sexta-feira, 30 de outubro de 2009

EUA: Maioria das famílias norte-americanas terão dificuldade em aposentar-se aos 65

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10292051.html
Washington, 30 Out (Lusa) - A maioria das famílias norte-americanas (51 por cento) terá dificuldades em se aposentar aos 65 anos, devido às consequências da crise financeira, estando, em 2004, 43 por cento nesta situação, segundo um estudo.
"O efeito conjunto da baixa de activos imobiliários e bolsistas e da baixa das taxas de juro levou a um aumento para os 51 por cento do número de famílias que se arrisca a não conseguir pedir a reforma aos 65 anos", concluiu um estudo do Centro de Investigação para a Reforma, com data deste mês.
Em 2004, estavam nesta situação 43 por cento das famílias e, em 2007, eram 44 por cento.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Governo: Elísio Summavielle, do IGESPAR, na secretaria de Estado da Cultura

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10287495.html
Lisboa, 28 Out (Lusa) - O novo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, ocupava até agora o cargo de director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e tem uma já longa carreira ligada ao património.
Elísio Costa Santos Summavielle, de 53 anos, natural de Lisboa, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, com especialização em História da Arte.
Depois de uma passagem de três anos pelo ensino secundário, entrou em 1985 como técnico superior para o quadro de pessoal do Instituto Português do Património Cultural (IPPC, depois Instituto Português do Património Arquitectónico, IPPAR - ao qual viria a presidir - e actual IGESPAR).

Ciência: Investigadores detectam o mais antigo e distante corpo celeste

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10287657.html
Madrid, 29 Out (Lusa) - Um grupo internacional de astrofísicos detectou um corpo celeste que é o mais distante e antigo registado até agora, e confirmou que as estrelas já existiam quando o universo tinha apenas 600 milhões de anos.
Estas são algumas das conclusões de dois estudos publicados na revista científica Nature e assinados, entre outros, por Javier Gorosabel e Alberto Castro-Tirado, do Conselho Superior de Investigações Científicas de Espanha, e Alberto Fernández Soto, do Instituto de Física da região de Cantábria.
Os artigos analisam a explosão de raios gama registada a 23 de Abril, que foi a mais distante observada até agora e corresponde à explosão da estrela mais antiga e longínqua que se conhece, uma gigante que se apagou há 13 mil milhões de anos e cujo último esplendor chegou à Terra há apenas seis meses.

Ciência: Água dos oceanos foi trazida por asteróides cobertos de gelo - Nature

A água dos oceanos foi trazida à Terra por asteróides cobertos de gelo dezenas de milhões de anos depois da formação dos planetas do Sistema Solar, indica um estudo hoje publicado na revista Nature.
O resultado desta investigação contraria a ideia geralmente aceite de que os oceanos e a atmosfera se formaram a partir de gases vulcânicos.
Segundo o principal autor do estudo, o geoquímico francês Francis Albarède, da Escola Normal Superior de Lyon, "asteróides gigantes cobertos de gelo" chocaram com a Terra entre 80 e 130 milhões de anos depois da formação do planeta, trazendo-lhes as suas reservas de água.

Conjuntura: Avaliação da dívida pública portuguesa piora de "estável" para "negativa" - Moody's

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10288763.html
Lisboa, 29 Out (Lusa) - A agência de notação financeira Moody's mudou hoje a avaliação da dívida pública portuguesa de "estável" para "negativa", reflectindo "não só os desafios económicos que o país enfrenta", mas também a "aparente falta de motivação dos decisores políticos para os resolver".
No comunicado enviado esta manhã às redacções, a Moody's afirma que a principal dificuldade é "o crescimento global que se vai seguir à crise [e que] vai levar a uma dinâmica da dívida seriamente adversa para Portugal".
A agência de notação financeira diz, no entanto, que "o impacto directo da crise global [passou] largamente ao lado de Portugal, de tal forma que a performance da economia e a deterioração da política orçamental do Governo estiveram em linha ou até melhor que os parceiros da eurozona".

Largo do Rato: Técnicos e responsáveis autárquicos divergem quanto ao Plano de Pormenor

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10288941.html
Lisboa, 29 Out (Lusa) - Os técnicos e responsáveis pelos departamentos da Câmara de Lisboa por onde passou o processo do polémico edifício projectado para o Largo do Rato divergem quanto à obrigatoriedade de plano de pormenor e deram pareceres contrários.
De acordo com o histórico do processo na autarquia, feito no relatório do grupo de trabalho nomeado para reanalisar os casos urbanísticos apontados pela sindicância, o caso teve início em 27 de Janeiro de 2005, com um pedido de licenciamento para obra de construção.
A exigência de um plano de nível inferior (pormenor ou urbanístico) foi uma marca dos pareceres dos responsáveis pelo Departamento de Gestão Urbanística/Divisão Gestão Zona Sul e das informações técnicas elaboradas.
.
Comentário na Lusa:
Especulação Imobiliártia e Pouca Vergonha...
Neste país não fazemos respeitar o património urbano, nem a sua escala. É inadmissível permitir construir naquele local um "pirolito" como se estivessemos numa zona nova da cidade. Não estamos. Estamos no Largo do Rato, que precisa de "reabilitação urbana". Não de especulação imobiliária como se se tratasse de Odivelas ou Amadora. Onde estão as entidades oficiais a defender o interesse público a que estão obrigadas? Onde está o Instituto Português do Património Arquitectónico? Onde está a Ordem dos Arquitectos? E a Ordem dos Engenheiros? O património urbano é de todos nós. Valorizar esse património tem vantagens para toda a sociedade e não apenas para os bolsos dos especuladores imobiliários que querem fazer de Lisboa apenas a sua coutada... Aquele projecto não respeita parâmetros técnicos, nem éticos, nem tem idoneidade para com a envolvente, sendo a porta de entrada do Bairro Alto e da Baixa Bombalina. Estourar com a escala do Rato é abrir a porta ao descalabro de toda a Baixa.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ambiente: Filósofo Lipovetsky defende "ecologia do espírito" contra obsessão pelo consumo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10281575.html
Lisboa, 28 Out (Lusa) - Contra a "paixão" que torna o consumo no centro da vida dos seres humanos, só uma "ecologia do espírito" que lhes ofereça outras paixões e felicidade, defendeu terça-feira o filósofo francês Gilles Lipovetsky em Lisboa.
Na conferência "Ambiente na Encruzilhada", que continua hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, Lipovetsky recusou "diabolizar" o consumo, mas afirmou que é quando se torna "o centro da vida" que se torna também "perverso, um erro", o que acontece na sociedade actual de "hiper-consumo".
Apontando o aumento da obesidade que evidencia o "excesso de consumo que se deve criticar", Lipovetsky, professor da Universidade de Grenoble, em França, e autor de obras como "A Era do Vazio", reconheceu que o aumento de tecnologia e produtos disponíveis pode "fazer recuar a doença, os grandes desastres", mas a partir de um certo limiar ter mais dinheiro não aumenta a felicidade.

Astérix/50 anos: Uma vida a bater nos romanos e a caçar javalis

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10284326.html
Lisboa, 28 Out (Lusa) - Astérix e Obélix começaram a bater em romanos e a caçar javalis há exactamente 50 anos, num tempo em que a banda desenhada estava longe da dimensão que viria a alcançar e ninguém conseguia antecipar o sucesso estrondoso dos "irredutíveis gauleses".
Albert Uderzo, o desenhador, e René Goscinny, o argumentista, já tinham trabalhado juntos e voltavam a encontrar-se, em 1959, na criação do jornal "Pilote" (primeiro número a 29 de Outubro), para que contribuíam com uma série de fórmula simples, mas que se veio tornar muito eficaz.
Bastou menos de dois anos para se perceber que "Astérix, o Gaulês" era a "alma" do jornal, relegando para segundo plano outras séries que também granjearam os favores do público, como "Michel Tanguy" (Uderzo de novo, mas com Jean-Michel Charlier,) e "O Demónio das Caraíbas" (Victor Hubinon e Charlier).

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dinamarca: Maioria dos partidos dispensa 19 milhões de euros para combater criminalidade juvenil

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10279324.html
Copenhaga, 27 Out (Lusa) - A maioria dos partidos dinamarqueses concluíu um acordo para atribuir 140 milhões de coroas (19 milhões de euros) para apoiar bairros difíceis e travar a criminalidade crescente entre jovens, disse fonte parlamentar.
Esta quantia destina-se a financiar a criação de clubes para jovens, a empregar educadores para seguir de perto os jovens mais complicados nas ruas e reforçar a iluminação nas zonas mais expostas à insegurança.
"Queremos contribuir para evitar que os jovens mergulhem na delinquência", afirmou segunda-feira a ministra liberal dos Assuntos Sociais, Karen Ellemann.

Dia da 3.ª Idade: Idosos devem fazer o que os outros fazem: ter amigos e cuidar da saúde

Porto, 27 Out (Lusa) - Não há poções mágicas para um envelhecimento activo e de qualidade, o segredo é fazer o que deve ser feito durante toda a vida: manter amigos e relações afectivas fortes, participar na vida social, fazer exercício físico e mental, comer de forma saudável, cuidar da saúde.
As sugestões surgem a propósito do Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinala quarta-feira, e são da autoria de Constança Paúl, coordenadora da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos, sediada no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.
"O que os idosos devem fazer para ter um envelhecimento activo não é muito diferente do que é válido para qualquer pessoa", assegura a professora responsável pelo Projecto DIA (Da Incapacidade à Actividade), que pretende operacionalizar, em Portugal, o conceito de Envelhecimento Activo definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
.
Dia da 3.ª idade: Lares bloqueiam a capacidade de decisão dos mais velhos, incentivando o declínio, especialista
27 de Outubro de 2009, 07:07
Porto, 27 Out (Lusa) - Para terem um envelhecimento activo, os idosos não devem abdicar da capacidade de decisão e, para isso, a institucionalização não é o melhor caminho, alerta a investigadora Constança Paúl, que defende "mais e melhor" apoio domiciliário.
"É fundamental que as pessoas não abdiquem do seu direito decidir. Fazer tudo pelos idosos é extremamente negativo, porque estamos a colocá-los numa posição de passividade e desuso das suas capacidades, incentivando o declínio", afirmou à Lusa a especialista em envelhecimento activo, a propósito do Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinala quarta-feira.
Quando os idosos são colocados em lares, deixam de ter opinião sobre as mais diversas matérias (da ementa das refeições à forma como ocupam o tempo) e isso "impede que se mantenham activos", esclarece a coordenadora da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos.
.
Dia da 3.ª Idade: Cerca de 15% da população desenvolve um primeiro episódio depressivo depois dos 65 anos
27 de Outubro de 2009, 07:07
Lisboa, 27 Out (Lusa) - Cerca de 15 por cento da população desenvolve um primeiro episódio depressivo depois dos 65 anos. A depressão nos idosos não é tão prevalente como nos adultos jovens, mas as consequências são mais graves, alertou a psiquiatra Luísa Figueira.
A vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, que falava à agência Lusa a propósito do Dia Mundial da Terceira Idade, que se assinala quarta-feira, adiantou que a depressão tem aumentado em todas as faixas etárias, afectando cerca de 20 por cento da população portuguesa.
Na terceira idade "não é tão prevalente como na idade adulta média". "Dez a 15 por cento das pessoas desenvolve uma depressão, pela primeira vez, a partir dos 65 anos", afirmou.

