diabetes_1409324

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) apelou hoje à realização de um rastreio nacional destinado a reduzir em 90 por cento a cegueira provocada pela diabetes e consequentes custos do Estado com a doença.

A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira na idade activa e o Estado “gasta 195 milhões de euros anuais” com esta patologia, alerta a SPO em comunicado. Em vésperas do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de Novembro, a SPO lança o repto para evitar a cegueira motivada por esta causa.

“O rastreio e o tratamento precoce representam custos diminutos”, quando comparados com “os gastos e as consequências de uma actuação tardia”, segundo o coordenador do Grupo Português de Retina e Vítreo, Rufino Silva.

A mesma fonte afirma que a despesa estatal com um doente cego em idade activa - que deixa de pagar impostos e requer pensões e tratamentos - “ronda os 15 mil euros por ano”, ou seja, os 13 mil casos estimados deste tipo de cegueira “resultam em gastos na ordem dos 195 milhões de euros” por ano. Por outro lado, as estimativas indicam que o número de diabéticos será cada vez maior.

A SPO cita dados da Organização Mundial de Saúde segundo os quais “na ausência de uma intervenção urgente, as mortes por diabetes deverão aumentar em mais de 50 por cento nos próximos 10 anos”. A SPO defende que cerca de 90 por cento dos três mil casos de cegueira que se estima surgirem todos os anos devido à retinopatia diabética poderiam ser evitados.

O Estudo da Prevalência da Diabetes em Portugal, divulgado este ano, indica que 11,7 por cento da população portuguesa entre os 20 e 79 anos é diabética. Segundo a SPO, não há ainda números precisos sobre a prevalência da retinopatia diabética no país, mas estima-se que 250 mil pessoas sofram da doença, das quais 25 mil terão alguma deficiência visual e 13 mil estarão cegas. “Um diabético tem 25 vezes mais probabilidades de cegar”, sublinha a SPO.

Além do apelo para o rastreio, os especialistas deixam alguns conselhos aos cidadãos: adoptar uma dieta saudável, fazer exercício físico moderado diariamente, controlar o peso, o açúcar no sangue, a tensão arterial e o colesterol e realizar anualmente um exame ao fundo ocular.

CIDADANIA LX: Ordem quer que CML esclareça ranking de arquitectos que assinaram mais projectos

CIDADANIA LX: Ordem quer que CML esclareça ranking de arquitectos que assinaram mais projectos

In Público (11/11/2009)
http://jornal.publico.clix.pt/noticia/11-11-2009/ordem-quer-que-cml-esclareca-ranking-de-arquitectos-que-assinaram-mais-projectos-18198419.htm

Por José António Cerejo


«"A dúvida não pode persistir", diz o presidente da Ordem para defender o cumprimento da decisão camarária que foi posta de lado por ser "impraticável". E desmente Manuel Salgado

O presidente da Ordem dos Arquitectos, João Rodeia, não está satisfeito com a forma como Manuel Salgado, vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa, arrumou a polémica da concentração em apenas quatro autores de centenas de processos de licenciamento entre 2004 e 2007. Como o PÚBLICO já noticiou, Salgado decidiu não levar por diante a "reapreciação jurídico-técnica" de todos esses dossiers - que a câmara deliberou mandar fazer em Janeiro de 2008 - por considerar a tarefa "impraticável", devido à sua dimensão, uma vez que se tratava de "cerca de mil processos".

A questão foi levantada no relatório da sindicância aos serviços de Urbanismo e centrava-se no facto de o ranking dos arquitectos que mais projectos apresentaram à CML em 2006 ter à cabeça duas jovens (uma com 31 anos e outra com mais três ou quatro), ambas "com ligações familiares ou outras a antigos técnicos do município". Para além destas recordistas, que subscreveram mais projectos do que ateliers com "dezenas de trabalhadores", havia entre os dez primeiros dois octogenários, um deles que tem presentemente 84 anos.

Em meados do mês passado, Salgado adiantou que, afinal, o número de processos desses autores somava perto de 1200 no triénio em causa - sendo que o director municipal de Gestão Urbanística, Gabriel Cordeiro, corrigiu essa informação, reduzindo o número para cerca de 800, enquanto um mapa dos servicos contabilizava apenas 199. Há duas semanas, o mesmo director esclareceu em reunião de câmara que o número correcto andaria pelos 500, avançando uma série de explicações técnicas para tanta confusão.

Embora a sindicância não tenha identificado os quatro arquitectos, o PÚBLICO localizou-os e confirmou os seus nomes junto de Gabriel Cordeiro. As explicações ouvidas depois da boca de dois deles e a fraca credibilidade das informações camarárias, que nem sequer distinguem a natureza dos processos, ou a área de construção que envolvem, fazem, porém, pensar que as constatações feitas na sindicância podem ter várias leituras, que nem sempre passam pelo tráfico de influências ou outras ilegalidades.

