quinta-feira, 27 de agosto de 2009

JN - Tiago Azevedo Fernandes - Rodas a mais

http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Tiago%20Azevedo%20Fernandes
JN 2009.08.27
Decidi abandonar o uso do automóvel dentro da cidade. Passei a ser cliente frequente dos transportes públicos e, principalmente, da bicicleta. Desde a adolescência que não percorria a cidade em duas rodas. Aos 43 anos, com as subidas e descidas do Porto, seria realista este meio de transporte para a vida normal e não apenas como desporto? É. Mas há algumas dificuldades.
É demasiado perigoso o convívio de bicicletas e automóveis na mesma via. Conhecendo os condutores portugueses, escolho ruas com pouco trânsito, subo para os passeios com o devido respeito pelos peões e prefiro horas de menor movimento, remediando assim a ausência de ciclovias. Há espalhados pela cidade inúmeros sinais de proibição de parar/estacionar mas parecem indicar zonas para aparcamento permanente. Exemplo entre muitos: Rua da Constituição. Ruas largas, que permitiriam facilmente a reserva de faixas para velocípedes, ficam congestionadas com trânsito normal.
Morando no centro, verifico que a cidade "encolheu": em poucos minutos consigo chegar a qualquer lado, com ou sem subidas (benditas mudanças!). As compras mais pesadas do supermercado agora são feitas online para entrega ao domicílio. Falta-me experimentar o tempo de chuva. Como as deslocações são habitualmente curtas, conjugando o metro com a bicicleta (para a qual as carruagens têm lugar previsto) desconfio que vou continuar nesta onda radical. O mais difícil será descobrir estacionamento adequado nos locais de destino, pois a Baixa do Porto não está preparada para estes veículos exóticos. Aliás nem para peões, tal a quantidade de lixo que continua a acumular-se nas ruas e transborda dos contentores sem recolha - os autarcas provavelmente passam de carro sem sentir o cheiro ou escorregar na imundice. (Talvez recorrer à meritória iniciativa limparportugal.ning.com?)
Não sendo este um "tema fracturante", os candidatos à Câmara deviam comprometer-se a implantar medidas concretas de favorecimento do uso urbano da bicicleta caso vençam, e a apoiá-las caso percam.

JN - Gripe - Governo admite recorrer a médicos dispensados e reformados

http://jn.sapo.pt/Dossies/dossie.aspx?content_id=1345980&dossier=Gripe%20A
JN 2009.08.27
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde considera ser "possível equacionar" um reforço no atendimento à gripe A recorrendo aos médicos reformados e dispensados das urgências, como propôs o Sindicato Independente dos Médicos. O bastonário concorda.
"Uma situação extraordinária necessita de medidas extraordinárias e é possível equacionar essa medida [de reforço] dentro deste contexto", salientou Francisco Ramos, à margem da apresentação dos resultados nacionais de cirurgia ambulatória referentes ao primeiro semestre de 2009.
O secretário de Estado assegurou que, "neste momento, o alargamento de serviços de atendimento a casos de gripe tem dado resposta a essas situações", mas novas medidas podem ser equacionadas "à medida da evolução da pandemia".
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Carlos Arroz, avançou a proposta de os médicos reformados e dispensados das urgências poderem ser uma solução para fazer face ao aumento dos casos de gripe A (H1N1).
O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, já considerou "muito sensata e exequível" a proposta do SIM, esperando que o Governo a coloque em prática.
"É evidente que nós não sabemos ainda se vai haver realmente uma situação de acumulação de casos que torne difícil a gestão clínica dos doentes, tanto mais que a gripe, aparentemente, não é uma doença muito grave. De qualquer forma, se assim for, e se houver um acorrer de muitos doentes aos centros de saúde e hospitais, é óbvio que é necessário fazer reforço dos médicos", sublinhou o bastonário à Agência Lusa.
Em declarações à TSF, a ministra da Saúde, Ana Jorge, revelou que este assunto já foi discutido entre o Ministério da Saúde e os sindicatos.
"Já houve uma reunião informal com os sindicatos" sobre esta matéria, avançou Ana Jorge, considerando "excelente a colaboração dos sindicatos e a opinião favorável da Ordem dos Médicos para poder trabalhar melhor esta situação".

JN - Comboios regressam à Linha do Douro

JN - 2009.08.26
O Governo anunciou hoje que já está concluída a negociação entre a REFER, a CP, o IPTM e a CCDR-N, com envolvimento de municípios quanto à ligação Pocinho-Barca D'alva, na Linha Ferroviária do Douro.
"Existe um compromisso de fazer uma intervenção na linha para criar condições que possibilitem a sua utilização por comboios", adiantou a secretária de estado dos Transportes.
Ana Paula Vitorino precisou que, numa primeira fase, irá circular na linha um serviço especial com finalidade turística.
A REFER ficará responsável pela recuperação daquele troço, o que representará um investimento de 25 milhões de euros passíveis de candidatura a fundos comunitários.
O anúncio foi hoje feito à margem da inauguração de infraestruturas nas zonas ribeirinhas de Resende e Baião, Douro, que vão permitir a reposição da travessia entre as duas margens do rio e o consequente desenvolvimento da região.
Na ocasião foi também assinado um protocolo de colaboração entre os municípios de Baião, Resende e o IPTM com vista à reposição da tradicional "passagem das barcas" entre as duas margens do Douro, que no passado representou uma elevada relevância no intercâmbio e troca de mercadorias e na ligação à ferrovia.
A secretária de Estado dos Transportes referiu ainda que actualmente há três níveis de investimento na linha ferroviária do Douro, nomeadamente no âmbito da sua total electrificação, na eliminação de passagens de nível para além da intervenção no troço Pocinho-Barca D'Alva.
"Na linha Porto-Régua assumimos o compromisso de fazer toda a electrificação da linha (tendo já sido) lançado o concurso para o troço de Caíde e o Marco de Canavezes e estando a ser desenvolvido o projecto entre esta localidade e a Régua pela REFER", salientou a governante.
Quanto à eliminação de passagens de nível, Ana Paula Vitorino frisou que "está em curso uma ampla obra desde Caíde até à Régua".
Ana Paula Vitorino sustentou que, com os investimentos nas linhas ferroviárias, "este governo criou um novo paradigma".
"Enquanto outros no passado encerraram caminhos-de-ferro, este governo está a construir novas linhas, a modernizar as já existentes e a recuperar as já abandonadas", frisou.

Justiça: MP pede indemnizações superiores a 863 mil euros a ex-administrador do Supremo e restantes 12 arguidos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10049159.html
Lisboa, 26 Ago (Lusa) - O Ministério Público (MP) pede o pagamento de indemnizações no valor de 863 mil euros ao ex-administrador do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Cunha e a 12 outros arguidos acusados de crimes de peculato e falsificação.
No despacho de acusação, disponibilizado hoje pela Procuradoria-Geral da República na Internet, o MP considera que Ricardo Cunha, acusado de dois crimes de peculato (desvio de dinheiro público) e 27 crimes de falsificação, deve pagar uma indemnização de 344.299 euros, afirmando que obteve "enriquecimento injustificado" no mínimo naquele valor.
O MP considera que Ricardo Cunha dispôs das verbas do STJ e do Gabinete do Representante da República na Região Autónoma dos Açores, que chefiou, para "fazer suas" várias quantias e objectos "em seu proveito e no proveito de pessoas com ele relacionadas".

Brasil: Empresas alimentares limitam publicidade televisiva para evitar obesidade infantil

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10049581.html
Rio de Janeiro, 26 Ago (Lusa) - Um total de 24 empresas do sector alimentar, entre as quais a McDonalds, a Coca Cola, a Danone e a Nestlé, comprometeram-se a não anunciar na televisão brasileira nos horários de difusão de programas para menores de 12 anos.
Associações de defesa dos consumidores - que há muito lutavam por medidas restritivas no que respeita à publicidade para crianças - consideraram, hoje, "um progresso" a decisão tornada pública na terça-feira.
"As empresas assumiram agora no Brasil um compromisso que já haviam tomado noutros países, pelo que os consumidores brasileiros deixarão de ser tratados como cidadãos de segunda classe", congratulou-se Daniela Trettel, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor em declarações ao diário O Globo.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Reino Unido considera que autores de "downloads" ilegais devem perder acesso à Net

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10046076.html
Londres, 25 Ago (Lusa) - Os utilizadores de Internet que façam, repetidamente, o "download" de músicas e filmes protegidos por direitos de autor podem vir a perder o acesso à web, segundo propostas legislativas do governo britânico hoje divulgadas.
As medidas visam combater a partilha ilegal de ficheiros, uma prática que tem gerado aceso debate nas indústrias culturais, com destaque para as editoras discográficas.
O ministro do Tesouro britânico, Stephen Timms, afirmou que planos anteriores - no âmbito dos quais os prevaricadores sofreriam apenas uma redução da velocidade da banda larga - não eram suficientes.

Internet: Wikipedia vai controlar mais a informação sobre pessoas vivas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10046162.html
San Francisco, Estados Unidos, 26 Ago (Lusa) - A enciclopédia digital Wikipedia anunciou terça-feira que planeia introduzir um novo sistema de edição, de modo a prevenir a publicação de informação falsa sobre personalidades vivas.
Jay Walsh, porta-voz da Fundação Wikimedia, gestora da Wikipedia, confirmou que um grupo de editores experientes vai rever as entradas de dados sobre pessoas vivas antes de as mesmas ficarem disponíveis "online".
A nova medida já foi aplicada à versão alemã da Wikipedia e a Fundação Wikimedia permitirá aos utilizadores da versão em inglês - que tem mais de três milhões de artigos - experimentar o novo sistema antes de o implementar.

Cuba: Bois substituem tractores

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10045806.html
Havana, 26 Ago (Lusa) - Milhares de bois vão substituir em Cuba os tractores, que já escasseiam nas plantações agrícolas, uma medida para poupar o combustível na ilha, confrontada com uma grave crise financeira, noticiou terça-feira a imprensa local.
Só na província de Villa Clara são esperadas 3.100 parelhas de bois até 2012 para "dar um impulso à produção de alimentos e economizar combustível", indicou o jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista cubano.
Em Cuba, o combustível e a electricidade, produzidos maioritariamente em centrais térmicas, são racionados desde Junho pelas empresas estatais.