Norte Portugal/Galiza: Associações empresariais querem criar rede de cooperação para aprofundar relações comerciais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10281442.html
Porto, 27 Out (Lusa) - A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Confederação de Empresários de Pontevedra (CEP) querem criar uma rede empresarial de cooperação entre a Galiza e o Norte de Portugal para aprofundar as relações comerciais entre as duas regiões.
"São muitos os campos em que há capacidade para aprofundarmos a cooperação", afirmou o administrador da AEP Valente de Oliveira, avançando como exemplos o mobiliário e a indústria da madeira, a área alimentar, os transportes e o turismo.
Falando no Porto numa conferência de imprensa para apresentação do Fórum de Cooperação Empresarial Galiza-Norte de Portugal, que irá decorrer a 27 de Novembro em Baiona, Valente de Oliveira destacou que, a nível turístico, as duas regiões juntas podem ser "um grande foco no turismo desportivo, religioso ou gastronómico.

Ambiente: Durão Barroso estalece alterações climáticas como prioridade do próximo mandato na Comissão Europeia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10280567.html
Lisboa, 27 Out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, anunciou hoje que vai estabelecer como prioridade para o próximo mandato as alterações climáticas para "proteger o ambiente e a biodiversidade da Europa".
"Estabelecerei como prioridade da próxima Comissão Europeia trabalhar incansavelmente nesta matéria, de modo a garantir que a economia respeite a necessidade de proteger o ambiente e a biodiversidade da Europa", afirmou Durão Barroso num vídeo divulgado na conferência "O ambiente na encruzilhada - Por um futuro sustentável".
José Manuel Durão Barroso afirmou que as questões de sustentabilidade e do ambiente afectam profundamente as estruturas políticas, económicas e os próprios sistemas de governação da Europa.

Ambiente: Água devia ser direito do cidadão, para racionalizar gastos - investigador

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10281633.html
Lisboa, 27 Out (Lusa) - O investigador da Universidade de Saragoça Pedro Arrojo Agudo defendeu hoje que a água devia ser um direito do cidadão, em vez de um direito humano, para que fossem agravadas as tarifas a quem consome mais do que precisa.
"Devia haver uma tarifa para encarecer quem gasta mais do que 30 litros de água por dia. A partir dessa quantidade o preço da água devia ser cinco vezes mais caro", afirmou o investigador, numa conferência na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sobre alterações climáticas, subordinada ao tema "O ambiente na encruzilhada - Por um futuro sustentável".
O investigador não recusa que a água seja considerada um direito humano, ou uma garantia de acesso a todas as pessoas do planeta, mas defendeu que se fosse considerada um direito do cidadão isso permitiria agravar consumos excessivos e racionalizar os gastos.

Ambiente: Economia menos "predadora" para os recursos não vai acabar com "hiperconsumo" - Gilles Lipovetsky

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10282326.html
Lisboa, 27 Out (Lusa) - A adopção de um novo modelo económico que consuma menos recursos naturais vai acontecer, mas não vai significar o fim da sociedade de "hiperconsumo" actual, afirmou hoje, em Lisboa, o filósofo francês Gilles Lipovetsky.
Na conferência "O ambiente na encruzilhada - Por um futuro sustentável", que começou hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, Gilles Lipovetsky afirmou que a proliferação do uso de "mais energias renováveis que fósseis" não vai ditar "o desaparecimento" da sociedade hiperconsumista, será antes "condição do seu desenvolvimento sustentável".
Com o modelo seguido até agora, marcado pela "indiferença em relação às consequências a longo prazo", o resultado foi "a degradação da biosfera", referiu.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Educação: Autoridade e disciplina é um "direito dos alunos e não um poder da escola" - Laborinho Lúcio

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10268558.html#page=2
Coimbra, 23 Out (Lusa) -- O ex-ministro da Justiça Laborinho Lúcio manifestou-se hoje defensor da "autoridade e disciplina" na escola mas enquanto "direito dos alunos" e não "poder da escola", sugerindo uma "inversão" nesse domínio.
"A autoridade e a disciplina normalmente entre nós, do ponto de vista cultural, é mais tida como um poder da escola e não necessariamente como um direito do aluno e precisamos de fazer alguma inversão nesse domínio", afirmou.
Laborinho Lúcio falava aos jornalistas à margem do encontro "De SIM e de NÃO se faz Educação", a decorrer até sábado em Coimbra e que tem como ponto de partida "A violência infanto-juvenil em contexto escolar a par da emergência de um novo fenómeno: a violência de filhos contra os pais, em contexto familiar".

Arquitectura: Filipe Balestra traz a Portugal "uma verdade inconveniente"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10269287.html

Lisboa, 23 Out (Lusa) - Depois de construir uma escola numa favela brasileira com os moradores e de ter dado nova vida a um bairro de lata na Índia, o jovem arquitecto Filipe Balestra vem a Portugal alertar para uma "verdade inconveniente".

"Vamos focar um trabalho que responde a uma das verdades inconvenientes de 2009: um terço da população mundial está a morar em favelas e os arquitectos na sua maioria trabalham para quem paga", disse à agência Lusa o arquitecto, de 27 anos, que juntamente com a sua equipa quer contribuir para inverter esta situação.

"Estivemos na Índia a trabalhar na estratégia de desenvolvimento de bairros de lata", recordou Filipe Balestra, explicando que o conceito aplicado se baseia em trabalhar num processo com moradores, "em que eles fazem parte do design e da construção de novas casas".

Sismos: Plano de emergência para região de Lisboa publicado em Diário da República

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10269333.html
23 de Outubro de 2009, 18:27

Lisboa, 23 Out (Lusa) - O Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico na Área Metropolitana de Lisboa e Conselhos Limítrofes (PEERS-AML), plataforma para responder aos danos provocados por um sismo, foi hoje publicado em Diário da República.

Concluído no passado dia 14 de Setembro com a aprovação na Comissão Nacional de Protecção Civil, o PEERS-AML é um instrumento de suporte ao sistema de protecção civil para a gestão operacional em caso de ocorrência de um sismo na região da Área Metropolitana de Lisboa.

O plano é uma "plataforma que se encontra preparada para responder organizadamente aos danos provocados por um evento sísmico", define a estrutura de coordenação, direcção, comando e controlo e regula a forma como é assegurada a coordenação institucional, articulação e intervenção das organizações integrantes do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) e de outras entidades públicas ou privadas a envolver nas operações.

Hoquei em patins: Banza declarado morto, um minuto de silêncio em todos os jogos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10270436.html
Lisboa, 24 Out (Lusa) - João Banza, hoquista da Associação Desportiva de Oeiras, foi declarado morto sexta-feira à noite, não resistindo aos ferimentos por agressão, na sequência de um assalto ocorrido na quarta-feira.
O desportista, de 28 anos, já estava com morte cerebral, sem que tenha sido verificada qualquer resposta, quando foi declarado o óbito pelos médicos do hospital de São José, pelas 20:00.
A Federação Portuguesa de Patinagem anunciou o cumprimento de um minuto de silêncio em todos os jogos da modalidade, em memória do hoquista, que antes se transferira na última época do Juventude de Viana.

Seia: "Pare, Escute e Olhe", de Jorge Pelicano, vence Festival de Cinema do Ambiente

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10271861.html
Seia, Guarda, 24 Out (Lusa) - O documentário "Pare, Escute e Olhe" venceu a XV edição do Festival Internacional de Cinema Ambiente de Seia, CINEECO, arrecadando os três principais prémios do festival, revelou a organização.
O documentário de Jorge Pelicano ganhou o principal troféu do CINEECO, o Grande Prémio do Ambiente, atribuído pelo Júri Internacional, o Grande Prémio da Lusofonia e o Prémio Especial da Juventude, arrecadando assim três Campânulas de Ouro, o troféu deste festival.
Segundo a organização, "Pare, Escute e Olhe" é "uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra".

Energia: Produção hídrica vai estabilizar preços da electricidade- António Mexia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10278071.html
Torre de Moncorvo, 26 Out (Lusa) - O presidente da EDP, António Mexia, explicou hoje que a redução na factura de electricidade de cinco mil famílias transmontanas resulta de um reenquadramento tarifário para encontrar as "melhores soluções" para as pessoas.
António mexia tinha anunciado hoje de manhã, em Torre de Moncorvo, a redução da facturação energética a cinco mil famílias das zonas das novas barragens do Sabor, Tua, e Picote e Bemposta, onde está a realizar o reforço de potência das centrais já existentes.
Durante a tarde, numa visita às obras do Baixo Sabor, esclareceu que a redução resulta da acção de proximidade da empresa junto das populações da zona, com uma "atitude pedagógica" para ajudar as pessoas "a ter a melhor solução".

Energia: Presidente da REN alerta para mudança de paradigma no consumo de energia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10270555.html
Coimbra, 24 Out (Lusa) - O presidente das Redes Energéticas Nacionais (REN), José Penedos, alertou sexta-feira à noite, em Coimbra, para uma alteração de paradigma no consumo de energia, decorrente das alterações climáticas, em que a "procura vai condicionar a oferta".
"Neste momento o paradigma é a oferta adapta-se à procura e nós estamos a mudar de paradigma: a procura vai condicionar a oferta", afirmou José Penedos, durante um jantar/palestra promovido pelo Clube de Empresários de Coimbra, no Exploratório Ciência Viva.
Até 2020, disse José Penedos, Portugal vai ter de viver com uma restrição comunitária que pretende "fazer evoluir a satisfação dos consumos com base num crescimento de 20 por cento da energia renovável", racionalizar o uso da energia em 20 por cento e reduzir a dependência externa em 20 por cento.

Justiça Cível: Dia Europeu procura familiarizar os cidadãos europeus com o sistema judicial

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10268527.html
Lisboa, 24 Out (Lusa) - O Dia Europeu da Justiça Cível, assinalado nos Estados-membros da União Europeia (UE) todos os anos a 25 de Outubro, surgiu em 2003 por iniciativa do então comissário europeu da Justiça e Assuntos Internos, o português António Vitorino.
Este Dia Europeu foi estabelecido conjuntamente pela UE e pelo Conselho da Europa a 5 de Junho de 2003, para familiarizar os cidadãos europeus e a Justiça Cível, procurando dar-lhes a conhecer o sistema judicial, os seus direitos e como ter acesso à Justiça.
"Tudo no sentido de tornar a Justiça mais compreensível e mais próxima dos 800 milhões de cidadãos pertencentes aos 47 Estados que fazem parte do Conselho da Europa", segundo o portal na Internet da Direcção-Geral da Política de Justiça, organismo do Ministério da Justiça.
.
Justiça Cível: Cobrança de dívidas é área problemática e retrai investimento estrangeiro - advogados e magistrados
Lisboa, 24 Out (Lusa) - Advogados, magistrados e funcionários judiciais apontam a cobrança de dívidas como uma das áreas mais problemáticas e de maior constrangimento do sistema judicial, impedindo um maior investimento estrangeiro em Portugal, a propósito do Dia Europeu da Justiça Cível.
Em declarações à agência Lusa, Luís Menezes Leitão, advogado e professor de Direito, indicou como "maior problema" da Justiça Cível a cobrança de dívidas, considerando que a reforma da acção executiva veio "agravar" a situação, pois os "bloqueios" que se verificavam nos tribunais de Lisboa e Porto "generalizaram-se a todo o país".
A privatização da acção executiva, com a entrega do "controlo" da acção de cobrança de dívidas ao solicitador de execução (figura criada pela reforma), não melhorou a Justiça Cível, segundo Menezes Leitão, sendo que a "extrema dificuldade" em concretizar este tipo de acção tornou Portugal "num paraíso para os incumpridores".

