quarta-feira, 30 de setembro de 2009

JN MARIA CLÁUDIA MONTEIRO - "O jornalismo pensa cada vez menos"

Vasco Ribeiro concluiu que apenas um terço das notícias são feitas por iniciativa das redacções
JN 2009-09-20
http://jn.sapo.pt/Domingo/Interior.aspx?content_id=1366775
Foi enquanto investigador da área da Assessoria de Imprensa que Vasco Ribeiro, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, analisou a influência das fontes no noticiário político, produzido ao longo de 15 anos, pelo "Correio da Manhã", "Diário de Notícias", "Jornal de Notícias" e "Público".
No livro "Fontes Sofisticadas de Informação", editado esta semana, o também responsável pela Comunicação e Imagem da Reitoria do Porto explica porque é que os jornalistas fazem maioritariamente "coberturas induzidas" e aponta soluções.
Concluiu que só um terço das notícias políticas são feitas por iniciativa das redacções. Quem faz os outros dois terços?
Se os jornalistas fizessem um diário perceberiam que acordam e levam com um "press release" para ir cobrir uma conferência de Imprensa do presidente da câmara em A, depois vão à inauguração de uma exposição B, depois vão fazer a cobertura de um sindicato que vai fazer uma conferência de Imprensa. Todo o dia nisto. Do ponto de vista da investigação não posso provar, mas mesmo as manchetes são dadas por fontes muito bem colocadas, por políticos e assessores, e não com o objectivo do mero interesse jornalístico.
E como é que explica esta forma de fazer jornalismo?
O jornalista só faz cobertura induzida. O problema é que o jornalismo não pensa e, infelizmente, tem vindo a pensar cada vez menos. Não há um jornalista a pensar numa redacção, que não seja bombardeado com pressões, com telefonemas, com as pseudo fugas de informação, alguém parado para ouvir as pessoas e para fazer um jornalismo na sua essência mais pura. Isso não acontece, nem acontecerá...
Porque?
Porque o jornalismo é, nada mais nada menos, do que o espelho de toda uma estrutura económica, social e política em que nós estamos inseridos. O jornalismo não é, nem nunca foi contrapoder.
Mas não é isso que as pessoas esperam do jornalismo?
O problema é que as pessoas esperam demasiado. Devia-se aprender nas escolas que o jornalismo é um ponto de vista, é uma informação muito efémera e evasiva... Os portugueses ainda não estão habituados a olhar para a Comunicação Social como um ponto de vista, mas como algo que é realmente verdade.
Outra das conclusões a que chegou foi que o consumidor não detecta a intervenção destas fontes sofisticadas na produção das notícias.
O "off" é uma das ferramentas mais poderosas do jornalista ou muitas vezes não tem acesso à informação. Não aparece também porque as próprias organizações preferem que seja o jornalista a dizer algo que é do interesse delas. E os jornalistas continuam a ter algum preconceito em citar um assessor de Imprensa. Só 1,3% das notícias analisadas identificava o porta-voz, o assessor, o relações públicas. Para mim, é fantástico, mas acho que o leitor fica a perder.
E quem fica a ganhar?
As instâncias do poder ficam sempre a ganhar, o que mais uma vez prova que o jornalismo é um espelho claro da estrutura social e política. Como é que os jornalistas se preparam para combater isto: com mais jornalismo de investigação e com mais gente a pensar nas redacções.
E com mais jornalistas com cabelos brancos nas redacções?
Um jornalista com "know-how" nas áreas onde trabalha, à partida, será melhor do que um que entrou há três ou quatro anos. É esse também o alerta que se faz: é preciso haver mais jornalismo de investigação. Porque o que falta muitas vezes nas redacções é a noção de memória. Quantas vezes nós embrulhamos acontecimentos que já foram embrulhados não sei quantas vezes e que sistematicamente vão saindo porque não há memória...
Como são vistos, hoje, os assessores de Imprensa?
O assessor de imprensa é visto com alguma desconfiança - e daí o termo "spin doctors" usado em Inglaterra no sentido de malabarista... Em Portugal, existe a ideia de que é alguém próximo do poder. Mas já há algum tempo que não só o poder público, como as empresas, o contrapoder e os ambientalistas usam assessores e relações públicas com técnicas apuradíssimas. E vemos os sindicatos, os próprios hospitais e os tribunais a terem técnicos de comunicação.
Os partidos utilizam estas fontes sofisticadas de informação de igual forma?
Todos os partidos utilizam, sendo que o PP e o BE são os mais agressivos e os que têm um discurso mais descontraído, menos institucional e menos cinzento do que os partido de poder.
Como avalia a acção do Governo socialista em termos de utilização dos "spin doctors"?
Este Governo não está a fazer nem mais, nem menos do que outros tentaram fazer. Qualquer Governo vai querer, por mais que diga que não, intervir e controlar o processo noticioso. Mas o mesmo acontece por parte dos órgãos de Comunicação Social que vão querer ter peso no processo de decisão política de um partido e de governação de um determinado Governo. É que os dois, de alguma forma, lutam pelo mesmo espaço: o espaço público.

JN Fernando Basto: Masdar - cidade do futuro

Projecto ambicioso está a nascer perto de Abu-Dhabi. Nova urbe será auto-sustentável em termos energéticos
JN 2009-09-20
http://jn.sapo.pt/Domingo/Interior.aspx?content_id=1366768
FERNANDO BASTO, FBASTO@JN.PT
Há quem lhe chame um projecto megalómano, utópico. Contudo, para outros, trata-se do melhor exemplo do que deve ser um espaço urbano futurista. A verdade é que, em 2016, vai existir, nos Emirados Árabes Unidos, uma cidade nova, a única no Mundo totalmente abastecida por energias alternativas e sem automóveis.
A nova cidade, que está a ser construída de raiz, chama-se Masdar e situa-se junto a Abu Dhabi. Vista ao longe, a nova urbe apresenta o desenho de um microchip, com uma muralha alta do lado Norte para abafar o barulho vindo do aeroporto. Na realidade, Masdar foi projectada para ser auto-sustentável em termos de utilização das energias renováveis. Ao todo, a urbe estende-se por 640 hectares, em seis quilómetros quadrados de área. Calcula-se que ali venha a viver uma população de 47500 habitantes. O projecto Masdar está a ser desenvolvido por uma equipa da empresa britânica Foster and Partners.
A primeira fase do projecto centrou-se na criação de uma planta fotovoltáica, que ocorreu em Dezembro de 2007 e contribui já com 5500 quilowatts de electricidade desde então. O primeiro passo do desenvolvimento é a criação do Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia, a primeira universidade do Mundo dedicada às energias renováveis.
A cidade foi projectada para ter uma estrutura compacta e de alta densidade, sem emissões de carbono, sem desperdício e sem qualquer utilização de combustíveis fósseis. Todo o desperdício será reciclado a 100% dentro da cidade. Haverá torres eólicas nos subúrbios da cidade e os edifícios serão dotados de painéis solares.
O desenho da cidade foi feito a pensar em termos energéticos. Por exemplo, as avenidas são estreitas e sem sol e estão posicionadas de forma a receberem o ar vindo do mar. Desta forma, os habitantes vão poder se deslocar nas ruas sem sentir o calor tórrido que se sente naquela região.
A água virá de fábricas de dessalinização e será posteriormente reaproveitada no plantio de árvores e plantas alimentares. Por isso, as necessidades de água vão ficar 60% abaixo do habitual numa cidade normal. À medida que a população e a utilização da água forem crescendo, também o número de árvores aumentará. Por outro lado, os habitantes poderão contar com produtos cultivados localmente.
Quanto aos transportes, a cidade ficará livre de automóveis. A população contará com veículos eléctricos rápidos ligados a uma rede de caminho de ferro ligeiro, que irá unir Masdar ao centro de Abu Dhabi e ao aeroporto.

CÉLIA MARQUES AZEVEDO - Dezoito em cada 100 pessoas são pobres


JN 2009.09.30
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1376235
Portugal tem 18% da população em risco de pobreza. A disparidade "persistente" nos salários alimenta as diferenças sociais que atingem sobretudo os jovens, as mulheres, os desempregados, mas também os assalariados.
Um relatório sobre a dimensão social do crescimento e a estratégia para o emprego da Comissão Europeia mostra que, em 2008, os 20% de portugueses mais ricos ganhavam seis vezes mais que os 20% mais pobres.
Em 2007, Portugal registava a mais alta taxa de pobreza material (22%)da União Europeia de 15 países. Um em cada 22 portugueses não teve acesso, por falta de rendimento, a algum bem essencial, como a alimentação ou a habitação. Em termos comunitários, a privação relativa a bens primários chegou aos 17%.
O documento comunitário pretende analisar, desde o início do decénio, o impacto do crescimento e emprego sobre a protecção dos mais vulneráveis e a redução da pobreza. Sobre Portugal, nota que houve uma diminuição da pobreza de 21% para 18%, entre 2000 e 2008, "devido aos subsídios sociais" como o rendimento social de inserção. Subtraídos os apoios sociais, Bruxelas estima que o número de pobres em Portugal poderia chegar aos 24%.
O risco de pobreza "é elevado" nos grupos "vulneráveis", como os desempregados, os jovens e as mulheres, mas também para 12% da população activa que, no ano passado, recebia menos de 60% do rendimento médio nacional. Em termos europeus, o valor relativo de pessoas no limiar da pobreza estagnou nos 17%. Um especialista comunitário explicava, ontem, que a imutabilidade do valor ao longo dos últimos anos deve-se, sobretudo, "a um grupo de pessoas que não consegue entrar no mercado de trabalho" e que "não é abrangido por políticas sociais de emprego" e aponta como exemplo lares onde nenhum adulto trabalha. A "inclusão activa não funcionou tão bem quanto devia", afirmou.

Manuel António Pina - "Peço a palavra"



JN 2009.09.30
Fazendo ociosamente "zapping" diante da TV, cansado até à náusea da conversa fiada à volta dos resultados eleitorais de domingo, dei num dos canais por cabo com o clássico "Mr. Smith goes to Washington", de Frank Capra.
Produzido em 1939, "Mr. Smith goes to Washington" ("Peço a palavra", entre nós) tem uma notável interpretação de James Stewart na personagem-tipo que mais frequentemente encarnou, a do homem decente que, armado apenas de inabalável fé em valores morais fundamentais, enfrenta a podridão do mundo real, no caso o da política. A propósito da aprovação no Senado da construção de uma barragem (um PIN, dir-se-ia hoje por cá), o filme põe cruamente a nu o universo corrupto da decisão política e as suas relações promíscuas com os interesses económicos. A singular coincidência da exibição de "Mr. Smith goes to Washington" numa televisão portuguesa com a eleição de um novo Parlamento é um desses "acasos objectivos" de que fala Breton em "L'amour fou", a "manifestação de uma necessidade exterior abrindo caminho no inconsciente". E que caminhos esta abre, e que tortuoso é o meu inconsciente!