Algarve: Portimão recebe marcha de alerta para necessidade de proteger Lince Ibérico da extinção

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10045170.html
Portimão, 26 Ago (Lusa) - Alertar para a necessidade de protecção de uma das espécies mais ameaçadas de extinção em Portugal é o objectivo da marcha "Vamos correr pelo Lince Ibérico", marcada para quinta-feira, em Portimão.
A marcha começa às 21:00, no largo da marina de Portimão, e é co-organizada pelo Fórum Florestal e pela Águas do Algarve, SA, empresa promotora da construção do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, inaugurado a 22 de Maio, em Silves.
"A corrida pelo lince ibérico tem partida marcada na Praça da Marina de Portimão, às 21:00, do dia 27 de Agosto, e como meta a necessidade de proteger a espécie, já em pré-extinção em Portugal", explicou a organização da marcha de 10 quilómetros.

Morte de Ted Kennedy encerra saga familiar na política americana

Ver artigo completo em:
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1014027.html
A morte do senador americano Edward 'Ted' Kennedy, vítima de um tumor cerebral aos 77 anos, encerra uma saga que dominou a política dos Estados Unidos desde os anos 60. 'Teddy' foi o único dos irmãos homens do clã Kennedy que não morreu violentamente. O irmão mais velho, Joseph, piloto, morreu durante a Segunda Guerra Mundial num acidente aéreo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tecnologia: Suíça exige que Google retire "imeditamente" Street View

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10033937.html
Genebra, 22 Ago (Lusa) - O Comissariado Federal de Protecção de Dados da Suíça exigiu sexta-feira que a empresa norte-americana Google, retire imediatamente o serviço "Street View" que abrange também aquele país, considerando que atenta contra a vida privada dos seus habitantes.
Hanspeter Thür afirmou, em comunicado, que a Google não está a respeitar as condições fixadas pela Suíça, que começou recentemente a ser fotografada para aquele serviço, em matéria de respeito pela vida privada.
Sustentando a sua exigência em vários comentários do público e na sua própria navegação na Internet, Thür argumenta que vários rostos e matrículas não foram adequadamente disfarçados.

Tecnologia: Novos díodos ultrafinos permitem criam grandes ecrãs planos e flexíveis

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10033410.html
Washington, 22 Ago (Lusa) - Uma nova tecnologia permite produzir díodos luminescentes ultrafinos para criar novas perspectivas e grandes ecrãs planos flexíveis, impossíveis de produzir com as tecnologias existentes, segundo um estudo publicado sexta-feira na revista Science.
Estes micro-díodos inorgânicos (à base mineral) são cem vezes mais pequenos do que os utilizados actualmente e podem ser impressos em suporte de vidro, plástico ou borracha, explicam os autores da descoberta.
Esta tecnologia tem como possíveis aplicações a iluminação de grandes painéis em torno do objecto que se pretende iluminar, ecrãs televisivos de alta definição ou ainda consolas de jogos, bem como a monitorização dos sinais vitais de doentes.

Comércio: Loja de produtos biológicos Brio cresce com aumento de interesse dos consumidores

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10033210.html
Lisboa, 22 Ago (Lusa) - O interesse dos consumidores por produtos biológicos é cada vez maior e a clientela do supermercado especializado Brio tem, por isso, crescido. Nas suas prateleiras é possível encontrar praticamente todos os tipos de bens de uma loja convencional, mas alguns preços são ainda superiores.
Localizado em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, o supermercado biológico Brio comemora terça-feira um ano. O número de clientes subiu, tal como a facturação, que está perto dos 100 mil euros por mês. A ideia dos responsáveis é, por isso, abrir mais uma ou duas lojas na região de Lisboa.
Para quem entra, o aspecto é de um supermercado como muitos, com quatro mil referências expostas ao longo de 400 metros quadrados e organizados por tipo de bens: fruta e legumes, alimentos refrigerados, vinhos, detergentes, cosméticos ou comida para animais. Há marcas portuguesas, mas são muitos os nomes estrangeiros.

Fórmula 1: Exemplo de Frank Williams vai ser usado na prevenção rodoviária em Angola

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10034328.html
Valência, Espanha, 22 Ago (Lusa) -- O exemplo de Frank Williams, paraplégico desde 1986 devido a um acidente de automóvel em França após uma sessão de testes de Fórmula 1, vai ser utilizado para convencer os angolanos da necessidade de conduzir segundo as normas de segurança.
A revelação foi feita à Agência Lusa pelo director-executivo da equipa Williams de Fórmula 1, Adam Parr, após ter sido anunciada a criação da Williams Foundation, uma fundação dedicada à prevenção rodoviária e educação, entre outros assuntos, que terá sede em Angola.
"Encontrei-me com o comissário da polícia quando estive em Luanda, há três semanas. Em Angola há um novo Código da Estrada desde Abril, mas fazer as pessoas pensarem nele e seguirem as regras é um grande desafio", disse Adam Parr.

Ambiente: Resíduos perigosos exportados para o Brasil regressam ao Reino Unido

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10035287.html
Lisboa, 22 Ago (Lusa) - Os resíduos perigosos que terão sido exportado de forma ilícita do Reino Unido para o Brasil voltaram sexta-feira à Grã-Bretanha, após uma queixa das autoridades brasileiras junto da ONU, noticia o site do jornal britânico The Independent.
As 1.400 toneladas de lixo, que incluem preservativos e lixo hospitalar variado (de seringas a sacos de sangue), foram encontradas em três portos brasileiros em Julho, ocupando 89 contentores que terão sido exportados do Reino Unido sob a designação de plástico reciclável.
A descoberta desagradou ao Brasil, dando origem a um protesto pessoal do presidente Lula da Silva, segundo o qual o seu país não é "o caixote do lixo do mundo".

Ciência: Portugueses produzem sensor de ADN barato e amigo do ambiente

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10033303.html
Lisboa, 23 Ago (Lusa) - Investigadores portugueses produziram pela primeira vez um método de detecção de ADN usando uma vulgar impressora de jacto de tinta, com recurso a materiais e tecnologia de baixo custo e amigos do ambiente.
O novo sensor, desenvolvido por uma equipa conjunta dos departamentos de Ciência dos Materiais e Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi aceite para publicação próxima pela revista Biosensors and Bioelectronics, disse hoje à Lusa Elvira Fortunato, responsável pelo projecto.
Foi um trabalho feito por cientistas portugueses e em Portugal, ou "made in e made by" como gosta de dizer a investigadora, conhecida especialista em micro-electrónica.

EUA: Obama quer um debate honesto sobre reforma na saúde

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10037733.html
Washington, 23 Ago (Lusa) - O presidente Barack Obama desafiou os críticos da sua reforma do sistema de saúde a participarem num debate nacional sobre aquele que é o seu assunto prioritário no plano interno.
No sábado, o chefe de Estado norte-americano sublinhou que - ao contrário do que tem sido dito por muitos elementos do partido conservador - a reforma, em debate no Congresso, não irá servir para cobrir as despesas de saúde dos imigrantes ilegais ou usar o dinheiro dos contribuintes para pagar abortos.
"Este é um tema vital para qualquer americano e estou satisfeito por ver que várias pessoas estão comprometidas com o assunto", afirma Obama na sua última intervenção semanal disponível na Internet, no endereço http://www.whitehouse.gov/weekly_address.

Espanha: Incêndio activo há quatro dias em Portugal cruza fronteira

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10040824.html
24 de Agosto de 2009, 10:18
Ciudad Rodrigo, Espanha, 24 Ago (Lusa) - Um incêndio florestal, que segundo as autoridades espanholas está activo há quatro dias em Lagoaça (Portugal), atravessou esta noite a fronteira e está a lavrar na zona de Mieza, Parque Natural das Arribes del Duero.
Segundo as autoridades de Salamanca, o incêndio, ainda fora de controlo, está localizado entre a zona de La Code e o Salto de Aldeadávilla de la Ribera, em Espanha.
Durante toda a madrugada dezenas de efectivos estiveram no local para o combate às chamas, tendo-se hoje de manhã juntado aos esforços vários helicópteros de combate a incêndios.

Espanha: Ministro do Trabalho culpa banca pela crise da construção e situação económica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10041013.html
Madrid, 24 Ago (Lusa) -- O ministro espanhol do Trabalho acusou hoje a banca de provocar a crise no sector imobiliário e da construção devido à concessão desmesurada de crédito, quer aos promotores, quer aos compradores.
"Já que desde o sector financeiro se dão tantos conselhos ao sector laboral, vou relembrar uma coisa: quem é o culpado da situação da construção. A inflação do sector imobiliário, quem a apoiou, quem a promoveu, foi o sector financeiro", disse Celestino Corbacho.
Em declarações à Europa Press, Corbacho argumentou que a situação seria diferente se não se tivesse construído tanto em Espanha, se as hipotecas não fossem dadas "a 120 por cento" do valor do imóvel e se não se tivessem dado créditos "com tanta facilidade" para a compra de segundas casas.

Albufeira/derrocada: Ministério Público abriu inquérito-crime

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10041353.html
Faro, 24 Ago (Lusa) - O Ministério Público já abriu um inquérito à derrocada de uma arriba na praia Maria Luísa, em Albufeira, que sexta-feira matou cinco pessoas e provocou ferimentos em mais três.
Numa resposta enviada à agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) refere que "foi determinada a abertura de um inquérito, tendo por base a participação da Polícia Marítima".
A PGR adianta que "o inquérito foi instaurado em Portimão e vai ser remetido ao Tribunal de Albufeira".

Agricultura: Dois a três mil agricultores esperados em manifestação 5ª feira na Póvoa de Varzim

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10041805.html
Porto, 24 Ago (Lusa) - Cerca de dois a três milhares de agricultores do Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes são esperados quinta-feira, na Póvoa de Varzim, numa manifestação contra a "situação dramática que atravessa a agricultura na região".
Em declarações à agência Lusa, José Oliveira, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), destacou as dificuldades vividas pelos produtores de leite, alertando que "30 por cento das 7.000 explorações leiteiras do continente", que asseguram "milhares de postos de trabalho", estão "em situação de pré-falência".
Além dos produtores leiteiros, são esperados na manifestação produtores de carne, produtos regionais e raças autóctones do Entre Douro e Minho e de Trás-os-Montes, que se concentrarão frente às instalações da Associação dos Produtores de Leite e Carne (Leicar), em S. Pedro de Rates, para depois desfilarem, com máquinas agrícolas, ao longo de "três a quatro quilómetros" da Estrada Nacional 206, que liga a Póvoa de Varzim a Famalicão.