Na perspectiva de João Rodeia todos estes factos reforçam a necessidade de "esclarecer cabalmente o assunto", defendendo, como já tinha feito numa carta no PÚBLICO, "que os serviços da CML têm a responsabilidade e o dever de fazer cumprir a deliberação unanimemente aprovada pelo executivo", porque "a dúvida não pode persistir" e "todos têm direito ao bom-nome" até prova em contrário.

Anteontem, Rodeia acrescentou que, ao contrário do que Salgado antes afirmou, a Ordem nunca recebeu nenhum pedido de colaboração da câmara para reanalisar os processos em causa, razão pela qual não o poderia ter rejeitado "por falta de meios", como disse o vereador. "Informalmente foi-nos pedido para colaborarmos com a câmara na área dos licenciamentos, mas sobre este assunto nunca falámos", concluiu. Gabriel Cordeiro, por seu turno, insistiu em que, embora não tenha sido ele a fazê-lo, "foi feito um contacto informal com alguém dos órgãos directivos da Ordem [sobre a reapreciação daqueles processos]", que também não sabe quem seja.»
Comentário:

Já quando da notícia sobre "40% dos projectos licenciados que foram reanalisados violaram o PDM de Lisboa"
( http://cidadanialx.blogspot.com/2009/10/estou-farto-de-bandidos-solta.html )
manifestei aí a minha opinião quanto a atitudes que podiam, ou deviam, ser tomadas para prevenir este tipo de coisas.
Não se deve ficar à espera que a casa seja assaltada para pôr as trancas na porta, sobretudo quando tudo está preparado para permitir um bom assalto! E isto está mesmo a pedir, não um... mas muitos assaltos.
Até "parece" mesmo propositado...

PREVENÇÃO! - É aquilo que não tem existido, e parece não se querer fazer.
Parece mesmo que se pretende propiciar a infracção, para depois vir "heroicamente" punir!

Tal como quanto a mobilidade, quanto ao trânsito, nas situações fiscais, etc., se não evitarmos as situações de alto risco, temos infracção ou acidente na certa.

A legislação encontra-se de tal forma complicada e abstaida de uma realidade técnica praticável, que, seja o RJUE, sejam os instrumentos de planeamento em vigor, seja a restante legislação, apenas se encontram ao alcance de meia dúzia de especialistas, da área Jurídica, que não são quem faz nem tem que fazer os projectos, nem coloca aí a responsabilidade profissional em causa no respectivo termo de autoria.

Claro que isto condiciona e propicia que venham apenas a ser licenciados projectos quando a "vontade" prevalece... condicionando "compadrios", familiaridades e outro tipo de vontades, incluindo as afinidades políticas e económicas!

Se é assim que queremos as coisas, não venham agora "enforcar" meia dúzia para dizer que fizeram serviço!

È necessária vontade política para mudar o sistema: para simplificar a legislação, passar a ser técnico aquilo que é técnico, jurídico aquilo que é jurídico e político só o que é político!!!

Sejamos sérios para fodermos ser funcionais.

Isto é uma anedota: 40% de ilegalidades consumadas!!!

Quem deixou isto chegar aqui...
e será que vai deixar continuar?
Parece mesmo ser essa a vontade!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Diabetes: 38% de portugueses rastreados com risco de diabetes ou têm já a doença - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10330877.html
Lisboa, 10 Nov (Lusa) - Trinta e oito por cento dos 1164 portugueses analisados na segunda fase da campanha de rastreios "Ganhar Saúde" apresentam "elevado risco de sofrer diabetes no futuro" ou têm já a doença, revela um estudo hoje divulgado em Lisboa.
O estudo, da Fundação Portuguesa de Cardiologia e da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, realizado entre Setembro e Novembro deste ano para o projecto "Ganhar Saúde", avaliou 1164 utentes de 13 Unidades de Saúde Familiar e Centros de Saúde de todo o país.
De acordo com os dados a que a agência Lusa teve acesso, 41 por cento dos rastreados apresentavam excesso de peso, 34 por cento obesidade, 81,5 por cento um perímetro abdominal acima do recomendável, 19 por cento sabiam ser diabéticos e 17 por cento estavam "em alto ou muito alto risco de vir a sofrer diabetes nos próximos 10 anos".