Associação de Municípios recebeu plano para prevenir a corrupção

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1377006
JN 2009.09.30
Conselho de Prevenção da Corrupção diz que implementação não implica aumento de despesa pública ou mudanças na organização.
O secretário-geral do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), José Tavares, disse à Agência Lusa que a adopção do plano pelos municípios "não implica mudanças na organização, não aumenta a despesa pública e não carece de leis".
"Vai permitir aperfeiçoar e poupar recursos públicos", frisou, acrescentando que o CPC vai divulgar na quinta-feira "um guia para todos os organismos públicos que os vai ajudar a concretizar os seus próprios planos de prevenção de riscos" de corrupção.
José Tavares afirmou, também, que "devem ser as próprias entidades públicas a elaborar os seus planos de prevenção" porque conhecem melhor do que ninguém "os riscos que existem e as medidas para os evitar".
"No Tribunal de Contas [entidade de que depende o CPC], é esse o procedimento que foi adoptado", referiu, lembrando que termina no fim deste mês o prazo para a elaboração de planos de prevenção da corrupção, mas ressalvando que a "reflexão" é mais importante que a "pressa".
José Tavares congratulou-se com o "apoio" que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) pediu ao Conselho, afirmando que "revela vontade" da associação de "acolher imediatamente" o modelo-tipo e passá-lo aos municípios, independentemente da sua dimensão.
"É uma prática que esperamos que venha a ser acolhida por todos os organismos do sector público", declarou o responsável à Lusa.
Instrumento de gestão
O modelo-tipo que a ANMP vai adoptar é um plano em quatro partes que se pretende que seja um instrumento de gestão tão importante como um plano de actividades, implantado em todos os departamentos, explicou.
Este plano supõe a caracterização da entidade que o vai aplicar, a identificação dos riscos de corrupção "departamento a departamento" e a definição de medidas a pôr em prática para minimizar esses riscos e reserva também espaço para uma "reflexão final" sobre a eventual necessidade de rever o plano, que "é dinâmico e carece de actualização permanente", segundo José Tavares.

Artes performativas invadem ruas do Porto

JN 2009.09.30
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1376230
SÉRGIO ALMEIDA
A quarta edição do festival de artes performativas inicia-se já na próxima semana. Entre os dias 8 e 11, mais de uma dezena de locais vão ver a normalidade interrompida com propostas oriundas de vários países.
Um performer explica aos espectadores presentes que o espectáculo para o qual foram convidados sofreu alterações de monta. As luzes estão fora de serviço, os actores faltaram e até a sua entrada foi contra as regras. O artista propõe-se, então, construir uma nova peça a partir do nada, para espanto da assistência.
Este é o ponto de partida de "Spectacular" dos ingleses Forced Entertainment - no antigo edifício da EDP, na Rua Cândido dos Reis -, uma das 25 propostas que o Trama vai acolher durante quatro dias em diferentes locais públicos do Porto.
De Serralves às Piscinas do Fluvial, passando pelo Hotel D. Henrique, a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo ou Mosteiro de São Bento da Vitória, o evento acolhe peças oriundas da Alemanha, Noruega, Itália, Estados Unidos, além de Portugal.
Nem todos os espectáculos se limitam à performance convencional. Numa lógica de exploração das potencialidades experimentais, há incursões pela música, teatro, dança e cinema.
O arranque está a cargo dos alemães Robert Henke & Christoph Bauder. No dia 8, às 21.30 horas, o Mosteiro de São Bento da Vitória vai ser palco de "Atom", performance em que se assiste a um movimento sincronizado entre balões e música. A organização destaca a "dimensão tridimensional desta experiência", durante a qual 64 balões, cheios de hélio, reagem ao som controlado pelos artistas. O resultado é "uma escultura dinâmica, capaz de estimular os mais frágeis sentidos".
Ao longo de todo o dia do próximo sábado, dia 10, Patrícia Portela sugere - no bar do Hotel Dom Henrique - uma série de peças radiofónicas que tanto podem ser escutadas a acompanhar o almoço como o digestivo ou o café. A novidade do projecto "Audio menus" é que o próprio espectador tem a possibilidade de escolher a sua própria ementa musical, a partir de 88 opções distintas.
No domingo, o destaque vai para a performance de Marcia Farquhar, na Culturgest, às 17.30 horas. Com a peça "Acts of clothing", a artista britânica, cujos espectáculos são por norma apresentados em museus e galerias, pretende conferir nova vida a roupas antigas, através de passarelas construídas para o efeito. O objectivo é analisar o significado pessoal e social dos diferentes trajes, recorrendo a comentários por vezes mordazes e satíricos.

Belas Artes do Porto vai alugar quadros

JN 2009.09.30
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1376231
AGOSTINHO SANTOS
A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto vai alugar, muito em breve, algumas das obras que integram o seu vasto e valioso acervo. É uma forma de rentabilizar a colecção e também de a mostrar ao público.
É a primeira vez que irá acontecer na história das Belas Artes do Porto e os responsáveis por esta faculdade estão já a diligenciar para que o aluguer/cedência de obras de arte seja uma realidade, a curto prazo.
Francisco Laranjo, presidente do Conselho Directivo e Científico da FBAUP, afirmou ao JN que esta medida comportará dois lados altamente positivos. Primeiro é a forma de algumas das obras de qualidade, autênticas raridades, saírem dos armazéns para entrar em contacto directo com o público, ganhando, naturalmente, maior visibilidade. Depois, explica, é também um meio para criar receitas tão úteis ao dia-a-dia da FBAUP.
Segundo o presidente do Conselho Directivo, a faculdade está neste momento a preparar cuidadosamente todo o processo, "para que se consiga com êxito atingir os nossos objectivos".
O património das Belas Artes é vastíssimo e da sua colecção fazem parte obras dos maiores nomes da arte, nacional e estrangeira. Um dos artistas que integram a colecção, por exemplo, é Leonardo da Vinci.
No entanto, tanto quanto o JN apurou, nem todas as obras que integram o acervo serão disponibilizadas. Há já uma lista de obras que, na opinião de Francisco Laranjo, poderão, perfeitamente, integrar-se nas "regras" do processo de aluguer. Telas de Henrique Pousão, Dórdio Gomes, Augusto Gomes, entre outros da "escola do Porto", poderão vir a decorar temporariamente outros espaços.
Francisco Laranjo disse ainda que há várias instituições oficiais e empresas privadas que viram com "bom olhos" a ideia, "alguns admitiram a hipótese de alugar".
Este processo, contudo, só entrará em vigor no próximo ano e, para já, Francisco Laranjo escusou-se a dizer quem eram as empresas ou instituições interessadas.
Realçou, apenas, o facto de existiram alguns pedidos para a realização de exposições com obras do acervo.
Quantos ao preços a adoptar no aluguer, também nada ainda está acertado, encontrando-se um grupo de trabalho a tratar especificamente do assunto.
Francisco Laranjo admite que a "tabela" terá de ser acertada tendo em conta, naturalmente, a cotação dos artistas. Está também convicto de que esta nova medida, inédita nas Belas Artes do Porto, trará consequências bastante positivas, quer para a instituição em si quer mesmo para as comunidades.

Reino Unido: Cinco principais bancos britânicos prometem aplicar novas regras para os bónus acordadas pelo G20

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10182151.html
Londres, 30 Set (Lusa) - Os cinco principais bancos britânicos aceitaram hoje mudar a forma de atribuição de bónus aos seus funcionários, na sequência do acordo obtido na reunião do G20 na semana passada.
Num comunicado emitido em conjunto com o ministério das Finanças britânico, o Barclays, HSBC, Lloyds, Royal Bank of Scotland (RBS) e Standard Chartered anunciaram que vão cumprir as reformas à remuneração nos bancos, que está previsto entrar em vigor a 01 de Janeiro de 2010.
As 20 maiores economias do mundo, reunidas em Pittsburgh, nos EUA, aprovaram uma série de propostas, nomeadamente o pagamento dos bónus ao longo de vários anos, o retorno no caso de prejuízos, maior transparência dos contratos e a imposição de limites dos bónus em relação ao rendimento total da instituição - embora não tenham imposto valores.

Ambiente: 1,7 ME para preservar espécies ameaçadas e margens dos rios

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10180723.html
Vila Real, 30 Set (Lusa) - A Câmara de Vila Real vai dispor de 1,7 milhões de euros para a concretização de dois projectos que visam a protecção das margens dos rios Corgo e Cabril e a preservação de espécies ameaçadas como a borboleta azul, anunciou hoje a autarquia.
O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, que falava no decorrer da inauguração da Agência de Ecologia Urbana do Eixo Atlântico, referiu que os projectos "Seivacorgo" e "Proteger é conhecer" foram aprovados no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte).
O vereador do pelouro do ambiente, Miguel Esteves, explicou que o "Seivacorgo" se destina à protecção das margens ribeirinhas dos rios Corgos e Cabril e dos seus afluentes.

Acordo ortográfico: Linguista português prevê que unificação ortográfica leve mais 20 anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10180394.html
Bragança, 30 Set (Lusa) - O linguista Português Malaca Casteleiro lamentou hoje os atrasos de Portugal na aplicação do Acordo Ortográfico e prevê que serão necessários mais 20 anos para a unificação da língua portuguesa no mundo.
Para o académico, que acaba de lançar um vocabulário ortográfico com 180 mil palavras à luz do novo acordo, uma escrita comum em todos os países de língua oficial portuguesa necessitaria tanto ou mais do que os 20 anos que passaram desde a aprovação até à entrada em vigor do novo acordo ortográfico.
"Estou convencido que a realização de um vocabulário ortográfico unificado, se calhar exigia outros 20 anos ou mais, infelizmente", disse hoje, em Bragança, na abertura do oitavo colóquio anual da Lusofonia.

Turismo: Pequenos hóteis e restaurantes poderão substituir impostos por taxa fixa anual

Lisboa, 30 Set (Lusa) - Os pequenos e médios hotéis e restaurantes poderão passar a pagar um imposto fixo anual, em substituição do IRC e do PEC, se as propostas da associação do sector forem aceites pelo Governo, revelou à Lusa o secretário-geral da AHRESP.
Esta é uma das propostas que está a ser avaliada pelo grupo de trabalho de política fiscal criado pelo Ministério das Finanças em articulação com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e coordenado pelos professores António Carlos dos Santos e António Martins.
Segundo o secretário-geral da AHRESP, José Manuel Esteves, uma das soluções que está em cima da mesa é a substituição, para as micro e Pequenas e Médias Empresas (PME), do pagamento do IRC e do PEC (Pagamento Especial por Conta) por um imposto fixo com base em índices sectoriais.