Albufeira/Derrocada: Nove zonas de risco assinaladas no Algarve em quatro concelhos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10042019.html
Faro, 24 Ago (Lusa) - No Algarve estão assinaladas nove zonas de risco em falésias nos concelhos de Aljezur, Lagos, Lagoa e Portimão, áreas que são classificadas como sendo de intervenção prioritária ao abrigo do Plano de Acção para o Litoral 2007-2013.
Segundo informações divulgadas pelo Instituto da Água (Inag), estão identificadas a nível nacional 32 zonas de risco, locais onde estão previstas intervenções, o que não significa que sejam feitas de imediato.
O plano de acção do Ministério do Ambiente, disponível "on-line" na página oficial do ministério, define as propostas de actuação para o litoral português naquele período, devendo ser revisto de dois em dois anos.

Frente Ribeirinha: Transferência terrenos para Câmara de Lisboa concluída na próxima semana

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10042121.html
Lisboa, 24 Ago (Lusa) - O processo de transferência dos terrenos sob jurisdição do Porto de Lisboa para a tutela da Câmara da capital será concluído na próxima semana, disse hoje à Lusa a secretaria de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
A transferência será concluída com a aprovação em reunião de Conselho de Ministros no dia 3 de Setembro.
A última fase do processo, iniciado há cerca de um ano e meio, passou pela identificação das compensações que a Câmara terá que pagar à Administração do Porto de Lisboa (APL), que não se referem ao valor dos terrenos, mas de investimentos realizados pelo Porto naquele território.

Energia solar: Células fotovoltáicas poderão baixar de custo graças à nanotecnologia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10043877.html
Lisboa, 25 Ago (Lusa) - A produção de células solares poderá baixar de preço com a utilização de "tintas" de nanopartículas impressas em papel ou pintadas em telhados para absorver a luz solar.
Brian Korgel, engenheiro químico da Universidade do Texas em Austin, espera baixar os preços das células solares até um décimo dos actuais com a substituição do processo convencional de produção, com sistemas de vazio e linhas de gases especiais, que envolvem altas temperaturas e custos elevados.
Este trabalho foi considerado "muito interessante" por Elvira Fortunato, professora do Departamento de Ciência dos Materiais e Directora do CENIMAT (Centro de Investigação de Materiais) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

De: Serafim Pereira - "Coração da cidade do Porto"



Retirado de "a Baixa do PORTO" (Publicado aí por taf)


"Já que os intelectuais da nossa cidade transformaram a nossa Av. Aliados com magníficos jardins e alegre na Av. dos Feirantes fria cinzenta com um tanque verde, deveriam restituir novamente a Praça D. Pedro IV do início do séc. XX, para tapar as feiras que os intelectuais gostam de fazer no cimento cinzento que transformaram o nosso coração da nossa Mui Nobre e Sempre Leal Cidade Invicta."


quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CIDADANIA LX: Empreitada de Fundações e Estruturas do Novo Museu dos Coches

CIDADANIA LX: Empreitada de Fundações e Estruturas do Novo Museu dos Coches


A anedota em que Portugal se está a transformar...

Decisões estúpidas, que contrariam todas as premissas de qualquer investimento actual, com um mínimo de conhecimento, com um mínimo de cultura, com um mínimo de civismo, com um mínimo de consciência pelo que deve ser a salvaguarda dos valores básicos de sobrevivência da vida na terra...

Quem governa tem que dar o exemplo de eficiência energética, naquilo que desenvolve, numa relação custo ambiental / benefício efectivo.

E este caso é um desastre total!
É um dos piores exemplos que se pode dar ao povo.
E esperam então que o povo utilize com eficiência a energia; que se cumpra o protocolo de Quioto à custa do que o povo vai poupar... dando-se exemplos destes!!!

Um edifício de 15000 m2, para um programa que no máximo precisaria de 1000 m2? Que não tem um mínimo de de coerência na salvaguarda do consumo energético? Completamento o oposto do que se está a fazer em edifícios de vanguarda por todo o mundo!

Somos todos estúpidos, ou estão mesmo a gozar connosco?
Não há um mínimo de idoneidade?

Somos a anedota da Europa.


Ferreira arq.

Espaço: Descoberto elemento crucial para formação de vida num cometa

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10019439.html
Washington, 18 Ago (Lusa) - Cientistas da NASA descobriram glicina, um elemento fundamental para a formação de vida, em amostras do cometa Wild 2, trazidos para a Terra pela sonda Stardust, informou hoje a agência espacial norte-americana.
A glicina é um aminoácido usado pelos organismos vivos para produzir proteínas e esta é a primeira vez que se encontra num cometa", afirmou Jamie Elsila, do Centro de Voos Espaciais da NASA.
"A nossa descoberta apoia a teoria de que alguns ingredientes da vida surgiram no espaço e chegaram à Terra através do impacto de meteoritos e cometas", refere um comunicado do Laboratório de Propulsão por Jacto (JLP) da NASA.

Internet: Vila do Conde sensibiliza segurança na NET junto às praias

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10019848.html
Vila do Conde, 18 de Ago (Lusa) - A Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), vai promover, junto às praias da cidade, acções de sensibilização sobre segurança na Internet.
Denominadas "Oficinas TIC - Verão Seguro na Net 09", estas acções dirigem-se sobretudo aos mais jovens e visam também, segundo comunicado da autarquia, "reforçar as competências de pesquisa e informação e iniciar os participantes na utilização de técnicas de captura, tratamento e edição de informação multimédia", entre outros.
A iniciativa vai desenvolver-se numa estrutura móvel, estacionada junto à Seca do Bacalhau, de 24 a 30 de Agosto, das 9h00 às 22h00 horas, e vai dispor de 13 computadores, serviços digitais, sendo a ligação à Internet assegurada pela tecnologia 3G.

Energia: Investimento em renováveis nos EUA abranda com falta de financiamento

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10020585.html
Porto, 17 Ago (Lusa) - O investimento no sector eólico nos EUA está a abrandar significativamente este ano devido à falta de financiamento, mas a EDP, que detém a operadora local Horizon Wind Energy, mantém inalterado o seu plano de expansão naquele mercado.
Não há qualquer alteração relativamente aos pressupostos iniciais da EDP no mercado norte-americano, pois o plano de investimentos mantém-se, como têm afirmado recentemente responsáveis da EDP.
Citado hoje pelo Finantial Times, o director executivo da Horizon Wind Energy - terceiro maior operador eólico dos EUA - afirmou que, embora a empresa tenha o suporte financeiro da EDP, "o dinheiro é escasso" e são muitos os concorrentes que têm os projectos suspensos até que sejam efectivamente implementadas as medidas de concessão de crédito, garantias bancárias e outras aprovadas ao abrigo do Plano Americano de Estimulo à Economia (ARRA - American Recovery and Reinvestment Act).

Ozono: Concentração acima do limiar de informação em Lamas D'Olo, Vila Real

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10020827.html
Vila Real, 18 Ago (Lusa) - A serra do Alvão, em Vila Real, ultrapassou por quatro vezes, entre quinta-feira e hoje, os níveis normais de concentração de ozono no ar, disse fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Segundo os Serviços de Ambiente da CCDR-N, a estação de monitorização da de Lamas D'Olo, na serra do Alvão, registou hoje, entre as 16:00 e as 17:00, uma concentração de 212 microgramas por metro cúbico.
De acordo com a lei, quando a concentração de ozono ultrapassa os 180 microgramas por metro cúbico, as autoridades têm de efectuar um anúncio público das zonas afectadas.

Gripe A H1N1: Novo método de diagnóstico desenvolvido no Brasil detecta vírus no máximo de cinco minutos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10021162.html
Rio de Janeiro, Brasil, 18 Ago (Lusa) - Um novo método de diagnóstico desenvolvido por investigadores brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco detecta o vírus da nova gripe (H1N1) no tempo máximo de cinco minutos e poderá ser utilizado em larga escala a baixo custo.
"É uma técnica usada para fazer diagnóstico totalmente diferente das técnicas usuais", disse à Lusa o físico Celso Pinto de Melo, que lidera a investigação em Pernambuco.
"Apesar de uma grande sofisticação, esse procedimento demora de três a cinco minutos. É um teste rápido e barato. É possível aplicá-lo e dar a resposta ao paciente se ele está ou não infectado, adiantou.

Gripe A H1N1: Farmacêutica chinesa anuncia vacina eficaz na primeira dose

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10021457.html
Londres, 18 Ago (Lusa) - A companhia farmacêutica chinesa Sinovac anunciou hoje que produziu uma vacina contra a gripe A (H1N1) eficaz desde a primeira dose.
"A análise dos resultados dos testes clínicos revelaram que a vacina contra a gripe A (H1N1) fabricada pela Sinovac produz uma boa imunidade depois da primeira dose", informou em comunicado a empresa farmacêutica.
Os testes, nos quais participaram 1.614 pessoas com 3 ou mais anos, começaram em Julho e terminaram no sábado, em Pequim.

Brasil: Governo lança campanha contra doenças sexualmente transmissíveis

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10022091.html
Brasília, 18 Ago (Lusa) - O Ministério da Saúde do Brasil lançou hoje uma campanha contra as doenças sexualmente transmissíveis (DST), que já afectaram cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo um estudo encomendado pelo Governo.
De acordo com o Ministério, 16 por cento das pessoas que já tiveram algum sintoma de doenças sexualmente transmissíveis não procuraram qualquer tipo de tratamento.
O Governo alerta que os problemas causados pelas doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorréia e herpes genital, podem aumentar em 18 vezes o risco de infecção pelo vírus da Sida.

Matosinhos: Investimento de 50 milhões de euros, publico e privado, na requalificação da orla costeira

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10024089.html
Matosinhos, 19 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos destacou hoje a existência de um programa que ascende a cerca de 50 milhões de euros na requalificação da orla costeira do concelho.
O programa, segundo disse, compreende um vasto conjunto de obras, umas financiadas pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e outras de carácter particular, entre novas vias, parques de estacionamento, equipamentos e um passadiço ao longo das praias locais.
Guilherme Pinto deu estas informações durante uma visita que o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage, efectuou a algumas dessas obras.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Comer carne… nunca mais (vista-se.com.br)

http://vista-se.com.br/site/comer-carne-nunca-mais



Cresce em todo o mundo o número de adeptos do vegetarianismo
Ana Elizabeth Diniz Especial para O TEMPO

Você com certeza conhece alguém vegetariano - não importam as razões que o levaram a parar de comer carne. Alguns não suportam o gosto da carne, outros se sentem mais leves e com mais saúde. Alguns se assustam com os malefícios do alimento ou discordam da matança indiscriminada dos animais.
Outros simplesmente são defensores do meio ambiente. A palavra vegetariano vem do latim vegetus e significa “forte”, “vigoroso”, “saudável”, ao contrário da idéia antiquada de que a dieta de restrição de carne provoca palidez e falta de energia. “Essa afirmação não passa de um mito sem base na realidade.