Lince ibérico: Centro de reprodução quer minorar impacte ambiental da barragem de Odelouca

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10267903.html
Silves, Faro, 25 Out (Lusa) - O primeiro centro nacional de reprodução em cativeiro do lince ibérico em Portugal nasce para compensar os impactes ambientais da barragem de Odelouca, uma imposição da União Europeia para finalizar uma obra suspensa durante três anos.
Para minimizar eventuais impactes ambientais em Sítio Rede Natura 2000 decorrentes da construção da Barragem de Odelouca - um investimento total de 125,7 milhões de euros - foi definido um programa de compensação.
No programa de compensação incluiu-se um centro para a conservação do lince ibérico, em consonância com as linhas estratégicas nacionais e espanholas, mas também a recuperação e a manutenção de um habitat favorável para o lince ibérico e para o coelho bravo, um projecto na Herdade da Parra.
.
Lince ibérico: Primeiro de 16 animais chega segunda-feira a Portugal
Lisboa, 25 Out (Lusa) - O primeiro de 16 linces que vão ser introduzidos em Portugal para evitar a extinção da espécie, que existe apenas na Península Ibérica, chega segunda-feira ao centro nacional de reprodução em Silves, no Algarve.
A fêmea lince de cinco anos chama-se Azahar, nome árabe para flor de laranjeira. Não nasceu em cativeiro e quase engravidou no ano passado, suspeitando-se que para o insucesso tenha contribuído o stress urbano do seu actual habitat no parque de Jerez de la Frontera, contou à Lusa fonte do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB).
Desde a década de 1980 que não existem populações estáveis de lince em Portugal, embora no ano 2000 tenham sido recolhidos dejectos de lince que comprovaram a sua presença em território nacional e desde aí se tenham registado alguns avistamentos da espécie em locais próximos da fronteira com Espanha.

Doenças respiratórias: Internamentos aumentaram 15% em cinco anos - Relatório

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10267729.html
Lisboa, 26 Out (Lusa) - Os internamentos hospitalares por doença respiratória aumentaram cerca de 15 por cento em cinco anos, sendo as pneumonias responsáveis pelo maior número de hospitalizações: mais de 50 mil em 2008, segundo o relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias.
"Continua a verificar-se um aumento da incidência das doenças respiratórias, que se traduz num aumento do número de internamentos" e da mortalidade, disse à agência Lusa o presidente do Observatório, Teles de Araújo.
Segundo o documento, que será divulgado hoje, em 2008 foram internados 73 880 pessoas que tinham como diagnóstico principal uma doença respiratória, o que representa um aumento de 14,8 por cento em relação a 2003.

domingo, 25 de outubro de 2009

Petição aos supermercados pelo fim da comercialização de espécies de peixe de profundidade





Ajude-nos a proteger um dos últimos refúgios da vida marinha do planeta!

A Greenpeace lançou uma petição aos supermercados a pedir que ponham um fim à comercialização de peixe capturado a grande profundidade e que garantam aos consumidores que todo o peixe que vendem é sustentável. Junte a sua assinatura aqui!

Os habitats do mar profundo alojam criaturas misteriosas, frágeis e de crescimento extremamente lento. Escandalosamente, fora do nosso alcance físico e visual, navios de pesca industrial de meia dúzia de países, entre eles Portugal, estão a destruir a uma velocidade estonteante estes oásis das profundezas, por um retorno económico irrisório a nível global.

A pesca de profundidade é uma actividade inerentemente destrutiva, insustentável e ainda ineficiente. Muitas das espécies capturadas nem são utilizadas para consumo e são devolvidas ao mar já sem vida ou moribundas, enquanto os seus habitats foram irremediavelmente danificados pelo equipamento usado.

Pede aos supermercados classificados a vermelho no 2º Ranking da Greenpeace que assumam as suas responsabilidades e garantam que não vendem espécies capturadas a grande profundidade em alto mar.

Texto: Greenpeace

Assine já: http://www.greenpeace.org/portugal/participa/proteger-o-fundo-do-mar

sábado, 24 de outubro de 2009

Quercus - Dia Global de Acção Climática - Lisboa e Gaia fazem 350 Humano pelo Clima



O próximo dia 24 de Outubro, sábado, vai juntar milhares de pessoas em todo o mundo, com mais de 2.000 acções simultâneas em 170 países, promovidas pela 350.org no maior dia de acção global alguma vez feito para exigir acção no combate às alterações climáticas.




A Quercus e o Condomínio da Terra associam-se a este evento com a organização de acções em Lisboa (junto ao Padrão dos Descobrimentos) e em Gaia (no tabuleiro superior da Ponte D. Luís), ambas com início às 15 horas e cujo momento emblemático será a formação de um 350 humano. Todos os participantes irão concentrar-se nos respectivos locais à hora marcada e envergarão uma camisola branca.

Esta acção global será também assinalada na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, que integrou este movimento e vai organizar uma iniciativa, de entrada livre e gratuita, no dia 24 de Outubro.

Chamar a atenção para o número 350 é o objectivo. 350 partes por milhão é o nível seguro de concentração máxima de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera para que seja possível manter a temperatura global do planeta longe das alterações climáticas e abaixo dos 2ºC de aquecimento global. A actual concentração é de 390 partes por milhão CO2.

Os impactes devastadores das alterações climáticas estão já a ser sentidos – na forma de secas agravadas, cheias e eventos meteorológicos extremos – pelos países e comunidades mais pobres e vulneráveis, entre eles os países menos desenvolvidos e os países pequenas ilhas. Segundo a investigação científica recente, essas consequências graves tenderão a ocorrer mais cedo e de forma mais severa do que o inicialmente previsto, quer na Europa, quer no resto do mundo.

Os cientistas concordam que o aquecimento global deve ser mantido o mais longamente possível abaixo dos 2ºC de modo a evitar efeitos desastrosos, decorrentes das alterações climáticas.

Bill McKibben, fundador da 350.org e autor, há vinte anos atrás, do primeiro grande livro sobre alterações climáticas disse que é preciso um movimento à escala planetária, que impulsione uma mudança real do ponto de vista político. McKibben considera que “os nossos líderes terão hoje a oportunidade de ouvir os cidadãos e não apenas os grandes grupos económicos e os grandes poluidores.”

Estas acções globais ocorrem seis semanas antes da Conferência de Copenhaga, onde as nações de todo o irão acordar um novo tratado climático, sucessor do Protocolo de Quioto. Entre 7 e 18 Dezembro, os líderes mundiais terão 12 dias acordar em novas metas de redução de gases de efeito de estufa entre 2012 e 2020, bem como metas a longo prazo para 2050.

Em cima da mesa estarão questões como assegurar o envolvimento dos Estados Unidos da América, o nível de apoio aos países em desenvolvimento quer na mitigação, quer na adaptação, e ainda determinar a responsabilidade das economias emergentes. São pontos fulcrais que neste momento permanecem totalmente em aberto, não obstante a urgência de obter respostas para que o planeta possa ficar a salvo das consequências drásticas das alterações climáticas.

No dia 24 de Outubro, serão emitidas imagens dos eventos de todo o mundo, incluindo as manifestações em Lisboa e Gaia, em ecrãs gigantes da Times Square, em Nova Iorque, como parte de uma contagem decrescente 350. As imagens poderão ser vistas em www.350.org e serão entregues nas Nações Unidas na próxima segunda-feira, dia 26 de Outubro.


Lisboa, 22 de Outubro de 2009

A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

JN - Mudança da hora aumenta o consumo de energia

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1399289
JN 20091023
O atraso dos relógios no último domingo de Outubro marca o regresso à hora média de Greenwich, mas manter a hora inalterada poderia poupar energia e reduzir a poluição.
Um estudo da Universidade de Cambridge divulgado esta semana estima que o Reino Unido poderia poupar 885 Gigawatts-hora nos meses de Inverno, o equivalente à electricidade gasta por 200 mil casas durante um ano, e reduzir a emissão de 446,925 toneladas de carbono.
"O uso de electricidade é maior à tarde do que de manhã", justifica Elizabeth Garnsey, professora de Estudos de Inovação, em declarações à Agência Lusa.
O que a académica descobriu é que há desperdício de energia durante a manhã e que a eficiência energética seria maior com mais horas de luz solar à tarde.
Este é um dos argumentos dos defensores da aplicação do Horário da Europa Central - a hora média de Greenwich (GMT) mais uma hora - no Reino Unido.
Ao longo dos anos, a ideia foi sustentada por estudos e objecto de propostas de lei, a mais recente recusada em 2007.
Estudos encontraram sinais de que a mudança da hora poderia reduzir os acidentes rodoviários e o número de depressões relacionadas com a perturbação afectiva sazonal.
No Verão, os relógios seriam avançados duas horas em relação a GMT, propiciando noites com mais tempo de luz solar, estimulando a indústria do lazer e turismo.
Mas o tema da mudança da hora não está na ordem do dia no Reino Unido e a sua rejeição deveu-se, em parte, a Portugal.
"No relatório apresentado, produzido por deputados para o Parlamento [britânico], foi referido que Portugal experimentou o GMT+1 hora e isso foi considerada uma razão para não o adoptar no Reino Unido", recorda Elizabeth Garnsey.
Entre 1992 e 1996, Portugal adoptou o fuso horário da Europa Central, usado pela maioria dos restantes países da União Europeia.
Apesar de facilitar as comunicações e transportes internacionais, a mudança, empreendida pelo então primeiro-ministro, Cavaco Silva, foi criticada, porque afectava o ritmo escolar e dificultava o sono.
O sucessor de Cavaco, António Guterres, fez o fuso horário voltar ao actual e alinhou os ponteiros dos relógios de novo com o Reino Unido, onde a questão do tempo é motivo de polémica há quase 130 anos.
No início do século XX, a introdução de uma hora de Verão para aproveitar a luz solar só foi aplicada em 1916 por causa da guerra.
Parte da oposição à mudança, acredita Elizabeth Garnsey, está relacionada com o orgulho britânico em Greenwich, que conquistou o estatuto de referência internacional para medir o tempo em 1884.
Mas a realidade é que o observatório já não é usado pelos cientistas e hoje o seu papel resume-se ao de museu e símbolo da localização do meridiano.