UE/ACP: Assembleia Parlamentar Paritária de Luanda dominada por debate sobre financiamentos para reduzir gases nocivos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10180791.html
Bruxelas, 30 Set (Lusa) - A Assembleia Parlamentar Paritária ACP-EU que se reúne em Luanda de 28 de Novembro a 03 de Dezembro será dominada pela discussão sobre o financiamento necessário para os países em desenvolvimento aceitarem diminuir as emissões de gases nocivos.
Várias comissões da Assembleia Parlamentar reuniram-se esta semana em Bruxelas para preparar a sessão plenária de Luanda.
Fonte comunitária disse à Agência Lusa que o tema que deverá estar no centro das atenções gerais será o das formas como os países ricos irão financiar o esforço global de diminuição das emissões de gases com efeito de estufa.

Gripe A (H1N1): Comissão Europeia defende que benefícios das vacinas superam eventuais riscos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10181829.html
Bruxelas, 30 Set (Lusa) -- A Comissão Europeia defedeu hoje, em Bruxelas, que os benefícios dos protótipos das duas vacinas, cuja comercialização acaba de autorizar para prevenir a gripe A (H1N1), superam os eventuais riscos.
A confiança do executivo europeu nas duas vacinas - a Focetria (laboratório Novartis) e a Pandremrix (GlaxoSmithKline) -- foi transmitida pela comissária europeia para a Saúde, Androulla Vassiliou, à Comissão de Saúde Pública do Parlamento Europeu, negando ainda que haja motivos para duvidar da segurança dos fármacos.
"Não há razões para pensar que não seja seguro vacinar grávidas e crianças", disse, acrescentando que "os benefícios superam os eventuais riscos", nomeadamente no caso dos doentes crónicos.

Caso Rui Teixeira «Juízes perderam a confiança» no Conselho Superior da Magistratura


A Associação Sindical dos Juízes Portugueses declarou que «repudia» a suspensão da classificação do magistrado Rui Teixeira e que «os juízes perderam a confiança» no Conselho Superior da Magistratura, pedindo a demissão de quem votou a favor da suspensão
Uma decisão hoje tomada pela direcção da ASJP refere que «os juízes portugueses perderam a confiança no CSM» e, por isso, a associação «apela a todos os que votaram a favor ou se abstiveram naquela deliberação que assumam as suas responsabilidades e retirem as devidas consequências, renunciando aos respectivos lugares».
A ASJP, presidida pelo desembargador António Martins, refere que, «por iniciativa de três vogais eleitos pela Assembleia da República e indicados pelo PS, o Plenário do CSM avocou a classificação de serviço do juiz Rui Teixeira e deliberou, com nove votos a favor, dois votos contra e uma abstenção, suspender a decisão sobre essa classificação enquanto estiver pendente o pedido de indemnização formulado pelo ex-ministro [socialista] Paulo Pedroso contra o Estado Português», relacionado com a sua prisão preventiva no caso Casa Pia, em que não chegou a ir a julgamento.
Segundo a ASJP, trata-se de uma situação «inédita e surpreendente», em que o órgão de administração e gestão dos juízes «condiciona» a avaliação do juiz à pronúncia de um tribunal superior quanto ao mérito das decisões proferidas num processo judicial concreto, em «violação dos princípios constitucionais da separação de poderes e da independência do juiz».
«Esta decisão suscitou nos cidadãos as mais profundas dúvidas sobre a capacidade do CSM de assegurar a credibilidade da Justiça e as condições efectivas de independência para os juízes julgarem os casos submetidos apenas à lei e à sua consciência jurídica, livres de quaisquer pressões ou constrangimentos, designadamente de natureza política», considera a ASJP.
A associação enfatiza que «os juízes portugueses repudiam em absoluto esta actuação do CSM e não toleram nem tolerarão intimidações ou condicionamentos de qualquer espécie à sua independência e imparcialidade».
Para a direcção da ASJP, com tal actuação, os juízes eleitos pelos seus pares para o CSM «quebraram o compromisso que levou à sua eleição e perderam irreversivelmente a legitimidade para os continuarem a representar».
O documento, a que a Lusa teve acesso, sublinha também que «não poderá deixar de ser questionada a legitimidade dos outros membros do CSM», designados pelo Parlamento e pelo Presidente da República.
No passado dia 22, o CSM justificou o congelamento da nota de Rui Teixeira lembrando «ter sido proferida sentença judicial, que em primeira instância condenou o Estado ao pagamento de uma elevada indemnização na sequência de 'erro grosseiro' atribuído àquele magistrado, no exercício das suas funções».
Na altura, foi divulgado um extracto da deliberação do CSM, em que se menciona como decorreu a votação de «uma proposta apresentada pelo vogal Laborinho Lúcio no sentido de avocar ao plenário o processo de inspecção ordinária ao juiz Rui Teixeira e a atribuição de classificação até decisão final do processo que condenou o Estado a título de responsabilidade civil extracontratual a pagar uma indemnização a um dos arguidos (Paulo Pedroso) do processo Casa Pia».
O documento diz também que, assim, «ficou prejudicada a apreciação da proposta de deliberação apresentada pelos vogais do CSM Alexandra Leitão, Carlos Ferreira de Almeida e Rui Patrício», designados pelo Parlamento por indicação do Partido Socialista (PS).
Lusa / SOL

Saúde: Cancro digestivo é o mais mortífero e deve ser alvo de campanhas de informação frequentes - oncologista

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10177288.html
Lisboa, 30 Set (Lusa) - O cancro digestivo é o tumor que mais mata em Portugal, o que o torna num problema de saúde pública que deve ser alvo de campanhas de informação frequentes, alertou hoje o oncologista Sérgio Barroso.
Tendo em conta este panorama, o Grupo de Investigação do Cancro Digestivo, do qual o director do Serviço de Oncologia do Hospital de Évora é secretário-geral, assinala todos os anos, a 30 de Setembro, o Dia Nacional do Cancro Digestivo.
Em Portugal os cancros digestivos mais frequentes são o do colo-rectal e o do estômago, registando milhares de novos casos por ano.

Obras Públicas: Restos de pedras ornamentais têm de ser utilizadas nos grandes projectos - ASSIMAGRA

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10177067.html
Porto, 30 Set (Lusa) - O vice-presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores defende que as grandes obras públicas são "uma oportunidade crucial" para reutilizar os desperdícios do sector e resolver o problema das jazidas abandonadas.
"Não faz sentido perder a oportunidade de aproveitar os resíduos, que se acumulam nas escombreiras, como matéria-prima para as grandes obras públicas e de se proceder ao ordenamento do território", disse hoje à Lusa Miguel Goulão, vice-presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (ASSIMAGRA).
A partir de Itália, onde começa hoje a maior feira mundial de pedras ornamentais, Miguel Goulão adiantou que, até ao final do ano, vai entregar ao ministro das Obras Públicas um estudo geotécnico para provar as potencialidades de utilização do mármore do Alentejo, uma das pedras ornamentais portuguesas mais relevantes.

Vegetarianismo: Mercado está em expansão, mas oferta ainda é escassa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10176333.html
Lisboa, 30 Set (Lusa) - "Tofu", "seitan" e "kefir" são palavras que se tornaram banais no vocabulário de muitos portugueses. O mercado de alimentação vegetariana está em expansão, mas o interesse dos consumidores por estes produtos nem sempre é acompanhado pela diversidade de oferta.
Tiago Sousa, director comercial da Provida, a empresa de alimentação vegetariana mais antiga do país, salienta que a procura por este tipo de produtos alimentares tem crescido nos últimos anos, sobretudo nas grandes superfícies.
Mas a oferta dos supermercados ainda é escassa e pouco diversificada. "As lojas especializadas têm mais espaço e conseguem ter mais produtos", compara.
.
Vegetarianismo: Respeito pelos animais é o que mais pesa na opção vegetariana
Lisboa, 30 Set (Lusa) - A maior parte das pessoas que decidem tornar-se vegetarianas fazem-no por motivos éticos, como o respeito pelos animais, segundo um inquérito do Centro Vegetariano sobre hábitos alimentares.
O inquérito online do Centro Vegetariano, entidade que promove a Semana Vegetariana entre 01 e 07 de Outubro, baseou-se em 589 respostas que incidiam nos hábitos alimentares do público português interessado na opção vegetariana.
Quase 40 por cento das pessoas que responderam ao inquérito, realizado entre Fevereiro e Março este ano, nunca consumiam carne nem peixe, 27 por cento faziam-no de forma ocasional e os restantes incluíam-nos "sempre ou com frequência" na sua alimentação.

Água: Relatora da ONU defende bebedouros públicos para reduzir consumo de água engarrafada

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10176638.html
Lisboa, 30 Set (Lusa) - A relatora especial da ONU para o direito à Água, Catarina Albuquerque, defendeu hoje a instalação de bebedouros públicos para diminuir o consumo de água engarrafada e apelou a uma sensibilização da restauração para oferecer nas mesas jarros de água.
A escassez de água, que preocupa cada vez mais os governos de todo o mundo por causa das alterações climáticas, é a grande preocupação da relatora da ONU, que destacou, em declarações à Agência Lusa, este tema na véspera do Dia Nacional da Água, que se assinala no primeiro dia de Outubro, marcando também o início de um novo ano hidrológico em Portugal.
"É preciso promover o consumo de água da torneira, em prol da engarrafada que [devido à embalagem] é prejudicial ao ambiente", afirmou Catarina Albuquerque, eleita para relatora da Organização das Nações Unidas (ONU) desde Setembro do ano passado.

Desenhos animados: Personagens têm profissões práticas e as mais recentes revelam outras "preocupações"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10179769.html
Lisboa, 30 Set (Lusa) - O Paulo é carteiro, o Noddy é taxista e o Bob é construtor. Quem tem três anos ou filhos desta idade faz esta relação óbvia e pediatras e psicólogos notam a escolha de trabalhos práticos e as "preocupações ecológicas".
O psicoterapeuta Vasco Catarino Soares indica a escolha de trabalhos "não tanto intelectuais" para que as crianças os percebam e o pediatra Mário Cordeiro recorda que o Noddy, criado por Enid Blyton e que sexta-feira se torna sexagenário, "representa a realidade de uma aldeia".
Já o recente Bob mostra "preocupações ecológicas, de solidariedade e trabalho em equipa", descreve o médico.