Entre os maiores medalhistas olímpicos de todos os tempos está Carl Lewis, vegetariano, mas existem muitos outros”, afirma Marly winckler, presidente da Sociedade Brasileira de Vegetarianismo, socióloga e vegetariana há 25 anos. Segundo Neal Barnard, presidente do Comitê Médico por uma Medicina Responsável, vegetarianos e veganos vivem em média seis a dez anos a mais que o resto da população.

Tradicionalmente povos com muitos habitantes centenários têm uma dieta basicamente vegetariana, como os hunzas dos himalaias e os vilcabambas do Equador. Vegetariano é aquele que tem um regime alimentar que exclui tudo o que implique tirar a vida de um animal. Ele se abstém de todas as carnes e produtos dela derivados, como bacon, presunto, gelatina e outros, mas pode incluir em sua alimentação subprodutos de origem animal, como leite, laticínios e ovos.

Diferenciação. O vegetariano que utiliza ovos e leite na alimentação é denominado ovo-lacto-vegetariano. Os vegetarianos puros, ou veganos, excluem de sua alimentação carnes, peixes, aves, laticínios, ovos, mel, gelatina e também evitam o uso de couro, lã, pele e seda, e produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções, presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes e filmes.

Há ainda os que defendem que os seres humanos são onívoros por natureza e os que afirmam, com base em sua constituição anatômica e fisiológica, que têm todas as características de animais herbívoros e, mais ainda, frugívoros. “Uma coisa é certa: seres humanos não precisam comer carne para gozar de excelente saúde”, reflete Winckler. Segundo as nutricionistas Vesanto Melina e Brenda Davis, “uma dieta rica em vegetais atende, com mais freqüência, às recomendações atuais quanto ao percentual de gordura, carboidratos e proteínas do que as dietas onívoras. Segundo essas recomendações, devemos cortar as gorduras, sobretudo as saturadas, dar ênfase a grãos, frutas e vegetais e aumentar o consumo de fibras”.

Winckler ressalta que “em uma dieta sem carne há menos possibilidade de contrairmos infecções bacterianas encontradas em animais. Caldwell Esselstyn e Dean Ornish provaram que pacientes com artérias bloqueadas podem reverter sua condição e evitar cirurgia com uma dieta vegana com baixo teor de gordura. Segundo a Sociedade Americana de Câncer, pelo menos um terço dos óbitos por câncer naquele país estão ligados à dieta.


Marly Winckler

De acordo com o doutor T. Colin Campbell, diretor do famoso Projeto China, um estudo epidemiológico sobre a relação entre dieta e saúde, “a vasta maioria, talvez 80 a 90% de todos os cânceres, doenças cardiovasculares e outras formas de doenças degenerativas podem ser prevenidas com a adoção de uma dieta vegetariana”. Segundo a Organização Mundial da Saúde, pesquisas médicas e científicas apontam para uma clara ligação entre fatores nutricionais e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto, vários tipos de câncer, osteoporose, diabetes e outras doenças crônicas.

AGENDA: 2º Congresso Vegetariano Brasileiro, de 22 a 25 de setembro, no campus da UNI-BH, rua Diamantina, 567, Lagoinha. Informações: 3488-1544

Constatação
Pecuária gera impactos na natureza

O outro lado igualmente perverso da carne é a indústria. Segundo Marly winckler, a criação de gado devasta imensas áreas verdes naturais. A demanda por carne barata, diz, é uma das principais causas da destruição das florestas tropicais. Isso contribui para a extinção das espécies e para a desertificação, além da poluição causada pelo dióxido de carbono. “A indústria da carne é um dos agentes que mais contaminam e que mais consomem água. O solo fértil também sofre com a criação de gado, que é uma das causas de seu esgotamento”, afirma. A criação de gado é responsável pelo desmatamento de 93% da mata Atlântica, 80% da caatinga, 50% do cerrado e 18% da Amazônia. “São necessários em média 7 kg de cereais e grãos para produzir 1 kg de carne de boi. Metade de toda a terra boa do mundo é destinada a pastagens. Metade da colheita mundial de grãos é consumida pelo gado no mundo”, diz Marly. (AED)

Fonte: vista-se.com.br - Jornal O Tempo

Meteo: Radiação UV com índice extremo no Funchal e muito alto no resto do território português

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10018974.html
Lisboa, 18 Ago (Lusa) - A radiação ultravioleta (UV) vai atingir hoje um índice extremo no Funchal e muito alto em Portugal continental, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Na situação do Funchal, Madeira, o IM adverte para que se evite o mais possível a exposição ao sol entre as 12:00 e as 17:00.
Para Portugal continental, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol, em especial entre as 11:00 e as 16:00.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Meteo: Cinco estações meteorológicas registam ondas de calor - IM

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10016396.html
Lisboa, 17 Ago (Lusa) - As estações meteorológicas de Sagres, Alvega (Entroncamento), Nelas, Monção e Bragança registam desde hoje situações de onda de calor, após seis dias com temperaturas superiores à média, de acordo com o Instituto de Meteorologia.
Desde terça-feira passada e até domingo que as regiões onde estão colocadas as cinco estações meteorológicas referidas têm registado temperaturas máximas superiores à média.
Considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima diária é superior em cinco graus Celsius ao valor médio diário no período de referência, segundo definição da Organização Meteorológica Mundial. O IM utiliza para os seus boletins climáticos o período de referência entre 1971-2000.
.
Meteo: Radiação UV extrema no Funchal e muito alta em Portugal continental
17 de Agosto de 2009, 08:11
Lisboa, 14 Ago (Lusa) - A radiação ultravioleta (UV) vai atingir hoje um índice extremo no Funchal e muito alto em Portugal continental, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).
Na situação do Funchal, Madeira, o IM adverte para que se evite o mais possível a exposição ao sol entre as 12:00 e as 17:00.
Para Portugal continental, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol, em especial entre as 11:00 e as 16:00.

Comércio: Portugal com o 5º maior défice comercial da União Europeia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10016329.html
Bruxelas, 17 Ago (Lusa) - Portugal apresentou o quinto maior défice comercial da União Europeia (UE) entre Janeiro e Maio deste ano, com 6,8 mil milhões de euros face ao mesmo período de 2008, segundo dados que o Eurostat hoje divulgou.
O indicador do departamento de estatísticas da UE revela uma diminuição face aos 9,5 mil milhões registados pela balança comercial portuguesa no período homólogo de 2008 e, atesta, por outro lado, a franca redução do défice comercial na União Europeia e na Zona Euro no primeiro semestre deste ano.
Entre Janeiro e Maio deste ano, as importações portuguesas foram de 19,1 mil milhões de euros contra 26,1 mil milhões no mesmo período de 2008, enquanto que as exportações atingiram 12,3 mil milhões euros (16,7 mil milhões).

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pão: Padarias poderão ser multadas até 5000 euros se ultrapassarem limite de sal

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9998684.html
Lisboa, 12 Ago (Lusa) - As padarias que a partir de Agosto de 2010 produzam pão com mais de 14 gramas de sal por quilo podem sofrer multas até 5000 euros, segundo uma lei hoje publicada em Diário da República.
A lei, que estabelece os limites máximos da quantidade de sal no pão e que define as orientações para a rotulagem de alimentos pré-embalados, é publicada hoje em Diário da República, mas só vigorará a partir de 12 de Agosto de 2010.
Nessa altura, o teor máximo de sal no pão passa a ser, depois de confeccionado, de 1,4 gramas por 100 gramas de pão, ou seja de 14 gramas de sal por quilograma de pão.

Gripe A (H1N1): Primeiros testes de vacina britânica já em curso, resultados só em Setembro

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9999000.html
Londres, 12 Ago (lusa) - Os primeiros testes em humanos de uma vacina britânica contra o vírus da gripe A (H1N1) já estão a decorrer e a divulgação dos resultados está prevista para Setembro, disse hoje fonte da Universidade de Leicester.
Os testes envolvem 175 voluntários, com idades entre 18 e 50 anos, recrutados na última semana de Julho, aos quais foram recolhidas amostras de sangue para verificar o grau de imunidade conferido.
Os cientistas esperam que a vacina esteja disponível no Outono, devendo os resultados ser conhecidos no princípio de Setembro, antes das primeiras remessas serem entregues no Ministério da Saúde.

Internet: Serviço inédito para partidos e cidadãos discutirem políticas para o país arranca este mês

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9999159.html
Lisboa, 12 Ago (Lusa) - Três cidadãos portugueses vão lançar no final do mês um 'site' inédito a nível mundial, no qual partidos e cidadãos podem falar e discutir directamente as propostas governativas, para promover a democracia e a igualdade de oportunidades.
A iniciativa partiu de Joel Agante, jurista, e de Pedro Agante e Artur Sousa, engenheiros, que decidiram desenhar um projecto de democracia electrónica para preencher uma lacuna - a inexistência de um único sítio na Internet onde partidos e cidadãos possam participar activamente no debate político eleitoral.
Conforme explicou à Lusa um dos responsáveis do projecto, através do site www.liberopinion.pt os eleitores podem analisar os programas de Governo, comparar as propostas partidárias e levantar as questões que queiram ver esclarecidas pelos partidos políticos sobre as medidas defendidas para as diferentes áreas de governação.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Alzheimer: Juntar exercício físico e dieta mediterrânica reduz risco até 60 por cento - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9995123.html
Lisboa, 11 Ago (Lusa) - O exercício físico e a dieta mediterrânica podem, quando associados, reduzir até 60 por cento o risco da doença de Alzheimer, segundo um novo estudo hoje divulgado por uma revista médica norte-americana.
Estudos anteriores tinham já salientado, mas separadamente, os efeitos benéficos da actividade física e da dieta na redução do risco de contrair aquela doença neurodegenerativa, sendo este o primeiro a explorar a associação dos dois comportamentos.
"Muitas vezes, as pessoas que fazem exercício físico seguem também dietas saudáveis e vice-versa. Quisemos saber qual dos dois comportamentos implica menos riscos e se a junção dos dois os reduz ainda mais", afirmou o principal autor do trabalho, Nikos Scarmeas, professor de neurologia clínica no Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Água: Lucro da AdP cresceu 165% para 23,5 ME no 1º semestre

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9995265.html
Lisboa, 11 Ago (Lusa) - O lucro do grupo AdP-Águas de Portugal cresceu 165 por cento no primeiro semestre do ano face a igual período de 2008, para 23,5 milhões de euros, enquanto o volume de negócios subiu 11,5 por cento, anunciou hoje a empresa.
A AdP explica a evolução do resultado líquido com a melhoria dos resultados financeiros, que passaram de 42,8 milhões de euros negativos em Junho de 2008 para 30,7 milhões de euros negativos.
O volume de negócios ascendeu a 298,6 milhões de euros, segundo um comunicado da AdP enviado à agência Lusa.