Lisboa: Prédios em ruínas podem triplicar IMI e devolutos pagarão o dobro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10334054.html
Lisboa, 10 Nov (Lusa) - Os prédios em ruínas em Lisboa poderão pagar o triplo de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 2010 e os devolutos há mais de um ano o dobro daquela taxa, segundo a proposta em discussão quarta-feira pelo executivo municipal.
Na primeira reunião pública do novo executivo liderado por António Costa, a vereadora com o pelouro das Finanças, Maria João Mendes, propõe igualmente que sejam desencadeados junto da Administração Central as diligências necessárias para a publicação do diploma que permitirá às autarquias a cobrança directa de impostos, tal como previsto na lei das Finanças Locais.
A vereadora das Finanças propõe igualmente um valor de 0,7 por cento de IMI para os prédios urbanos não avaliados e 0,35 por cento para os avaliados ao abrigo do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Economia: Salvar empresas em crise é "má ideia" - Nobel 2005

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10330998.html
Santiago do Chile, 09 Nov (Lusa) - O matemático israelita Robert Aumann, Prémio Nobel da Economia em 2005, considerou hoje que é uma "má ideia" promover pacotes de medidas destinados a salvar as empresas durante a crise.
"São uma má ideia porque dão um sinal equívoco, no sentido em que quando a tua empresa ganha, ganhas dinheiro, mas se perde, o governo vai a correr ajudar-te", afirmou Aumann, numa conferência dedicada ao tema "A crise económica e o que sobra dela", que decorreu em Santiago do Chile.
Aumann, que partilhou o Nobel da Economia com Thomas Schelling em 2005, foi convidado para aquela conferência pela Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile.

EUA : Exército vai dar atenção especial aos soldados com 'stress'

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10330979.html
Fort Hood, Texas, 09 Nov (Lusa) - O Exército norte-americano dará atenção particular aos soldados com sinais de 'stress' para que recebam ajuda, depois do tiroteio que matou 13 pessoas quinta-feira na base de Fort Hood (Texas, Sul), disse hoje o seu comandante.
O atirador, o psiquiatra muçulmano Nidal Malik "Hasan era um soldado. E nós temos outros soldados que podem sofrer do mesmo stress e darem os mesmos sinais do que ele", declarou o comandante da base, general Robert Cone durante uma conferência de imprensa.
Segundo a sua família, Hasan queixava-se de ser perseguido no Exército por ser muçulmano e temia ser enviado em breve para o Afeganistão. Ele tentava deixar o Exército e negociar o pagamento dos seus estudos.

Saúde: Relatório da OMS evidencia falhas na protecção às mulheres

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10327700.html
Genebra, 09 Nov (Lusa) - A Organização Mundial de Saúde (OMS) faz um apelo à sociedade para dar mais atenção à saúde e necessidades das mulheres, constatando que são maioritariamente elas a cuidar dos outros mas não recebem, em contrapartida, amparo quando precisam.
No lançamento de um relatório sobre este tema, o Director-Geral da OMS, Margaret Chan, apelou a uma acção urgente tanto no sector da saúde como fora dele, a fim de melhorar a saúde e a vida das mulheres, desde a nascença até à velhice.
Apesar dos progressos que se fizeram nas últimas décadas, as sociedades continuam a abandonar as mulheres em momentos decisivos das suas vidas, considera a OMS no relatório com o título "As mulheres e a Saúde: a realidade de hoje e o programa de amanhã".

Rússia: Oficial da polícia denuncia corrupção e é demitido por «difamação»

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10328179.html
Moscovo, 09 Nov (Lusa) - Um oficial da polícia russa foi destituído no domingo por "difamação" após ter denunciado camaradas "corruptos" e "más condições de trabalho" das forças da ordem, noticiou a agência Ria-Novosti.
Alexei Dymovsky, comandante da polícia de Novorossiisk, no Sul da Rússia, dirigiu-se ao primeiro-ministro Vladimir Putin numa mensagem vídeo divulgada pela Internet, afirmando que os seus chefes o tinham obrigado a reportar cromes "não existente", a fim de melhorar a percentagem de sucesso.
Dymovsky queixou-se também da atitude "injusta" dos superiores em relação aos subordinados, do salário baixo (cerca de 340 euros mensais) e da impossibilidade de conseguir um dia de descanso ou de baixa por doença.
.
Comentário na Lusa:
.
POLÍTICOS DE CARREIRA !!! ...
Pelo facto de haver eleições, em alguns países, não significa que exista democracia ou igualdade de tratamento! Significa, isso sim, que há quem tira dividendos dessa pseudo capa da democracia.
E quando essas pessoas usam os designios do mandato popular para se servirem, temos efectiva corrupção. Será talvez ainda pior que uma ditadura, pois essa capa da democracia impede que a grande generalidade dos "distraidos" se motive para alterar o estado das coisas... seja à esquerda ou à direita.
Os políticos devem ser dignos representantes das classes profissionais, que gerem o bem comum por um curto período de tempo, para que as coisas não pendam para tudo aquilo que temos andado a ver por aí, bem caracterizado com o que acontece nesta notícia!
Tão longe e afinal tão perto...