Administração pública tem sistemas informáticos vulneráveis, alerta INESC

TSF:
Escutas
Presidência da República, Governo, Parlamento, Defesa Nacional e forças de segurança têm sistemas de informática vulneráveis, disse, esta quarta-feira, à TSF o presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, alertando que o sistema com mais problemas é o da diplomacia portuguesa.
O Presidente da República disse, na terça-feira, que, após ouvir várias entidades com responsabilidades na área da informática, soube que o sistema informática de Belém tem algumas vulnerabilidades.
O presidente do INESC disse à TSF que não ficou espantado com as palavras de Cavaco Silva, porque, de uma forma geral, todos os computadores dos órgãos de soberania estão em risco de violação.
Segundo José Tribolet, «estudos recentes» alertaram que existe vulnerabilidade nos «sites em geral».
«Estou indignado porque o estado de fragilidade e de indignidade da operação e do suporte aos agentes diplomáticos portugueses no país e no estrangeiro é inaceitável», alertou, acrescentando que não compreende como é que um estudo que fez para o Ministério dos Negócios Estrangeiros foi metido na gaveta.
«Este problema é muito mais sério do que neste momento se levantou com o Presidente da República», sublinhou, lembrando que há muitos sites da administração pública que transportam «muita informação confidencial».
Francisco Rente, coordenador do projecto que mede o nível de segurança da Internet portuguesa, disse que é quase inevitável considerar um sistema informático como vulnerável. «A maioria dos equipamentos informáticos à partida está vulnerável, mesmo que sejam implementadas grandes medidas de segurança», afirmou.
Em Agosto, o nível de segurança do sector público foi considerado «perigoso» pelos especialistas Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CIDADANIA LX: Terreiro do Paço renovado na Páscoa




CIDADANIA LX: Terreiro do Paço renovado na Páscoa

Uma praça destinada a eventos pontuais... ocasionais...E para se tirarem umas fotos e dizer que temos um grande Terreiro do Paço (que nem vai ser terreiro, nem vai funcionar como praça).Vai ser um palco de vaidades...
O carácter dos espaços criados no plano da Baixa Pombalina mereciam mais respeito e muita mais cultura dos nossos governantes.
Por onde andam as associações de cultura deste país, para permitir tão facilmente estas aberrações? As ordens profissionais? Os políticos cultos? ...
A projectada Praça do Comércio vai acabar sem nunca ter sido de facto a PRAÇA projectada há 250 anos. Num plano que deu vida e ordem à capital por centenas de anos, plano esse embuido de um conhecimento que os políticos actuais não querem aproveitar.
Ficamos pelo carácter do uso do velho Terreiro do Paço, do pré terramoto, embora com a nova geometria... Falta-lhe a utilização social da vivência urbana da cidade, nos termos em que foi projectado. Sendo local de eleição não só para a cidade, mas também para o país e para o mundo.
Exemplo aprimorado de urbanismo ordenado, sistemático, com cariz social, económico e engenharia apurada, o Plano da Baixa Pombalina foi à data e ainda é, uma das principais intervenções no espaço urbano, em todo o mundo.
Objecto de inúmeros estudos de especialistas nesta área, nacionais e internacionais.
O povo Português foi vanguardista em muitos aspectos, há bem poucos séculos.Agora, pela mão de quem não sabe em que está a mexer, nem se respeita a simplicidade aparente do plano, nem as suas principais intenções.
Brincar assim com este espaço, é como dar umas pintalgadas num quadro original como o da Gioconda...
Quem permitiria tal atrevimento?E aqui aceitamos todas estas parvoices sem nos inquietarmos?
Haja cultura e irreverência social perante tamanhas aberrações.


Ferreira arq.

Intoxicações alimentares: Mais de 1200 pessoas afectadas em quatro anos, muitas em casas particulares - INSA

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10175261.html
Lisboa, 29 Set (Lusa) - Mais de 1200 pessoas foram afectadas por intoxicações alimentares entre 2004 e 2008, contraídas em casas particulares e, muitas vezes, causadas por deficientes formas de confecção, segundo uma responsável do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
Rosário Novais, coordenadora do Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do INSA, revelou estes dados durante a sessão comemorativa do Dia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
No decorrer de uma conferência sobre "Referência em Alimentação e Nutrição", Rosário Novais adiantou que, naqueles quatro anos, 1275 pessoas foram afectadas por infecções alimentares, das quais 545 tiveram de receber cuidados hospitalares.

Intoxicações alimentares: Mais de 1200 pessoas afectadas em quatro anos, muitas em casas particulares - INSA

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10175261.html
Lisboa, 29 Set (Lusa) - Mais de 1200 pessoas foram afectadas por intoxicações alimentares entre 2004 e 2008, contraídas em casas particulares e, muitas vezes, causadas por deficientes formas de confecção, segundo uma responsável do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
Rosário Novais, coordenadora do Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do INSA, revelou estes dados durante a sessão comemorativa do Dia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.
No decorrer de uma conferência sobre "Referência em Alimentação e Nutrição", Rosário Novais adiantou que, naqueles quatro anos, 1275 pessoas foram afectadas por infecções alimentares, das quais 545 tiveram de receber cuidados hospitalares.

Espanha: Novo director português dará enfoque "expositivo" a Centro Galego Arte Contemporânea

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10175762.html
Santiago de Compostela, Espanha, 29 Set (Lusa) - O especialista português Miguel Von Haffe Pérez foi hoje formalmente nomeado para o cargo de director do Centro Galego de Arte Contemporânea, devendo apostar num enfoque mais "expositivo" e "museológico" para a entidade.
O anúncio foi feito aos jornalistas pelo conselheiro de Cultura do governo regional da Galiza, Roberto Varela, que confirmou que Von Haffe Pérez foi escolhido através de um concurso público, cujas candidaturas foram avaliadas por um comité de especialistas e pelo patronato do CGAC.
Varela insistiu na necessidade do projecto de o novo director converter o CGAC "num centro de arte de referência com perspectiva atlântica" que esteja cada vez mais "integrado na sociedade galega" com "um aumento do número de visitantes.

Gaia: Primeiro parque natural local do país vai custar 58,5 ME

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10175892.html
Gaia, 29 Set (Lusa) - O primeiro parque natural local do país vai ser implementado nos próximos 10 anos na marginal ribeirinha de Gaia, num investimento global de 58,5 milhões de euros, anunciou hoje a câmara local.
Na apresentação pública do projecto, o vice-presidente da Câmara de Gaia, Marco António Costa, anunciou que a implementação do Parque Natural das Encostas do Douro será dirigida pelo director do Parque Biológico de Gaia, Nuno Oliveira, e pelo professor universitário Luís Ramos.
Um campo de golfe de 18 buracos, o "maior parque de aventura do Norte", uma ciclovia junto ao rio e vários cais de embarque são alguns dos projectos previstos no plano de desenvolvimento deste parque natural, que visa transformar a frente ribeirinha num pólo de atracção do concelho de Gaia, à semelhança do que foi feito na orla marítima.

Autárquicas/Porto: BE entrega petição contra concessão do Palácio de Cristal à AEP

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10175586.html
Porto, 29 Set (Lusa) - O BE entregou hoje no Gabinete do Munícipe do Porto uma petição com seis mil assinaturas exigindo que o Pavilhão Rosa Mota e os jardins do Palácio de Cristal não sejam entregues à Associação Empresarial de Portugal.
Em declarações à Lusa após a entrega da petição, o candidato do Bloco à Câmara do Porto recordou que a petição foi subscrita por nomes como os escritores Richard Zimmler, Valter Hugo Mãe e Rebordão Navarro, o sexólogo Júlio Machado Vaz, a cantora Adelaide Ferreira e o investigador Miguel Lopes.
Segundo Teixeira Lopes, o abaixo-assinado visa tentar impedir que vá por diante a proposta aprovada pelo PSD, PS e CDS "e infelizmente reproduzida no programa de Elisa Ferreira" de "entrega da gestão e do usufruto do espaço à Associação Empresarial de Portugal (AEP) para se transformar num centro de congressos".

Ambiente: 600 escolas envolvidas em campanha de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10176249.html
Viana do Castelo, 29 Set (Lusa) - A segunda edição de uma campanha de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), que vai decorrer de Janeiro a Maio de 2010, deverá envolver cerca de 600 escolas, anunciou hoje a associação promotora.
O director-geral da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (Amb3E), Fernando Lamy da Fontoura, disse à Lusa que na primeira edição foram recolhidas 1165 toneladas de REEE, o equivalente a 200 camiões TIR, tendo aderido à campanha 413 escolas e 285 mil alunos de todo o país.
"As nossas expectativas foram completamente ultrapassadas", referiu.

Religião: Vaticano desafia sacerdotes a usar meios digitais

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10175912.html
Cidade do Vaticano, 29 Set (Lusa) - Um desafio aos sacerdotes para utilizarem os meios digitais na difusão do Evangelho é a proposta anunciada hoje pelo Vaticano como tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a celebrar em Maio do próximo ano.
O tema da efeméride, "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra", divulgado pela Comissão Pontifícia das Comunicações Sociais, reconhece que os novos meios de comunicação, se bem usados, "podem ser um instrumento de verdadeira e profunda evangelização e comunhão".
"Graças aos novo media, quem prega e faz divulgar o Verbo da vida pode alcançar com palavras, sons e imagens - verdadeira e específica gramática expressiva da cultura digital - indivíduos e comunidades de todos os continentes, para criar novos espaços de conhecimento e diálogo, propondo e realizando itinerários de comunhão", refere um comunicado da Comissão Pontifícia.

Provedor: Queixas de funcionários públicos são muito mais que 12.500 em 2008 - Alfredo José de Sousa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10176431.html
Angra do Heroísmo, 29 Set (Lusa) - O Provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, confirmou hoje à Lusa em Angra do Heroísmo que, no ano passado, recebeu dos funcionários públicos "muito mais que 12.500 queixas".
"Foi um período de reformas na função pública que levantou dúvidas nas questões de carreiras e vínculos, quer, por outro lado, dos professores sobre a problemática ligada à avaliação" explicou o juiz conselheiro Alfredo José de Sousa.
O Provedor de Justiça sublinhou que "o empolamento do número se deve ao facto de, não raras vezes, a mesma queixa ter milhares de subscritores, como a dos professores em que todos se queixavam, por exemplo, da alteração do estatuto da carreira docente".

Ensino - Período probatório e Professor Mentor

Legislação
.
Ministério da Educação - Despacho 21 666 /2009 de 28/09:

http://dre.pt/pdf2sdip/2009/09/188000000/3947239473.pdf

Manuel António Pina - Coisas extraordinárias


JN 20090929

http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina
Uma das coisas mais extraordinárias da noite eleitoral (as noites eleitorais são sempre férteis em coisas extraordinárias) foi ver o PS festejar a "vitória extraordinária" que terá sido a maioria relativa que conseguiu.
O PS teve, durante quatro anos, a faca e o queijo na mão e cortou a mão. Em quatro anos perdeu meio milhão de votos, perdeu 8,5% do eleitorado (20% do "seu" eleitorado), perdeu a maioria em vários distritos, perdeu 24 deputados. Só não perdeu, pelos vistos (os hábitos não se perdem facilmente), a pesporrência absoluta, já que a maioria absoluta perdeu-a também, e absolutamente. Isto quando todos os outros partidos, da Esquerda à Direita (até o PSD), cresceram em número de eleitores e de deputados, mesmo tendo votado menos gente que em 2005. Dos 500 mil eleitores perdidos pelo PS, 200 mil vão provavelmente a crédito da ministra Maria de Lurdes Rodrigues e da sua ruinosa política educativa. Se Sócrates for coerente com o apoio acrítico que sempre lhe deu mantê-la-á no Governo. Todas as oposições aplaudirão, de olhos nas próximas eleições, esse acto de "extraordinária" firmeza.