Segurança rodoviária: 19 mortos e 58 feridos graves na primeira semana de Agosto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9995782.html
Lisboa, 11 Ago (Lusa) - Na primeira semana de Agosto morreram nas estradas portuguesas 19 pessoas e 58 ficaram gravemente feridas, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que junta informações das forças de segurança.
De 01 a 07 de Agosto, período que corresponde a um dos maiores períodos de férias dos portugueses, a PSP registou cinco mortos e 14 feridos graves em acidentes rodoviários, enquanto a GNR contabilizou 10 mortos e 48 feridos graves, indica a ANSR na página da Internet.
Segundo a ANSR, desde o início do ano e até 07 de Agosto morreram nas estradas portugueses 425 pessoas, menos 2,5 por cento do que em igual período do ano passado, quando faleceram 436.

Banca: Fundação de Bill Gates lança "banco para pobres"

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9995790.html
Lisboa, 11 Ago (Lusa) - Bill Gates, o homem mais rico do mundo, quer providenciar um local seguro para os pobres depositarem o seu dinheiro e alocou 250 milhões de euros através da Fundação Bill & Melinda Gates neste projecto de âmbito global.
O objectivo é possibilitar aos cidadãos de todo o mundo que não têm acesso aos serviços bancários o depósito das suas poupanças através das agências de correio, postos de lotaria ou contas de telemóvel, segundo noticiou hoje a agência de informação financeira Bloomberg.
"Olhámos para quais são as necessidades financeiras das famílias pobres", revelou Bob Christen, que lidera a unidade financeira da Fundação Gates, que conta com 20 colaboradores, acrescentando que "havia uma tremenda procura pelos serviços de depósitos, por locais seguros para guardar o dinheiro".

Gripe A (H1N1): Mais 76 pessoas infectadas em Portugal, sobe para 683 número total de casos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9997046.html
Lisboa, 11 Ago (Lusa) - Portugal registou 76 casos de infecção pelo vírus da gripe A (H1N1) nas últimas 24 horas, o que eleva para 683 o número total de casos no país, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Segundo uma nota do gabinete da ministra Ana Jorge, 14 pessoas estão internadas, devendo a maioria ter alta nos próximos dias.
Dos 76 casos registados nas últimas 24 horas, o número mais alto em apenas um dia, 45 resultam de transmissão secundária, 13 de transmissão terciária e 18 são importados.

México: Alerta laranja na capital por escassez de água

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9997720.html
México, 11 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara da Cidade do México, Marcelo Ebrard, decretou hoje um alerta, devido à escassez de água na capital, que poderá entrar numa situação "sumamente grave" em princípios de 2010, se não conseguir poupar 71 milhões de metros cúbidos nos próximos meses.
O alerta é do nível "laranja" - o segundo mais grave de quatro níveis.
Segundo o autarca, devido à seca dos últimos meses, o "problema número um" da cidade é a água.

Segurança rodoviária: Governo Civil de Lisboa avança com campanha de apelo à condução responsável

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9997325.html
Lisboa, 11 Ago (Lusa) - O Governo Civil de Lisboa apresentou hoje a campanha "Ao volante, basta uma vez para ser de vez", de âmbito distrital, com o objectivo de apelar a uma condução defensiva e responsável.
"A campanha destina-se a uma faixa etária até aos 30 anos, tem como mensagem o apelo a uma condução defensiva e responsável e assenta em quatro pilares: excesso de velocidade, condução sob o efeito do álcool, não uso do cinto de segurança e falar ao telemóvel", disse à Lusa a governadora civil de Lisboa, Dalila Araújo.
Integrada nos objectivos do Governo e do Ministério da Administração Interna, a campanha insere-se no âmbito do Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária Distrital e conta com a colaboração da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE).

Bélgica: Nuvem de cloro queima vegetação de aldeia

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9997685.html
Bruxelas, 11 Ago (Lusa) - Uma nuvem de gás de cloro altamente concentrado, que escapou de um complexo químico, destruíu segunda-feira a vegetação de parte de uma aldeia do Sul da Bélgica, noticiou hoje a imprensa.
"Aquilo cheirava a lixívia" e havia como que um "nevoeiro", explicou à televisão privada RTL-TVI um residente em Chastre.
Os habitantes queixaram-se de irritação nos olhos e na garganta mas a sua saúde não está em perigo, segundo a televisão.

domingo, 9 de agosto de 2009

Gripe A H1N1: Primeira morte na Irlanda, mais de 12 mil novos casos em Espanha numa semana

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9987274.html
Lisboa, 07 Ago (Lusa) - A Irlanda confirmou hoje a primeira morte causada pela gripe A (H1N1), enquanto a Espanha registou numa semana mais de 12 mil novos casos e a Holanda decidiu restringir a prescrição do medicamento Tamiflu.
Na Irlanda, uma jovem infectada com o vírus H1N1 morreu hoje num hospital de Dublin.
Já em Espanha, o Ministério da Saúde contabilizou 12.270 novos casos de gripe A numa semana, entre 27 de Julho e 02 de Agosto. Quase todos evoluíram positivamente.

Ensino Artístico - Doutoramento

Ensino artístico: 83 doutoramentos entre 1995/96 e 2006/07
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9982521.html
Lisboa, 08 Ago (Lusa) - Entre os anos lectivos de 1995/1996 e 2006/2007 registou-se um total de 83 doutoramentos na área das Artes, segundo dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Em 2006/2007 encontram-se 18 doutorados, enquanto em 1997/1998, o primeiro ano lectivo em que se regista a atribuição do grau, foi inscrita apenas uma destas habilitações. O ano lectivo com mais doutorados é o de 2005/2006, chegando aos 20.
A 23 de Julho, o Conselho de Ministros autorizou que o doutoramento em Artes passe a poder ser obtido através de uma "obra ou conjunto de obras ou realizações com carácter inovador, acompanhada de fundamentação escrita que explicite o processo de concepção e elaboração, a capacidade de investigação e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere".
--------------
Ensino artístico: Doutoramento obtido através de obras de arte divide especialistas
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9982548.html
Lisboa, 08 Ago (Lusa) - A possibilidade de obter um doutoramento através de uma obra de arte é vista como "positiva" por acabar com as emigrações académicas e com um trabalho exclusivamente individual, mas há quem coloque a "hipótese" de as regras serem "subvertidas".
Para João Paulo Queiroz, subdirector da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, a simplificação dos doutoramentos em Artes, aprovada em Conselho de Ministros no dia 23, é muito positiva e representa "o que de mais avançado se faz a nível europeu, nomeadamente no Reino Unido".
A tese de doutoramento consistia num documento escrito e submetido a um júri. Com as recentes alterações legais, o grau pode ser obtido pela soma de publicações científicas com arbitragem e pela produção de uma obra ou conjunto de obras "com carácter inovador" e acompanhada de explicitação escrita sobre o seu processo e sobre o "enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere".
------------
Ensino artístico: Doutoramento no estrangeiro permite defender obra e conhecer pessoas - aluna
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9985878.html
Londres, 08 Ago (Lusa) - Carla Cruz vai iniciar este ano um doutoramento em Artes numa escola britânica, que lhe deu liberdade para fazer uma tese sobre uma obra de arte própria e que lhe permitirá alargar horizontes profissionais.
Na altura em que começou a procurar e iniciou o processo de inscrição, os doutoramentos na área artística implicavam uma dissertação teórica, o que não agradou à artista do Porto.
"Queria fazer uma tese a partir da minha prática. Queria que a tese fosse uma obra de arte e não uma dissertação teórica", explicou à agência Lusa.

Ambiente: Associações acusam autarquias e autoridades nacionais de cúmplices na poluição do Rio Paiva

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9988337.html
Castelo de Paiva, 08 Ago (Lusa) - Duas entidades preocupadas com a poluição do Rio Paiva anunciaram hoje que vão denunciar os responsáveis pelas descargas poluentes nesse curso de água.
O movimento "SOS Rio Paiva" e a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva vêm recolhendo provas de descargas ilegais em vários pontos do rio e querem acabar com a "impassividade institucional" quanto ao estado em que se encontra aquele que já foi considerado o rio mais limpo da Europa.
Sérgio Caetano, que integra o movimento "SOS Rio Paiva", afirma: "A própria Câmara Municipal de Castelo de Paiva efectua descargas poluentes para o rio e já assumiu isso, mas comprometeu-se esta semana a resolver a situação em 90 dias. O problema é que não é só a Câmara a fazê-las e as entidades responsáveis têm ignorado os nossos ofícios a alertá-las para a situação".

Cultura - Faleceu Raul Solnado.

Teatro/Óbito:Casa do Artista em silêncio, de luto pela morte de um grande actor - Manuela Maria
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9989441.html
Lisboa, 08 Ago (Lusa) - A actriz Manuela Maria, da direcção da Casa do Artista, disse que "hoje reina o silêncio" na instituição "o que marca o luto" pela morte de um grande actor que foi Raul Solnado.
"Reina um grande silêncio na Casa do Artista que marca o luto que a Casa sente. Hoje é fim-de-semana, os directores não estão lá, só estão os residentes que estão demasiado tristes para dizer alguma coisa", disse à Lusa a actriz que desempenha as funções de secretária da instituição.
Manuela Maria recordou a primeira vez que contracenou com Raul Solnado, na revista "Vinho Novo", "em que ele e a Aida Baptista, também já falecida, fizeram um sucesso brutal".