Emergência social: Linha Nacional recebeu mais de 18 mil pedidos de ajuda no último ano, maioria por violência doméstica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10321754.html
Lisboa, 09 Nov (Lusa) - A Linha Nacional de Emergência Social (LNES 144), que funciona 24 horas por dia, recebeu no último ano 18 438 pedidos de apoio em todo o país, quase metade dos quais relacionados com violência doméstica, quer física quer psicológica.
Criada em Setembro de 2001 pelo Instituto de Segurança Social (ISS), a linha gratuita 144 recebeu novo fôlego em Novembro de 2008 com a assinatura de um protocolo com a Cruz Vermelha, que assim passou a disponibilizar as suas equipas nos 18 distritos de Portugal para responder de imediato às emergências solicitadas pelo público.
Os 18 438 pedidos de apoio registaram-se entre Novembro de 2008 e Novembro de 2009, segundo o ISS.

França: A Europa está a falhar o encontro com a História - Dominique de Villepin

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10329128.html
Estoril, 9 Nov (Lusa) - O ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin considera que a Europa está a falhar o encontro com a História ao não aproveitar a oportunidade criada pela nova administração norte-americana.
"Sinto uma tristeza infinita ao constatar que, no momento em que a América queria fazer alguma coisa pelo mundo, os dirigentes europeus não estão lá. Estamos a falhar uma oportunidade formidável", afirmou Villepin em entrevista à agência Lusa, à margem do Estoril Film Festival onde deu uma aula sobre André Malraux e a política cultural.
Villepin era primeiro-ministro no momento da invasão norte-americana do Iraque e manifestou-se claramente contra a opção da administração Bush. Reconhece que muita coisa mudou desde então.

UE/Ambiente: Bruxelas lança site que informa cidadãos sobre emissões industriais de poluentes

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10329633.html
Bruxelas, 09 Nov (Lusa) - A Comissão Europeia lançou hoje um endereço na Internet que permite que qualquer cidadão europeu saiba que substâncias poluentes são emitidas por indústrias instaladas na sua região.
O sítio http://prtr.ec.europa.eu/, lançado com a Agência Europeia para o Ambiente, abarca mais de 24 mil instalações industriais de 65 sectores de produção e inclui 91 substâncias.
Para já, estão disponíveis dados relativos a 2007, mas a informação será actualizada anualmente, em Abril.

Terceira Idade: Idosos transmontanos vão muitas vezes ao médido apenas porque precisam de atenção

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10330077.html
Vila Flor, Bragança, 09 Nov (Lusa) - Alguns idosos transmontanos recorrem ao médico para chamar a atenção para a solidão em que vivem, uma realidade que vai estar em discussão quarta-feira, em Vila Flor, no seminário sobre "envelhecimento activo no meio rural".
O concelho transmontano, com cerca de oito mil habitantes, tem uma taxa de 216 por cento de envelhecimento o que preocupa os profissionais de saúde que vão discutir medidas para manter esta população activa e saudável.
A solidão é um dos principais problemas que os profissionais de saúde bem conhecem, segundo disse à Lusa Liliana Gomes, da organização do seminário e assistente social do centro de saúde de Vila Flor.

JN - Manuel António Pina - O país subterrâneo


JN 2009.11.09

http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina
Casa Pia, "Furacão", sobreiros, submarinos, BPP, BPN, Freeport , "Face Oculta"…. Os portugueses vão-se apercebendo, aos poucos, da podridão escondida sob as vistosas roupagens modernaças do regime e entendendo o sentido dos entraves de toda a ordem que, da parte dos partidos do chamado "arco da governação", sempre se intrometem entre as promessas de combate à corrupção e a sua efectivação. Entretanto, uma nova classe de empresários, políticos e ex-políticos vindos do nada instalou-se no país, ascendendo social e economicamente a velocidades nunca vistas e dificilmente explicáveis à luz dos critérios usuais do enriquecimento dentro da lei. Há hoje dois países e duas economias, o país e a economia visíveis e aqueles de que só se ouve falar a espaços, quando alguma investigação criminal os traz episodicamente à luz do dia, e que rapidamente desaparecem de novo na obscuridade pelas portas travessas de uma Justiça que só funciona eficazmente para o cidadão comum. A tentação de se desembaraçar de escrúpulos morais e emigrar para esse país subterrâneo é grande. Aí a vida é fácil, é barata e dá milhões.