EUA: 11 mil menores subtraídos nos últimos 25 anos, a maioria acaba no México

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10173949.html
Monterrey, 28 Set (Lusa) - Onze mil menores foram subtraídos nos Estados Unidos, nos últimos 25 anos, acabando a maioria no México, informou hoje o cônsul norte-americano em Monterrey, Bruce Williamson.
No VI Seminário sobre Subtracção de Menores, que decorre em Monterrey, capital do Estado Novo Leão, no México, o diplomata precisou que cerca de 33 por cento dos menores, incluindo muitos bebés, que deixam os Estados Unidos sem a autorização do pai ou da mãe, em muitos casos separados, acabam no México.
Um gesto que viola o Acordo de Haia sobre os Aspectos Civis da Subtracção Internacional de Menores, de 1980.

EUA: Mãe detida por alegadamente prender filho em armário durante 4,5 anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10173729.html
Oklahoma, 29 Set (Lusa) - Uma norte-americana foi detida depois de o filho menor ter contado às autoridades que fugiu de casa, onde, diz, esteve fechado durante 4,5 anos, a maior parte do tempo num armário do quarto, informou hoje a polícia.
A polícia foi contactada na sexta-feira depois de o adolescente, de 14 anos, ter aparecido irritado, sujo, com várias cicatrizes e sinais de abusos, trajando apenas uns grandes calções apertados com um cinto.
O rapaz foi levado para um hospital para ser examinado e ficou sob custódia do Departamento norte-americano dos Serviços Humanos.

EUA: Homem que roubou um cachorro quente condenado a 18 meses de cadeia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10174476.html
Worcester, Massachusetts, 29 Set (Lusa) - Um homem que roubou um cachorro quente a outro homem que estava sentado sob uma árvore num parque de Worcester, Massachusetts, foi condenado a 18 meses de prisão.
A polícia disse que Antonio Judd roubou o cachorro quente depois de ter exibido o que pareceu ser uma pistola no Elm Park, em Worcester.
O relatório da polícia afirma que Judd começou a devorar o cachorro quente, entornando a mostarda sobre a camisa e, quando foi detido, tinha consigo uma pistola de pressão e um canivete.

EUA: Jovens com tábuas espancam até à morte adolescente em Chicago

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10174427.html
Chicago, Illinois, 29 Set (Lusa) - A divulgação de imagens captadas por telemóvel de jovens com tábuas a espancarem até à morte um adolescente em Chicago está a aumentar a pressão para que as autoridades para que intervenham mais energicamente.
O vídeo tem passado em diversas estações televisivas da cidade e mostram a cena, ocorrida durante a tarde do espancamento fatal de Derrion Albert, de 16 anos, estudante aplicado da Christian Fenger Academy High School.
Mais de 30 estudantes foram mortos por espancamento no último ano escolar.
.
Comentário mais votado na Lusa:
Com mais força ainda; são estes os exemplos que temos e que são notícia de 1ª página! notícia seria se houvesse um castigo exemplar para estes jovens ! é esta a sociedade que temos onde nada se respeita, nem a vida! mas enquanto andarmos airosos a combater professores folgam as costas dos jovens que por vazes também não aprendem grande coisa em casa! e tanto é verdade que por exemplo a educação sexual passou a estar a cargo dos professores em vez dos pais! estranhos sinais dos tempos!!!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Banco Europeu de Investimento emprestou a Portugal mais de 33 mil ME nos últimos 23 anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10172995.html
Lisboa, 29 Set (Lusa) - O Banco Europeu do Investimento (BEI) já atribuiu a Portugal mais de 33 mil milhões de euros para o financiamento de projectos desde a adesão, em 1986, adiantou o vice-presidente da instituição.
"Nos últimos 23 anos, o BEI concedeu mais de 33 mil milhões de euros para o financiamento de projectos em Portugal", revelou Carlos Costa à agência Lusa, explicando que a adesão à UE "abriu as portas" para um apoio financeiro na forma de subvenções a partir do orçamento comunitário, e de empréstimos a longo prazo concedidos pelo banco.
Até ao final deste ano, o BEI prevê aprovar projectos no valor de 3.800 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 40 por cento face a 2008.

Património: Estado da Sé de Lisboa é de "alerta público" mas prepara-se recuperação - IGESPAR

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10166337.html
Lisboa, 27 Set (Lusa) - O director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Elísio Summavielle, afirmou que "o estado global da Sé de Lisboa é de alerta público" mas acrescentou que está em curso um plano de recuperação.
"A situação da Sé de Lisboa, globalmente, é de alerta público. Não só o Órgão que é importante, mas talvez mais grave é situação do claustro há quase 20 anos, e o estado de abandono a que esteve votado aquele monumento nas últimas duas décadas", disse Summavielle.
O director do IGESPAR, questionado pela Lusa sobre a situação do Órgão daquele templo, que o director do Festival de Órgão Internacional de Lisboa, João Vaz, afirmou estar a tornar-se "impraticável", afirmou que "se procura financiamento".

Acidente: Três mortos em colisão de dois barcos-táxi em Aveiro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10167397.html
27 de Setembro de 2009, 10:55
Lisboa, 27 Set (Lusa) - Três pessoas morreram hoje na colisão entre duas embarcações de transporte de passageiros, que levavam pescadores de São Jacinto para os molhes da barra de Aveiro, informou fonte dos Bombeiros Novos de Aveiro.
"Foi no cruzamento do bico de pedra que um dos barcos boca-aberta, que transportam pessoas para a pesca, albarroou a outra embarcação, que afundou, provocando três mortos", disse à agência Lusa o comandante João Naia, dos Bombeiros Novos de Aveiro, atribuindo o embate "à falta de visibilidade".
Não se registaram feridos no acidente, acrescentou.
.
Comentário existente na Lusa:
Nos USA este acidente nunca seria atribuido a falta de visibilidade, mas sim a falta de utilizacao de "safety equipement", sim porque buzinas de CO2 sinalizadoras sao obrigatorias num barco de recreio, e devem ser utilizadas nesta situazao. Em nevoeiro cerrado de certeza que nem tinham os coletes salva vidas no corpo. falta de "visibilidade" no cerebro existe muito em Porutgal...

BD: Mafalda, a contestatária, festeja 45 anos na terça-feira

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10171064.html
Lisboa, 28 Set (Lusa) - Mafalda, a personagem de banda desenhada que o argentino Quino idealizou para um anúncio a electrodomésticos, transformou-se numa das mais improváveis e divertidas comentadoras políticas da actualidade mundial nos anos 1960. Celebra 45 anos na terça-feira.
De traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa, Mafalda surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964 nas páginas do semanário argentino Primera Plana. Quino, então com 32 anos, nunca adivinharia o sucesso daquelas tiras humorísticas, que se prolongaram por nove anos.
Joaquin Lavado (Quino) imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média.

Polis: Gabinete coordenador destaca "sucesso" da reabilitação das cidades apesar de atrasos superiores a dois anos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10162292.html
Lisboa, 28 Set (Lusa) - Nove anos depois do início do programa de reabilitação de cidades Polis, o gabinete coordenador destaca o "sucesso" da gestão financeira e do novo conceito urbano criado, embora a execução, com conclusão prevista para 2007, ronde ainda 84 por cento.
Criado em 2000, o Polis incluiu projectos de valorização urbana e ambiental em 39 cidades, escolhidas pelo Governo ou seleccionadas por concurso.
Parques, jardins, zonas ribeirinhas, praias, ciclovias e acessos rodoviários foram alguns dos espaços criados ou reabilitados, em muitos casos dando uma verdadeira nova imagem às cidades e transformando os seus centros históricos.

Lisboa: Costa quer Terreiro do Paço pronto antes da Semana Santa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10172206.html
Lisboa, 28 Set (Lusa) - O presidente da Câmara de Lisboa lançou hoje o repto à Sociedade Frente Tejo para ter o arranjo do espaço público no Terreiro do Paço pronto antes da próxima Semana Santa por causa do turismo.
"Temos de ter o arranjo de superfície da Praça do Terreiro do Paço pronto a tempo da Semana Santa. Não por motivos religiosos, mas porque este espaço é dos mais importantes para o turismo. Nesta altura os turistas espanhóis enchem os nossos hotéis, restaurantes e cafés e temos de os receber com todo o esplendor", afirmou António Costa.
O autarca falava durante a cerimónia que marcou o fim das obras de saneamento no Terreiro do Paço, intervenção a cargo da SIMTEJO e que se prolongará até final do próximo ano, altura em que o Tejo deixará de receber os esgotos de 100 mil habitantes que hoje são despejados no rio e que serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Alcântara.
.
Comentário:
.
Tanta pressa agora, numa obra de tão pouca cultura, deixa antever o tipo de "eventos" que vão ser promovidos neste nobre local... e de quem os vai promover... forma de adjudicação...
O local devia estar reabilitado há muito tempo.
Mas esta pressa é propiciadora dos mais inauditos actos, até por facilmente poder encobrir favorecimentos.
Era bem melhor criar um espaço adequado à vida social da população de Lisboa, num local deste tipo de referência, do que estar a preparar aí um palco de actos esporádicos, a explorar pelos amigos...
Já não se lembram da "pequena" experiência com a TMN ?
Agora é que vai ser, mas mais discreto...com os promotores de eventos...
O carácter dos espaços criados com o plano da Baixa Pombalina mereciam mais respeito e muita mais cultura dos nossos governantes.
Por onde andam as associações de cultura deste país? As ordens profissionais? Os políticos cultos? ...
A projectada Praça do Comércio vai acabar sem nunca o ter sido.
Ficamos pelo velho Terreiro do Paço, do pré terramoto...
Exemplo de urbanismo referencial, ordenado, sistemático, com cariz social, económico e tecnológico, o Plano da Baixa Pombalina foi e ainda é uma das principais intervenções no espaço urbano, em todo o mundo. Objecto de inúmeros estudos de especialistas nesta área, nacionais e internacionais.
O povo Português foi vanguardista em muitos aspectos, há bem poucos séculos.
Agora, pela mão de quem não sabe em que está a mexer, nem se respeita a simplicidade aparente do plano, nem as suas principais intenções.
Brincar assim com este espaço, é como dar umas pintalgadas num quadro original como o da Gioconda...
Quem permitiria tal atrevimento?
E aqui aceitamos todas estas parvoices sem nos inquietarmos?
Haja cultura e irreverência social perante tamanhas aberrações.