JN - Douro: Sétimo no ranking mundial de turismo sustentável

JN 20091023
EDUARDO PINTO
A National Geographic Society classificou o Douro como o sétimo destino turístico sustentável do mundo, numa lista que engloba 133 regiões. Ficou mesmo à frente da Toscana, em Itália, ou do centro histórico de Salzburgo, na Áustria. Ambos ficaram em 17º lugar.
A notícia foi avançada, ontem, pela Estrutura de Missão do Douro, cujo chefe de Missão, Ricardo Magalhães, considerou o reconhecimento como "excepcional", uma vez que "confirma o sentido do trabalho que tem sido realizado para converter o Douro num destino turístico de excelência". Acrescentou que os "elevados critérios de sustentabilidade e qualidade" adoptados nos últimos anos já estão a dar frutos.
O Algarve também é mencionado na lista da NGS, mas foi incluída pelos avaliadores no grupo dos destinos turísticos com susceptibilidades.
A avaliação dos destinos foi feita por 437 especialistas altamente viajados e conhecedores das melhores regiões turísticas dos cinco continentes. No topo da lista colocaram a região norueguesa de Fjords, que já havia sido reconhecida como o melhor destino turístico sustentável do mundo em 2004, quando a NGS promoveu a primeira avaliação.
À frente do Vale do Douro português ficaram ainda as regiões de "South Island", na Nova Zelândia; o "Kakadu National Park", na Austrália; a fortaleza de "Alhambra" e a zona medieval de Granada, em Espanha; e as "Torres del Paine", no Chile.
Entretanto, a Estrutura de Missão de Douro anunciou que pretende firmar com a NGS um protocolo para garantir a adesão do Douro ao Centro de Destinos Turísticos Sustentáveis, assim como a promoção da região vinhateira nos canais promocionais da National Geographic.

JN - Anadia: Tribunal pára zona industrial da Gândara

Providência cautelar contra violação pela Câmara da Reserva Ecológica Nacional
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Anadia&Option=Interior&content_id=1398722
JN 20091023 - NELSON MORAIS
A Câmara de Anadia ficou impedida, esta semana, de executar quaisquer trabalhos de expansão da zona industrial de Amoreira da Gândara, por força de uma providência cautelar que nota que já ali foram executadas operações ilegais.
"As intervenções levadas a cabo e as que podem ainda ser levadas a cabo pelo Município consubstanciam condutas proibidas", sustenta o Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro (TAFA), em mais uma providência cautelar decretada contra a Câmara de Anadia. O documento foi enviado ao Ministério Público, do qual se espera que averigue a eventual prática de ilícitos criminais por parte da autarquia, que é presidida por Litério Marques, do PSD.
O objectivo da providência cautelar é evitar a continuidade de "condutas proibidas" em terrenos da Reserva Ecológica Nacional (REN) e da Reserva Agrícola Nacional (RAN), na freguesia de Amoreira da Gândara. Para o efeito, a magistrada Alexandra Alendouro determinou, na última terça-feira, "a suspensão imediata de todos e quaisquer trabalhos (…) em curso, seja de arranque de sobreiros ou de outras árvores, desmatação, movimentação de terras, escavações, depósitos de entulho e arruamentos", especifica.
A providência foi requerida, em conjunto, pelos ambientalistas da Quercus e pela Aquaecuriva - Associação para a Defesa do Património de Anadia. Domingos Patacho, da Quercus, afirmou que esta associação ficou "bastante agradada" com a decisão judicial, por evitar as obras de expansão da zona industrial em cerca de 30 hectares, maioritariamente, da REN. Actualmente, esta zona industrial tem 8,4 hectares, referiu Domingos Patacho.
O ambientalista lembrou que a expansão pretendida pela autarquia, após a compra de terrenos particulares, ultrapassaria "claramente os limites da área dedicada a zona industrial que está prevista no Plano Director Municipal de Anadia". E isso só seria possível, acrescentou, "se a Câmara tivesse feito um plano de pormenor e pedido a exclusão daquela área da REN".
Após a análise dos argumentos das partes, o TAFA concluiu que houve "violação, pelo município de Anadia, de preceitos legais administrativos relativos à protecção do Ambiente e Ordenamento do Território".
Designadamente, precisou o tribunal, preceitos da Lei de Bases do Ambiente, relativos à protecção do solo, subsolo, flora e fauna. As operações de desmatação ou de remodelação de terrenos, por exemplo, são consideradas operações urbanísticas e necessitam de prévia licença administrativa, observou a juiz Alexandra Alendouro.
Domingos Patacho sublinha que a motivação da Quercus, neste e noutros processos judiciais que envolvem a Câmara de Anadia, não se prende com qualquer oposição ao desenvolvimento de condições para a instalação de empresas no concelho. O que a associação contesta, segundo o ambientalista, é a "pressa desregrada" da autarquia em expandir, pelo menos, quatro zonas industriais, quando elas "não estão ocupadas nem a 50%".
De resto, o dirigente da Quercus observou que, pela forma como o autarca Litério Marques tem avançado com a expansão de zonas industriais, a partir da compra de imensos terrenos privados e sem recurso a expropriações, "parece que o município de Anadia se transformou num autêntico promotor imobiliário". "Aparenta haver aqui um qualquer interesse, que não é claro", concluiu.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Autarquias: Excesso de legislação complica Simplex autárquico

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10260682.html
Bragança, 21 Out (Lusa) - A Associação dos Técnicos Administrativos Municipais (ATAM) reclamou hoje, em Bragança, uma simplificação legislativa que acabe com o número crescente de papéis na administração local, caso contrário o Simplex tardará a chegar às autarquias.
O presidente da Associação, Francisco Alveirinho Correia, é director de departamento numa câmara e diz que, "em vez de simplificar, a complexidade e imposição legislativa complica".
"Um determinado processo cada vez tem mais requisitos legais: é preciso mais documentos, mais papéis e isso impede que haja celeridade", disse na abertura do colóquio nacional da Associação que decorre até sábado, em Bragança, com cerca de 500 participantes.

Design: Arquitecto português ganha Prémio do Público em concurso do Museu Guggenheim de Nova Iorque

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10261671.html
Lisboa, 21 Out (Lusa) - O arquitecto português David Mares, de 26 anos, venceu hoje o Prémio do Público num concurso internacional de design de abrigos, promovido pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque, com um modelo que conjuga aço, madeira e cortiça.
O abrigo, que está instalado em Vale de Barris, perto de Setúbal, conquistou 64.875 votos dos cibernautas, de acorco com a última contagem disponível na página de Internet do Guggenheim de Nova Iorque.
O trabalho, que David Mares fez "numa semana de férias", segundo revelou à Agência Lusa em Setembro, era um dos dez finalistas escolhidos entre cerca de 600 participantes oriundos de 68 países, tendo o arquitecto concorrido "apenas por desportivismo".

EUA: Cientistas podem vir a trabalhar em rede similar ao Facebook

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10261617.html
Ithaca, Estados Unidos, 21 Out (Lusa) - A Universidade de Cornell e seis outras instituições vão investir 12,2 milhões de dólares no desenvolvimento de uma rede social à imagem do Facebook, de modo a "ligar" investigadores biomédicos em vários pontos do país.
Os financiadores da rede acreditam que, ao colocar os cientistas em contacto uns com os outros, a rede incentivará os seus estudos e impulsionará colaborações que podem conduzir a novas descobertas científicas.
A rede, que vai chamar-se VIVOweb, será desenvolvida pela agência de pesquisa médica norte-americana Institutos Nacionais de Saúde.

Empresas e associações portuguesas juntam-se hoje a movimento internacional contra a corrupção

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10252405.html
Lisboa, 22 Out (Lusa) - Pelo menos 27 empresas e associações portuguesas assinam hoje uma carta internacional contra a corrupção, uma iniciativa que pretende alertar para a importância de combater este problema.
A ANA - Aeroportos de Portugal, o Banif, a construtora Somague e a Associação Nacional de Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP) são alguns dos signatários desta carta, que será enviada ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon.
A carta internacional anti-corrupção é "uma iniciativa muito positiva, na medida em que tem como objectivo o combate a um flagelo reconhecido internacionalmente" e que se traduz em "custos acrescidos, competitividade distorcida e degradação da qualidade", disse recentemente à agência Lusa o vice-presidente da ANEOP, Manuel Agria.

Pobreza: Cerca de 1,4 por cento dos portugueses "levantaram-se" em campanha mundial

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10262419.html
Lisboa, 22 Out (Lusa) - Cerca de 1,4 por cento da população portuguesa mobilizou-se no fim-de-semana para a erradicação da pobreza, no âmbito da campanha da ONU "Levanta-te e actua" contra a pobreza, de acordo com a organização não-governamental Oikos.
Durante o fim-de-semana foi batido o recorde da maior mobilização humana, quando 173 milhões de pessoas se mobilizaram em 120 países para pedir aos seus governos que cumpram as suas promessas para com os mais pobres.
Esta campanha da ONU visou recordar que um ano após o aparecimento de uma crise financeira e económica mundial, os progressos rumo aos Objectivos do milénio para o desenvolvimento (WCO), destinado a erradicar a pobreza até 2015, foram postos em causa.
.
Pobreza: Mobilização cidadã da ONU bateu todos os recordes
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10262168.html
Nova Iorque, 22 Out (Lusa) - O recorde da maior mobilização humana foi batido durante o fim de semana quando 173 milhões de pessoas se mobilizaram em 120 países para pedir aos seus governos que cumpram as suas promessas para com os mais pobres, anunciou quarta-feira a ONU.
Esta campanha da ONU, intitulada "Levantem-se e ajam contra a pobreza", visou recordar que um ano após o aparecimento de uma crise financeira e económica mundial, os progressos rumo aos Objectivos do milénio para o desenvolvimento (WCO), destinado a erradicar a pobreza até 2015, foram postos em causa.
Os cidadãos reuniram-se através de 3.000 acontecimentos pontuais em todo o mundo, como espectáculos musicais, teatrais, desportivos ou outros, com o objectivo de bater o recorde do livro Guinness, estabelecido no ano passado durante uma manifestação global similar.

Alterações climáticas: Lisboa e Porto juntam-se a campanha mundial por acordo em Copenhaga

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10258654.html
Lisboa, 22 Out (Lusa) - Milhões de pessoas de todo mundo juntam-se sábado em 144 cidades, entre as quais Lisboa e Porto, para exigir que o acordo climático de Copenhaga estipule uma redução da concentração de carbono na atmosfera rumo ao 'limite de segurança'.
A menos de dois meses de começar a cimeira de Copenhaga, na Dinamarca, onde se tentará chegar a acordo sobre o sucessor do Protocolo de Quioto, esta acção mundial visa sensibilizar os líderes políticos para a necessidade de o novo acordo prever a redução da concentração de dióxido de carbono (C02) na atmosfera para 350 partes por milhão (ppm), considerado o 'limite superior de segurança'.
Actualmente, os níveis de C02 na atmosfera situam-se entre 385 e 390 ppm e têm vindo a aumentar a um ritmo acelerado. De acordo com cientistas, especialistas em clima e governos progressistas em termos de ambiente, 350 ppm é o nível ideal para evitar os piores impactos do aquecimento global no planeta.

Grande Depressão: Resposta agressiva dos Governos é a maior diferença com a actual crise

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10260486.html
Lisboa, 22 Out (Lusa) - As diferenças entre a Grande Depressão de 1929 e a actual crise económica têm sido muito debatidas por economistas de todo o mundo, mas as duas contrações do ciclo económico distanciam-se essencialmente na forma como foram combatidas.
Em declarações à agência Lusa, o economista João Gomes, professor de Finanças na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, explica que entre a crise que se iniciou há oitenta anos e a actual, "a maior diferença tem a ver com a resposta agressiva dos vários governos e bancos centrais".
Os governos investiram avultadas somas para impedir o risco de falência em cadeia dos bancos e apostaram na injecção de liquidez para melhorar o mercado de crédito, e os bancos centrais apostaram na redução dos seus juros de referência para níveis históricos com o objecivo de fazer o dinheiro regressar às economias.