Japão: Presidente da Câmara de Nagasaki apela à proscrição global de armas nucleares no 64.º aniversário da deflagração da bomba atómica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9989910.html
Tóquio, 09 Ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Nagasaki apelou hoje à proscrição global de armas nucleares, na cerimónia do 64.º aniversário da deflagração da bomba atómica que arrasou aquela cidade japonesa e em que morreram 80 mil pessoas.
Num discurso proferido às 11:02 locais (03:02 de Lisboa), hora exacta em que uma bomba norte-americana de plutónio destruiu Nagasaki a 9 de Agosto de 1945, Tomihisa Taue reconheceu ter havido algum progresso na eliminação da ameaça nuclear mas advertiu que é preciso fazer mais.
Taue citou um discurso do Presidente norte-americano, Barack Obama, proferido em Abril, apelando ao mundo para se livrar das armas atómicas, mas logo apontou o teste nuclear realizado em Maio pela Coreia do Norte.

Energia: Dinamarca quer sair da lista dos países que falham Quioto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9979041.html
Lisboa, 09 Ago (Lusa) - Apontado como um dos países que falham os compromissos de Quioto, a par de Espanha e Itália, a Dinamarca quer mostrar que pode ser um bom exemplo, com uma política energética idealizada para alcançar "zero emissões" em 2050.
No último relatório sobre os progressos na realização de Quioto, datado de Novembro de 2008 (baseado em dados de 2006), a Comissão Europeia indica que três Estados-membros - Dinamarca, Itália e Espanha - provavelmente não irão atingir os objectivos do protocolo.
A União Europeia (quando tinha apenas 15 membros) comprometeu-se, no âmbito do protocolo, a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em oito por cento no período 2008-2012, em relação aos níveis do ano de referência de 1990.

Brasil: Geoglifos na Amazónia podem revelar o passado dos povos da América do Sul

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9989023.html
Rio de Janeiro, Brasil, 09 Ago (Lusa) - O estudo de sítios arqueológicos na região amazónica poderá revelar o passado dos habitantes da América do Sul antes da chegada dos colonizadores e os geoglifos, que formam figuras geométricas de grandes dimensões, ainda são um desafio para a ciência.
Descobertos na década de 1970 no Estado do Acre, Norte do Brasil, os geoglifos são grandes formas geométricas desenhadas na terra (círculos, quadrados, octógonos), que têm entre 113 a 200 metros de largura e entre 30 centímetros a 4,5 metros de profundidade.
Desde Abril, os geoglifos são candidatos a património histórico e material da UNESCO. No entanto, apesar de pioneiros, os estudos são incipientes para esclarecer a construção destas estruturas.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Passarola: Portugal esteve a um fio de conquistar os céus com Bartolomeu de Gusmão

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9883433.html
Porto, 07 Ago (Lusa) - Depois de dominar os mares, Portugal esteve a um fio de conquistar os céus quando o jovem Bartolomeu de Gusmão fez voar, perante D. João V, o primeiro balão da história da humanidade, a famosa Passarola.
A oportunidade, porém, perdeu-se e a descoberta saída da cabeça do rapaz-fenómeno vindo do Brasil, capaz de decorar obras literárias inteiras e das invenções mais audazes, acabou por revelar a incapacidade do império de entender o alcance da descoberta.
Joaquim Fernandes, professor na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, recordou à Lusa que Bartolomeu de Gusmão tinha 16 anos quando fez a sua primeira incursão a Lisboa, ficando hospedado em casa do marquês de Fontes, contacto que seria da maior importância no futuro.

Brasil: País quer erradicar fome até 2015 e pode ajudar África

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9983130.html
Brasília, 07 Ago (Lusa) - A fome será erradicada no Brasil até 2015 e o país está pronto a levar a sua experiência na área social a outras nações mais pobres em África e na América Latina se tiver apoio financeiro internacional.
A declaração é do ministro brasileiro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que ressaltou a mudança significativa nos últimos anos do mapa da fome do Brasil graças às políticas sociais.
"A fome no país, que era dramática há pouco tempo, está a ficar residual hoje", declarou numa entrevista conjunta à Ananias à Agência Lusa e ao diário espanhol El Pais, à margem de um simpósio internacional sobre desenvolvimento social que começou na quarta-feira e termina hoje em Brasília.

Economia: "Queda livre" parou, mas mantém-se "zona de incerteza" - Trichet

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9984775.html
Paris, 07 Ago (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, considerou hoje que a economia mundial deixou de estar em "queda livre", embora ainda não tenha sido ultrapassada a "zona de incerteza".
"Estamos ainda num período de contracção da actividade económica", mas "estamos a sair do período de queda livre", declarou Trichet à radio RTL, advertindo que ainda não há razões "para se estar muito optimista".
"A zona de incerteza em que estamos desde a intensificação da crise em meados de Setembro de 2008 não passou ainda para trás de nós", acrescentou, apelando à "prudência" e à "vigilância".

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Segurança Rodoviária: Observatório das Estradas e ACA-M criticam falta de auditorias e de regulamentação

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9935854.html
Lisboa, 03 Ago (Lusa) - O presidente do Observatório de Segurança das Estradas e Cidades (OSEC) criticou o "número insignificante" de auditorias de segurança rodoviária, face à "magnitude e problemas da rede viária", e a falta de uma entidade independente que realize o trabalho.
Pela Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M), o presidente, Manuel João Ramos, lembrou a "falta de regulamentação" e que, "quanto mais tempo passa, mais dolorosa será a factura final", devido a eventuais alterações nas estradas que terão de ocorrer.
Os responsáveis comentavam, em declarações à Agência Lusa, a observação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de não se realizarem em Portugal as auditorias exigidas nos principais projectos de construção de novas estradas, nem verificações regulares em infra-estruturas existentes.

Trânsito: Trinta vítimas mortais nos últimos 10 dias de Julho - ANSR

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9974735.html
Lisboa, 04 Ago (Lusa) - Nos últimos 10 dias de Julho morreram 30 pessoas em acidentes de trânsito em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que junta informação da GNR e PSP.
De 22 a 31 de Julho, que corresponde a um dos maiores períodos de férias dos portugueses, a PSP registou cinco mortos e 25 feridos graves, enquanto a GNR registou 25 mortos e 55 feridos graves, indica a ANSR no seu "site".
De acordo com dados do Comando Operacional da GNR, nos primeiros três dias de Agosto morreram oito pessoas devido a acidentes e 94 ficaram feridas com gravidade.

Faro: Administração de shopping fecha portas e põe lojistas na rua

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9974860.html
Faro, 04 Ago (Lusa) - A administração do centro comercial Atrium, em Faro, encerrou hoje as portas, impedindo os acessos aos lojistas que dizem não ter sido avisados e estão impedidos de aceder aos seus estabelecimentos.
"Isto não se percebe. Quando cá cheguei, o segurança tinha fechado as portas", afirmou Nuno Ferreirinha, proprietário de uma joalharia no interior do centro comercial.
A funcionar há dezenas de anos no centro de Faro e remodelado há pouco mais de dois, o Atrium tinha apenas três lojas abertas no seu interior - uma joalharia, um quiosque e um café - cujos donos foram agora impedidos de aceder pelo segurança.

OCDE: Preços no consumidor recuam em Junho com Portugal a registar terceira maior queda

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9974837.html
Lisboa, 04 Ago (Lusa) - Os preços no consumidor caíram 0,1 por cento em Junho na média dos países da OCDE, com Portugal a registar a terceira maior quebra homóloga entre os 30 estados membros, segundo os dados hoje divulgados pela organização.
Portugal regista a terceira maior queda dos preços entre os países da OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, com uma inflação negativa de 1,6 por cento, só superada pela Irlanda os preços caíram 2,2 por cento e o Japão onde recuaram 1,8 por cento.
A zona euro no seu conjunto registou um recuo dos preços de 0,1 por cento, enquanto nos Estados Unidos a baixa foi de 1,4 por cento, segundo os dados que a OCDE hoje divulgou em comunicado.

Nemátodo: Quercus alerta para foco crítico na Mata Nacional do Buçaco

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9975015.html
Coimbra, 04 Ago (Lusa) - A associação ambientalista Quercus denunciou hoje a existência de um foco crítico da doença do nemátodo do pinheiro numa zona do Perímetro Florestal do Buçaco, acusando a Autoridade Florestal Nacional (AFN) de ainda não ter actuado.
"Um dos sítios mais críticos do ataque do Nemátodo da Madeira do Pinheiro [NMP] ocorre no Perímetro Florestal do Buçaco (com uma área de cerca de 974 hectares), próximo da localidade de Espinheira, no concelho de Penacova, onde há locais com mais de 50 por cento de árvores com murchidão/mortas sem que as mesmas tenham sido abatidas por motivos fitossanitários", critica a associação.
Em comunicado divulgado hoje, a direcção da Associação Nacional de Conservação da Natureza refere que "existem pinheiros a secarem, desde o ano passado, sem que sejam removidos, isto num perímetro sob gestão da AFN, promovendo a propagação da doença de forma dolosa".

Saúde/Gripe A (H1N1): Hospital de São João cria sector do Serviço de Urgência para casos suspeitos

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9976409.html
Porto, 04 Ago (Lusa) - O Hospital de S. João (HSJ), no Porto, criou um novo espaço no seu Serviço de Urgência (SU) dedicado ao atendimento de doentes com gripe que necessitem de cuidados diferenciados, disse hoje à Lusa fonte hospitalar.
O novo serviço, que será inaugurado quarta-feira pelo presidente da ARS/Norte, Alcino Barbosa, foi criado tendo em vista o previsível aumento do número de casos referenciados a esta unidade, que é o primeiro hospital de referência para a pandemia de gripe A (H1N1) na região Norte.
Esta valência do Serviço de Urgência do HSJ foi especialmente concebida para diminuir a infecção hospitalar nesta situação "nova e exigente para todo o sistema de saúde", referiu a mesma fonte.

domingo, 2 de agosto de 2009

Gripe A (H1N1): Velocidade de contágio obriga autoridades britânicas a concentrar esforços

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9940639.html
Londres, 01 Ago (Lusa) - A velocidade com que a gripe A se espalhou pelo Reino Unido obrigou as autoridades a concentrarem esforços no diagnóstico e tratamento rápido dos doentes, cujo número ultrapassou os 150 mil nas últimas duas semanas.
O Reino Unido foi o primeiro país europeu a detectar a gripe A e também o primeiro fora das Américas a registar uma vítima mortal do vírus H1N1, o que explica o facto de hoje ser o país europeu com maior número de casos e mortes.
Ao reconhecer a doença como "imparável", o governo britânico deixou de encerrar escolas e colocar pessoas de quarentena para conter a epidemia e também deixou de realizar testes em laboratório para confirmar o vírus.