Florestas: Iniciativa inédita de limpeza já tem mais de sete mil inscrições

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10172349.html
Lisboa, 28 Set (Lusa) - Mais de sete mil pessoas estão já inscritas para "Limpar Portugal" numa iniciativa inédita a nível nacional destinada a reunir num só dia 100 mil voluntários para recolher o lixo das florestas de todo o país.
Inspirada num projecto desenvolvido na Estónia no ano passado, a iniciativa portuguesa nasceu num fórum na Internet no início do Verão e vai decorrer a 20 de Março de 2010 de norte a sul e nas ilhas, com os participantes organizados por concelhos.
Segundo Rui Marinho, um dos coordenadores, está a ser feito um mapa com os pontos que requerem limpeza a partir de informações de cidadãos, que passam nos locais ou usam o Google Earth, e uma equipa de sete informáticos está a desenvolver um "software" específico para disponibilizá-lo em telemóveis.

Publicidade: APAP cria serviço próprio de registo da propriedade intelectual

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10172546.html
Lisboa, 28 Set (Lusa) - A Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação (APAP) criou um serviço próprio de registo da propriedade intelectual, uma alternativa "simplificada" ao processo de registo na Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC).
"O Safe Work [serviço próprio de registo da propriedade intelectual] é a possibilidade que a APAP criou aos seus associados de depositarem aqui as suas obras criativas. É uma alternativa ao registo no IGAC", disse hoje à agência Lusa secretária-geral da APAP.
De acordo com Sofia Barros, o Safe Work é a "simplificação total do processo de registo".

Animais: Criada Rede Nacional de Centros de Recuperação

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10172750.html
Lisboa, 28 Set (Lusa) - Uma rede nacional de centros de recuperação de fauna foi hoje criada, segundo um diploma que proíbe a exibição ao público dos animais em recuperação e exige a regularização dos actuais centros num prazo de dois anos.
A criação desta rede nacional pretende, segundo a portaria 1112/2009, hoje publicada em Diário da República, promover a articulação dos vários centros de recuperação e estabelecer requisitos para o seu funcionamento.
A portaria distingue pólos e centros de recuperação, esclarecendo que os primeiros se destinam a um acolhimento por um curto período de tempo (dois dias) e os segundos podem receber e manter os animais com o fim de os recuperar dos danos físicos e comportamentais.

Consumo: Comissão Europeia quer limitar volume nos leitores de música portáteis

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10171571.html
Bruxelas, 28 Set (Lusa) - A Comissão Europeia quer limitar o volume nos leitores de música portáteis, medida que tem como objectivo proteger da surdez parcial um universo estimado em dez milhões de pessoas, mas o processo pode demorar dois anos até entrar em vigor.
Segundo dados hoje divulgados pelo executivo comunitário, em Bruxelas, "calcula-se que podem correr este risco [de surdez parcial] cerca de dez milhões de pessoas".
A Comissão Europeia precisa que "entre cinco e dez por cento dos utilizadores destes aparelhos correm o risco de ficarem parcialmente surdos", tratando-se de pessoas que "ouvem música mais de uma hora por dia num volume muito alto".

Legislativas: Maior taxa de abstenção desde 1975, mas mais votantes do que em 1999 e 2002

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10170396.html
Lisboa, 28 Set (Lusa) - As eleições de domingo registaram a taxa percentual de abstenção mais elevada em legislativas desde 1975 - 39,4 por cento - apesar de terem votado mais eleitores do que em escrutínios anteriores, como em 2002 e 1999, por exemplo.
De acordo com dados da Direcção Geral da Administração Interna, dos 9.337.314 eleitores inscritos, votaram 5.658.778, o que representa uma taxa de abstenção de 39,4 por cento.
No entanto, em 2002, a abstenção foi de 38,52 por cento, tendo exercido o seu direito de voto 5.433.924 dos 8.716.949 inscritos.
Legislativas: PS vence com 36,56 por cento, mais 7,47 por cento que o PSD
Lisboa, 27 Set (Lusa) - O PS venceu as eleições legislativas de hoje com 36,56 por cento dos votos, mais 7,47 por cento do que o PSD (29,09%), enquanto o CDS-PP passou a ser a terceira força política, com 10,46 por cento.
De acordo com dados da Direcção-Geral da Administração Interna, e quando faltam apurar os quatro deputados eleitos pelos círculos eleitorais no estrangeiro, o PS conquistou 96 mandatos, o PSD 78 e o CDS-PP 21.
O Bloco de Esquerda conquistou 9,85 por cento dos votos e 16 deputados, enquanto a CDU, que passou a ser a quinta força política, obteve 7,88 por cento e 15 deputados.

Escultura - Exposição MJ Caramez

Clínica Dra. Cristina Sales
...




sábado, 26 de setembro de 2009

“A ERA DA ESTUPIDEZ” - um novo alerta para as alterações climáticas


A ZON LUSOMUNDO CINEMAS e a QUERCUS apresentam:


Teve lugar no dia 22 de Setembro a estreia mundial do último filme de Franny Armstrong, A Era da Estupidez (The Age of Stupid, no original) sendo também nesta data que se realizou a Cimeira sobre Clima nas Nações Unidas, que juntou governantes de todo o mundo em Nova Iorque. A 22 de Setembro comemorou-se ainda o Dia Europeu sem Carros, este ano subordinado ao tema “Melhoremos o Ambiente na Cidade”.

JÁ NOS CINEMAS

Seguindo o rasto de Al Gore em Uma Verdade Inconveniente e com os olhos postos na Conferência de Copenhaga, em Dezembro, A Era da Estupidez apresenta-nos, em forma de presságio, um retrato desolador do que poderá vir a ser o mundo daqui a 46 anos se não forem feitos esforços sérios no combate às alterações climáticas.

A promoção do filme em Portugal contou com o apoio da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e também da RTP e da Antena 1. A película já está nos cinemas e é distribuída pela ZON Lusomundo e poderá ser vista em onze salas do país: ZON Lusomundo Almada Forum, CascaisShopping, Vasco da Gama, Colombo, Alvaláxia, Amoreiras, Parque Nascente (Gondomar), Forum Coimbra, Braga Parque, Glicinias (Aveiro) e Dolce Vita Porto.

A grande estreia em Portugal teve lugar nos cinemas ZON Lusomundo Amoreiras, às 21.30 horas, em Lisboa e contou com a presença de várias personalidades da área do ambiente. Esta premiere decorreu em simultâneo com as restantes estreias mundiais, estabelecendo um novo Recorde Mundial do Guinness como a maior exibição em simultâneo de sempre. O documentário estará em exibição durante uma semana em mais 700 salas distribuídas por mais de 50 países e em exclusivo nos cinemas da ZON Lusomundo.

Após a exibição do filme, realizou-se um debate que contou com uma breve intervenção inicial, via telefone, do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, em directo a partir da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Neste debate, moderado pelo jornalista José Guerreiro da Antena 1, participaram também Nuno Lacasta, Coordenador da Comissão para as Alterações Climáticas; Francisco Ferreira, Vice-Presidente da Quercus; Filomena Naves, co-autora do livro Portugal a Quente e Frio e jornalista do Diário de Notícias; e João Pedro Gouveia, recém-mestrado em Engenharia do Ambiente.

Os melhores momentos do debate poderão ser ouvidos posteriormente na Antena 1.

No mesmo dia à tarde, a estreia do filme foi o tema de destaque no programa Sociedade Civil da RTP2, emitido em directo entre as 14 e as 15.30 horas. Além de poderem ver alguns excertos em primeira mão, os telespectadores assistiram ainda a um debate moderado por Fernanda Freitas, tendo sido oferecidos bilhetes para a estreia do filme. Esta foi igualmente promovida pela Antena 1, que também ofereceu bilhetes para a premiere.

A Era da Estupidez oferece 92 minutos de drama, documentário e animação protagonizados pelo actor Pete Postlethwaite, nomeado para um Óscar. Filmado um pouco por todo o Mundo, a história coloca o espectador em 2055, onde perante um mundo destruído e olhando em retrospectiva, um homem solitário se questiona sobre o porquê de se terem ignorado os avisos sobre alterações climáticas enquanto ainda era tempo.

Financiado de forma inovadora, este filme independente angariou um orçamento de 450.000 libras (cerca de 510 mil euros), através da venda de ‘acções’ a 223 indivíduos e grupos interessados nesta causa.

A Era da Estupidez surge a menos de quatro meses da Conferência de Copenhaga, a realizar em Dezembro, que será decisiva para determinar o empenho de cada país em garantir o equilíbrio climático do planeta no futuro próximo. Espera-se que esta coincidência de eventos funcione como um argumento de peso, seja para os cidadãos em geral, seja para os representantes mundiais responsáveis por assegurar um acordo forte na Dinamarca que suceda ao Protocolo de Quioto e supere em ambição as suas metas ambientais.


www.ageofstupid.net

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CIDADANIA LX: Jóia jornalística saída numa revista brasileira de turismo, sobre Lisboa:


CIDADANIA LX: Jóia jornalística saída numa revista brasileira de turismo, sobre Lisboa:

O texto está próximo do nível de cultura patenteado pelas obras em curso na Praça do Comércio: nem cultura, nem conhecimento do que se está a fazer.
Talvez assim os nossos governantes percebam a figurinha que fazem com aquelas obras...
Quem não percebe da poda... chama quem saiba.
A praça apenas pode ter uma reabilitação simples, que lhe dê humanidade.
Metem lá aqueles arabescos, e metem o pé na argola.
Olha que lindo serviço este texto!
Olha que lindo serviço aquela obra...
Numa consulta pública sobre a mesma, haveria sempre alguém de cultura que faria valer os seus pergaminhos; mas não a deixaram fazer!
Isto é ditadurial e terceiro-mundista.

Ambiente: Peritos prevêem "tempestade perfeita" resultante de alterações climáticas e desertificação

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10158472.html
Buenos Aires, 25 Set (Lusa) - Uma "tempestade perfeita" resultante da convergência das alterações climáticas, da degradação dos solos e de uma crise alimentar está para breve e colocará à prova a sobrevivência humana, alertaram quinta-feira peritos mundiais em desertificação, reunidos em Buenos Aires.
O apelo aos governos para que adoptem "urgentemente" medidas para controlar o fenómeno foi um dos denominadores comuns da I Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação, na capital argentina.
Para a tempestade contribuirão ainda "uma crise da biodiversidade" e "uma crise populacional", alertou William Dar, director do Instituto Internacional de Investigação de Cultivo para Zonas Tropicais Semi-Áridas.
.
.
EUA: CIA cria célula dedicada ao aquecimento global
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10158801.html
Washington, 25 Set (Lusa) - A CIA pôs em funcionamento uma célula dedicada ao aquecimento global e às suas consequências para a segurança dos Estados Unidos da América, anunciou quinta-feira a agência.
Esta "pequena unidade" deve dedicar-se ao "impacto do aquecimento global na segurança nacional através de fenómenos tais como a desertificação, a subida das águas dos oceanos, as deslocações de populações e a concorrência acrescida para os recursos naturais", explica a agência, em comunicado.
O novo "Centro sobre Alterações Climáticas e Segurança Nacional" deverá aconselhar os responsáveis pelo país quando da negociação de acordos internacionais ligados ao ambiente.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Lisboa: Obras da Frente Tejo no Terreiro do Paço começam segunda-feira

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10154317.html
Lisboa, 24 Set (Lusa) - As obras de saneamento no Terreiro do Paço, em Lisboa, terminam segunda-feira, altura em que terão início as obras de requalificação promovidas pela Sociedade Frente Tejo, revelou o autarca da capital, António Costa.
Depois das obras que decorreram no local, nomeadamente de construção de infra-estruturas de saneamento que retiram do Tejo o esgoto de 100 mil habitações, avançam os trabalhos a cargo da Frente Tejo.
Estas obras deverão estar concluídas nas comemorações do Centenário da República e incluem a requalificação do Terreiro do Paço, de acordo com um projecto do arquitecto Bruno Soares, que foi alvo de várias alterações desde que foi apresentado sob a forma de estudo prévio, há quatro meses.