UE/Tribunal: Portugal condenado por impor restrições ao exercício da actividade de inspecção de veículos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10262609.html
Bruxelas, 22 Out (Lusa) - O Tribunal de Justiça europeu condenou hoje Portugal por impor restrições à liberdade de estabelecimento de empresas que pretendem exercer a actividade de inspecção de veículos, em desrespeito das regras comunitárias.
"O Tribunal de Justiça considera que as condições controvertidas de acesso à actividade de inspecção técnica de veículos, impostas pela legislação portuguesa, constituem um obstáculo à liberdade de estabelecimento", lê-se no acórdão do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias lido no Luxemburgo.
A instituição dá assim razão à Comissão Europeia, que apresentou a acção em Fevereiro de 2008.

Râguebi: Seven - Porto recebe Mundial Universitário em 2010

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10260467.html
Porto, 22 Out (Lusa) - O Estádio do Bessa, no Porto, vai ser o palco do IV Mundial Universitário de Râguebi de 7 (Seven), a realizar entre 21 e 14 Julho do próximo ano sob organização da Universidade do Porto (UP), foi hoje anunciado.
Pedro Rocha, membro da comissão organizadora, disse à Lusa que esta é a primeira vez que Portugal acolhe um evento do género, o que se deve, em parte, ao "crescendo de interesse que a modalidade está a despertar".
O Campeonato Mundial Universitário de Râguebi de 7 vai reunir 32 selecções (24 masculinas e oito femininas), "naquele que será um dos maiores eventos de desporto universitário a decorrer no nosso país".

Electricidade: Endesa admite deixar de vender aos domésticos devido às novas tarifas reguladas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10263699.html
Lisboa, 22 Out (Lusa) - A Endesa admite deixar de vender electricidade aos consumidores domésticos, onde actualmente é a única a fazer concorrência à EDP, na sequência das tarifas fixadas regulador na semana passada.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, considerou que "para os consumidores domésticos, para a baixa tensão, pela leitura neste momento não há condições para haver mercado".
"A Endesa acabou de pôr um pé atrás na oferta que já tem para os domésticos", sublinhou o mesmo responsável.

Justiça: Associação de Juízes propôe ao novo Governo simplificação e redução de legislação

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10264459.html
Lisboa, 22 Out (Lusa) - A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) vai propor ao novo Governo a simplificação e a redução "drástica" da legislação na área da Justiça, uma vez que o excesso de leis cria "confusão e impunidade".
Para o efeito, a ASJP elaborou um documento, a apresentar ao novo ministro da Justiça, com 12 propostas para quatro desafios em que as ideias-chave são "simplificação, credibilidade, celeridade, organização e eficiência da Justiça".
Salvaguardando que os juízes não pretendem "governar ou fazer leis", o presidente da ASJP, o desembargador António Martins, explicou à agência Lusa que o documento "faz um diagnóstico, aponta caminhos, apresenta soluções e assume compromissos públicos" na área da Justiça.

Alterações climáticas: Verão em Portugal pode subir 8 graus se temperatura global aumentar - cientistas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10263640.html
Londres, 22 Out (Lusa) - O Verão em Portugal poderá ser oito graus centígrados mais quente se a temperatura global subir quatro graus centígrados acima da temperatura média do planeta na época pré-industrial, indica um estudo hoje apresentado em Londres.
Os cientistas responsáveis pelo estudo do Instituto Meteorológico britânico estimam que, se as emissões de carbono continuarem, é possível que o aquecimento global supere os quatro graus centígrados até ao final do século XXI, afectando o mundo de maneira diferente.
Na Península Ibérica, a temperatura média subiria em média mais seis graus centígrados em relação às temperaturas médias do período pré-industrial, entre 1855 e 1899, cujas temperaturas são consideradas para referência.

Governo: Especialista em resíduos Dulce Pássaro nomeada ministra do Ambiente

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10264925.html
Lisboa, 22 Out (Lusa) - A engenheira química e vogal do conselho directivo do Instituto Regulador de Águas e Resíduos Dulce Pássaro foi hoje nomeada Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Contactada pela Lusa, a nova ministra escusou-se a falar sobre a nomeação: "Nesta fase não faço declarações, não faço qualquer comentário".
Nascida em Oliveira do Hospital em 1953, Dulce Álvaro Pássaro licenciou-se no Instituto Superior Ténico e especializou-se em Engenharia Sanitária na Universidade Nova de Lisboa, tendo iniciado a sua actividade profissional como professora assistente no ensino politécnico.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

EUA: Injecção de dinheiro está a recuperar economia mas lançou fúria e desconfiança nos cidadãos - observador oficial

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10257927.html
Washington, 21 Out (Lusa) - Um observador oficial dos Estados Unidos afirma que a injecção de dinheiro em 2008 ajudou a recuperar a economia do país mas lançou a fúria e a desconfiança nos cidadãos pela falta de transparência da operação.
Esta análise consta do relatório trimestral divulgado ao início desta quarta-feira por Neil Barofsky, o inspector-geral especial encarregado do observatório para a injecção de 700 000 milhões de dólares (470 000 milhões de euros) para enfrentar a crise financeira deflagrada em 2008.
Barofsky afirma que o programa de auxílio a activos problemáticos (Troubled Asset Relief Program - TARP) exigiu grande sacrifício dos contribuintes e causou grandes danos na integridade do sistema financeiro e na imagem pública do governo federal.

Tecnologia: Windows 7 chega na quinta-feira ao mercado e 10 por cento mais barato que Vista

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10257437.html
Lisboa, 21 Out (Lusa) - O Windows 7 da Microsoft chega ao mercado na quinta-feira com preços entre os 89,99 euros e os 364,99 euros, valores 10 por cento mais baratos que os das versões anteriores, como o Vista.
O novo sistema operativo vai substituir o pouco eficiente Vista e serve também para responder à ameaça dos sistemas concorrentes da Google da Apple.
O lançamento do Windows 7 é fundamental para a Microsoft, depois da onda de críticas que o Windows Vista, lançado há três anos, suscitou, o que afectou a credibilidade da empresa junto dos utilizadores.

BD: Novo álbum de Astérix chega às livrarias para comemorar os 50 anos do célebre gaulês

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10256524.html
Lisboa, 21 Out (Lusa) - "O Aniversário de Asterix e Obelix, Livro de Ouro", com uma edição total de 3,5 milhões de exemplares, é hoje lançado simultâneamente em 19 países para assinalar a entrada nos 50 anos do irredutível gaulês, a famosa personagem de banda desenhada.
Em Portugal, o novo álbum está à venda desde as 00:00 de hoje na livraria Fnac do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
Na apresentação do livro, em Paris, Alberto Urdezo, o pai" de Astérix disse que "é um álbum diferente. Não tem uma história com princípio, meio e fim".

Alterações climáticas: "Não há plano B para o planeta" - Gordon Brown

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10250163.html#page=2
Londres, 19 Out (Lusa) - O chefe do governo britânico exortará hoje os países mais poluentes do planeta a chegarem a acordo na cimeira sobre o clima, em Dezembro, para evitar uma catástrofe climática antes que seja "irremediavelmente demasiado tarde".
"É este o momento. É tempo de agir. Não há plano B para o planeta", lê-se no discurso que Gordon Brown preparou para o último dia de uma reunião em Londres do Fórum das Principais Economias (MEF) sobre energia e clima, que irá juntar as 17 economias mais poluentes do mundo.
"Em cada época só há uma ou duas ocasiões em que as nações se unem para concluir acordos que entram na História, porque mudam o curso da História", dirá o primeiro-ministro britânico, segundo excertos do discurso divulgados antecipadamente à imprensa.
.
Comentários na Lusa:
.
Já é tarde
Votação: +28
As calotes polares derreterão daqui a vinta anos, cidades como lisboa e nova york serão submersas, o clima já mudou irremediavelmente, o sul da europa e peninsula caminham para um clima desertico, já se nota ! andar de óculos de sol durante todo o ano é preciso, devido á radiação solar intensa. Preparem-se para uma vida completamente diferente e digna de um filme de ficção !
.
Ainda vamos a tempo se agirmos já
Votação: +26
A Natureza procura sempre o equilibrio, por isso, cabe-nos a nós (seres humanos, os únicos poluidores do planeta) dar uma pequena ajuda à natureza. E apenas são precisos simples gestos, como, diminuir consumo energia, proteger a floresta e reflorestar àreas perdidas. Convém lembrar que a floresta, é o principal agente, regulador do clima.
.
Thor
Votação: +23
A vida na terra rege-se por ciclos, já antes de nós outras civilizações aqui viveram e foram extinguidas. A nossa aproxima-se do final, o planeta encarrega-se da sua própria regeneração, já aconteceu antes e voltará a acontecer. Há vestigios disso por todo o lado, a verdade que incomoda é silenciada.
.
JR
Votação: +23
O Planeta, digo a própria natureza, tem sempre um plano B. Foi assim na era dos Dinossauros e será assim no futuro. A vida ganhará sempre, com ou sem nós.

Gripe A H1N1: Alunos com sintomas devem ficar sete dias em casa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10254603.html
Lisboa, 20 Out (Lusa) - Os alunos que apresentem sintomas de gripe A (H1N1) devem ficar afastados da escola durante sete dias e as faltas podem ser justificadas na caderneta, de acordo com uma circular enviada aos estabelecimentos de ensino.
Sempre que o aluno apresente febre, acompanhada de alguns dos sintomas de gripe A - tosse, dores de cabeça, de garganta ou musculares, congestão nasal e, por vezes, vómitos ou diarreia -, "o período de afastamento escolar será de sete dias a contar do primeiro dia de aparecimento da febre, independentemente da data do diagnóstico", lê-se no documento da Direcção-Geral da Inovação e do Desenvolvimento Curricular, organismo do Ministério da Educação que trata estas questões em parceria com a Direcção-Geral da Saúde.
O período de afastamento deve ser respeitado "mesmo que se registe melhoria dos sintomas" e, caso estes persistam, "o período de afastamento deve ser alargado até alta clínica", refere-se no texto enviado às escolas.

Rendas: Proprietários querem renda mínima de 50 euros para contratos antigos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10254894.html
Lisboa, 20 Out (Lusa) - A Associação Nacional de Proprietários (ANP) propôs hoje a fixação de uma renda mínima de 50 euros para as cerca de 390 mil habitações com contratos anteriores a 1990, quando entrou em vigor o Regime do Arrendamento Urbano (RAU).
A posição da associação que representa os proprietários surge um mês depois de ter sido anunciado que o valor das rendas ficará congelado em 2010 devido à inflação de zero por cento.
De acordo com a ANP, existem em Portugal cerca de 390.000 arrendamentos antigos, "alguns do início do século 20 e que se foram transmitindo para os ocupantes das casas, familiares ou não". Destes, especifica a associação, "234.000 têm uma renda inferior a 50 euros" e entre estes "78.000 são mesmo menos de 15 euros".