Brasil: Habitantes da Rocinha, maior favela da América Latina, duplicaram numa década

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9957017.html
Rio de Janeiro, Brasil, 01 Ago (Lusa) - Um censo inédito realizado na favela Rocinha no Rio de Janeiro, a maior da América Latina, registou mais de 100 mil moradores, um número muito superior ao contabilizado na última sondagem, em 2000, quando eram 56 mil pessoas.
Realizado entre Dezembro de 2008 e Junho deste ano pelo Governo do Estado do Rio, o levantamento contabilizou 100.818 habitantes, dos quais mais de metade são mulheres. Em nove anos, o registo populacional quase duplicou.
O crescimento populacional nos centros urbanos revela o obstáculo que as grandes cidades enfrentam de falta de dados precisos para direccionar políticas públicas habitacionais.

Saúde: Substância presente no vinho tinto previne infecções graves como a septicémia - estudo

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9970089.html
Londres, 02 Ago (Lusa) - Uma equipa de cientistas da universidade escocesa de Glasgow anunciou hoje ter descoberto que um anti-oxidante que existe em grandes quantidades no vinho tinto previne infecções que podem degenerar em septicémias (infecções generalizadas do corpo).
Este anti-oxidante, o resveratrol, encontra-se na pele das graínhas da uva e em muito maior quantidade no vinho tinto do que no vinho branco. Também já lhe foram atribuídos outros benefícios para a saúde: prevenir a formação de coágulos e combater o cancro.
Numa experiência com dois grupos expostos a um potente agente de infecção, a equipa de cientistas descobriu que o grupo que não tinha feito um tratamento prévio à base de resveratrol desenvolveu uma reacção grave semelhante a uma septicémia, que pode causar falha generalizada dos órgãos e a morte.

sábado, 1 de agosto de 2009

Paulo Morais - Vacina envenenada


http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Paulo%20Morais
JN - 2009-07-22

Ao fim de quase um ano de existência, o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) concluiu que há corrupção generalizada em Portugal, quer na Administração central quer na local. Declarou ainda que os dinheiros públicos jorram a rodos e enchem os bolsos dos privados que dominam os circuitos políticos. Afinal de contas, anunciou o que qualquer português médio já sabia. Só isto!

Uma decepção? Não. As expectativas já não eram muitas. No corpo da democracia portuguesa, o CPC nem chega a ser um órgão, mas um quisto. Desde logo, a sua designação é um equívoco. A corrupção em Portugal precisa de ser combatida e não... prevenida. Querer prevenir a corrupção em Portugal é o equivalente a administrar a vacina da gripe a um doente com tuberculose. Acresce que o CPC é constituído maioritariamente por directores-gerais da Administração Pública, dependentes dos partidos, sendo pois os melhores representantes da corrupção e não do seu combate. Com este modelo, o legislador pôs as raposas a guardar as capoeiras.

Sem gente determinada, sem modelos de intervenção, o CPC não vai obviamente resolver nada. Até porque um combate à corrupção eficaz implica uma intervenção sistemática a dois níveis. Ao nível parlamentar, actuando sobre as causas da corrupção. Desde logo, revogando toda a legislação ambígua, que confere à Administração Pública poderes discricionários ilimitados, os verdadeiros ingredientes da corrupção. E, por outro lado, uma acção sobre as consequências, acusando e punindo todos aqueles que tiram benefício particular, para si ou para os seus amigos, da ocupação de cargos públicos.

E que faz, entretanto, o CPC? Emite uma inacreditável orientação que estabelece que os órgãos dirigentes das entidades gestoras de dinheiros públicos "elaborem planos de gestão de riscos de corrupção e infracções conexas". Sem qualquer enquadramento ou informação suplementar. Ao incumbir a elaboração dum modelo de prevenção àqueles que usufruem das vantagens da corrupção, garante que os resultados serão nulos. Já que os maiores beneficiados pelo sistema não irão obviamente mudá-lo.

A criação do CPC foi um logro. Com os políticos de cócaras, ao serviço de poderes económicos mafiosos, o que a Administração está preocupada em prevenir é... o combate à corrupção. E para isto, o CPC serve na perfeição, pois finge combater a corrupção. Mais ainda, abençoa e branqueia a megacentral de negócios em que se transformou a política em Portugal.

Arqueologia: Templo romano descoberto em Beja é o maior de Portugal e um dos maiores da Península Ibérica

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9959939.html
Beja, 30 Jul (Lusa) - O templo romano do século I d.C. soterrado em Beja, identificado há 70 anos e que tem sido escavado desde que foi descoberto há um ano, é "o maior" de Portugal e "um dos maiores" da Península Ibérica.
"É o maior dos templos romanos já conhecidos em Portugal", como o de Évora e o de Conímbriga, e, "sem dúvida, um dos maiores da Hispânia" (designação da Península Ibérica na época romana), confirmou hoje à agência Lusa a arqueóloga Conceição Lopes.
Trata-se de "um edifício imponente", com 30 metros de comprimento e 19,40 metros de largura, e, tal como os templos romanos de Évora, da província espanhola de Ecija (Sevilha) e de Barcino (Barcelona), é rodeado por um tanque, com 4,5 metros de largura, precisou a arqueóloga.

PME: Governo estuda apoiar financeiramente trabalhadores que ajudem à internacionalização

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9960847.html
Lisboa, 30 Jul (Lusa) - O Governo está a estudar apoiar financeiramente a entrada de quadros jovens nas áreas ligadas à internacionalização das empresas, revela um protocolo que vai ser assinado esta tarde entre o Executivo e as associações empresariais.
No documento, a que a agência Lusa teve acesso, o Governo diz estar a estudar "financiar a entrada de quadros jovens nas empresas directamente ligadas à internacionalização".
A colocação a baixo custo para as empresas, argumenta o protocolo, "poderia ser complementada com apoios à contratação permanente no fim dos estágios, nomeadamente com redução parcial das prestações sociais".
PME: Governo estende benefícios fiscais à internacionalização até 2020
30 de Julho de 2009, 15:40
Lisboa, 30 Jul (Lusa) - O Ministério da Economia vai alargar os benefícios fiscais às empresas que invistam na internacionalização, estendendo o regime mais favorável até 2020, e criar um Conselho Coordenador da Internacionalização (CCI), até 15 de Setembro.
De acordo com o protocolo que o ministro da Economia vai assinar esta tarde com as principais associações empresariais, e a que agência Lusa teve acesso, este Conselho será constituído pela AEP, AIP-CE e pela CIP, estando também presente o Governo, a AICEP, o IAPMEI e "outras entidades".
O protocolo explica que "o regime dos benefícios fiscais ao investimento na internacionalização será estendido até 2020, passando, em determinados casos, a dedução do crédito de imposto a ser efectuada de forma automática, simplificando desta forma o acesso aos incentivos".

Crianças: Governo cria Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9961056.html
Lisboa, 30 Jul (Lusa) - O Governo aprovou hoje a criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), cuja principal missão é garantir condições de desenvolvimento das crianças com dificuldades ou limitações.
O novo sistema vai funcionar em acção concertada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da Educação, com envolvimento das famílias e da comunidade, refere o comunicado da reunião de hoje do Conselho de Ministros.
A criação do SNIPI integra-se no âmbito do Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade 2006-2009, com o objectivo de garantir condições de desenvolvimento às crianças com limitações funcionais ou de estruturas do corpo ou com risco de grave atraso no desenvolvimento.

Açores/Estatuto: Tribunal Constitucional "valida" objecções do Presidente da República ao diploma

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9961625.html
Lisboa, 30 Jul (Lusa) - Duas das normas do Estatuto dos Açores 'chumbadas' hoje pelo Tribunal Constitucional referem-se a artigos contestados pelo Presidente da República, que considerava tratarem-se de soluções "absurdas" e que colocavam em "sério risco os equilíbrios político-institucionais".
O processo de aprovação do novo Estatuto Político-Administrativos dos Açores arrasta-se há mais de um ano, depois da sua aprovação por unanimidade na Assembleia da República, em Junho de 2008, e acabou por abrir brechas no relacionamento entre Belém, o Governo e o Parlamento.
No final de Julho, depois do Presidente da República ter enviado 13 normas para fiscalização preventiva da constitucionalidade, o Tribunal Constitucional (TC) considerou oito normas inconstitucionais e cinco conformes a Constituição.

Neurociência: Stress crónico afecta tomada de decisões - estudo de portugueses

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9960181.html
Lisboa, 30 Jul (Lusa) - O stress crónico afecta o processo de tomada de decisões, levando as pessoas a depender mais de hábitos e menos de comportamentos orientados por objectivos, demonstra um estudo de investigadores portugueses hoje publicado pela revista Science.
São vastas as implicações da descoberta, na medida em que envolve desde aspectos da vida quotidiana até processos patológicos, como as toxicodependências ou as perturbações obsessivo-compulvisas.
O estudo foi realizado por uma equipa coordenada por Nuno Sousa, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, e Rui Costa, na altura nos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos e actualmente investigador no programa de Neurociência da Fundação Champalimaud.

Espectáculos: Peça "Idiotas" de Dostoievski e pianista Tania Achot na "rentrée" do Porto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9956936.html
Lisboa, 31 Jul (Lusa) - A peça "Idiotas", de Fiódor Dostoievski, encenada pelo lituano Eimuntas Nekrosius, irá marcar, em Setembro, a "rentrée" do Teatro Nacional de São João, no Porto, cidade onde também actuará a pianista Tania Achot, na Casa da Música.
"Idiotas", espectáculo baseado num dos mais universais romances de Dostoievski - "O Idiota" - subirá ao palco do Teatro Nacional de São João nos dias 11 e 12 de Setembro.
Na temporada da Casa da Música destaca-se, na "rentrée" de espectáculos, a premiada pianista Tania Achot, que irá interpretar, a 27 de Setembro, obras de Robert Schumann e Alexander Scriabin.