Comentário:



Uma obra arcaica, no espaço mais nobre de Portugal...
Isto é uma anedota, com toda a Europa a assistir.
Não vai ser um espaço para a população usufruir.
Vai ser mais um espaço para dizer que temos. Para tirar umas fotos e ser um palco de vaidades dos nossos importantes, nos momentos oportunos.
A nossa Praça do Comércio merece uma reabilitação de aparência simples, tal como o magnífico plano onde foi concebida por Eugénio dos Santos.
E deviam ser lá colocadas umas árvores, para ter de facto uma utilização pedonal, tal como dizem pretender. Mas com aquela aridez... ninguém lá fica.
Decisões anedóticas, que resultam em obras fracas, em desperdício dos dinheiros de todos nós. Os nossos antepassados que criaram aquela praça, não merecem a desonra desta obra.
Falta conhecimento e ética aos nossos governantes, na gestão dos bens públicos.
.
.
Novo comentário:
Não é pelo facto de a Praça ter andado ao abandono tantos anos que deverá agora ser lá feita qualquer porcaria.
E o problema de ter andado como andou, tem também que ver com o que lá está a ser feito: Executar uma obra ideal, com grande impacto, que viesse "brilhar" - e saiu asneira.
A "Praça do Comércio", e não Terreiro do Paço, tem o carisma da qualidade e do conhecimento que lhe estão atribuidos por quem a projectou no âmbito de um plano fabuloso: Uma praça principal da capital de um império (à data), que seria o corolário da vida urbana dessa capital.
É esta utilidade prevista para a praça (tal como para as restantes vertentes do plano), que foi sendo preterida, ou deixada por aproveitar... e que nesta obra volta a não ser entendida.

Não se tira partido da utilidade urbana que esta obra proprorciona.

Isto é falta de conhecimento e de cultura da proposta, e deixa irritados todos os que percebem um pouco disto (e há quem saiba disto bem mais que eu).
Essas pessoas deviam ter tido parte interveniente neste processo, e a obra devia resultar ao nível da qualidade que é reconhecida por todos os estudiosos para Baixa Pombalina - uma obra de referência mundial, não só à sua data, mas mesmo ainda agora, pela vida urbana intrínseca ao plano.

Devia ser uma obra simples, motivadora de utilidade urbana e social, na sua vida diária.

Não apenas um palco de vaidades, em datas esporádicas (e não seria mais cara nem mais duradoura).
Nem tinha que estar dependente de um calendário eleitoral.
Haja cultura.
Ferreira arq.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Obama quer agir contra aquecimento global

JN 2009.09.22
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1369134

Presidente norte-americano, Barack Obama, discursou nas Nações Unidas.

Na cimeira sobre o clima que decorre nas Nações Unidas, o presidente norte-americano pediu a países emergentes como a China e a Índia que façam também a sua parte e adoptem medidas vigorosas contra o aquecimento global.
"A ameaça das mudanças climáticas é grave, é urgente e aumenta", declarou Barack Obama, perante dezenas de dirigentes mundiais reunidos em Nova Iorque.
Se a comunidade internacional não agir de forma "audaciosa, rápida e em conjunto", as gerações futuras caminham para "uma catástrofe irreversível", advertiu o presidente dos EUA, um dos países mais poluidores.
"Compreendemos a gravidade da ameaça climática e estamos determinados a agir, vamos cumprir as nossas responsabilidades em relação às gerações futuras", prometeu.
Obama reconheceu que num momento em que as negociações internacionais parecem num impasse "não há que ter ilusões, o mais difícil continua por fazer" até à conferência de Copenhaga.
Esta cimeira foi convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, numa tentativa de dar novo impulso político ao processo de preparação de um novo acordo global para substituir o Protocolo de Quioto que deverá sair da reunião de Copenhaga, com compromissos específicos para a redução de emissões de gases com efeito de estufa.
A responsabilidade dos países ricos é dar o exemplo, sublinhou Barack Obama, apontando o objectivo de voltar a colocar as emissões nos Estados Unidos aos níveis de 1990 até 2020.
"Mas, os países que estão em crescimento rápido e que estarão na origem de grande parte das emissões mundiais nas próximas décadas também têm de fazer a sua parte", declarou.
Os europeus já decidiram reduzir em 20 por cento as emissões poluentes até 2020, em relação aos níveis de 1990, posicionando-se como líderes mundiais na matéria.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1369134

Nota congelada ao juiz Rui Teixeira é "preocupante"

JN 2009.09.21
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1367986
Classificação de "muito bom" suspensa até que haja uma decisão final sobre o pedido de uma indemnização ao Estado por parte do antigo ministro socialista Paulo Pedroso, ex-arguido no processo Casa Pia.
O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) classificou hoje de "preocupante" a situação relacionada com o juiz Rui Teixeira, cuja nota ficou congelada pelo Conselho Superior da Magistratura após iniciativa de vogais designados pelo PS.
"É preocupante esta situação porque o Conselho Superior da Magistratura (CSM), pela sua composição e pelas suas funções constitucionais, deve ser o primeiro garante da independência do poder judicial", disse António Martins à Agência Lusa, aludindo à decisão do CSM sobre a avaliação de Rui Teixeira, primeiro juiz do processo de pedofilia da Casa Pia.
O presidente da ASJP ressalvou que, embora não se conhecendo as razões e os motivos do CSM, mas sabendo-se que a decisão envolveu três vogais indicados pelo Partido Socialista (PS), "transmite-se para o exterior uma posição de partidarização do CSM que é absolutamente negativa para a credibilidade da Justiça".
O juiz desembargador António Martins disse, também, à Lusa ser "fundamental que sejam prestados esclarecimentos públicos e cabais pelo CSM sobre o assunto". O CSM é o órgão de Estado responsável pela gestão, disciplina e administração dos juízes.
Segundo foi noticiado na imprensa, o CSM deliberou congelar a atribuição de nota de "muito bom" ao juiz Rui Teixeira até que haja uma decisão final sobre o pedido de uma indemnização ao Estado por parte do antigo ministro socialista Paulo Pedroso, ex-arguido no processo Casa Pia.
A decisão foi suscitada por três vogais do CSM designados pelo Parlamento por indicação do PS.
Paulo Pedroso, na altura deputado socialista, foi detido por ordem do juiz Rui Teixeira, em Maio de 2003, tendo permanecido em prisão preventiva até Outubro desse ano, por suspeitas de abusos sexuais de crianças.
O antigo porta-voz socialista chegou a ser formalmente acusado pelo Ministério Público (MP), mas a juíza de instrução criminal Ana Teixeira e Silva não encontrou razões para levar Paulo Pedroso a julgamento, ilibando-o do caso.
Pedroso interpôs uma acção cível contra o Estado a reclamar 600 mil euros de indemnização, alegando ter estado preso ilegalmente, tendo o Tribunal Cível de Lisboa condenado o Estado a pagar 130 mil euros ao ex-deputado socialista por "erro grosseiro" na aplicação da prisão preventiva.
O Ministério Público recorreu da decisão para o Tribunal da Relação de Lisboa, não havendo ainda decisão.

Brasil: Governo lança segunda fase do maior programa de conservação de florestas do Mundo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10146257.html
Brasília, 22 Set (Lusa) - O Ministério do Meio Ambiente lançou segunda-feira, durante o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Curitiba, a segunda fase do Programa Áreas Protegidas da Amazónia (Arpa), considerado o maior programa de conservação do planeta.
Criado em 2002, o Arpa é um programa do Governo federal que tem a meta de proteger 500 mil quilómetros quadrados (50 milhões de hectares) do bioma Amazónia, uma área equivalente ao território da Espanha.
Na primeira fase, o programa possibilitou a criação de unidades de conservação de protecção integral em 13,2 milhões de hectares, consolidando 8,5 milhões de hectares.

Country clean-up project "Lets Do It 2008" / Teeme Ara 2008

Para ver carregar no título, ou pelo link:
http://www.youtube.com/watch?v=A5GryIDl0qY

Manifesto de Obama para os alunos

Leia e guarde esta lição
.
Fonte:
http://www.ionline.pt/interior/index.php?p=news-print&idNota=22105%2009-09-2009
Publicado em 09 de Setembro de 2009
(remetido por Isabel Leal)
.
O presidente falou ontem aos alunos da América

Sei que para muitos de vocês hoje é o primeiro dia de aulas, e para os que entraram para o jardim infantil, para a escola primária ou secundária, é o primeiro dia numa nova escola, por isso é compreensível que estejam um pouco nervosos. Também deve haver alguns alunos mais velhos, contentes por saberem que já só lhes falta um ano. Mas, estejam em que ano estiverem, muitos devem ter pena por as férias de Verão terem acabado e já não poderem ficar até mais tarde na cama.

Também conheço essa sensação. Quando era miúdo, a minha família viveu alguns anos na Indonésia e a minha mãe não tinha dinheiro para me mandar para a escola onde andavam os outros miúdos americanos. Foi por isso que ela decidiu dar-me ela própria umas lições extras, segunda a sexta-feira, às 4h30 da manhã.

A ideia de me levantar àquela hora não me agradava por aí além. Adormeci muitas vezes sentado à mesa da cozinha. Mas quando eu me queixava a minha mãe respondia-me: "Olha que isto para mim também não é pêra doce, meu malandro..."

Tenho consciência de que alguns de vocês ainda estão a adaptar-se ao regresso às aulas, mas hoje estou aqui porque tenho um assunto importante a discutir convosco. Quero falar convosco da vossa educação e daquilo que se espera de vocês neste novo ano escolar.

Já fiz muitos discursos sobre educação, e falei muito de responsabilidade. Falei da responsabilidade dos vossos professores de vos motivarem, de vos fazerem ter vontade de aprender. Falei da responsabilidade dos vossos pais de vos manterem no bom caminho, de se assegurarem de que vocês fazem os trabalhos de casa e não passam o dia à frente da televisão ou a jogar com a Xbox. Falei da responsabilidade do vosso governo de estabelecer padrões elevados, de apoiar os professores e os directores das escolas e de melhorar as que não estão a funcionar bem e onde os alunos não têm as oportunidades que merecem.

No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos.