Arte: Autocarros e metros do Porto e Lisboa decorados por alunos de arquitectura e design

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10255627.html
Porto, 20 Out (Lusa) - Quatro autocarros e quatro carruagens do metro, em Lisboa e Porto, começam segunda-feira a circular nas duas cidades pintados por estudantes de arquitectura e design de universidades de todo o país.
Os alunos das principais universidades de arquitectura e design portuguesas foram desafiados, pela empresa de tintas e vernizes CIN, a transformar os transportes públicos em obras de arte conjugando a cor com diferentes géneros musicais".
Para colorir os transportes públicos, que vão circular em Lisboa e no Porto durante um mês, a empresa convidou a Faculdade de Arquitectura de Lisboa, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, a Universidade Católica Portuguesa do Porto - Escola de Artes e Escola Superior Artística do Porto.

Incêndios: Cerca de 82 mil hectares arderam este ano, valor superior aos últimos quatro anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10256401.html
Lisboa, 20 Out (Lusa) - Cerca de 82 mil hectares de floresta e mato arderam desde o início do ano, valor superior ao dos últimos quatro anos, segundo dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional (AFN) divulgados hoje.
O relatório provisório de incêndios florestais, disponível na página da Internet da AFN, refere que entre 01 de Janeiro e 15 de Outubro arderam 82600 hectares, na sua maioria matos (59285), enquanto no mesmo período do ano passado a área ardida foi de 15260.
Os dados provisórios mostram, igualmente, que a área ardida até 15 de Outubro supera os valores de 2006, 2007 e 2008, sendo apenas inferior a 2005, quando arderam 338 mil hectares.

Mortágua: Tribunal Europeu dá "puxão de orelhas" a Portugal por ter condenado sátira carnavalesca

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10256369.html
Viseu, 20 Out (Lusa) -- O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou hoje o Estado Português por ter considerado difamatório o boneco que um habitante de Mortágua fez circular pelas ruas, aquando do Carnaval de 2004, e que representava o autarca local.
Ricardo Silva tinha sido condenado pelo Tribunal de Santa Comba Dão, em Julho de 2006, ao pagamento de multa e de uma indemnização por difamação do presidente da Câmara de Mortágua, Afonso Abrantes, no Carnaval de 2004.
O caso foi hoje apreciado por juízes europeus que consideram, por unanimidade, que o "episódio de sátira carnavalesca não era difamatório".

Peneda-Gerês: Plano de Ordenamento do Parque Nacional introduz conceito de "todo o parque aberto aos visitantes"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10256790.html
Braga, 20 Out (Lusa) - O Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, cuja discussão pública começa quarta-feira, introduz "o conceito de "todo o parque aberto aos visitantes", já que deixa de haver zonas interditas, disse, hoje, em Braga, o seu director.
Lagido Domingos, que preside à gestão das reservas ambientais do Norte, adiantou, em conferência de imprensa, que o Plano de Ordenamento "reforça a integração do conceito de ecossistema enquanto fornecedor de serviços e plataforma de desenvolvimento sustentável, como sucede com o mercado do carbono, os produtos florestais e silvo-pastoris e a visitação".
O documento, introduz, ainda, o conceito de "wilderness (lugar selvagem)", ou seja, de "espaços naturais, pouco artificializados pelo homem, estratégicos para a preservação de espécies de elevado valor ecológico".
.
Peneda-Gerês: Plano de Ordenamento do Parque Nacional interdita investimentos em energia eólica e mini-hídricas
Braga, 20 Out (Lusa) - O Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, cuja discussão pública começa quarta-feira, interdita os investimentos no seu território nos sectores da energia eólica e das mini-hídricas, disse, hoje, em Braga, o seu director.
Lagido Domingos, que preside à gestão das reservas naturais do Norte, justificou a proibição com o facto de a totalidade dos projectos até agora apresentados terem todos parecer negativo em estudos de impacto ambiental
"Os estudos dizem que esses investimentos põem em causa valores naturais relevantes", referiu, sustentando que, por isso, "será mais adequado e transparente" interditá-los.

Pobreza: Portugueses não acreditam na possibilidade de recuperação - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10255887.html#page=2
Lisboa, 20 Out (Lusa) - Há uma percepção generalizada nos portugueses de que a pobreza está a aumentar e a maioria está pessimista e tem baixas expectativas quanto à capacidade de recuperar dessa condição, segundo um estudo hoje divulgado.
Setenta e sete por cento dos portugueses inquiridos no âmbito do inquérito sobre percepções da pobreza em Portugal, hoje divulgado, têm pouca ou nenhuma esperança na recuperação de situações de pobreza e 75 por cento dos inquiridos dizem mesmo que a situação piorou nos últimos cinco anos, enquanto outros 50 por cento acreditam que irá continuar a piorar.
Estes são os resultados preliminares do inquérito realizado pela Amnistia Internacional Portugal, em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza e o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Espanha: Bancos lucram mais até Agosto apesar da crise

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10250831.html
Lisboa, 19 Out (Lusa) - Os lucros dos bancos espanhóis subiram 3,3 por cento até Agosto, para 7,6 mil milhões de euros, apesar da crise que fez disparar o desemprego, congelou o mercado imobiliário e fez cair para mínimos os níveis de consumo.
Já as caixas de aforro espanholas não acompanharam o ritmo dos bancos e o seu resultado líquido sofreu uma queda homóloga de 32,7 por cento, para 3,4 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Espanha.
O crescimento dos lucros dos bancos que actuam no mercado espanhol para o segundo valor mais alto de sempre, num ano profundamente marcado pela crise, tem por base o aumento da margem de juros, de acordo com o 'site' financeiro espanhol Invertia, que explicou que as entidades financeiras passaram primeiro a queda das taxas de juro para o passivo (depósitos) do que para o activo (créditos), pelo que, mesmo com um menor volume de negócios, as margens são muito superiores.

Eficiência energética: Portugal em posição "intermédia" no Atlas Europeu do Carbono

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10252375.html
Porto, 19 Out (Lusa) - Portugal está numa posição "intermédia, razoável", no Atlas Europeu do Carbono, hoje lançado no Porto e que mede os níveis de desempenho energético e ambiental de 19 países da Europa.
"No quadro global da construção e reabilitação de edifícios, Portugal está numa situação intermédia, razoável. Ao nível legislativo, já fez o que tinha a fazer e começou logo a aplicar a legislação da certificação energética", disse à agência Lusa Paulo Pinho.
O professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que liderou a equipa responsável pelo capítulo português do atlas, referiu que alguns países europeus ainda nem sequer terminaram a transposição para a legislação nacional das directivas comunitárias sobre eficiência energética dos edifícios.

EUA: Tesouro lança programa de financiamento imobiliário para pessoas com baixos rendimentos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10253178.html
Washington, 19 Out (Lusa) - O governo norte-americano vai lançar programa de financiamento imobiliário para ajudar pessoas com menos recursos a arrendar uma casa e a comprá-la com créditos mais baratos, segundo um comunicado do Departamento do Tesouro hoje publicado.
O Tesouro, segundo o plano hoje apresentado, comprometeu-se a adquirir temporariamente obrigações emitidas pelas agências federais de financiamento imobiliário para financiar as suas actividades que nos últimos meses não têm tido mercado, devido à crise financeira global.
"Trata-se de uma iniciativa crítica para ajudar as famílias trabalhadoras a aceder a um arrendamento acessível ou a comprar uma casa nestes tempos tão duros", afirmou Timothy Geithner, secretário norte-americano do Tesouro, citado no comunicado.

Tecnologia: Novos modelos de livros electrónicos nos Estados Unidos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10253298.html
Washington, 20 Out (Lusa) - Dois novos modelos de leitores de livros electrónicos vão ser lançados no mercado americano - o "Que, da Plastic Logic, esperado para o início de 2010, e o "Alex", da Spring Design, que pode chegar às lojas antes do fim do ano.
O modelo "Que" deverá ser formalmente apresentado no grande salão da electrónica de Las Vegas em Janeiro mas a empresa Plastic Logic já mostrou a fotografia de uma fina "tablete" negra, tendo explicado que o leitor não se destina apenas aos leitores de romances mas também aos homens de negócios, pois o aparelho lê formatos comuns no meio empresarial, como Pdf, PowerPoint, Excel.
Quanto ao "Alex", vai funcionar tendo por base o sistema Android do Google, e deverá ter dois ecrãs: um clássico, a preto e branco, para a leitura de documentos electrónicos, e outro de cristais líquidos e a cores, para navegar na Internet.

Cegos: Associação faz 20 anos e desafia quem vê a viver quotidiano dos invisuais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10252063.html
Lisboa, 20 Out (Lusa) - A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) assinala hoje os seus 20 anos de existência realizando em Lisboa actividades que desafiam quem vê a viver o quotidiano dos invisuais.
Esta iniciativa terá lugar no Centro Comercial Colombo entre as 10:00 e as 22:00 e visa dar a conhecer a missão da associação, permitindo a todos vivenciar varias componentes quotidianas da vida de uma cego.
Uma das actividades é um workshops sobre o Alfabeto Braille, onde os participantes podem escrever o seu nome em Braille num postal que podem levar para casa.

Euro/dólar: Valorização da moeda única deverá dificultar exportações - economistas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10252114.html
Lisboa, 20 Out (Lusa) - A valorização do euro face ao dólar deverá dificultar as exportações, mas terá como vantagem a descida do preço dos produtos energéticos, principalmente do petróleo, consideram economistas ouvidos pela agência Lusa.
Desde Março, o euro valorizou quase 20 por cento face à moeda norte-americana, uma tendência que, segundo o economista Pedro Pita Barros, "coloca em maiores dificuldades as exportações europeias".
"É uma valorização que coloca em maiores dificuldades as exportações europeias, mas também pode ter um efeito positivo nas áreas em que fazemos importações em dólares, como acontece na energia", disse à Lusa o professor da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Indústria Automóvel: China já produziu este ano mais de 10 milhões de veículos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10253850.html
Pequim, 20 Out (Lusa) - A China já fabricou este ano dez milhões de veículos, ultrapassando uma marca só alcançada até agora pelos Estados Unidos e o Japão, anunciou hoje a imprensa oficial.
O veículo número 10.000.000, um novo modelo de camião da velha marca "Jiefang" (Libertação), saiu segunda-feira da linha de montagem da Fábrica de Automóveis n.º 1, em Changchun, nordeste da China.
Segundo as contas da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, em Setembro passado, a China produziu 1,36 milhões de veículos - mais 78,85 por cento que em igual período de 2008 - e vendeu 1,33 milhões, estabelecendo um novo recorde mensal de vendas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cultura: Google prevê lançar livraria digital no primeiro semestre de 2010

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10239902.html
Frankfurt, 16 Out (Lusa) - O Google anunciou, hoje, o lançamento de uma "livraria digital" com títulos que se poderão ler em qualquer aparelho de leitura, o que pode ampliar o sector dos livros electrónicos, dominado até agora pelo leitor Kindle, da Amazon.
A Google Editions (Edições Google) arranca no primeiro semestre de 2010, em colaboração com os editores que já são parceiros da empresa, com uma oferta de meio milhão de livros electrónicos.
Na Feira do Livro de Frankfurt, o Google voltou a defender o seu projecto de digitalização de livros, que se tem convertido numa preocupação para diversos editores, segundo quem será muito mais difícil assegurar o respeito pelos direitos de autor no futuro.