Dia da Amamentação: Ajudantes especializadas apoiam mães na resolução dos problemas

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9961036.html
Lisboa, 31 Jul (Lusa) - O interesse pela amamentação é crescente, mas o sucesso nem sempre é garantido. Para ajudar as mães, existem especialistas, como as conselheiras de aleitamento ou consultoras de lactação, que ajudam a ultrapassar dificuldades, esclarecer dúvidas e motivar.
Os dados disponíveis sobre a taxa de amamentação em Portugal são escassos e pouco fiáveis, mas profissionais de saúde e outros especialistas são unânimes em reconhecer que o interesse das mulheres pelo aleitamento é grande.
"Temos grandes taxas de iniciação. À partida, a maior parte das mães está disponível para amamentar, mas a partir do primeiro mês há uma quebra significativa", disse à Lusa Adelaide Órfão, da Direcção-Geral da Saúde, na véspera do Dia Mundial do Aleitamento Materno, que se assinala sábado.

Solidariedade social: Movimento cívico no feminino apresentado no Porto

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9963052.html
Porto, 31 Jul (Lusa) - Um grupo de 30 mulheres, dinamizado por Filomena Pinto da Costa, apresentou no Porto o projecto de solidariedade social "Mulher Atenta", um movimento cívico no feminino que pretende projectar eventos e iniciativas para ajudar os mais desfavorecidos.
"Temos de estar muito atentas a essa realidade", salientou a mulher de Pinto da Costa que dirige o Conselho Cultural do FC Porto e a Liga dos Amigos da Obra Diocesana do Porto, em declarações à Lusa.
A iniciativa, acrescentou, nasceu durante um jantar que reuniu cerca de 30 mulheres para "conversar e trocar ideias" sobre possíveis soluções para os problemas de várias instituições de solidariedade social do Porto.

Segurança rodoviária: GNR com campanha "agressiva" alerta condutores para condução tranquila

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9965748.html
31 de Julho de 2009, 19:35
Lisboa, 31 Jul (Lusa) - A GNR estima que em Agosto "venham a morrer 89 pessoas nas estradas portuguesas" e apela desde hoje aos condutores, numa campanha "agressiva e de choque" mas de sensibilização, para que "as suas famílias não façam parte destes números".
De acordo com uma informação enviada hoje à Agência Lusa, a Guarda Nacional Republicana (GNR) diz pretender que os automobilistas "conduzam com segurança e tenham umas férias tranquilas".
A GNR está a difundir a campanha aos automobilistas "através das novas estradas" da comunicação, por sítio electrónico, endereços de correio e redes sociais da Internet (Twitter), além da divulgação pelos próprios guardas, tudo para "prevenir e diminuir a sinistralidade", explicou à Lusa o major Armindo.
Comentário:
Parabéns à GNR pela atitude e pelas características da campanha.
Uma actuação na prevenção, em vez de repressão.
Sim senhor.
Ainda por cima no fulcro da questão... denotando o início de uma nova era, se vier a ser este o caminho.
A consciencialização das pessoas dos reais perigos, é mais profíqua que acção de pura caça à multa. É uma nova mentalidade que, esperemos, venha a obter resultados, com a diminuição dos acidentes.
Já agora: a localização das brigadas nos ditos "pontos negros", sobretudo nos dias de chuva, decerto ajudaria também à tomada de precauções pelos automobilistas, e à redução do número e da gravidade dos acidentes.
Melhor que isto seria ainda a motivação para a rectificação desses "pontos negros", e evitar que fossem criados novos locais desse tipo.
Parabéns a todos os Agentes da GNR que optaram já por este novo tipo de atitude, que, posso dizer já ter presenciado na estrada: a educação; a prevenção; a motivação ao cumprimento, etc.
Assim está bem!
Ferreira arq.

Exposições: De Que Falamos Quando Falamos De Arte Contemporânea?

http://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1666
Origem: Ordem dos Arquitectos
até 5 de Agosto
A Fundação de Serralves apresenta a exposição itinerante "De Que Falamos Quando Falamos De Arte Contemporânea?", especificamente concebida para ocupar diversos espaços públicos, nomeadamente ruas, praças, largos e praias.
A exposição apresenta uma série de painéis profusamente ilustrados com textos escritos numa linguagem clara, acessível e eminentemente pedagógica, que permitam contar uma possível história da arte do século XX.
As próximas apresentações desta exposição estão agendadas para o Porto (na Praça D. João I) e em Santo Tirso (no Parque Urbano da Rabada) até dia 6 de Agosto. Até fim de Setembro a exposição "De que falamos quando falamos de Arte Contemporânea?" vai ainda itinerar por mais municípios como Matosinhos, Santa Maria da Feira, Póvoa de Varzim e Ovar.

Observatório da Habitação e da Reabilitação Urbana

Origem: Ordem dos Arquitectos
Lançamento de site: O sítio do Observatório da Habitação e da Reabilitação Urbana, OHRU, foi recentemente lançado no Portal da Habitação.

Disponibiliza para consulta "indicadores e estudos que permitem retratar o sector da habitação" e pretende ser uma "referência no apoio à tomada de decisões de todos os intervenientes do sector".

Mais informações em www.portaldahabitacao.pt/pt/ohru

Ad Urbem - Encontro: Os Dez Anos do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação

http://www.adurbem.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=121&Itemid=118

A Ad Urbem - Associação para o desenvolvimento do direito do urbanismo e da construção dedica o seu Encontro Anual de 2009 ao tema 'Os Dez Anos do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação: a evolução do licenciamento municipal de operações urbanísticas, 1999-2009'.

O Encontro terá lugar no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa e decorrerá nos dias 26 e 27 de Novembro do corrente ano.


Do programa da AD Urbem para 2009:

...
"Dez anos de vigência do regime de licenciamento municipal da construção
(1999-2009)
O regime jurídico da urbanização e da edificação (Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de
Setembro), constituirá a referência principal do encontro, sem prejuízo da sua
articulação com outros regimes de carácter geral (v.g., garantias dos cidadãos,
responsabilidade civil extra-contratual do Estado, etc.) ou de carácter sectorial (v.g.,
empreendimentos turísticos, PIN, etc.).
Para além disso, dever-se-á ter presente que o regime jurídico da urbanização e da
edificação aponta para a codificação das normas técnicas da construção. Este
último aspecto justifica que a temática do encontro inclua também o debate
da revisão do Regulamento Geral das Edificações Urbanas (Decreto-Lei n.º
38.382, de 7 de Agosto de 1951), desejavelmente numa perspectiva
comparada com as transformações operadas na vizinha Espanha, onde
desde de 2006 vigora o novo Código Técnico da Edificação (cf. o Real Decreto
314/2006, de 17 de marzo, por el que se aprueba el Código Técnico de la
Edificación)."
...

Consulta Pública: Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal - Estratégia Nacional


Para consultar a proposta carregar no título, ou pelo link:
http://www.maotdr.gov.pt/Admin/Files/Documents/Estrat%C3%A9gia%20Adapta%C3%A7%C3%A3o%20as%20AC_vs%20para%20CPublica.pdf

Para quem ainda duvida do impacto negativo da forma de vida que temos vindo a implantar na Terra, no nosso dia a dia, fica um pequeno excerto da proposta, relativamente ao impacto na saúde de todos nós:


"Face ao estado actual do conhecimento científico sobre as alterações climáticas, perspectiva-se que os efeitos sobre a saúde humana estarão relacionados com diversos factores que poderão levar à alteração da distribuição geográfica e taxas de incidência de determinadas doenças e a alterações na qualidade de vida das pessoas.
Factores como a maior frequência e intensidade de fenómenos meteorológicos extremos (nomeadamente ondas de calor, períodos de seca prolongada, episódios de precipitação intensa, etc.) constituem graves riscos para a saúde humana, com um potencial aumento do número de mortes associadas a calor intenso, agravamento de problemas do foro cardiorespiratório, de doenças relacionadas com a poluição atmosférica, de doenças transmitidas através da água e alimentos, etc.
Em Portugal, a onda de calor de 2003, com um acréscimo expressivo da mortalidade levou ao desenvolvimento de um plano de contingência anual específico, sendo importante aprofundar a adopção de melhorias no seu funcionamento, assim como a extensão de medidas de adaptação pertinentes, noutros sectores, que permitam aumentar a capacidade de resposta das populações.
As doenças de origem hídrica, como diarreia e cólera, assim como surtos de doenças de origem alimentar poderão ser potenciadas em períodos de seca prolongada, face ao aumento de fenómenos de poluição da água e ao crescimento de patogénicos, resultado do aumento de temperatura e de mais baixos níveis de caudais hídricos.
No caso dos poluentes atmosféricos, os que mais contribuem para a mortalidade são as partículas PM10 e PM2,5 e os níveis de ozono troposférico, os quais são potenciados pelos fenómenos de alterações climática, que influenciam a dispersão atmosférica e a diminuição da qualidade do ar. De assinalar que as partículas podem estar associadas à diminuição da função pulmonar, potenciando as infecções respiratórias (asma, bronquites crónicas, etc.), e que as radiações UV podem levar ao aumento dos cancros de pele e o aumento de cataratas e de cegueiras.

Por outro lado, as alterações climáticas podem aumentar a exposição do homem a toxinas naturais, uma vez que temperaturas globais mais elevadas podem aumentar a exposição humana a cianotoxinas quer através do abastecimento de água para consumo humano quer através das águas recreativas.
Em países de cima temperado como Portugal, as projecções de Invernos mais suaves poderão levar ao aumento da abundância de moscas e outras espécies de pragas durante os meses de Verão. Do mesmo modo, os vectores de agentes que provocam doenças (insectos, roedores, mosquitos, etc.) reagem às alterações da temperatura, humidade relativa e precipitação, podendo alterar quer o seu ciclo de vida quer o ciclo de vida dos agentes patogénicos que transportam. O aumento dos períodos quentes pode levar a alterações do seu habitat e da sua distribuição geográfica, sendo expectável o surgimento ou reemergência de algumas doenças anteriormente erradicadas.
Em conclusão, as alterações climáticas e os efeitos expectáveis na distribuição e prevalência das doenças em Portugal poderão levar ao surgimento de novas solicitações sobre os sistemas de saúde, exigindo um trabalho de adaptação que deve ser realizado o mais cedo possível para permitir prevenir e diminuir e a extensão dos efeitos sobre a população.
Entidade responsável pelo grupo de trabalho: DGS / MS"


Importantíssimo texto, a consultar na íntegra (ou pelo menos na diagonal..., mas não deixar de consultar).