E hoje é nesse assunto que quero concentrar-me: na responsabilidade de cada um de vocês pela sua própria educação.

Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar. E é a vocês que cabe descobrir do que se trata. É essa oportunidade que a educação vos proporciona.

Talvez tenham a capacidade de ser bons escritores - suficientemente bons para escreverem livros ou artigos para jornais -, mas se não fizerem o trabalho de Inglês podem nunca vir a sabê-lo. Talvez sejam pessoas inovadoras ou inventores - quem sabe capazes de criar o próximo iPhone ou um novo medicamento ou vacina -, mas se não fizerem o projecto de Ciências podem não vir a percebê-lo. Talvez possam vir a ser mayors ou senadores, ou juízes do Supremo Tribunal, mas se não participarem nos debates dos clubes da vossa escola podem nunca vir a sabê-lo.

No entanto, escolham o que escolherem fazer com a vossa vida, garanto-vos que não será possível a não ser que estudem. Querem ser médicos, professores ou polícias? Querem ser enfermeiros, arquitectos, advogados ou militares? Para qualquer dessas carreiras é preciso ter estudos. Não podem deixar a escola e esperar arranjar um bom emprego. Têm de trabalhar, estudar, aprender para isso.

E não é só para as vossas vidas e para o vosso futuro que isto é importante. O que vocês fizerem com os vossos estudos vai decidir nada mais nada menos que o futuro do nosso país. Aquilo que aprenderem na escola agora vai decidir se enquanto país estaremos à altura dos desafios do futuro.

Vão precisar dos conhecimentos e das competências que se aprendem e desenvolvem nas ciências e na matemática para curar doenças como o cancro e a sida e para desenvolver novas tecnologias energéticas que protejam o ambiente. Vão precisar da penetração e do sentido crítico que se desenvolvem na história e nas ciências sociais para que deixe de haver pobres e sem-abrigo, para combater o crime e a discriminação e para tornar o nosso país mais justo e mais livre. Vão precisar da criatividade e do engenho que se desenvolvem em todas as disciplinas para criar novas empresas que criem novos empregos e desenvolvam a economia.

Precisamos que todos vocês desenvolvam os vossos talentos, competências e intelectos para ajudarem a resolver os nossos problemas mais difíceis. Se não o fizerem - se abandonarem a escola -, não é só a vocês mesmos que estão a abandonar, é ao vosso país.

Eu sei que não é fácil ter bons resultados na escola. Tenho consciência de que muitos têm dificuldades na vossa vida que dificultam a tarefa de se concentrarem nos estudos. Percebo isso, e sei do que estou a falar. O meu pai deixou a nossa família quando eu tinha dois anos e eu fui criado só pela minha mãe, que teve muitas vezes dificuldade em pagar as contas e nem sempre nos conseguia dar as coisas que os outros miúdos tinham. Tive muitas vezes pena de não ter um pai na minha vida. Senti-me sozinho e tive a impressão que não me adaptava, e por isso nem sempre conseguia concentrar-me nos estudos como devia. E a minha vida podia muito bem ter dado para o torto.

Mas tive sorte. Tive muitas segundas oportunidades e consegui ir para a faculdade, estudar Direito e realizar os meus sonhos. A minha mulher, a nossa primeira-dama, Michelle Obama, tem uma história parecida com a minha. Nem o pai nem a mãe dela estudaram e não eram ricos. No entanto, trabalharam muito, e ela própria trabalhou muito para poder frequentar as melhores escolas do nosso país.

Alguns de vocês podem não ter tido estas oportunidades. Talvez não haja nas vossas vidas adultos capazes de vos dar o apoio de que precisam. Quem sabe se não há alguém desempregado e o dinheiro não chega. Pode ser que vivam num bairro pouco seguro ou os vossos amigos queiram levar-vos a fazer coisas que vocês sabem que não estão bem.

Apesar de tudo isso, as circunstâncias da vossa vida - o vosso aspecto, o sítio onde nasceram, o dinheiro que têm, os problemas da vossa família - não são desculpa para não fazerem os vossos trabalhos nem para se portarem mal. Não são desculpa para responderem mal aos vossos professores, para faltarem às aulas ou para desistirem de estudar. Não são desculpa para não estudarem.

A vossa vida actual não vai determinar forçosamente aquilo que vão ser no futuro. Ninguém escreve o vosso destino por vocês. Aqui, nos Estados Unidos, somos nós que decidimos o nosso destino. Somos nós que fazemos o nosso futuro.

E é isso que os jovens como vocês fazem todos os dias em todo o país. Jovens como Jazmin Perez, de Roma, no Texas. Quando a Jazmin foi para a escola não falava inglês. Na terra dela não havia praticamente ninguém que tivesse andado na faculdade, e o mesmo acontecia com os pais dela. No entanto, ela estudou muito, teve boas notas, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Brown, e actualmente está a estudar Saúde Pública.

Estou a pensar ainda em Andoni Schultz, de Los Altos, na Califórnia, que aos três anos descobriu que tinha um tumor cerebral. Teve de fazer imensos tratamentos e operações, uma delas que lhe afectou a memória, e por isso teve de estudar muito mais - centenas de horas a mais - que os outros. No entanto, nunca perdeu nenhum ano e agora entrou na faculdade.

E também há o caso da Shantell Steve, da minha cidade, Chicago, no Illinois. Embora tenha saltado de família adoptiva para família adoptiva nos bairros mais degradados, conseguiu arranjar emprego num centro de saúde, organizou um programa para afastar os jovens dos gangues e está prestes a acabar a escola secundária com notas excelentes e a entrar para a faculdade.

A Jazmin, o Andoni e a Shantell não são diferentes de vocês. Enfrentaram dificuldades como as vossas. Mas não desistiram. Decidiram assumir a responsabilidade pelos seus estudos e esforçaram-se por alcançar objectivos. E eu espero que vocês façam o mesmo.

É por isso que hoje me dirijo a cada um de vocês para que estabeleça os seus próprios objectivos para os seus estudos, e para que faça tudo o que for preciso para os alcançar. O vosso objectivo pode ser apenas fazer os trabalhos de casa, prestar atenção às aulas ou ler todos os dias algumas páginas de um livro. Também podem decidir participar numa actividade extracurricular, ou fazer trabalho voluntário na vossa comunidade. Talvez decidam defender miúdos que são vítimas de discriminação, por serem quem são ou pelo seu aspecto, por acreditarem, como eu acredito, que todas as crianças merecem um ambiente seguro em que possam estudar. Ou pode ser que decidam cuidar de vocês mesmos para aprenderem melhor. E é nesse sentido que espero que lavem muitas vezes as mãos e que não vão às aulas se estiverem doentes, para evitarmos que haja muitas pessoas a apanhar gripe neste Outono e neste Inverno.

Mas decidam o que decidirem gostava que se empenhassem. Que trabalhassem duramente. Eu sei que muitas vezes a televisão dá a impressão que podemos ser ricos e bem-sucedidos sem termos de trabalhar - que o vosso caminho para o sucesso passa pelo rap, pelo basquetebol ou por serem estrelas de reality shows -, mas a verdade é que isso é muito pouco provável. A verdade é que o sucesso é muito difícil. Não vão gostar de todas as disciplinas nem de todos os professores. Nem todos os trabalhos vão ser úteis para a vossa vida a curto prazo. E não vão forçosamente alcançar os vossos objectivos à primeira.

No entanto, isso pouco importa. Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são as que sofreram mais fracassos. O primeiro livro do Harry Potter, de J. K. Rowling, foi rejeitado duas vezes antes de ser publicado. Michael Jordan foi expulso da equipa de basquetebol do liceu, perdeu centenas de jogos e falhou milhares de lançamentos ao longo da sua carreira. No entanto, uma vez disse: "Falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E foi por isso que fui bem-sucedido."

Estas pessoas alcançaram os seus objectivos porque perceberam que não podemos deixar que os nossos fracassos nos definam - temos de permitir que eles nos ensinem as suas lições. Temos de deixar que nos mostrem o que devemos fazer de maneira diferente quando voltamos a tentar. Não é por nos metermos num sarilho que somos desordeiros. Isso só quer dizer que temos de fazer um esforço maior por nos comportarmos bem. Não é por termos uma má nota que somos estúpidos. Essa nota só quer dizer que temos de estudar mais.

Ninguém nasce bom em nada. Tornamo-nos bons graças ao nosso trabalho. Não entramos para a primeira equipa da universidade a primeira vez que praticamos um desporto. Não acertamos em todas as notas a primeira vez que cantamos uma canção. Temos de praticar. O mesmo acontece com o trabalho da escola. É possível que tenham de fazer um problema de Matemática várias vezes até acertarem, ou de ler muitas vezes um texto até o perceberem, ou de fazer um esquema várias vezes antes de poderem entregá-lo.

Não tenham medo de fazer perguntas. Não tenham medo de pedir ajuda quando precisarem. Eu todos os dias o faço. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força. Mostra que temos coragem de admitir que não sabemos e de aprender coisas novas. Procurem um adulto em quem confiem - um pai, um avô ou um professor ou treinador - e peçam-lhe que vos ajude.

E mesmo quando estiverem em dificuldades, mesmo quando se sentirem desencorajados e vos parecer que as outras pessoas vos abandonaram - nunca desistam de vocês mesmos. Quando desistirem de vocês mesmos é do vosso país que estão a desistir.

A história da América não é a história dos que desistiram quando as coisas se tornaram difíceis. É a das pessoas que continuaram, que insistiram, que se esforçaram mais, que amavam demasiado o seu país para não darem o seu melhor.

É a história dos estudantes que há 250 anos estavam onde vocês estão agora e fizeram uma revolução e fundaram este país. É a dos estudantes que estavam onde vocês estão há 75 anos e ultrapassaram uma depressão e ganharam uma guerra mundial, lutaram pelos direitos civis e puseram um homem na Lua. É a dos estudantes que estavam onde vocês estão há 20 anos e fundaram a Google, o Twitter e o Facebook e mudaram a maneira como comunicamos uns com os outros.

Por isso hoje quero perguntar-vos qual é o contributo que pretendem fazer. Quais são os problemas que tencionam resolver? Que descobertas pretendem fazer? Quando daqui a 20 ou a 50 ou a 100 anos um presidente vier aqui falar, que vai dizer que vocês fizeram pelo vosso país?

As vossas famílias, os vossos professores e eu estamos a fazer tudo o que podemos para assegurar que vocês têm a educação de que precisam para responder a estas perguntas. Estou a trabalhar duramente para equipar as vossas salas de aulas e pagar os vossos livros, o vosso equipamento e os computadores de que vocês precisam para estudar. E por isso espero que trabalhem a sério este ano, que se esforcem o mais possível em tudo o que fizerem. Espero grandes coisas de todos vocês. Não nos desapontem. Não desapontem as vossas famílias e o vosso país. Façam-nos sentir orgulho em vocês. Tenho a certeza que são capazes.