Crédito à habitação: Novas regras entram hoje em vigor

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10239730.html
Lisboa, 16 Out (Lusa) - As novas regras para os créditos à habitação, publicadas em Diário da República a 17 de Agosto, entram hoje em vigor para facilitar a concessão e renegociação dos empréstimos.
Assim, os bancos passam a ter que adoptar as regras do crédito à habitação aos outros empréstimos associados, conhecidos por multi-opções, o que significam comissões de amortização de capital em dívida mais baixas (0,5 por cento), por exemplo, para quem tem empréstimos para obras ou compra de mobiliário.
As instituições financeiras passam também a ter o prazo máximo de um ano para poderem subir o spread [margem de lucro dos bancos] em contratos cujo cliente não esteja a cumprir com o pacote de produtos e serviços financeiros combinados, na altura, e que levaram à bonificação daquela taxa.

Pobreza: União das Misericórdias defende apoio discreto a famílias "envergonhadas"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10236915.html
Porto, 16 Out (Lusa) - O presidente da União das Misericórdias (UdM), Manuel Lemos, defendeu hoje "a prática de um apoio discreto" às famílias com necessidades, já que muitas têm vergonha de expor a situação de pobreza em que se encontram.
"Os provedores dão-me conta de muitas situações, em particular de famílias residentes em meios urbanos e suburbanos. Todos têm histórias para contar", disse Manuel Lemos à Lusa, a propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinala sábado.
Em declarações à Lusa, o presidente da UdM considerou que "a pobreza envergonhada é um problema crescente em Portugal e a crise veio dar amplitude a este fenómeno".

Pobreza: 18 por cento dos portugueses são pobres e a situação tende a piorar, instituições

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10240283.html
Braga, 16 Out (Lusa) - O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinala-se sábado, numa altura em que 18 por cento dos portugueses são pobres. Uma realidade que as instituições de apoio social dizem estar a agravar-se.
Segundo a Assistência Médica Internacional (AMI), os seus centros Porta Amiga apoiaram no primeiro semestre deste ano mais 10 por cento de pessoas do que no mesmo período do ano anterior.
"Estes valores demonstram uma nítida tendência para um crescente número de casos de pobreza persistente. A grande maioria destas pessoas encontra-se em plena idade activa, entre os 21 e os 59 anos de idade", pode ler-se num comunicado daquela organização.

Aviação: Primeiro voo em Lisboa foi há um século mas só percorreu 200 metros

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10241304.html
Lisboa, 16 Out (Lusa) - Há cem anos, o primeiro aeroplano que Lisboa viu levantar-se do chão percorreu quase 200 metros antes de cair. O voo, pouco maior do que um "pulo", desiludiu cerca de cinco mil espectadores, mas marcou o início da aviação portuguesa.
Este pequeno voo do Voisin, avião pilotado pelo francês Armand Zipfel, em Belém, a 17 de Outubro de 1909, "não foi determinante, não deu origem a nada, foi um voo pequenino, há mesmo quem lhe chame 'o pulo de Zipfel', mas foi um marco, o momento em que as pessoas despertaram para a aviação, e a partir daí foi imparável", explicou à Lusa o historiador aeronáutico Henrique Mateus, autor da colecção "Portugal na Aventura de Voar", recentemente publicada.
Antes da vinda do piloto francês, já alguns portugueses tinham feito experiências e construído aviões, que nunca deixaram a terra.

Odemira: Aldeia Solar com protótipos tecnológicos testada em monte no interior do Alentejo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10241867.html
Odemira, Beja, 16 Out (Lusa) - Uma Aldeia Solar experimental construída em pleno Alentejo, com protótipos alimentados pelo calor do Sol, projectada para a auto-suficiência energética de 50 pessoas, vai ser testada durante um ano por uma comunidade de pesquisa para a Paz.
Quem avança alguns quilómetros por uma estrada de terra batida, próxima de Colos (Odemira), depois de passar por dezenas de sobreiros e de ovelhas a pastar, está longe de imaginar que, um pouco mais à frente, numa propriedade com mais de 150 hectares, por entre hortas e casas de taipa dispersas, encontra o campo de testes de uma Aldeia Solar.
O projecto é da comunidade de Tamera, instalada no Monte Cerro, próximo de Colos, que quer provar que, sem recorrer a combustíveis fósseis ou poluentes, é perfeitamente possível bombear água, produzir e cozinhar alimentos, aquecer e iluminar as casas.
.
.
Odemira: Comunidade instalada no Alentejo procura modelo social para "futuro sem guerra"
Odemira, Beja, 16 Out (Lusa) - Mecânicos, arquitectos, veterinários e jornalistas estão entre os habitantes, de várias nacionalidades, que formam a comunidade de Tamera, instalada numa herdade no interior do concelho alentejano de Odemira e que procura um futuro sem guerra.
A Tamera é um Centro de Pesquisa para a Paz, fundada em 1995, numa propriedade de 150 hectares próxima de Colos, onde vivem e estudam aproximadamente 160 pessoas, umas em regime de permanência e outras temporariamente.
Neste Centro de Pesquisa, são desenvolvidos projectos de estudo nas áreas social, política, tecnológica, ecológica e ainda arquitectónica, entendidos como sendo parte de um todo, cujo principal objectivo é "educar para a Paz".

Pobreza: Lenço assinado por oito personalidades angaria receitas para combater exclusão social

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10242516.html
Santa Maria da Feira, 16 Out (Lusa) - A artista plástica Joana Vasconcelos, o guitarrista dos Xutos e Pontapés, Zé Pedro, e o bispo de Lisboa D. Carlos Azevedo são algumas das personalidades que emprestaram a sua caligrafia à estampa de um lenço cuja venda reverte para a luta contra a pobreza.
Numa edição especial de mil exemplares, o lenço estará à venda na Casa do Moinho de Santa Maria da Feira a partir de sábado, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
A respectiva receita será aplicada "em medidas locais de combate ao problema e à exclusão social que dele deriva", disse à Lusa fonte oficial ligada ao projecto.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

França: Central de combustível nuclear comunica excesso de plutónio

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10236170.html
Paris, 14 Out (Lusa) - A Autoridade de Segurança Nuclear francesa (ASN) anunciou hoje a suspensão do trabalho numa central de combustível nuclear depois de descobrir que esta tinha subestimado os níveis de plutónio.
Segundo aquela Agência, a central nuclear em Cadarache não reparou e esperou vários meses para informar da existência de quilogramas extra de plutónio em espaços fechados usados para manipular material radioactivo.
A Autoridade de Segurança Nuclear afirmou hoje num comunicado que "o incidente não teve consequências" mas emitiu um aviso aos operadores da central e suspendeu o trabalho na central que está a ser desactivada.

Clima: Campanha sobre aquecimento pretende que EUA aprovem lei sobre energia renovável

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10235715.html
Miami, 15 Out (Lusa) - Uma campanha de alerta para os perigos do aquecimento global pretende que os Estados Unidos aprovem uma lei sobre energia renovável antes do encontro de Copenhaga, agendado para Dezembro.
A iniciativa "Adeus ao Aquecimento Global", anunciada esta semana pela Onda Verde do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NDRC, na sigla em inglês) pretende apelar ao envolvimento da população no sentido de pressionar a administração do presidente Obama para que legisle sobre a energia renovável.
Esta acção legal vai permitir ao país reconstruir uma economia forte, criar mais postos de trabalho, bem como promover a sua independência energética e reduzir o aquecimento global, segundo afirmou um porta-voz da campanha.

Cibercrime: Nova lei entra hoje em vigor, mas associações alertam para problemas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10235034.html
Lisboa, 15 Out (Lusa) - A Lei do Cibercrime entra hoje em vigor, mas há quem veja o diploma como uma ameaça à segurança nacional, já que proíbe a investigação na área da segurança informática.
Com a nova lei, a produção e a difusão de um vírus passam a ser punidas com uma pena que pode ir até dez anos de prisão. Quem destruir ou afectar o uso de programas ou outros dados informáticos também pode acabar na cadeia.
Até agora, este tipo de crimes não tinha qualquer sanção, porque a Lei da Criminalidade Informática tinha já 18 anos. Resultado: o aumento exponencial das actividades ilegais associadas às redes de comunicação não estava a ser acompanhado por uma legislação que garanta o seu combate.

Inovação: Conferência internacional junta mais de 40 especialistas para debater inovação e competitividade

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10235010.html
Lisboa, 15 Out (Lusa) - Mais de 40 especialistas vão abordar hoje e sexta-feira, numa conferência internacional, em Lisboa, temas relacionados com inovação e creatividade, no âmbito do Ano Europeu da Inovação e Criatividade.
O coordenador do Plano Tecnológico e da Agenda de Lisboa, Carlos Zorrinho, é um dos oradores da conferência internacional, cujas conclusões serão enviadas ao comissário europeu para o Emprego e Assuntos Sociais Vladimir Spidla.
Spidla terá, segundo a organização da conferência, manifestado interesse em analisar as conclusões da conferência para as incluir na renovação da Agenda de Lisboa 2020.

Dia Mundial da Alimentação: Nutrição e exercício são trabalhados nas escolas - Ministério da Educação

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10237250.html
Lisboa, 15 Out (Lusa) - A alimentação e a actividade física são as áreas mais trabalhadas pelas escolas em matéria de educação para a saúde, segundo um estudo do Ministério da Educação a apresentar esta sexta-feira num seminário alusivo ao Dia Mundial da Alimentação.
O estudo "Alimentação em Meio Escolar" foi feito a partir de um inquérito e de um edital ao qual responderam centenas de escolas de vários níveis de ensino - desde o pré-escolar ao secundário.
O trabalho conclui que alimentação e actividade física são os assuntos mais abordados nas escolas, representando 94 por cento de um conjunto de temáticas da educação para a saúde, entre as quais educação sexual, consumo de substâncias psicoactivas, saúde mental e violência doméstica.

UE: Portugal condenado por não aplicar medidas europeias relativas a substâncias perigosas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10237270.html
Bruxelas, 15 Out (Lusa) - O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias condenou hoje Portugal por não garantir a aplicação das medidas europeias relativas ao controlo dos perigos associados a acidentes graves envolvendo substâncias perigosas.
"A República Portuguesa não cumpriu as obrigações que lhe incumbem", conclui a sentença, lida no Luxemburgo.
A partir de agora, Lisboa tem de tomar medidas "num prazo razoável mas sem demoras" se quiser evitar que a Comissão Europeia, instituição que apresentou a acção em tribunal, volte "à carga" para pedir a imposição de multas, disse fonte comunitária à agência Lusa.

Cegos: Associação apresenta futura sede, que pretende ser modelo de edifício acessível

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10235036.html
Lisboa, 15 Out (Lusa) - A Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) apresenta hoje o projecto da sua futura sede, que pretende ser o primeiro edifício público a reunir todas as regras de acessibilidades pensadas para facilitar a vida dos deficientes visuais.
A apresentação deste projecto arquitectónico visa assinalar o Dia Mundial da Bengala Branca e surge também no ano em que a associação faz vinte anos de existência.
Segundo Carlos Lopes, presidente da ACAPO, a inovação é que vai ser o primeiro edifício público em Portugal a reunir todas as acessibilidades, por cumprir a legislação e por ter todos os pormenores pensados para os deficientes visuais.
.
.
Castelo Branco: Autarcas num jantar às escuras que assinala Dia da Bengala Branca
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10237540.html
Castelo Branco, 15 Out (Lusa) - O presidente da câmara e o presidente da junta de Castelo Branco são duas das figuras locais que jantam hoje com os olhos vendados, numa refeição às escuras promovida pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).
A iniciativa assinala o Dia da Bengala Branca "para mostrar às pessoas com visão normal as dificuldades dos invisuais", disse à Agência Lusa, Aníbal Marques, presidente da delegação de Castelo Branco da ACAPO.
Ao todo, cerca de 30 pessoas vão comer privadas da visão e deverão enfrentar dificuldades em coisas tão simples "como deitar água ou vinho para os copos ou comer carne em que os ossos não ajudam nada", exemplifica aquele responsável, ele próprio invisual.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Justiça: Próxima Assembleia da República deve alterar Constituição para "verdadeira reforma" - Bastonário

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10231914.html
Matosinhos, 14 Out (Lusa) -- O bastonário da Ordem dos Advogados afirmou esta noite, em Matosinhos, que a próxima Assembleia da República deve "proceder a alterações na Constituição" para ser possível uma "verdadeira" reforma na Justiça.
"Aquilo que está mal na justiça não se muda com as alterações de ministros mas da Assembleia da República. A próxima Assembleia da República deve assumir as suas responsabilidades e proceder a alterações na Constituição que permitam verdadeiras reformas na Justiça", salientou Marinho Pinto à margem da apresentação, no Norteshopping, da obra 'Não há justiça sem anões' de José Mário Teixeira.
Para o bastonário, a justiça portuguesa "é imóvel, não se adapta à evolução da sociedade e tem um confronto latente com a modernidade", de forma tal que "o actual modelo de justiça é praticamente o mesmo que veio dos tempos de Marquês de Pombal".

ONU: Uma convenção é necessária para acabar com o tráfico de órgãos - Estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10232255.html
Nova Iorque, 14 Out (Lusa) - Uma convenção internacional é necessária para acabar com o tráfico de órgãos humanos e de células, proteger as vítimas e punir as infracções, afirmou um estudo realizado pela ONU e pelo Conselho da Europa.
O estudo, publicado terça-feira durante uma conferência de imprensa em Nova Iorque, sublinha que a prioridade é proibir a possibilidade de retirar um lucro financeiro do corpo humano, "fundamento de qualquer consideração relativa aos transplantes de órgãos".
O documento afirma que a preferência deveria sempre ser dada à retirada de órgãos de pessoas mortas que tivessem feito a doação, sublinhando a necessidade de tomar medidas para "aumentar a disponibilidade de órgãos".

Brasil: Humanidade não tem o "direito divino" de destruir Natureza, diz tetraneta de Darwin

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10231028.html
14 de Outubro de 2009, 08:33
Rio de Janeiro, 14 Out (Lusa) - O Homem não tem o "direito divino" de destruir a Natureza, afirmou à Agência Lusa Sarah Darwin, tetraneta do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), durante uma escala no Rio de Janeiro para reconstituir o percurso do HMS Beagle pelo Hemisfério Sul.
A bordo do veleiro Amsterdan Clipper, uma réplica de um veleiro do século XIX, Sarah Darwin falou à Agência Lusa sobre a necessidade de percorrer o caminho de seu tetravô e observar as diferenças após 150 anos da publicação de "A origem das espécies", uma das mais importantes teorias da história da ciência que revolucionou o pensamento da biologia moderna.
"Darwin fez grandes observações, ele realmente sentiu e vivenciou as paisagens e o meio ambiente", disse a também bióloga, que defende ainda a necessidade de se "pensar com a mente e trabalhar com o coração" para conservar os biomas naturais.

Pediatria: Exigências escolares afectam mais as crianças do que a gripe - especialista

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10232669.html
Lisboa, 14 Out (Lusa) - Mais do que a gripe ou as infecções respiratórias, são as dores de cabeça e de barriga, os vómitos e mal-estar que afectam as crianças no início do ano lectivo, uma "doença" que os pediatras atribuem às exigências escolares.
"Neste recomeço do ano escolar, os principais problemas pediátricos não estão a ser a gripe nem as doenças infecciosas, que felizmente têm tido uma muito baixa expressão, mas sim as perturbações de comportamento induzidas por uma escola que está virada para a média", analisa o presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP).
Em entrevista à agência Lusa, a propósito do X Congresso Nacional de Pediatria, que começa esta quinta-feira, em Tróia, Luís Januário alertou para a existência de "muitas crianças que não se coadunam com as exigências médias e que, quando são confrontadas com estas exigências, desenvolvem vários tipos de patologia".

Livros/Feira de Frankfurt: Avanço imparável da digitalização coloca sector à beira da viragem

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10232630.html
Berlim, 14 Out (Lusa) - Por ocasião da Feira do Livro de Frankfurt, que começou hoje, o sector livreiro está à beira de uma viragem, devido ao avanço acelerado da digitalização dos livros e sua disponibilização na Internet.
"Estamos a atingir um ponto fundamental", afirmou o presidente da Associação dos Editores e Livreiros Alemães, Gottfried Honnefelder, em discurso pronunciado na terça-feira, na cerimónia inaugural do maior certame mundial do género.
Nos primeiros seis meses de 2009, venderam-se apenas 65 mil livros digitais na Alemanha, mas Honnefelder prevê que, com a proliferação de novos leitores digitais no mercado, "a viragem definitiva não tardará".

Arquitectura: Ordem dos Arquitectos organiza visitas guiadas às obras de Marques da Silva no Porto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10231117.html
Porto, 14 Out (Lusa) - A Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN), organiza até Dezembro, no Porto, um ciclo de visitas guiadas a obras do arquitecto José Marques da Silva, disse hoje à Lusa fonte da instituição.
O ciclo, denominado 'Obra Aberta', compreende cinco visitas a obras de Marques da Silva, no Porto, orientadas pelos arquitectos Tasso de Sousa, Luís Soares Carneiro, Luís Aguiar Branco, Gonçalo Canto Moniz, Manuel Sá, Rui Ramos e André Tavares e pelo historiador Rui Tavares.
A primeira visita, dirigida por Nuno Tasso de Sousa realiza-se sábado, abrangendo na sua primeira parte a zona da Estação de S. Bento (1896-1916) até à Praça de Almeida Garrett

Clima: Setembro foi o mês mais seco dos últimos 22 anos em Portugal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10225280.html
Lisboa, 12 Out (Lusa) - O mês de Setembro foi o mais seco dos últimos 22 anos em Portugal continental, enquanto a temperatura do ar foi superior ao normal, de acordo com o boletim climatológico do Instituto de Meteorologia (IM).
A quantidade de precipitação registada durante o mês de Setembro foi "bastante inferior ao valor médio (1971-2000)", considerado como período de referência.
Em relação aos termómetros, a temperatura máxima do ar foi de 1.6 graus Celsius superior ao normal, tendo-se registado no mês de Setembro uma onda de calor em alguns locais pontuais do Norte e Centro, refere o IM no boletim.

Relatório Saer: Grandes investimentos públicos "dificilmente serão imediatamente justificáveis"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10225493.html
Lisboa, 12 Out (Lusa) - O conjunto de grandes investimentos públicos como o aeroporto de Lisboa, o comboio de alta velocidade ou a terceira travessia do Tejo "deve ser reponderado nos seus variados aspectos, em particular, em termos de prazo", diz o relatório trimestral da Saer - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco.
No documento que faz a análise das perspectivas de evolução da economia portuguesa e dos problemas sócio-políticos de Portugal, Ernâni Lopes e José Poças Esteves consideram que "dificilmente serão imediatamente justificáveis grandes investimentos públicos de infra-estrutura".
Para estes economistas, o novo aeroporto de Lisboa pode aguardar e/ou arrancar por módulos consoante se revele necessário; o TGV poderá igualmente aguardar a recuperação da economia, e cremos não ser justificável mais do que uma linha de ligação Lisboa-Madrid; da mesma forma que a 3ª travessia do Tejo pode aguardar pelo TGV"

Douro: Universidade norte-americana vai ajudar na internacionalização do enoturismo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10226064.html
Vila Real, 12 Out (Lusa) - Cinco instituições durienses iniciam terça-feira, em Lamego, uma parceria com a universidade norte-americana George Washington que visa a qualificação e a internacionalização do destino na vertente enoturística.
O projecto envolve a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Estrutura de Missão do Douro (EMD), a Entidade Regional Turismo do Douro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego (EHTD) e a Rota do Vinho do Porto (RVP).
Para o chefe da EMD, Ricardo Magalhães, esta "colaboração poderá ainda contribuir para uma aceleração da internacionalização do Douro, designadamente no mercado norte-americano".

Internet: Ciberdúvidas da Língua Portuguesa continua com apoio da Vodafone e dos CTT

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10226523.html
Lisboa, 12 Out (Lusa) - A Fundação Vodafone e os CTT renovaram por mais um ano o apoio mecenático ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, que recebe mensalmente 2,5 milhões de visitas de todo o mundo lusófono, disse hoje o coordenador do projecto.
Criado a 15 de Janeiro de 1997, o Ciberdúvidas tem "existido sempre com um problema de continuidade", adiantou à Agência Lusa José Mário Costa.
O espaço responde numa "perspectiva lusófona, mas isso tem custos", acrescentou, lembrando que "é um serviço universal, gratuito" e que sobrevive com estes apoios, além de protocolos com outras entidades para prestação de serviços.

Graffiti: 50 artistas portugueses e estrangeiros participam no 6.º Seixal Graffiti

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10226767.html
Lisboa, 12 Out (Lusa) - Nomen, Mosaik e Rough contam-se entre os 50 graffiters portugueses e estrangeiros que sábado e domingo vão pintar a parede da antiga fábrica Mundet (Seixal), no âmbito do 6.º Seixal Graffiti, anunciou hoje a organização.
Além dos portugueses Nomen e Mosaik (de Oeiras), a iniciativa conta também com a participação de Ram (de Sintra) e dos Leg Crew (Klit, Times, Mar), de Almada.
Ao nível dos estrangeiros, está confirmada a presença dos britânicos System e Rough - que em meados dos anos 1980 pintou um graffiti num painel de madeira no Armazém 22, Lisboa -, do holandês Nash e do espanhol Sonsi, disse fonte da organização à agência Lusa.

Obras Públicas: João Cravinho diz que falta planeamento estratégico

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10227090.html
Lisboa, 12 Out (Lusa) - O antigo ministro socialista João Cravinho afirmou hoje que falta planeamento estratégico nas grandes obras projectadas para Portugal, dando como exemplo o facto de a alta velocidade (TGV) não estar articulada com o novo aeroporto.
O TGV e o aeroporto devem ser discutidos "em função da ideia daquilo que queremos fazer tendo em vista o país que queremos construir dentro de 20 a 30 anos. São obras que duram dezenas e dezenas de anos, que são estruturais e para as quais é preciso ter primeiro uma ideia", defendeu João Cravinho, à margem de um almoço no Clube ISCTE, em Lisboa.
O antigo ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território defendeu que o território deve ser a "plataforma inicial de todo o pensamento estratégico" e criticou o facto de os grandes projectos de obras públicas nacionais estarem a ser discutidos "um a um" e não "em conjunto".